Jamais peço desculpas por me derramar

Jamais peço desculpas por me derramar Ryane Leão

Resenhas - Jamais peço desculpas por me derramar

Bela 22/08/2021

Meu corpo enredo pedindo seu carnaval”
“Quanto do sangue da poeta você vê na poesia?” Fiquei refletindo sobre essa frase e, para mim é isso que Ryane consegue fazer, se mostrar por completo em suas poesias, fazendo com que o leitor também se enxergue.

A autora tem uma escrita muito bonita, com referências brilhantes e que flui muito bem. Este livro tem uma temática diferente do primeiro, os poemas são maiores, falam de assuntos mais sérios, sobre as crenças religiosas da autora e afins.

Há alguns textos também e, de todos “2001” foi o que mais me tocou, sério, leiam! Eu ainda prefiro o primeiro livro dela, por gosto totalmente pessoal, mas vale muito a pena a leitura deste livro também!

Pi 23/08/2021

Intenso
mereço calmaria, eu sei eu quero alma o mundo é mundo demais e eu me interesso pelos detalhes quero saber das histórias por trás das olheiras quero saber das vivências guardadas em cartas oralidades, bagagens, sonhos e acasos eu gosto mais do fim do dia do que do começo porque é no fim que se pode saber mais sobre o que quase não se fala quando cansada eu chego em casa tiro os sapatos, tiro a roupa, me jogo na cama e ainda com cheiro e resquício da rua abro uma cerveja e conto que eu me interesso pelos detalhes o que faz descer na estação errada quais os dias favoritos que borbulham e fazem o riso fácil aparecer quando foi que o buraco virou cicatriz como eu posso contribuir na sua luta somos lama, somos terra somos terreiro, somos batuque. somos mais agora do que ontem somos aquilo que nos traz luz somos abraço apertado beijo longo e cuidado e que eu me lembre que somos também a escolha de onde pisaremos com o peito aberto e os pés descalços.

Esse livro é intenso, mas no final, já estava muito desgastante.

nat 07/09/2021

?essa ideia de que alguém vai aparecer e arrumar a bagunça que os outros deixaram. de que alguém vai aparecer e te fazer esquecer tudo que te fizeram. alguém vai aparecer e te dar novo sentido. alguém vai aparecer e te mostrar que tudo pode ser. alguém vai aparecer e completar seu processo de cura. alguém vai te mostrar o que ninguém nunca mostrou. alguém vai compor céus pra você. alguém vai aparecer e você nunca mais se lembrará dos hematomas. isso é só a gente querendo fugir. é mais uma vez depositar nossa plenitude em qualquer coisa que não nossas mãos.
ninguém aparece não com essa função de tapar buraco recolher estilhaço e não importa o quão rápido você corra pra se esconder e se alimentar da espera você terá que encarar seu reflexo no espelho hora ou outra?

Tônia 22/09/2021

Poesia não é um dos meus gêneros favoritos, mas esse livro me conquistou, as poesias são ótimas e cheias de significado

warstranger 24/09/2021

Como começar a falar dessa obra? Ryane tem a poesia exalando pelos seus poros e isso é quase palpável nas curtas linhas que compõem o livro, a garra a força e principalmente o incentivo a mulheres que são coagidas por uma sociedade, faz com que queiramos engolir as páginas para que cada uma das incontáveis mensagens ali passadas fiquem guardadas em segurança conosco e não sejam esquecidas.

Gi Gutierrez 28/09/2021

Jamais peço desculpas por me derramar
Rayne Leão, em seu segundo livro, parece conversar com a gente, mas em forma de poesia... Intensa e delicada, seu livro transborda pensamentos e sentimentos...

Jordi 30/09/2021

Releitura após um ano
Jamais peço desculpas por me derramar, é o segundo livro da poeta Ryane Leão. Esse segundo livro conta com lindas ilustrações, assim como o primeiro.

Essa foi uma releitura que eu fiz para o clube do livro que eu participo, onde estamos lendo o favorito do mês de cada participante e esse mês de setembro foi o mês do meu favorito.

Li o livro pela primeira vez há exatamente um ano atrás e ele continua incrível. Eu particularmente amo a escrita da Ryane porque ela se doa totalmente ao que escreve; é perceptível ao passar das páginas que ela está ali derramada nos poemas e o mais incrível de tudo é que eu me vejo neles também.

Uma coisa que eu percebi nesse segundo livro é que temos uma Ryane dialogando mais com o leitor, ainda que de uma forma poética. Abrir esse livro é deixar a conversa rolar entre o seu mais íntimo eu e a autora.

E é por isso que ela é minha poeta brasileira favorita; eu nunca me senti tão exposta quanto eu me sinto lendo seus livros. Às vezes chego acreditar que eu não escreveria tão bem sobre quem eu sou, minhas raízes, meus anseios e minha coragem.

Por fim, a minha frase favorita desse livro é: "eu sou o fragmento do melhor livro que eu já li." E acho querido leitor, que por tudo o que eu já escrevi aqui, já ficou explícito o porquê, não é mesmo? rs.
Ryane, suas palavras devolvem a força que eu preciso para seguir em frente e aquece meu coração, obrigada por tanto. ?

*Si* 12/10/2021

Pra se apaixonar
Poemas de amor, luta, resistência, alma de mulher derramada em palavras de temporal e mansidão. Poesia pra acalentar, despertar a alma, e fazer nascer um algo novo dentro do peito. A escrita de Ryane tem uma marca própria que instiga a vontade de querer mais. A leitura é rápida, fluida, mas é um livro pra ter por perto porque merece muitas releituras. Sigo apaixonada pelo trabalho incrível dessa moça!

12/10/2021

Eu prometo
Nesse livro encontrei poemas que me aqueceram o coração e me reafirmaram que não preciso ser tão duro comigo mesma. Apesar de tanto já terem me dito isso, nesse livro as palavras foram mais fundo, acho que alcançaram minha alma.

Eu prometo. Não mais pedirei desculpas por me derramar.

Kiwii_0 15/10/2021

Esse livro simplsimente me fez gostar de poema. É o primeiro de poema que eu leio e eu me emocionei em muitas partes, achei muito lindo e amei todos os temas que ela fala, a Ryane Leão é perfeita agora quero ler outros livros dela pra me emocionar de novo. eu não consegui fechar o livro até ele terminar ele vicia e ele é incrível leia.

Marjorie.Barticiotto 29/10/2021

Cadê 3° livro Ryane Leão?
Dá uma tristeza pensar que acabou, mas enqto não sai o terceiro livro de Ryane Leão, vamos de releituras né?! O livro é tão incrível qto o primeiro. Coisa mais gostosa ler os escritos de Ryane, dá uma força dentro da gente, uma alegria. Indico muito!!!

taiz 30/10/2021

Ah! Eu sou apaixonada por esses poemas!

É lindo ler Ryane, ela sabe usar as palavras, é uma escrita única. O conteúdo é muito rico e forte, e as ilustrações são lindas. Gosto muito desse tipo de livro, foi mais uma ótima leitura.