Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Nicole 31/08/2023

Esse é meu segundo livro que leio do Chico, li algumas críticas, mas deixei isso de lado e fui encarar a leitura e que escolha maravilhosa que eu fiz. A história é muito envolvente, engraçada (tirando o final), cheia de críticas sociais, algo que eu gosto muito. Duarte nos deixa tão próximo da sua vida, de suas angústias e desejo. O personagem principal é um escritor que emplacou um único sucesso e durante a história ele está desenvolvendo seu romance. Além do livro girar ao torno disso, podemos desfrutar mais a fundo do personagem, conhecendo seus ex amores, seu jeito de ser e pensar. Chico foi incrível mais uma vez, só não estava esperando por esse final, mas para saber, só lendo (ou procurando spoiler, o que não aconselho).

alice 16/08/2023

Essa gente
Uau.

chico é poesia e fica ainda mais claro aqui. achei muuuito boa a forma como o livro foi escrito, em estilo de cartas.
brasilzão, mesmo. simplesmente amei demais.
terminei com o queixo caído (mas confesso que sou péssima tentando descobrir plots).
indico demaaaais demais demais. chico é arte!!!

4,5/5 ??

Giovanna 05/07/2023

Ent?
Então minha gente, eu não gostei muito não, mas tipo assim eu não curto muito esse tipo de leitura gosto mais de romance e tals porém sla acho que seria legal vcs lerem tbm

Pamela.Silva 11/04/2023

Para quem gosta do estilo do Chico, não vai se arrepender
O Chico tem um amor pelo Rio de Janeiro e retrata isso no livro dando detalhes sobre a cidades, prédios, praia ? etc
O livro narra uma trajetória bem intensa da vida do personagem principal, um escritor da zona sul do Rj com uma vida repleta de dramas. Dramas muito bem contados e que nos faz mergulhar em uma confusão saborosa na zona sul do Rio de Janeiro.

Mari Uchôa 10/04/2023

...
Achei uma leitura bem dinâmica, fluiu rápido. É realmente um retrato da classe rica brasileira, não de uma maneira caricata ou forçada, mas achei legal os personagens serem como pessoas reais, mostrando complexidades e hipocrisias. Hora nenhuma questões partidárias ou nomes de políticos são expostos, mas está tudo ali, o ser político do cotidiano. Apesar de ser fã de Chico como músico e compositor nunca tinha lido um livro escrito por ele, posso afirmar que valeu a pena!

Bê Nunes 30/03/2023

Acompanhar qualquer obra do Chico Buarque sempre será um privilégio. Leitura leve e divertida, sem deixar de lado as críticas sociais

Icaro 25/03/2023

Adorei
Confesso que o primeiro livro que li do Chico foi ?Estorvo? e não gostei. Tinha uns 13 anos e o texto não me prendeu, não me interessou nenhum pouco. ?Essa gente? realmente me surpreendeu. Chico de fato possui uma outra personalidade na escrita, um texto muito contemporâneo e antenado com o mundo. Adorei!!!

euliteraria_ 11/03/2023

Prosa e música
Livro atual, e que trata de relações pessoais e também do momento político que vivemos nos últimos anos. Crítica clara a violência e a sociedade elitista.

Caique28 26/02/2023

Um livro que vale a pena. Nota 7,5.
Leitura rápida e prazerosa, embora a personagem principal não seja simpática ou agradável. As personagens secundárias despertam interesse.
Primeira obra que leio do Chico e gostei da linguagem da sua escrita, leitura flui muito bem.

mans 04/02/2023

Chico sendo Chico
É incrível como ?Essa Gente? conta um um equilíbrio refinado. Em alguns momentos, o livro perigosamente se aproximava daquela literatura típica de ?esquerdomacho? ? o escritor alcoólatra que sofre e tem encontros fortuitos com mulheres aos montes. Que, vamos combinar, é um tipo de história que já deu.

No entanto, aí vem a questão do equilíbrio. Chico sabe que esse tipo de personagem não dá mais e trabalha, em ?Essa Gente?, numa crítica ao que estamos vivendo no Brasil como sociedade. Escreve um Brasil doente, em uma espécie de paralisia cultural nos últimos anos. A cor da pessoa importa muito, assim como sua estirpe social. Esses fatores mandam, são determinantes.

E Chico, no último minuto, dá uma reviravolta impressionante no livro. A cor, como disse, volta a ser tema. E toda história se abre com um clarão.

suzi 31/01/2023

Diferente de tudo que já li!
No início, demorei a me acostumar com a escrita. Não é separada por capítulos, como vemos usualmente. São telefonemas, cartas, emails. Depois de me acostumar, me encantei. Nunca havia lido algo assim, e se li não me recordo, mas de Chico sempre me lembrarei.

Foi bem interessante ler uma história que se passa no Rio hoje. Chico consegue retratar a política atual de forma precisa. Mesmo o protagonista sendo um homem que mora no Leblon e tem dinheiro, o livro mostra pobreza, violência policial e urbana, preconceito e muito mais.

Não é um livro agradável de ler por conta do enredo. Duarte é um homem medíocre e até desprezível. Ele é a personificação do fracasso. Não chega nunca ao seu objetivo principal e envolve outros em seus problemas. Não foi um pai presente e era um marido infiel.

As expectativas com esse livro eram altas e não foram frustradas. Ouvia Chico com prazer, e agora o leio com prazer também.

Tarciane.Farias 29/01/2023

Livro tão gostoso de ler.
A história de Duarte, um escritor cheio de dilemas e conflitos descritos de forma tão simples, nos faz sentirmos próxima a esse personagem.

Isadora.cobra 13/01/2023

Bom!!
Eu sou apaixonada no Chico Buarque esperava muito dessa leitura !! até o meio do livro estava perfeito, maravilhoso. mesmo depois estava incrível ainda, mas esse final quebrou totalmente minhas expectativas e não sei se foi no bom sentido?
Então eu te considero o desenrolar do livro não seu final!
Vou ler mais livros do Buarque porque a escrita dele é impecável.

isaouebelle 30/12/2022

breve & amargo
a escrita do chico buarque é incrível e única mas esse é um livro amargo
insinua por vários tópicos por mini relatos seja narrados em primeira ou terceira pessoa, ou cartas ou reportagens, é construído um retrato do brasil atual

Helena.Yara 29/12/2022

Sobre o livro
Achei a narrativa meio que em formato de cartas no início meio confusa, depois os personagens vão mostrando as características. Gosto das alfinetadas no atual governo sem dizer de forma explícita.