Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Laianny Almeida 21/04/2020

Essa gente somos todos nós
Chico Buarque me encanta ainda mais com sua imaginação literária. A narrativa de diário ocorre dentro dos 3 últimos no Brasil. O cenário é a cidade do Rio de Janeiro e conta a história do escritor Duarte em vivencia com a sociedade complexa e conflituosa.
Nos relatos diários apresenta fraturas do nosso tecido social, como no bullying escolar, no espancamento gratuito por um ?cidadão de bem? contra um homem em situação de rua e nos conflitos de indivíduos ou coletivos com a polícia, que sempre terminam em morte. Ao falar sobre a atual situação do país, desde o Impeachment até setembro de 2019, período de grande risco para a democracia, Chico colocar o personagem Duarte como um escritor que tem pesadelos com o presidente, assim, Essa Gente somos todos nós.

Denise 29/04/2020

Delicioso
Chico traz uma leitura espirituosa e muito viva sobre um Brasil aos barrancos.

Lua 12/05/2020

Excelente tragicomédia do Brasil dos tempos atuais
Livro leve, fácil e gostoso de ler e ao mesmo tempo com muitas críticas sociais. É escrito no formato de um diário e me deu sempre vontade de ler o dia seguinte. Apresenta, através da personagem Duarte e suas vivências e relações, questões emblemáticas do Brasil de hoje de forma muitas vezes tragicômica.

Mari 18/05/2020

Confesso que é o primeiro livro que li do Chico. Ensaiei ler Budapeste mas era um livro emprestado, me mudei de cidade e não o levei comigo. Curti. Nenhuma novidade que o cara escreve bem, afinal suas canções são tudo aquilo que já conhecemos. A forma narrativa do livro me lembrou muito 'As Mulheres do meu Pai' de José Eduardo Agualusa, que é um dos meus livros preferidos da vida.

Nelise 05/07/2020

Legal
O livro traz um relato atual da sociedade brasileira e carioca, com sua decadência moral, as confusões entre pessoas públicas e interesses privados, a falta de empatia. O final é aberto a múltiplas interpretações.

Carla Rúbia 09/07/2020

Chico sempre Chico sempre vale
Me perdi um pouco na narrativa. Oras cansativo, oras com um humor ácido. Sempre vale ler Chico, mas talvez a minha expectativa estava muito maior. Relata um momento atual e escancara coisas que não queremos internalizar que acontecem! Sempre vale.

Jessyka.Evelyn 29/07/2020

Sempre amei as composições de Chico Buarque, e agora me apaixonando com sua escrita! Foi meu primeiro contato com as obras do autor, uma leitura fluída com características sociais atuais que nos introduz com facilidade na obra. Ansiosa por mais leituras do Chico rs

Lia 26/01/2022

Pouco confuso, mas um bom livro
Primeiro livro do Chico Buarque que leio. Fiquei um pouco confusa no início e demorou um pouco para engrenar à leitura. Demorei a finalizar mais do que imaginei.

Traz a história de um escritor sexagenário que teve sucesso no passado mas que enfrenta um período sem conseguir terminar o seu novo livro. Traz temas que abordam conflitos familiares, casamento, paternidade, críticas sociais, infidelidade, suicídio, uso de drogas, etc.

Tilim 14/01/2021

Ai olha, nada mais que homem sendo homem e fazendo homísse. Não gostei, mas pq é de Chico, né...

Léo Prates 18/01/2021

Faltou coragem ao Chico
Meu primeiro contato com a literatura do Chico não foi uma leitura fácil. O escritor faz um grande uso de intertextualidade e às vezes você nem sabe quem é a voz que fala no trecho. Você é jogado em um pedaço de Brasil e precisa de um grande esforço para se contextualizar, saber quem são esses personagens e da mesma forma, uma grande curiosidade para saber qual rumo eles vão tomar. É certo que ele fala da gente, da nossa gente. É evidente que o Duarte e o Buarque as vezes são a mesma pessoa. E bem clara a relação com o que vivemos no Brasil divido atual, tal como no trecho: "mas se meu filho quiser, posso comparecer à próxima reunião de pais e professores com uma camisa da Seleção Brasileira". Mas, acho que ele poderia ter criticado mais, poderia ter aprofundado as discussões. Jogado na nossa cara que este país não está legal. Foi muito sutil e covarde Chico. E o final, diga-se de passagem, ele recorreu a um recurso muito óbvio para resolver a trama dos personagens. Muito mais fácil do que criar um grande final para eles. Faltou coragem ao Chico.

Nil 28/01/2021

Na minha humilde opinião, dentre os que eu li, é o melhor livro do Chico Buarque, mesmo assim é um livro apenas bom.
Não sei se sou um mau leitor ou se o Chico escritor é superestimado (adoro suas facetas de compositor e até de cantor, apesar das críticas).
Tenho a sensação que faltam camadas aos personagens e que o enredo não nos prende com tanta força.
Neste livro em especial, gostei muito das críticas ao cenário político/social atual, mas ainda acho que elas foram feitas de forma um pouco insossa.

Lori 13/02/2021

A história é fraca e os personagens não são cativantes. A leitura é fácil por ser rápida, mas em vários momentos me perdia no texto, por em vários trechos ser chato e não despertar interesse. Nem mesmo o final não causa comoção ou curiosidade. Não indico a leitura.

@unirversoecafe 08/03/2021

Essa gente
Como uma grande admiradora do Chico, na?o poderia deixar passar o seu u?ltimo trabalho! Buarque nos apresenta mais um romance incri?vel. Uma narrativa que acontece atrave?s de cartas escritas por Duarte, um escritor decadente que mora no Rio de Janeiro e tem a incumbe?ncia de terminar o seu livro, um romance que, nosso protagonista conta com a ajuda da ex esposa Maria Clara. Entre as trocas de cartas dos dois, o enredo vai se desenvolvendo e ganhando vida. Nele, e? falado sobre poli?tica, viole?ncia, classe burguesa, favela, ale?m de, ter sua ambientac?a?o no Leblon, bairro nobre do RJ. De forma bem indireta, Buarque da? umas alfinetadas sobre a situac?a?o do nosso pai?s e encerra seu romance com um final surpreendenteeeee!!! ??

?Essa gente, por mais que doa constatar, e? formada tanto pelas dondocas e garanho?es do bairro, quanto pelos passeadores de ca?es e moradores de comunidades que por ali circulam. Nossa elite e? prodigiosa em converter Chicos potenciais em Duartes reais, e o Leblon em fazer com que os pobres aspirem uma sociedade ainda pior do que a que ja? temos.
Na?o se trata, contudo, de um romance poli?tico no sentido estrito do termo, nem de um romance histo?rico, apesar da enorme contribuic?a?o para o entendimento sobre o tempo presente. Assim como suas mu?sicas que tocam nas feridas da Ditadura Militar, Essa gente e? muito mais do que um texto cri?tico sobre nosso momento poli?tico, e? antes de tudo, e principalmente, uma histo?ria sobre as relac?o?es humanas.? [Jerome Knoxville]

Naty 28/06/2021

Livro muito bom e atual, apesar de ter levado um tempo para me acostumar ao estilo de escrita, que é realizado como se fosse um diário.