Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas Ruth Manus

Resenhas - Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Rosangela Max 04/01/2022

?Seja o que você quiser, minha filha.?
Foi umas das leituras mais prazerosas que fiz em muito tempo. E isto não é só pela escrita da autora que é gostosa de ler, mas pelo conteúdo que ressoou demais comigo (e acredito que com todas as mulheres).
Um livro escrito por uma mulher e para as mulheres é outro nível! Cada capítulo descrevia perfeitamente uma experiência que já passamos ou que, certamente, passaremos algum dia.
É um ?alívio? saber que situações de exaustão feminina estão sendo discutidas. Porque, até então, admitir isso (mesmo para outras mulheres) já estava se tornando um tabu.
Leitura essencial para todos, independente de gênero.
Recomendo muito!
Janaina 05/01/2022minha estante
Já vou incluir aqui

Ana 31/03/2021

"Sou mulher e estou exausta, se é que isso não é um pleonasmo"
Entre textos super informativos, cheios de referências e outros cheios de humor que contam histórias do seu cotidiano, a autora traz uma série de reflexões sobre questões que ainda dificultam em vários níveis a vida das mulheres (e nos deixam mais exaustas a cada dia) e o que nós, enquanto mulheres numa sociedade machista, podemos fazer para tentar, aos poucos, mudar essa realidade.

Júlia Tinti 31/12/2021

Uma leitura de utilidade pública para toda mulher!!
A necessidade de conhecermos melhor o meio em que vivemos e poder nos unir para mudar tanta coisa que não é o ideal!

Livia.Guida 19/01/2024

Releitura
Engraçado! Quando li o livro a primeira vez tive uma experiência completamente diferente de agora, mas acredito que seja pela minha evolução nos estudos feministas.

De qualquer forma é um livro fácil de ser lido. Com trechos até bem engraçados e a explanação de muitos pensamentos que passam na cabeça de todas nós, mas que não temos coragem de verbalizar.

Claro que a Ruth fala de recortes que pertencem à sua vida de privilégio, mas inteligentemente e de forma recorrente ela lembra disso e coloca os holofotes sobre as intersecções que não podem ser inviabilizada.

É um bom livro especialmente pra quem quer notas introdutórias a estudos feministas, até pq ela cita livros e nomes a respeito do movimento abrindo o leque.

MariChalamet 09/05/2021

Me fez repensar tantas coisas!
´´Enquanto nos mantivermos escravas da ideia de que casamento é equivalente a sucesso e solteirice/separação/divorcio são equivalentes a fracasso, teremos todas uma vida muito difícil pela frente.´´

Juliete 22/07/2021

O tipo de livro que deveria ser obrigatório.
"Há tanta, tanta gente que morreu batalhando para que nós tivéssemos uma vida mais justa? Honremos os caminhos que abriram para nós e lutemos para abrir novos caminhos para todas as demais."

Eu nem sei o que dizer desse livro apenas que ele e Sejamos Todos Feministas da Chimamanda deveriam ser livros obrigatórios pra todo mundo ler pelo menos uma vez na vida.
Sou feminista, mas mesmo assim a autora tocou em alguns pontos que eu nunca parei pra pensar, eu destaquei tantas partes desse livro que nem colocarei todos os trechos que gostei aqui se não será o livro basicamente inteiro.

"JÁ OUVI, MUITAS e muitas vezes, mulheres dizerem que não são feministas, mas sim a favor da igualdade entre homens e mulheres. Peraí. Tem alguma confusão nessa conversa. É um erro comum as pessoas acharem que o feminismo é o contrário do machismo. Não é.
O feminismo é a teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica entre homens e mulheres. O que o feminismo busca é a igualdade de gênero e a liberdade da mulher. Feminismo não é o oposto de machismo. O machismo prega a superioridade do gênero masculino, enquanto o feminismo busca a igualdade entre os dois."

"O feminismo abraça cada uma de nós na nossa individualidade e nas nossas escolhas. A principal batalha feminista é pelo direito de escolha da mulher."

Coruja 17/06/2021

Peguei esse título por indicação de uma amiga do clube do livro - aproveitando que ele estava de graça para o kindle no Dia do Livro -, e comecei a leitura sem grandes expectativas e pretensões. E aí não consegui mais largá-lo. Identifiquei-me com tanta coisa desse livro que não sei nem por onde começar a escrever sobre ele aqui.

Manus é advogada, colunista de jornais, professora e palestrante, além de escritora. Seu estilo é caloroso, expansivo, informal na medida certa para conquistar sua audiência e convidar a confidências. Nada do que ela escreve aqui é novo, ela não está inventando a lâmpada; mas às vezes é preciso ver tudo assim junto, coerente, bem explicado, para nos fazer refletir sobre questões que estão bem próximas do nosso cotidiano.

