Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guid 08/03/2022

"... na criação de um mundo em que seja menos difícil amar"
Paulo Freire é um teco repetitivo nesse livro, acho que por isso foi a leitura mais difícil do meu ano até então. É um livro muito especial, uma leitura que eu vejo como essencial, me trouxe diversas reflexões.
Ca entre nós, acho um pouco controverso o fato da escrita ser mais difícil, exige uma experiência com leitura, sendo que eu vejo esse livro como uma obra que deveria atingir as massas populares.
Mas a gente passa esse pano, Paulo Freire é f0da!

Mirella.Augusta 08/04/2023

Só a educação é capaz de mudar uma nação
Como cortar as correntes? Como libertar os escravos? Como empoderar o proletariado?

Ensinar o povo é dar voz, é dar esperança, é trazer prosperidade.

InfinitaTBR- Jana 25/02/2023

Livro indispensável e atemporal.
Educação e amor de mãos dadas.

Não tem como ser um educador comprometido e negar a genialidade de Paulo Freire. Em ?Pedagogia do oprimido? pude reconhecer o seu profundo sentimento de amor ao próximo e sua vontade de libertar toda uma nação da ignorância e da opressão. Libertar não apenas o oprimido, mas também o opressor.

Fiquei atordoada com esta leitura, principalmente quando penso que se trata de um livro escrito e publicado na década de 1960, mas que é tão atual. Dolorosamente atual.

Não é uma leitura fácil, pois em certos trechos o pensamento de Freire é complexo e demanda um certo esforço para compreender. Mas ainda assim, é um livro que vale a pena insistir, porque o que é de fácil compreensão fica demasiadamente entranhado no leitor.

Há quem ache que seja um ensaio tendencioso, mas penso que isso é porque é um livro que fala acima de tudo sobre a necessidade de oportunidades iguais e justiça social.

Ericarjflor 14/07/2022

A despeito do título o livro fala muito pouco de pedagogia. A maior parte do livro disserta sobre como as lideranças revolucionárias devem guiar o povo para a realização da revolução, inclusive com citações positivas a Marx, Lenin, Mao Tsé-Tung e Che Guevara.
Do pouco que é falado sobre pedagogia, nada é em relação a educação de crianças, somente é discutido experiências na alfabetização de adultos.
Em suma, aconselho a leitura desse livro da mesma forma em que aconselho a leitura do Manifesto Comunista, para se poder falar mal com propriedade.

Gabsam 08/02/2023

Faculdade Faculdade
Considerado uns dos pais da educação, sobre esse livro podemos dizer que depois desse livro , houve a separação .
Antes de freire e depois dele.

Jheny.CorrAa 06/02/2023

Excepcional
Paulo Freire estava inspiradissímo na hora de escrever esse livro... É uma obra que trás muita reflexão, trata sobre problemas sociais juntamente com a educação, é a base para qualquer educador.

MARCELA PANDA 30/01/2023

Simplesmente maravilhoso ?
"Se nada ficar destas páginas,algo,pelo menos,esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil de amar."

Amei essa leitura. Sinceramente, nunca aprendi tanto com Paulo Freire,me sinto outra pessoa depois de ler esse livro. Incrível como a ideia que ele traz tem tudo a ver com a atualidade,com esse período de eleição principalmente,tem várias reflexões sobre isso. Adoro quando ele associa o oprimido e o opressor na sala de aula,usando momentos vividos por ele, o que nos faz aprender mais sobre o seu método.

Só sei que quero ler outros livros dele pois suas idéias me inspiraram muito como futura professora rsrsrs

Um livro que todos deviam ler?

Ana Clarke 26/10/2022

9/10
Pedagogia do Oprimido é um livro que sempre ouvi falar e sempre tive curiosidade de ler. Acerca das ideias e dos pensamentos, ele é impecável. Concordo com todas as posições e chega até a doer um pouco ao constatar a veracidade dos fatos contidos nesse livro. Ao lê-lo, deu pra entender perfeitamente porque muita gente critica Paulo Freire e suas ideias. É porque ele fala a verdade, porque ele toca na ferida e porque ele denuncia a estrutura injusta, desigual e desumana que vivemos. Porque ele escancara os métodos que a elite utiliza para manipular as massas populares. E o mais importante, porque ele indica o caminho para sair desse cenário deplorável. É um livro incrível, riquíssimo e que toda a classe trabalhadora deveria ler. Essa leitura já marcou minha vida e foi muito significativo pra mim fazê-la num momento como esse que o Brasil está vivendo.
Minha única crítica a essa obra é a repetição. As ideias contidas são ótimas, mas são muito repetidas ao longo do livro e isso acaba ficando cansativo. Sem contar que a leitura é densa, então a repetição não ajuda. Não atoa demorei 1 mês pra finalizar.
Entretanto, no mais, é uma obra incrível. Paulo Freire, você sempre será lembrado.

