Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Eduardo 02/11/2020

Li na força do ódio. "Orgião-espadão" foi demais pra mim.
Georgiana 02/11/2020minha estante
Kkkkkkkkkk é livro tgbtqia+?

thiagocarrera 03/03/2021

Livro essencial.
Após ler 1984 e Fahrenheit 451, Admirável Mundo Novo fecharia o trio de distopias que inicialmente me propus a ler.

Extremamente preocupado com a expectativa que alimentei em relação ao livro, tive uma formidável confirmação da existência de fato de toda a mágica alardeada sobre a obra.

É uma realidade possível e assustadora o que está ali. Há debates em andamento hoje em dia sobre aprimoramento genético, edição de genes, planejamento de qualidades, e seus potenciais efeitos sobre a sociedade, que hoje inclusive vive sobre um tecido muito fino. Há fuga para todo tipo de drogas. Há uma banalização da religião. Há um escárnio contra a fé. Há um esfriamento em geral do amor humano. Tudo ali serve de alerta para a falta de equilíbrio de todas condutas morais e científicas.

Em minha humilde opinião, deve ser um livro obrigatório para todo aquele que busca o mínimo aprimoramento como ser humano por meio da leitura.

Livro perfeito no começo, no meio e no fim.
Analu 03/03/2021minha estante
Mandou muitíssimo bem na resenha!

paulo 06/03/2021

Ótima reflexão
É interessante pensar na nossa sociedade ideal e em como tudo poderia dar certo, na nossa cabeça. Pensar que um dia podemos erradicar tudo que há de ruim e que todos viverão felizes para sempre. Mas depois disso, o que haverá? Que histórias teremos para contar? E mais do que isso: quais serão os novos valores da sociedade?

Em Admirável Mundo Novo, consegui encarar uma sociedade controversamente perfeita, na qual as pessoas são divididas por castas, cada qual tem um destino a cumprir e sacrifícios a fazer, independentes e harmônicas entre si; não possui afetividade familiar e pode desfrutar de quantos parceiros sexuais quiser. Daí o controversamente perfeita. Nesse "Admirável Mundo Novo", ninguém mais escreve tragédias, porque só existem coisas boas, ou seja, qual a necessidade de escrever uma história que te faça refletir sobre sua individualidade e seu papel no mundo?

Esse livro não possui uma enorme reviravolta ou é excepcionalmente bem escrito, mas a reflexão e a ideia valem por si só. Um belo dia, Bernard e Lenina visitam uma reserva de selvagens no Novo México e descobrem que um dos índios de lá é filho do Diretor de Incubação e Condicionamento. Ao levarem-no para sua cidade natal, dois mundos se chocam: o velho e novo. Começa então uma batalha tácita sobre os antigos e os novos axiomas que fazem o homem.

O Selvagem conhece a dor, conhece o que é um pai e uma mãe, cultiva sentimentos e laços para que estes durem até além-túmulo, ele não sente a necessidade frenética de possuir quantas pessoas quiser, ele conhece o sentimento de frustração, sabe o que é não ter o que quer quando quer, ele sabe o que é a infelicidade. Mas quando ele se vê dentro desse Admirável Mundo Novo, ele se sente pequeno, porque aquilo não é como ele imaginou. Aquela sociedade não é a que ele tem idealizada em seus valores. E isso me fez pensar muito nos meus princípios. Hoje só consigo pensar na sociedade ideal que penso em razão dos valores que foram cultivados pela raça humana até então, mas para atingir essa sociedade imaginária é necessário que novos valores sejam cultivados.
Caio.Cesar 09/03/2021minha estante
1 - A história de como tudo deu errado.
2 - O novo valor é a própria ausência de valores - tudo e nada valem ao mesmo tempo.
3 - A própria ausência de escolhas, tendo em vista o caso do psicólogo.

Noronha 14/02/2013

Incrivelmente Incrivel
Pensar no futuro ou tentar mudar o presente?

Eu li esse livro deve ter uns dois meses. Fiquei impressionado com a riqueza do conhecimento, das palavras e de como o tema futurista é bem elaborado por Huxley.

Bem o século XX, de acordo com alguns historiadores, é considerado o mais terrível século de toda nossa história. Guerras, sofrimento, catastrofes, fome, precocneito. Admiravel mundo novo é simplesmente um arquétipo de Londres que, nos 30, ele tentou prever, baseado nas direções cientifícas e sociais de sua época.

