Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Bernardo.Mucelini 29/04/2021

Apenas mais um
Louco. É assim que me defino ao escrever essa crítica. Isso porque faço ela diante do Admirável Mundo Novo, um livro que não me agradou. Sim, o clássico renomado, acolhido pelos 4 pontos cardeais desse planeta terra, é uma decepção total. Aqui repousa minha loucura: a de desaprovar um tradicional exemplar da literatura distópica.

Porém, antes de avançar na opinião, é necessário esclarecer a história do livro. O autor Aldous Huxley publicou Admirável Mundo Novo no ano de 1932. A trama se passa na Inglaterra e detalha uma sociedade futurista tecnocrática em que os indivíduos não mais nascem do ventre de uma mulher, mas são concebidos por verdadeiras máquinas, programadas para tal. Desse modo, o universo criado por Aldous conflita reiteradamente com o que chamamos hoje de Bioética, uma vez que todo humano envolto por aquela sociedade é pré-condicionado biologicamente e psicologicamente a viverem em harmonia com as leis sociais, determinados pelo sistema de castas. Assim sendo, o objetivo maior é manter a ordem, mesmo que para isso todos passem por uma grande lavagem cerebral, eliminando qualquer senso de individualidade ou de consciência sobre a realidade.

O Estado Totalitário do livro surge na medida em que suprime as características particulares de cada cidadão por meio de uma felicidade teórica e, por isso, opressiva. Aboliu-se a religião, os conflitos, a família, a infelicidade, e deram lugar às manipulações genéticas e drogas dos mais variados tipos, tudo em nome de uma suposta estabilidade e progresso social.

Entretanto, por mais que eu reconheça a genialidade que é projetar um mundo desses ainda em 1932, a execução de toda essa engrenagem literária é simplesmente péssima. Entendo quem é fã da história, é sim um enredo ambicioso, todavia, o livro em si é chato e cansativo; mal escrito, com o enredo todo quebrado. Uma bagunça! A trama não é bem contada, não prende a atenção de modo que devoremos o livro em uma tacada só.

Infelizmente, a história é confusa e não cativa o leitor em nenhum momento. O ponto que cheguei com esse livro foi a de me arrastar na leitura, de tão chato que estava. Os debates filosóficos são forçados, e existem momentos que é bem difícil achar lógica para incluí-los em determinadas cenas. O autor falha em criar expectativas, tão importante para jornadas como esta. Os personagens não são nada carismáticos e nenhum deles é interessante. Por essa razão, não me envolvi com ninguém, tampouco com o enredo. Não sei se era a intenção do autor, mas alguns trechos são patéticos, com o surgimento de amizades aleatórias e romances escandalosamente artificiosos. Fora do seu tempo, Admirável Mundo Novo é apenas mais uma ficção científica, e o título de “clássico” não exime a obra de ser decepcionante em certos aspectos.

Muitos podem não concordar comigo, mas quis ser sincero com a experiência de leitura que tive. Nunca dê esse livro de presente para iniciantes em gêneros distópicos. É capaz do desinteresse gerado por ele afastar leitores de outras grandes obras, tais como 1984 e Fahrenheit 451.
Douglas 30/04/2021minha estante
Cara, você conseguiu exemplificar o que penso desse livro. Estou na metade do caminho mas não tenho um pingo de vontade de acabar

binhanca 13/06/2021

mulheres pneumáticas
mais um clássico que pessoas pedantes e pseudointelectuais adoram discutir a respeito, numa tentativa de exibirem suas compreensões não ortodoxas da história.
ou seja, gostei bastante.
bruna gama 13/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK exato

Yasmim 07/06/2021

Não gostei muito não :( Achei muito psicodélico, às vezes muito difícil de entender, fiquei me perguntando várias vezes "onde você quer chegar? o que que cê tá criticando?" e não sei bem a resposta até agora. Em alguns momentos me pareceu uma fake news de zap ("se tiver educação sexual nas escolas é isso que vai acontecer!!!!!!!" ou "essa geração é promíscua e drogada!!!!!!!"), e não ajudou o fato dos personagens terem nomes tipo Marx, Lenin(a), Bakunin e eles terem uma aula chamada Consciência de Classe (???). MAS apesar dos pesares no fim eu fiquei refletindo no porquê esse mundo, apesar de suprir todas as necessidades das pessoas, é um mundo em que a maioria de nós não gostaria de viver. Fiquei pensando muito nisso, vou pensar ainda mais e acho uma reflexão super válida.
spokey dokey 12/06/2021minha estante
Estou no começo e estou me perguntando e sentido as mesmas coisas

Albuquerque 03/01/2011

Felicidade?
Livro realmente excelente! A proposta do autor foi muito bem desenvolvida. Mostra um mundo onde o condicionamento mental e biológico e a divisão dos seres humanos em castas garante a estabilidade social. Chega a ser perturbador pensar no modelo de vida em que todos são "felizes", uma vez que são predestinados a uma função ainda na fase fetal e durante toda a infância e adolescência.

