Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Carol 18/03/2024

Cada tapa que a gente nem vê da onde vem
Eu estava precisando voltar para algumas leituras mais sociais e afins e achei esse pequetucho aqui na minha biblio. E de pequetucho só tem o tamanho, por que o conhecimento é colossal. Também né, o que esperar de Djamila que nunca erra.

gabrielyc.amorim 18/03/2024

Ok
Mais de 20% do livro é referências e nota do autor, acho muito pouco para um livro de 130 páginas e é isso.

Debbu 17/03/2024

O pontapé inicial para o letramento racial
O livro é exatamente o que ele se propõe a ser, um manual. A linguagem é fácil,os exemplos são super interessantes e os dados alarmantes. Todo tema é introduzido de forma clara e é tratado rapidamente, apenas para que possamos ter o conhecimento, sempre deixando claro que a obrigação do letramento racial é nosso. Como um guia o manual apresenta vários autores interessantes sobre cada um do tema e nos faz exercitar o pensamento crítico. Simplesmente adorei.

isadorable 16/03/2024

LEITURA OBRIGATÓRIA
A leitura e análise desse livro deveria ser obrigatória no sistema educacional brasileiro. Esse pequeno manual possui informações EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS E REAIS que nos fazem perceber o quão intrínseco o racismo se encontra na sociedade e o quão complexo ele é com suas diversas formas de manifestação, visto que possui teor estrutural.
Sinceramente, quem não consegue perceber a veracidade das palavras escritas por Djamila Ribeiro nessa obra está imerso e cego, de forma bastante intensa, pelo sistema racista e epistemicida iniciado durante o período colonial escravista.
Esse livro é inegávelmente enriquecedor, pois promove conhecimento sobre a dinâmica social que vivemos no Brasil, mostra a realidade do país e seus injustos fundamentos, mostra o quão presentes estão as desigualdades e como é fundamental a constante prática da ação antirracista nos mais variados ambientes e situações da vida, porque, infelizmente, essa rede de opressão permanece latente em todas as veias e artérias ligadas à função do coração da nação brasileira - direcionar assistência e oportunidades, de maneira equitativa, aos cidadãos, além de ouvi-los para melhoria da gestão e enriquecimento cultural. No entanto, o racismo atua como um parasita e, de forma dissimulada, impossibilita esse funcionamento ideal, deixando o povo negro - significante parcela do tecido social brasileiro - pouco assistido, oprimido e silenciado.

itiagomartins 14/03/2024

Leitura necessária
Uma leitura que deveria estar no portfólio das escolas brasileiras.

Necessário essencial e incrivelmente

Mendes.Eliane 14/03/2024

Muito bom o livro, acho que devia ser uma leitura obrigatória para todos. É necessário começar essas mudanças em todos para combater o racismo.

Jessica Alves 13/03/2024

Como ser antirracista?
Achei um livro raso, mas pelo tamanho e por ser apenas um 'pequeno manual', faz sentido. O livro nos apresenta algumas sugestões para sermos antirracista além das palavras. Com capítulos curtos a autora noa traz sugestões de como fazer isso: informar-se sobre o racismo, enxergar a negritude, reconhecer os pactos da branquitude, dentre outros. Me parece ser mais um livro pra quem está começando a sair da bolha da branquitude e dos privilégios, um livro de: por onde começar.

vitoriamfm 13/03/2024

Leitura necessária
Amo uma leitura ficcional, mas também ler sobre política e pra ter mais repertório no geral. e nss, esse livro é obrigatório pra QUALQUER cidadão. djamila é perfeita abordando os diferentes impactos do racismo nas diversas áreas da sociedade e alerta sobre o quão importante é a participação de todos na luta antirracista ? inclusive a de pessoas brancas, que vem de um lugar privilegiado. ?não é sobre se sentir culpado por ser branco, porque culpa leva a inércia. é sobre se responsabilizar e agir.?

EchoSLZ 13/03/2024

O livro é curto, porém direto. Fiz muitas anotações, são tantas as referências, tantos novos pensadores, tantos outros livros que me interessei.
Não é um apenas um manual, o livro é um alerta de vigilância constante.
Como homem negro, não retinto, já vivi racismo, mas a mulher, que já sofre em dobro, sendo negra, sofre o triplo.
Ótima e imprescindível leitura.

Jennyffer.Vitoria 12/03/2024

?Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política. Ao amar alguém de um grupo minorizado, deve-se entender a condição do outro, para que se possa, de fato, assumir ações para o combate de opressões das quais a pessoa amada é vítima?

lauraleitora 12/03/2024

O racismo existe por causa dos brancos
Sou uma mulher negra não retinta, ler esse livro apesar, foi um chacoalhão. a forma como a Djamila me fez perceber o quanto já sofri racismo, mas nunca tinha percebido que as frases que me diziam eram sim racistas. esse livro não é um manual somente para brancos, é um manual para que nós, pesoas negras e negros, possamos ver além do que a mídia televisiva ou internauta nos conta sobre a nossa própria realidade. é um livro curto, mas com sede do real. obrigada Djamila, você é um gênio.

Giselle.Marilize 09/03/2024

Raso e generalista!!!
É apenas mais um do mesmo, com conceitos rasos, muitos que já não se aplicam nos dia de hoje sendo escrito em 2019, um livro atualíssimo, já não devia estar com essa fraca argumentação: como dizer que estudar idiomas não é acessível a todos, com internet e celular na mão e vontade de aprender, qualquer pessoa independente de cor consegue sim aprender um novo idioma. Quem quer arruma um jeito quem não quer arruma desculpas.
Tem mais exemplos no livro, mas não achei o livro tão interessante pra fica expondo.
Vou continuar buscando novas leituras sobre
racismo, me interessa o assunto, mas não indico esse livro, superestimado!

Quésia 08/03/2024

O livro é maravilhoso, aborda um tema muito relevante sob uma perspectiva que nos faz refletir profundamente a situação atual em que se encontra a sociedade. Recomendo a todos.

Helena878 07/03/2024

Ruim.
A autora começa a refletir sobre situações que não possuem sentido, e consegue inventar descriminações que não estavam presentes no acontecimento. Escrever e lançar um livro como esse só faz com que o movimento contra o racismo seja banalizado e ironizado. A autora não possui embasamento nenhum, e em todas as 136 páginas ficou cada vez mais claro como ela não estava sã quando escreveu esse livro.

Maria20376 06/03/2024

Li esse livro por recomendação da minha escola. Ele é bem rapidinho de ler e muito bom e informativo, a Djamila consegue explicar muito bem os assuntos tratados.
Recomendo.