No livro vemos o ano de ''our Ford 632'', algo por volta de 2540 no calendario gregoriano. A maioria da população é unificada sob os principios do E.M (Estado Mundial); Que é uma sociedade global proveniente de recursos abundantes e seu ideal é elevar e alcançar um felicidade plena para todos.

Imagina uma sociedade dividida em castas? ops nós vivemos isso hoje em dia! Só que de uma forma menos explicita da mostrada no livro. Isso mesmo existe uma divisão discarada na sociedade, são os Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Épsolons(ou Ípsolons) cada uma destas castas possui suas caracteristicas e defeitos próprios. Um exemplo disso são os Alfas que tem ainda divisão em Alfa Dois Mais, ou Alfa Menos. Estes grupos possuem funções sociais importantes dentro da sociedade e ja recebem essas funções no inicio da vida, dentro de um Centro de Incubação e Condicionamento de Londres, um laboratório tipo os usados em inceminações artificiais.

Temos como protagonista Bernar Marx, um homen insatisfeito com o mundo onde vive, por que é fisicamente diferente dos integrantes da sua Casta. Onde vivem varias pessoas condicionadas a viver de uma unica maneira a vida toda ele se sente infeliz e dentro dos moldes do passado, onde vivem pessoas como indigenas chamadas de ''Selvagens'' por apenas ter os costumes antigos, Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda e o filho dela John. Ali Bernard se encontra e ve a grande chance de ter o respespeito social, mesmo vivendo no meio dos vulgos selvagens e vendo-os como uma sociedade civilizada.

Eram considerados slevagens apenas por terem um filho (que era considerado uma atitude impensada e obsceno na civilização comun), ter uma crença religiosa ( um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade comum).

O livro se desenvolve a partir dos contrapontos entre as hipotéticas visões da nova e ultra-estruturada civilizção criada pelo E.M e as impressões humanas e sensíveis dos ''Selvagens'', criando um grande fascinio aos leitores do livro. Aldous acaba deixando em nossas mentes algumas duvidas sobre o nosso futuro e o que esperar da nossa atual sociedade.

Um mundo onde uma droga te leva ao extase maximo, um lugar onde a divisão social é uma obra-prima e onde ter uma crença, esperança, poder viver e curtir as coisas boas da vida, emfim ser você é um ato desrespeitose e obsceno, seria essa a evolução do mundo? Ou ficaremos presos na ficção?
Pedro Yukari 14/02/2013minha estante
Acho que esse livro trata principalmente das "barreiras" que criamos para nos proteger dos outros. Como seria maravilhoso se nós vivêssemos num mundo onde a dor de perder alguém para algo inevitável como a morte ou não sentir as marcas que um coração partido deixa com apenas uma droga (Deus como isso é convidativo!)? Mas sem as "cicatrizes", como cresceríamos? Será que é realmente algo tão positivo ser para sempre infantil? Admirável mundo novo é um livro tão essencial quanto aprender a criticar o que nos é imposto como certo ou errado.

Davyd 01/02/2021

Enfadonho
Talvez Huxley se demore demais nos introduzindo no mundo distópico que criou e na apresentação das personagens nas primeiras páginas do livro. A impressão que tive foi que ele "viajou" demais na ambientação e quase perdeu o rumo da história alongando demais a introdução. Não sou crítico literário, mas como leitor, a história de modo geral não me agradou. Talvez as últimas páginas salvem o livro mas está longe de competir com 1984 e merecer fazer parte da tríade distópica. Talvez se eu não tivesse tantas expectativas quanto a leitura deste livro eu poderia tê-lo apreciado mais. Não recomendo.
Karin 20/08/2021minha estante
Puxa...um dos meus livros favoritos. O início é chato. Mas o tema abordado é totalmente diferente dos demais de sua época.

