Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Thay.Neves 05/04/2020

No começo achei que a narrativa iria tomar um rumo de romance, com o foco em dois personagens apenas, mas algumas paginas depois percebi que a história iria se desenrolar de outra forma, com um personagem principal (Maurice) e sem romance. O modo como o livro é dividido é perfeito e ajuda a complementar a narrativa, é uma forma do livro dizer: "Parabéns, você viu todos os lados de Maurice!"
O livro traz questões acerca do bem e do mau; Qual a linha entre eles? Quando sabemos que cruzamos essa linha? O que fortaleze a narrativa é que o personagem principal tem um senso de certo e errado deturpado.

Gilvanelma 30/03/2020

Suja indústria literária
Chocada. É o que descreve minha sensação acerca desse livro. Não que eu fosse ingênua demais a ponto de acreditar que a indústria literária se safa ao inescrupuloso caráter das indústrias em geral. Mas difícil é encontrar um escritor que não tenha papas na língua a ponto de acusar seu escopo e ambiente de trabalho.
Ousado o tal do Boyne...

Suka - Pensamentos & Opiniões 29/03/2020

Esse é aquele livro que te dá raiva do início ao fim, mas você não quer parar de ler pois quer saber o que vai acontecer com o personagem.

Nele iremos conhecer a trajetória de Maurice Swift, um jovem, cheio de sonhos, aspira ser escritor e que alcançar seu objetivo independente de qualquer coisa, mas falta-lhe talento. Ele irá conhecer ainda na juventude o autor Erich Ackermann, um autor renomado que irá torná-lo seu ajudante e irá apresentá-lo a outros escritores, como forma de incentivá-lo e enquanto eles viajam junto, Erich irá contar sobre sua vida pessoal e sobre o seu passado.

Só que nosso personagem é um mau caráter, não vou adentrar a história pois posso acabar soltando spoliers e a história não será tão impactante como deve ser.

O interessante é o jogo psicológico que o autor trás por trás desse personagem, é um livro com alguns surpresas que te faz ter ódio do que ele é capaz de fazer, confesso que fiquei frustrada várias e várias vezes e tive que parar para respirar e não jogar o livro pela janela, mas confesso que quando finalizei ele joguei em cima da mesa e fiquei passada.

Mas é um livro bom e que nos faz refletir, provavelmente existem pessoas como o Maurice e isso às vezes é frustrante e injusto, mas a vida não é justiça né?

site: http://www.pensamentosopinioes.com

Rafa 24/03/2020

Gosto independe da qualidade
O livro é bem escrito e ficamos presos na história a fim de ver que ações inescrupulosas o protagonista perpetrará uma após a outra. O único problema é que o protagonista é detestável, sem carisma, sem defesa. Embora ele se ponha em posições morais ambíguas, elas não nos convence, ele é mal. Me incomoda a falta de carisma, porque em inúmeras histórias, livros e filmes, temos vilões carismáticos que nos fazem até sentir vergonha por torcer a favor, mas não é o caso deste. É um bom livro, mas eu não o escolheria para comprar numa livraria (foi um livro surpresa da TAG).

Gisela.Luckmann 24/03/2020

Foi uma leitura interessante, onde você vê até onde um ser humano, sociopata, pode ir para conseguir o seu tipo de sucesso.

Mayara Barasino 23/03/2020

Envolvente
Nunca tive tanta raiva de um personagem...
A trama de Maurice é surpreendente! Fiquei triste ao terminar o livro, que foi meu companheiro inseparável.

O que você faria para alcançar o sucesso?

Maurice tem a resposta.

Viviane 23/03/2020

Fático
A leitura por vezes foi chata, com detalhes demais. Porém, demonstra o quão inescrupuloso o ser humano pode ser para satisfazer sua vaidade.

Gisele567 22/03/2020

null
Apesar de gostar do autor, o mesmo do "O menino do pijama listrado" não criei muita afinidade com a obra.
Fica na lista para reler com calma em um outro momento.
Por hora não indico.

Andressa.Moura 22/03/2020

Um livro que me surpreendeu. Narrativa gostosa e fluída. Personagem central odioso. E nem tendo o que merece no final, o mesmo continua inescrupuloso.

Claudiapnm 22/03/2020

Muito bom. A gente se envolve tanto com a narrativa que morre de raiva do protagonista. Às vezes eu ficava com raiva e me perguntavam o que era e eu tinha que dizer que era só raiva do Maurice. Mas a história é incrivelmente bem escrita. Maravilhoso.

Juliano.Ramos 20/03/2020

Bom livro com um dos personagens mais destestável que já tive o desprazer de ler, interessante o Boyne fazer referências de outros personagens em seus livros. Nota 8.

@psicassioperes 18/03/2020

Vale a pena a leitura!
Um livro que te causa ódio, agonia e vontade de justiça.

Curti tanto a narrativa, quanto a construção do personagem principal. Um escritor com um transtorno que parece ser o de personalidade antissocial que faz de tudo para obter sucesso sugando a vida dos outros.

A obra ainda traz temas ligados à velhice e questões relacionadas à homossexualidade.