Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lesfleursdorees 31/03/2023

Dizer que é um livro "necessário" é pouco
"assim como o opressor, para oprimir, precisa de uma teoria da ação opressora, os oprimidos, para se libertarem, igualmente necessitam de uma teoria de sua ação."

eu gostei de como o autor apresentou uma ideia como um árvore e todos os pontos dele foram como ramificações.
acho que o que o livro traz é um pensamento vivo bem no fundo de todos nós mas que nunca vê a luz porquê nós mesmos não achamos que tem valor ou razão dar voz a isso. às vezes até nos incomodamos como se a liberdade fosse tirar a nossa paz. é uma discussão que sim merece ser mais extendida e precisamos dar atenção a ela.

é o primeiro livro do Paulo Freire que eu li e não poderia ter pedido por uma introdução melhor, espero ler outros no futuro (depois de ler as mil indicações nos rodapés das páginas do livro)

nxcecvx 18/02/2024

Não mais opressor; não mais oprimido, homem libertando-se
Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda. Cada vez nos convencemos mais da necessidade de que os verdadeiros revolucionários reconheçam na revolução, porque um ato criador e libertador, um ato de amor. Para nós, a revolução, que não se faz sem teoria da revolução, portanto, sem ciência, não tem nesta uma inconciliação com o amor. Pelo contrário, a revolução, que é feita pelos homens, o é em nome de sua humanização. Que leva os revolucionários a aderirem aos oprimidos, senão a condição desumanizada em que se acham estes?
Não é devido à deterioração a que se submete a palavra amor no mundo capitalista que a revolução vá deixar de ser amorosa, nem os revolucionários fazer silêncio de seu caráter biófilo. Guevara, ainda que tivesse salientado o "risco de parecer ridículo", não temeu afirmá-lo. Déjeme decirle (declarou dirigindo-se a Carlos Quijano) a riesgo de parecer ridiculo que el verdadero revolucionário es animado por fuertes sentimientos de amor. Es imposible pensar un revolucionario autentico, sin esta cualidad.

Isso é GIGANTE!! Canetada, livro de cabeceira - a expressão que cada um preferir. Esse literalmente mudou a minha vida.

Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar.

Allan Moraes 27/03/2024

Reflexão de um amigo!
Ao ler esse livro, para poder verificar certas falácias, é observável que existe uma ideia antagônica de posicionamentos, nesse contexto o político. É de no mínimo uma irresponsabilidade, um sujeito estudante da área educativa possa a distorcer e tentar apagar toda uma história, por conta do que eu chamo de ?clubismo?, quando se tem que, não se pode elogiar ou observar fatos/posicionamentos significantes porque o autor não se encaixa dentro dos parâmetros do grupo a qual pertence.

É engraço acreditar que ainda vivemos na guerra fria, que atrapalha o desenvolvimento intelectual de um bom diálogo. E a Educação é um tema que necessita disso.

Paulo em sua época foi um grande revolucionário, educador, político, mas fica uma reflexão, qual é a pedagogia minha ? Oque eu posso mudar em minha época ? Oque eu posso fazer pela educação ?

Melhor refletir sobre isso do que ficar perdendo tempo com coisas fúteis, e utilizar do nosso passado para escrever um futuro melhor.

Nicole.Delfrate 28/02/2023

Te amo Paulo freire te amo
Livro fenomenal e atemporal, Paulo Freire fala como ninguém sobre os problemas da educação opressora e o sonho de uma educação libertadora. É vivido, emocionante e crítico, os primeiros capítulos foram os meus preferidos não tinha uma frase que não me causasse estesia. Creio que seja um livro que não se pode absorver em apenas uma lida, pois tem imensa carga de sabedoria, tanto de Freire como de tantos outros revolucionários citados no livro. É de uma felicidade poder contemplar a obra e de tristeza absoluta ver que a educação é a sociedade ainda continuam em um ciclo se opressão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5