Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Yasmin.Filetti 30/01/2024

Não aguentava mais
Achei maçante. O livro é sobre o primeiro amor do personagem principal, que é entre uma mulher de 22 anos e um menino de 16??? Achei desconfortável (mesmo que tenha sido ?normal? para a época). A mulher é uma cachorra e o menino um tonto. Só o final que tem emoção

Milena Schwantes 29/01/2024

Gostosinho
Que história maravilhosa! A leitura foi fluida demais, lia e lia sem perceber? Esse é o primeiro livro que li de um russo, achei diferente mas fiquei com muita vontade de ler mais livros desse tipo. O final me deixou reflexiva, mas ainda sinto que preciso parar um tempo, olhar fixo paras as paredes e refletir um bom tempo sobre tudo que foi dito.

lauraborgess 28/01/2024

Primeiro livro que li do autor. É um livro pequeno, com uma leitura rápida, mas dá pra sentir a emoção do protagonista. Gostei e recomendo.

folklwt 27/01/2024

Impactada! Literatura russa é realmente um sentimento.
Comecei o livro achando que seria um romance e terminei com uma história devastadora. Linda, sim, porém devastadora.
O jeito como o personagem principal amadurece em tão poucas páginas é diferente de tudo o que já li.

Bia 25/01/2024

Foi uma leitura bem rápida, gostei muito, geralmente gosto de histórias assim, de um momento ou uma memória distante que consegue ser contada em poucas páginas

beccaraviny 21/01/2024

O primeiro amor do Vladimir, MEU DEUS, não esperava uma vibe tão imprevisível e problemática. Não é um romance como eu achava. O livro tem como proposta falar sobre o primeiro amor de uma forma não romantizada e algo imprevisível. Não busca ser a vivência perfeita do primeiro amor, tampouco a mais saudável, mas ainda assim é uma paixão intensa que pode surgir com alguém fútil, imoral e superficial, como no caso de Vladimir e Zinaida.

Admiro como ele encarou tudo, não como o pior trauma, mas como uma história pra contar, agindo com bondade e empatia até por quem errou com ele. Esse foi meu primeiro rolê com a literatura russa, e que livro BOM! Curtinho, mas bem feito. Consegui me ligar no personagem e no coração bom dele, numa vibe humilde e inocente da juventude em meio a uma sociedade de adultos em sua volta problemáticos e/ou imaturos.

Importante destacar que o livro não ganhou meu coração apenas pela narrativa reflexiva de um amor inocente e intenso, mas também pela trama que envolve os personagens. Cada situação apresentada é uma reflexão genuína da vida real, provocando uma reflexão.

itz.lanay 14/01/2024

Ah, os sentimentos....
"Tudo estava acabado. Todas as minhas flores foram arrancadas de uma só vez e jaziam à minha volta, espalhadas e pisoteadas."

Que livro meus amigos!!
Ao contrário do que se esperava, aqui não é narrada uma história de romance, mas algo que com certeza vai muito mais além disso, que só lendo você entenderia.

E mais uma vez na literatura russa, consigo encontrar a perfeita demonstração dos sentimentos humanos.

Rafaela 13/01/2024

Sobre a intensidade da inocência
"Em Zinaida inteira, tão bela e cheia de vida, havia uma espécie de mistura fascinante de astúcia e descuido, artifício e simplicidade, serenidade e ímpeto; em tudo que ela fazia, falava, em cada um de seus gestos, havia um encanto sutil, leve, em tudo se manifestava uma força peculiar e brilhante. Seu rosto se modificava o tempo todo, também brincava: quase ao mesmo tempo, exprimia malícia, meditação e paixão. Sentimentos variados, leves, velozes, corriam sem cessar por seus olhos e lábios, como sombras de nuvens numa tarde ensolarada."

Minha primeira leitura de Ivan Turguêniev foi como tomar um chá da tarde em um dia de primavera. Um livro sobre ingenuidade, amor, devoção e sobre ter vislumbres do mundo adulto antes que você realmente tenha o repertório para interpretá-lo. É uma leitura de uma única "sentada", ótimo para transições entre leituras densas ou muito reflexivas.

?Não amar é impossível? repetiu Zinaida.? É isso que a poesia tem de belo: nos fala daquilo que não existe e não só acaba sendo melhor do que aquilo que existe como também se parece até mais com a verdade? Não amar é impossível? E mesmo se quisesse, seria impossível!"

5/5

flavinhaaaaa 13/01/2024

Esse é definitivamente um livro que trata de muito assuntos polêmicos...

A forma com que a beleza, a juventude atuam de modo a moldar comportamentos, a manipular pessoas, fazê-las cometer tantos atos dignos de compaixão é muito bem retratada nessas poucas páginas.

Ainda temos o casamento por conveniência, por interesse, o quanto ele torna os indivíduos amargurados, irracionais, infiéis. Isso se reflete nas relações que eles desempenham, na formação dos filhos, na estrutura da família.

Mas o ponto que mais me chamou atenção, sem dúvida, se trata do título do livro: primeiro amor. Quão nocivo foi esta primícia de sentimentos para aquele jovem, quanta amargura não experimentou durante as semanas que se viu atordoado por emoções confusas e arrebatadoras, sendo estas dirigidas a alguém completamente inerte e, de fato, tão fútil.

Eu fiquei extremamente com um amargor ao descobrir por quem a Zinaida realmente era apaixonada, fiquei confusa junto com o Vladimir, senti um pouco do dissabor que o infeliz experimentou...

Enfim, o livro fugiu bastante do que normalmente eu me aventuro a ler, mas posso dizer: não foi uma experiência ruim.

(fiquei muito comovida com o final)

Mau_Caetano 13/01/2024

Uma história curta, com um impacto enorme
?E talvez todo o segredo de seu encanto (da juventude) consiste não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará de tudo?

Primeiro amor, de Ivan Turguêniev, narra a história de um jovem, de 16 anos, que vai à casa de veraneio da sua família e lá encontra seu primeiro amor.

A contrário do que pode aparentar ser, a obra não narra uma história de um romance, que fará o leitor sentir borboletas na barriga.

Em breve síntese (e sem spoilers), o livro narra a história de dois primeiros amores. O de Vladimir em relação a Zinaida, e o Zinaida com alguém que Vladimir, o narrador da trama, não sabe a identidade.

De tal modo que o livro narra, de uma forma indescritível, os sentimentos do jovem Vladimir. O seu ?puppy love?, os sentimos de angst (ou angústia), ciúmes. Todos estes marrados de uma forma extremante poética, com uma prosa magnífica.

A forma como Turgêniev os narra demonstra perfeitamente os sentimentos humanos, em específico, aqueles de angústia, típicos da literatura russa.

Dou ao fim 5 estrelas, pois não sei o que poderia ser melhorado na obra ou algum defeito que poderia diminuir a sua classificação.

A despeito de ser bem curta, é certamente bem marcante.

5/5

Teté 11/01/2024

Intrigante
A escrita na minha percepção é bem atual para o ano de publicação, se todos os livros clássicos russos forem assim, quero ler todos. O autor faz com que nos envolvemos na leitura de uma tal maneira que eu consegui sentir tudo que o Vladimir sentia. De fato uma ótima história, indico muito.
Agora voltando ao meu normal, que paizinho desgraçado em!
Maria12173 11/01/2024minha estante
Eu te falei: Apaixonante e arrebatador

Kaylan3 09/01/2024

Primeiro Amor - Janeiro
"Todas as minhas flores foram arrancadas de uma só vez e jaziam à minha volta, espalhadas e pisoteadas."

Primeira leitura de 2024 e foi uma boa experiência.
Leitura de fácil compreensão, recomendo.

patrick_emmerick 09/01/2024

"Primeiro amor", é para quem já se viu entregue aos ardis, aos perigos e as delícias da paixão. Principalmente, as da juventude.