Matheus.Silva 22/03/2021

Uma boa leitura a respeito de um futuro com semelhanças não muito longe dos dias atuais. Claro que a idéia de se criar inúmeros gêmeos não é realista, mas a crítica a respeita das classes sociais e seu crescimento deixa a se pensar.
Jaine 22/03/2021minha estante
Gosto muito

gimafe 04/05/2021

Fico tentando imaginar o que poderia passar na cabeça de Aldous Huxley no início da década de 30 pra criar uma história tão atual, apesar de antiutópica.
Penso que o contexto histórico deva ter sido influenciado na narrativa, já que a Europa, durante a década de 20, se recuperava da primeira guerra mundial, os Estados Unidos se tornavam uma grande potência mundial e a liberdade nos costumes e na cultura vinha aumentando.
Admirável mundo novo nos faz pensar. Pensar muito. Será que estamos caminhando pra esse tipo de futuro? Percebi que alguns detalhes da história podem ser comparados com o nosso mundo atual. Por exemplo: os níveis/castas mais altos e intelectualizados não "se misturam" ou fazem o trabalho dos níveis mais baixos. Não seria digno.
A diferença da nossa realidade? Os de níveis baixos não fazem o trabalho e nem desejam a vida dos de níveis altos. Mas isso ocorre, simplesmente, porque foram condicionados a isso. O fato de alguns manifestarem uma pequena autoconsciência mostra que somente o condicionamento não é suficiente para suprimir sentimentos e ideias inerentes ao ser humano, mesmo quando há manipulação genética.
Leitura com uma linguagem mais formal, mas de fácil compreensão e fluidez. É um clássico e pra mim não precisamos obrigatoriamente gostar somente por ser um clássico. No entanto, neste caso, gostei bastante da leitura.
Tuch 04/05/2021minha estante
Muito legal ver o seu comentário! Acabamos em março o livro 1984 do Jorge Orwell, outra distopia escrita no mesmo período, e me falaram que Admirável Mundo Novo é bem mais condizente com a nossa realidade.

Jenni 03/05/2021

? A SOCIEDADE PERFEITA EXISTE??

Admirável mundo novo | Adolf Huxley
Editora: Biblioteca Azul
Nota: 3?

Oi oi pessoinhas, tudo bem?

Depois de muito tempo sumida, finalmente estou de volta e trouxe a resenha de um livro que li na LC que organizei com a Anna em março.

Confesso que pensei muito pra fazer essa resenha e nenhuma palavra consegue definir o sentimento que tive ao ler esse livro.

Em "Admirável Mundo Novo" somos apresentados a uma sociedade de Estado Totalitário que preza pelo bem maior.

Os seres humanos são feitos em laboratórios pois, algo tão normal para nós como o conceito de família, é considerado quase um crime nessa sociedade.

Me decepcionei bastante com esse livro, no começo o sentimento que tive era de confusão.

Esperei que o autor fosse me levar a algum lugar, que fosse me mostrar alguma revolução típica de distopias e o que recebi foi bem diferente.

Bernard nos trás expectativas em relação ao mundo em que está vivendo, mas o que tiramos disso é nada mais nada menos do que: O sucesso sempre sobe à cabeça.

Os capítulos são longos, o que não gosto. A narrativa é arrastada e muito detalhada.

O ponto positivo é que somos apresentados a muitas reflexões e é assustador que um livro escrito em 1932 tenha temas e falas tão atuais.

Como disse Ana Brison, participante da LC:
"Queria pensar fora da caixa, mas não queria largar a caixa"

? Você já se decepcionou com algum livro que estava ansioso(a) pra ler?
Naiara.Queiroz 05/05/2021minha estante
Um curioso olhar do autor para o futuro, não simplesmente quais avances tecnológicos a humanidade conquistaria, mas com um enfoque na administração de pessoas como seres desenvolvidos geneticamente hábeis para satisfazer a administração da nova era Fordiana.
Uma visão um tanto sombria (não muito longe do atual andar da carruagem ) de um futuro Distópico.

Maria 22/04/2021

Quais são as nossas "somas"?
1932 / 306 páginas / 4⭐

A distopia, do inglês Aldous Huxley, é uma crítica ao autoritarismo e à manipulação midiática e estatal que conserva sua relevância mesmo em 2021.

O clássico da ficção científica retrata uma realidade paralela, cujo lema é “comunidade, identidade e estabilidade", onde a Terra é dividida em dez regiões e a população de seres humanos é formada por castas com hierarquias e funções distintas.

A obra traz dilemas bioéticos e existenciais, fomentados pela engenharia genética que determina que as pessoas, com seus genes modificados em laboratórios, terão seus sentimentos anulados e servirão ao Estado resignadas em suas funções, pois são condicionadas a “amar” aquilo que são obrigadas a fazer.

