Essa gente

Essa gente Chico Buarque




Resenhas -


197 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nicole 31/08/2023

Esse é meu segundo livro que leio do Chico, li algumas críticas, mas deixei isso de lado e fui encarar a leitura e que escolha maravilhosa que eu fiz. A história é muito envolvente, engraçada (tirando o final), cheia de críticas sociais, algo que eu gosto muito. Duarte nos deixa tão próximo da sua vida, de suas angústias e desejo. O personagem principal é um escritor que emplacou um único sucesso e durante a história ele está desenvolvendo seu romance. Além do livro girar ao torno disso, podemos desfrutar mais a fundo do personagem, conhecendo seus ex amores, seu jeito de ser e pensar. Chico foi incrível mais uma vez, só não estava esperando por esse final, mas para saber, só lendo (ou procurando spoiler, o que não aconselho).
comentários(0)comente



alice 16/08/2023

Essa gente
Uau.

chico é poesia e fica ainda mais claro aqui. achei muuuito boa a forma como o livro foi escrito, em estilo de cartas.
brasilzão, mesmo. simplesmente amei demais.
terminei com o queixo caído (mas confesso que sou péssima tentando descobrir plots).
indico demaaaais demais demais. chico é arte!!!

4,5/5 ??
comentários(0)comente



Giovanna 05/07/2023

Ent?
Então minha gente, eu não gostei muito não, mas tipo assim eu não curto muito esse tipo de leitura gosto mais de romance e tals porém sla acho que seria legal vcs lerem tbm
comentários(0)comente



Pamela.Silva 11/04/2023

Para quem gosta do estilo do Chico, não vai se arrepender
O Chico tem um amor pelo Rio de Janeiro e retrata isso no livro dando detalhes sobre a cidades, prédios, praia ? etc
O livro narra uma trajetória bem intensa da vida do personagem principal, um escritor da zona sul do Rj com uma vida repleta de dramas. Dramas muito bem contados e que nos faz mergulhar em uma confusão saborosa na zona sul do Rio de Janeiro.
comentários(0)comente



Mari Uchôa 10/04/2023

...
Achei uma leitura bem dinâmica, fluiu rápido. É realmente um retrato da classe rica brasileira, não de uma maneira caricata ou forçada, mas achei legal os personagens serem como pessoas reais, mostrando complexidades e hipocrisias. Hora nenhuma questões partidárias ou nomes de políticos são expostos, mas está tudo ali, o ser político do cotidiano. Apesar de ser fã de Chico como músico e compositor nunca tinha lido um livro escrito por ele, posso afirmar que valeu a pena!
comentários(0)comente



Bê Nunes 30/03/2023

Acompanhar qualquer obra do Chico Buarque sempre será um privilégio. Leitura leve e divertida, sem deixar de lado as críticas sociais
comentários(0)comente



Icaro 25/03/2023

Adorei
Confesso que o primeiro livro que li do Chico foi ?Estorvo? e não gostei. Tinha uns 13 anos e o texto não me prendeu, não me interessou nenhum pouco. ?Essa gente? realmente me surpreendeu. Chico de fato possui uma outra personalidade na escrita, um texto muito contemporâneo e antenado com o mundo. Adorei!!!
comentários(0)comente



euliteraria_ 11/03/2023

Prosa e música
Livro atual, e que trata de relações pessoais e também do momento político que vivemos nos últimos anos. Crítica clara a violência e a sociedade elitista.
comentários(0)comente



Caique28 26/02/2023

Um livro que vale a pena. Nota 7,5.
Leitura rápida e prazerosa, embora a personagem principal não seja simpática ou agradável. As personagens secundárias despertam interesse.
Primeira obra que leio do Chico e gostei da linguagem da sua escrita, leitura flui muito bem.
comentários(0)comente



mans 04/02/2023

Chico sendo Chico
É incrível como ?Essa Gente? conta um um equilíbrio refinado. Em alguns momentos, o livro perigosamente se aproximava daquela literatura típica de ?esquerdomacho? ? o escritor alcoólatra que sofre e tem encontros fortuitos com mulheres aos montes. Que, vamos combinar, é um tipo de história que já deu.

No entanto, aí vem a questão do equilíbrio. Chico sabe que esse tipo de personagem não dá mais e trabalha, em ?Essa Gente?, numa crítica ao que estamos vivendo no Brasil como sociedade. Escreve um Brasil doente, em uma espécie de paralisia cultural nos últimos anos. A cor da pessoa importa muito, assim como sua estirpe social. Esses fatores mandam, são determinantes.

E Chico, no último minuto, dá uma reviravolta impressionante no livro. A cor, como disse, volta a ser tema. E toda história se abre com um clarão.
comentários(0)comente



suzi 31/01/2023

Diferente de tudo que já li!
No início, demorei a me acostumar com a escrita. Não é separada por capítulos, como vemos usualmente. São telefonemas, cartas, emails. Depois de me acostumar, me encantei. Nunca havia lido algo assim, e se li não me recordo, mas de Chico sempre me lembrarei.

Foi bem interessante ler uma história que se passa no Rio hoje. Chico consegue retratar a política atual de forma precisa. Mesmo o protagonista sendo um homem que mora no Leblon e tem dinheiro, o livro mostra pobreza, violência policial e urbana, preconceito e muito mais.

Não é um livro agradável de ler por conta do enredo. Duarte é um homem medíocre e até desprezível. Ele é a personificação do fracasso. Não chega nunca ao seu objetivo principal e envolve outros em seus problemas. Não foi um pai presente e era um marido infiel.

As expectativas com esse livro eram altas e não foram frustradas. Ouvia Chico com prazer, e agora o leio com prazer também.
comentários(0)comente



Tarciane.Farias 29/01/2023

Livro tão gostoso de ler.
A história de Duarte, um escritor cheio de dilemas e conflitos descritos de forma tão simples, nos faz sentirmos próxima a esse personagem.
comentários(0)comente



Isadora.cobra 13/01/2023

Bom!!
Eu sou apaixonada no Chico Buarque esperava muito dessa leitura !! até o meio do livro estava perfeito, maravilhoso. mesmo depois estava incrível ainda, mas esse final quebrou totalmente minhas expectativas e não sei se foi no bom sentido?
Então eu te considero o desenrolar do livro não seu final!
Vou ler mais livros do Buarque porque a escrita dele é impecável.
comentários(0)comente



isaouebelle 30/12/2022

breve & amargo
a escrita do chico buarque é incrível e única mas esse é um livro amargo
insinua por vários tópicos por mini relatos seja narrados em primeira ou terceira pessoa, ou cartas ou reportagens, é construído um retrato do brasil atual
comentários(0)comente



Helena.Yara 29/12/2022

Sobre o livro
Achei a narrativa meio que em formato de cartas no início meio confusa, depois os personagens vão mostrando as características. Gosto das alfinetadas no atual governo sem dizer de forma explícita.
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR