Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Thalía 07/01/2022

Eu demorei para pegar o ritmo, mas quando entrei na história, adorei. O Chico trouxe algumas reflexões e críticas sociais pertinentes. Além de mostrar o cotidiano brasileiro, e situações muito engraçadas. Aaah como eu ri nesse livro, mds kkkkk

Giovanna 19/05/2022

Divertido, do jeito que gosto
Quase abandonei esse livro, pois o início é mesmo um pouco confuso. Porém, depois que entrei no ritmo, passei a adorar a narrativa sarcástica e ácida que crítica diversos cenários brasileiros (ainda que não profundamente).

Os personagens são um pouco caricatos, o que, claro, deve ter sido intencional, e isso contribui bastante para esse efeito de humor negro.

O final é surpreendente, porém eu não consigo imaginar outro hahaha.

Lia 26/01/2022

Pouco confuso, mas um bom livro
Primeiro livro do Chico Buarque que leio. Fiquei um pouco confusa no início e demorou um pouco para engrenar à leitura. Demorei a finalizar mais do que imaginei.

Traz a história de um escritor sexagenário que teve sucesso no passado mas que enfrenta um período sem conseguir terminar o seu novo livro. Traz temas que abordam conflitos familiares, casamento, paternidade, críticas sociais, infidelidade, suicídio, uso de drogas, etc.

Sara 05/02/2022

Mais um livro do Chico que a trama é menos relevante do que a forma que ela é contada
O livro é em forma de diários e tem um plot que me deixou boquiaberta

Bê Nunes 30/03/2023

Acompanhar qualquer obra do Chico Buarque sempre será um privilégio. Leitura leve e divertida, sem deixar de lado as críticas sociais

euliteraria_ 11/03/2023

Prosa e música
Livro atual, e que trata de relações pessoais e também do momento político que vivemos nos últimos anos. Crítica clara a violência e a sociedade elitista.

Ariane.Monteiro 12/03/2022

Um livro envolvente, com linguagem simples, abordando a situação atual do Brasil com humor e cheio de referências. Chico Buarque me fazendo ainda mais fã de sua obra. Recomendo!!

Gabriel.Renan 01/12/2019

Excelente romance! Um futuro clássico contemporâneo...
Enredo e narrativa muito envolventes, criticas sociais e comicidade na medida certa!

Wagner 12/01/2020

FICO COM ELE...

(...) O capitão nervosinho ordena ao garoto que se decida de uma vez: segue com a mãe ou fica com o pai. Fico com ele, diz o garoto, referindo-se ao cão. (...)

in: BUARQUE, Chico. Essa gente. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. pg 73.

Julia.Beatriz 22/02/2020

chico pufavo
Chico, toma.....meu coração.... eh p vc viver mais.......

Lucas.Mello 25/03/2020

Bom entretenimento
Livro de leitura interessante e envolvente.

Hemilly | @pastelescritor_ 19/04/2020

Pontual, cruel como um retrato do que somos ou podemos ser.
Esse é um livro pontual, que nos pega em um momento caótico da sociedade em que vivemos. É o primeiro livro do autor que tive o prazer de ler, mesmo o conhecendo de longa data, nunca havia entrado em contato com suas produções literárias e confesso que essa chegou em ótima hora e somente me fez ter mais vontade de conhecer o que o Chico Buarque tem a dizer.
Não sei vocês, mas eu adoro ler livros nacionais, ainda mais por ter a oportunidade de me inserir em uma história que se passa em lugares que já posso ter visitado. Nessa leitura é quase impossível não se identificar com o personagem principal, ele me irritou e me divertiu quase da mesma maneira. Duarte é um personagem real, cheio de problemas e atitudes de tirar do sério, mas fala sério, ninguém é perfeito.
Um retrato da vida real, um soco no estômago mais que necessário, super indico essa leitura!

site: https://pastelescritor.blogspot.com/

Maria.Ines 18/05/2020

Oh chico obrigada. Triste, mas digno, envolvente. Acho que li numa sentada.

Cristiane 27/02/2021

Resenha do livro Essa Gente
Este foi o primeiro romance que li de Chico Buarque. Trata da história de escritor chamado Duarte que atravessa um bloqueio criativo, e uma crise financeira já que há tempos não consegue escrever. É uma obra organizada em forma de diário ou arquivo, pois cada capítulo é uma correspondência: ora do personagem principal ao seu editor, ora dos moradores do prédio onde ele mora para o síndico reclamando de Duarte, ora do editor para o Duarte, ora da administradora cobrando dele pagamentos atrasados... Em busca de inspiração Duarte se envolve com todo tipo de pessoa, desta forma o autor do livro vai nos apresentando quem é Essa Gente classe média, preocupada com as aparências sem nenhum interesse pelos outros ou em melhorar a sociedade. Eis um livro que se lê em um dia.

Fernandinha 28/02/2021

Uma leitura leve
Confesso que cheguei a este livro com uma expectativa maior; esperava algo mais denso, como outras obras de Chico Buarque.

Não é denso, mas é uma boa e divertida leitura. Um retrato maroto dos nossos tempos, com personagens típicas da zona sul carioca (ao menos como foi ensinado aos não-cariocas), e que poderiam ser encontradas em qualquer reduto boêmio de classe média decadente. Decadence avec elegance.

Uma boa leitura para as férias, uma tarde de domingo despreocupada.