Desse modo, o leitor é envolvido em um impasse entre uma vida sem tristeza, porém sem liberdade.

Além disso, os humanos são condicionados por técnicas de repetição e a obra traz ainda uma droga, conhecida como soma, cuja função é apaziguar sentimentos ocasionados por situações adversas as quais os humanos são expostos ao longo da narrativa.

Ou seja, a soma leva o indivíduo a um estado de letargia frente a tudo que acontece ao seu redor, inclusive à falta de liberdade que os assola.

O que traz mais uma reflexão a respeito de quais possíveis elementos cumprem esse papel atualmente. Quais seriam as nossas “somas”?

Finalmente, destaca-se a ousadia de um personagem, Bernard, que na busca por tentar sentir algo com intensidade, acaba por desafiar a lógica imposta e descobre uma outra realidade.

Nesse sentido, Bernard cumpre o papel de mensageiro da esperança para aqueles que não estão dispostos a aceitar sem questionar, para os subversivos e para os revolucionários.
Particularmente, confesso que me perdi algumas vezes durante a leitura e senti falta de um detalhamento mais preciso sobre os ambientes e os processos descritos no livro, mas não discordo da relevância da obra e do valor atribuído às questões levantadas por ela.

Por esse motivo, indico a leitura a todas e todos que desejem enveredar por esses dilemas e questionar-se sobre o status quo ao qual estamos submetidos.

E você, já leu Admirável Mundo Novo? O que achou?

site: @clube.vento
Rosane 22/04/2021minha estante
Li esse livro há muitos anos e até hoje, qdo vejo algumas características novas q vão aparecendo por aí, lembro-me dele.

binhanca 13/06/2021

mulheres pneumáticas
mais um clássico que pessoas pedantes e pseudointelectuais adoram discutir a respeito, numa tentativa de exibirem suas compreensões não ortodoxas da história.
ou seja, gostei bastante.
bruna gama 13/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK exato

Yasmim 07/06/2021

Não gostei muito não :( Achei muito psicodélico, às vezes muito difícil de entender, fiquei me perguntando várias vezes "onde você quer chegar? o que que cê tá criticando?" e não sei bem a resposta até agora. Em alguns momentos me pareceu uma fake news de zap ("se tiver educação sexual nas escolas é isso que vai acontecer!!!!!!!" ou "essa geração é promíscua e drogada!!!!!!!"), e não ajudou o fato dos personagens terem nomes tipo Marx, Lenin(a), Bakunin e eles terem uma aula chamada Consciência de Classe (???). MAS apesar dos pesares no fim eu fiquei refletindo no porquê esse mundo, apesar de suprir todas as necessidades das pessoas, é um mundo em que a maioria de nós não gostaria de viver. Fiquei pensando muito nisso, vou pensar ainda mais e acho uma reflexão super válida.
spokey dokey 12/06/2021minha estante
Estou no começo e estou me perguntando e sentido as mesmas coisas

Karla 20/06/2021

O livro começa de uma forma que me fez criar muuuuita expectativa, mas o desenrolar da narrativa não me agradou tanto. Por tratar-se de uma obra sempre muito citada e dita como uma das maiores do gênero, eu esperava muito mais. Ainda assim é uma leitura que recomendo, pois descreve uma sociedade bem singular, creio que só faltou um desenvolvimento melhor.
Sardinha 04/12/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos, juntamente com 1984. Li ambos pela primeira vez no ensino médio.

Letty 24/06/2021

Gostei, é uma leitura boa, com muitas reflexões, mas confesso que coloquei muitas expetativas e não me agradou tanto. Esperava mais...
Qlucas 25/06/2021minha estante
Ainda tenho que lê esse. Eu tive o mesmo pensamento de fahrenheit 451...

Gilberto 18/06/2021

Admirável Mundo Novo é aquele tipo de livro atemporal. Que você imagina o autor vivendo em qualquer época da história da humanidade e se inspirando com a realidade que ele vivencia.

Ler as particularidades desse mundo e pensar que sim, o ser humano se tivesse a tecnologia faria tudo isso, é assustador. Mas o mais assustador é perceber que de certa forma, essa realidade tenta se firmar entre nós...
Leo Ratão 18/06/2021minha estante
E essa capa é maneira tambem!!