Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

nxcecvx 18/02/2024

Não mais opressor; não mais oprimido, homem libertando-se
Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda. Cada vez nos convencemos mais da necessidade de que os verdadeiros revolucionários reconheçam na revolução, porque um ato criador e libertador, um ato de amor. Para nós, a revolução, que não se faz sem teoria da revolução, portanto, sem ciência, não tem nesta uma inconciliação com o amor. Pelo contrário, a revolução, que é feita pelos homens, o é em nome de sua humanização. Que leva os revolucionários a aderirem aos oprimidos, senão a condição desumanizada em que se acham estes?
Não é devido à deterioração a que se submete a palavra amor no mundo capitalista que a revolução vá deixar de ser amorosa, nem os revolucionários fazer silêncio de seu caráter biófilo. Guevara, ainda que tivesse salientado o "risco de parecer ridículo", não temeu afirmá-lo. Déjeme decirle (declarou dirigindo-se a Carlos Quijano) a riesgo de parecer ridiculo que el verdadero revolucionário es animado por fuertes sentimientos de amor. Es imposible pensar un revolucionario autentico, sin esta cualidad.

Isso é GIGANTE!! Canetada, livro de cabeceira - a expressão que cada um preferir. Esse literalmente mudou a minha vida.

Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar.

Allan Moraes 27/03/2024

Reflexão de um amigo!
Ao ler esse livro, para poder verificar certas falácias, é observável que existe uma ideia antagônica de posicionamentos, nesse contexto o político. É de no mínimo uma irresponsabilidade, um sujeito estudante da área educativa possa a distorcer e tentar apagar toda uma história, por conta do que eu chamo de ?clubismo?, quando se tem que, não se pode elogiar ou observar fatos/posicionamentos significantes porque o autor não se encaixa dentro dos parâmetros do grupo a qual pertence.

É engraço acreditar que ainda vivemos na guerra fria, que atrapalha o desenvolvimento intelectual de um bom diálogo. E a Educação é um tema que necessita disso.

Paulo em sua época foi um grande revolucionário, educador, político, mas fica uma reflexão, qual é a pedagogia minha ? Oque eu posso mudar em minha época ? Oque eu posso fazer pela educação ?

Melhor refletir sobre isso do que ficar perdendo tempo com coisas fúteis, e utilizar do nosso passado para escrever um futuro melhor.

Ester 31/05/2023

Paulo Freire é sem dúvida um dos maiores autores brasileiros. Na obra "pedagogia do oprimido" o escritor aborta uma temática muito relevante e presente na atualidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5