MareAna 09/10/2022

Um triplex igual o do lula na minha cabeça hein freire
A Mariana professora e psicóloga se ajoelha em reverência completa a Paulo freire, ainda vamos construir algo melhor e não sermos mais oprimidos e lutarmos pelos nossos

Ester 31/05/2023

Paulo Freire é sem dúvida um dos maiores autores brasileiros. Na obra "pedagogia do oprimido" o escritor aborta uma temática muito relevante e presente na atualidade.

lesfleursdorees 31/03/2023

Dizer que é um livro "necessário" é pouco
"assim como o opressor, para oprimir, precisa de uma teoria da ação opressora, os oprimidos, para se libertarem, igualmente necessitam de uma teoria de sua ação."

eu gostei de como o autor apresentou uma ideia como um árvore e todos os pontos dele foram como ramificações.
acho que o que o livro traz é um pensamento vivo bem no fundo de todos nós mas que nunca vê a luz porquê nós mesmos não achamos que tem valor ou razão dar voz a isso. às vezes até nos incomodamos como se a liberdade fosse tirar a nossa paz. é uma discussão que sim merece ser mais extendida e precisamos dar atenção a ela.

é o primeiro livro do Paulo Freire que eu li e não poderia ter pedido por uma introdução melhor, espero ler outros no futuro (depois de ler as mil indicações nos rodapés das páginas do livro)

Nicole.Delfrate 28/02/2023

Te amo Paulo freire te amo
Livro fenomenal e atemporal, Paulo Freire fala como ninguém sobre os problemas da educação opressora e o sonho de uma educação libertadora. É vivido, emocionante e crítico, os primeiros capítulos foram os meus preferidos não tinha uma frase que não me causasse estesia. Creio que seja um livro que não se pode absorver em apenas uma lida, pois tem imensa carga de sabedoria, tanto de Freire como de tantos outros revolucionários citados no livro. É de uma felicidade poder contemplar a obra e de tristeza absoluta ver que a educação é a sociedade ainda continuam em um ciclo se opressão.

Karinny 19/07/2022

A educação diz respeito a todos nós e transformar nossa sociedade desigual em um conjunto mais justo é trabalho indispensável. Sigo na leitura da obra de Paulo Freire, como bússola para minha jornada.

wuthringheights 08/01/2024

Se nada ficar dessas páginas, algo, pelo menos, esperamos...
...que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar."

esse livro mudou minha perspectiva sobre a educação brasileira não apenas no âmbito político, de que a educação é o caminho para a revolução, como também mudou a forma como eu mesma vejo a escola enquanto estudante. paulo freire há anos atrás criticava justamente o mesmo sistema de ensino que os jovens de hoje em dia se encontram presos, onde planejamentos conteudistas e ideias mastigadas são enfiados guela abaixo dos oprimidos pelos seus opressores. é de certa forma até compreensível que tantos estudantes não se encontrem na educação, porque essa não faz nada por eles. e o que temos de resultado é os educandos e os educadores sendo obrigados a seguir a visão de mundo dos opressores. primeiro livro que leio do paulo freire e eu gostei demais, uma pena uma mente tão importante ser até hoje alvo de críticas sem fundamento simplesmente por discordância política

Evelin.Lourena 12/01/2024

Pedagogia
Este livro fala sobre dois tipos de pedagogia: bancária e a problematizadora. O autor afirma que a primeira está a serviço da classe dominante e serve para manter a maioria da população alienada, não conhecedora de seus direitos. Enquanto a segunda precisa do engajamento de todos, numa espécie de colaboração ativa da sociedade, para sua concretização.

Paulo Freire esboça de forma simples como a nossa sociedade está configurada para perpetuar privilégios de uma determinada classe, e de como é imprescindível a quebra dessa estrutura. O autor menciona que é com a organização da classe oprimida entendendo todo o processo e lutando pelos seus direitos que teremos uma sociedade mais justa e acolhedora. Mas, pra fazer esta revolução os oprimidos precisam em conjunto se libertar.

E isso só acontecerá a medida que for colocado em cheque dogmas e preceitos dominantes. Pois conforme afirma, quem faz a história, os comportamentos e a liberdade são os próprios homens por meio de um processo de trocas, de ação e reflexão. Sendo o diálogo uma das metodologias características do ato revolucionário.

Este é um livro que todo educador precisa conhecer. A leitura é transformadora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5