Há lições aqui que levarei e certamente tentarei implementar - a ideia de que nossa vida pessoal não é patrimônio público, e que ser educada não significa permitir que pessoas, mesmo da família, venham com perguntas e insinuações de como você deve viver sua vida (“por que você está me perguntando isso?” não é nem de longe uma grosseria, não importa o que nossa criação nos diga). Fiquei extremamente tentada a comprar uma dúzia desse livro, sair sublinhando um monte de coisa e depois dar de presente para as tias… pois é, por aí vocês tiram as próprias conclusões...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html
Amanndahe 17/06/2021minha estante
Já leu o "Pega lá uma chave de fenda" dela? É sensacional, muito bom pra dar de presente tbm, são contos sobre amor em vários tópicos ?

Coruja 17/06/2021minha estante
Eu estou com ele na minha lista dos desejados. Assim que terminei esse livro, sai procurando o que mais ela tinha escrito. Obrigada pela dica!

Amanndahe 17/06/2021minha estante
Eu que agradeço, as suas resenhas são sempre as melhores hehe

Coruja 18/06/2021minha estante
Obrigada! >.

MariFer_1212 23/06/2021minha estante
E não é que eu peguei este livro pra ler agora sem dar nada por ele e tô me identificando TB? São chego aqui e tem resenha de quem? Volto depois qdo terminar!!!

Coruja 01/07/2021minha estante
Huhuahuahua... Dynha, eu acho que destaquei metade do livro com as marcações... Eu fui nele por indicação, mas não estava com enormes expectativas. Fui surpreendida completamente.

Layla.Ribeiro 01/04/2023

Não é o gênero de livro que costumo ler, mas resolvi dar uma chance e não me arrependi, um livro bem escrito e com pautas muito necessárias, é um tipo de livro que eu daria de presente a algumas mulheres que conheço, achei a autora bem direta e acolhedora em suas palavras. Gostei e refleti muito.

Carla.Cerqueira 02/04/2020

Amo Ruth Manus
Assunto sério tratado com muito bom humor!!!

Sissa 02/01/2022

Sensacional
Esse é o livro que toda mulher precisa ler, com certeza cada uma vai se identificar com os relatos assim como eu, fora que a Manu escreve de uma forma tão humorada é uma delícia essa leitura.

Daiany 10/04/2021

Estamos exaustas
"Porque desde a infância nos cobramos tanto? Porque sempre nos deixamos no final de nossa lista de prioridades? Porque acham quem devemos explicações de nossas vidas?"

Gostei muito desse livro, nos abre os olhos para muitas coisas que foram um dia "inseridas" em nossas cabeças e passamos a levá-las ao longo da vida como se nos pertencesse ou fosse uma obrigação. E sim, é um livro feminista! ;)
danielmoratti 10/04/2021minha estante
????????

Rosália Salvatore 04/05/2021

Esse livro pode vir a ser ótimo para quem ainda está aprendendo a enxergar o machismo que existe em pequenas coisas do nosso dia a dia, o que não é o meu caso, embora um ou outro tema me tenha feita refletir bastante a maior parte do que está no livro não é novidade pra mim.
Uma coisa que me incomodou bastante é o fato da autora em vários momentos trazer textos antigos de sua coluna, poemas, musica e trechos de livros de terceiros, acho que uns 40% do que tem dentro desse livro não foi realmente escrito pra esse livro, e vendo como ele é bem curto isso me incomoda

Victoria Madeira Mattos 22/02/2022

O livro é bom, a leitura flui rápido e sem muito esforço porque é bem escrito, sem ser muito rebuscado e as ideias são muito bem explicadas. É um ótimo livro para indicar como uma primeira leitura feminista ou para quem quer relembrar ou reforçar os conceitos que já são bem conhecidos nesse tema, não trás novas ideias e conceitos, mas é sempre bom revisar e enraizar cada vez mais esse assunto tão necessário.

Karina 21/06/2022

livro que traz reflexões necessárias através de uma conversa gostosa, como quando trocamos figurinhas com uma pessoa que te transmite segurança. cumpre uma proposta de, simultaneamente, ser acolhedor e crítico sobre detalhes da vida feminina que, embora pequenos, são gigantes.

termino essa leitura um pouco mais empática, tanto comigo quanto com outras mulheres, além de ter em mãos outros nomes para ler mais sobre o tema.

Barbara Hellen 15/03/2021

@cactosliterarios
Quantas vezes você - mulher - já foi chamada de chata ou já ouviu alguém chamando outra mulher de chata? Por aqui, inúmeras vezes. Mas a verdade é que diante aos inúmeros desafios e cobranças da mulher moderna, como o título bem define, estamos todas cansadas!

Cansadas do acúmulo de funções, cansadas de ter que nos explicar e justificar nossas escolhas pra conhecidos e desconhecidos, cansadas da falta de reconhecimento.. cansadas de termos que constantemente lutar contra tudo aquilo que nos deixa cansadas.

Ruth Manus aborda todos esses assuntos de forma leve e engraçada, iluminando nossas ideias e também trazendo alternativas - ou quem sabe só um pouco de empatia mesmo. Esse livro é um pequeno abraço pra todas feministas - tanto as que assumem que são, como para aquelas já perceberam que tem alguma coisa errada no meio do caminho.