Com certeza influenciou várias outras obras e a que me veio mais a cabeça foi o filme "Matrix". Não é uma mera obra de ficção científica como pensei a primeira vista. É, principalmente, um tratado filosófico que nos faz pensar: o que é a felicidade? Que preço estaríamos dispostos a pagar por um mundo sem conflitos?

Com certeza um livro que vale demais a pena ler. O único porém do livro vai para as últimas páginas, onde achei que o final poderia ter sido um pouco melhor na explicação do fim das personagens.
Lu 23/02/2011minha estante
Vc comentou comigo em casa, só que esses livros deixam minha cabeça um tanto quanto pertubada...rs. Imagina se fosse por aí...que loucura!!!

JoãoV.Castro 18/06/2021

Sempre esperei muito de Admirável Mundo Novo, era um dos livros que mais tinha vontade de ler desde os 15 anos. É um ótimo livro, sim, mas frustrou minhss expectativas. Não o vejo, hoje, no pedestal em que é colocado. Das distopias que já li, certamente é a que menos me cativou, talvez justamente pelas enormes expectativas que sempre criei sobre a obra, ou talvez por já ter lido "Nós", obra na qual Huxley se inspirou e que em alguns momentos seu Admirável Mundo Novo parece quase uma cópia.

Apesar disso, a genialidade de Huxley é inegável. O que creio que tenha faltado é concisão, um melhor aproveitamento do espaço de escrita. Não é uma obra cativante, é exaistiva em alguns momentos - e sem nenhum motivo qualitativo para ser assim! Entre a página 80 e 202 tive que fazer um esforço enorme para não abandonar a leitura. Da 202 em diante, a coisa anda, a história embala e o livro reconquista.

É a partir daí que se vê de forma mais direta as marcas do autoritarismo, da subjugação da ciência, da usurpação da arte, da subserviência da tecnologia, do fetichismo mercadológico, do imperialismo, da sociedade do espetáculo, da indústria cultural e tudo mais que dá liga e fama à distopia de Huxley.

Que fique claro que a obra frustrou a mim, muito em função das minhas expectativas de ler o livro do século! Mas em momento algum deixo de recomendar Admirável Mundo Novo. É uma obra essencial para nos fazer refletir sobre a sociedade para a qual podemos estar caminhando, sobretudo neste momento absolutamente distópico que vivemos!

Meu único aviso é: estarão lendo um livro, um ótimo livro; mas não o livro.
Rodrigo Thadeu 18/06/2021minha estante
Livro top demais!!

Maria 22/04/2021

Quais são as nossas "somas"?
1932 / 306 páginas / 4⭐

A distopia, do inglês Aldous Huxley, é uma crítica ao autoritarismo e à manipulação midiática e estatal que conserva sua relevância mesmo em 2021.

O clássico da ficção científica retrata uma realidade paralela, cujo lema é “comunidade, identidade e estabilidade", onde a Terra é dividida em dez regiões e a população de seres humanos é formada por castas com hierarquias e funções distintas.

A obra traz dilemas bioéticos e existenciais, fomentados pela engenharia genética que determina que as pessoas, com seus genes modificados em laboratórios, terão seus sentimentos anulados e servirão ao Estado resignadas em suas funções, pois são condicionadas a “amar” aquilo que são obrigadas a fazer.

Desse modo, o leitor é envolvido em um impasse entre uma vida sem tristeza, porém sem liberdade.

Além disso, os humanos são condicionados por técnicas de repetição e a obra traz ainda uma droga, conhecida como soma, cuja função é apaziguar sentimentos ocasionados por situações adversas as quais os humanos são expostos ao longo da narrativa.

Ou seja, a soma leva o indivíduo a um estado de letargia frente a tudo que acontece ao seu redor, inclusive à falta de liberdade que os assola.

O que traz mais uma reflexão a respeito de quais possíveis elementos cumprem esse papel atualmente. Quais seriam as nossas “somas”?

Finalmente, destaca-se a ousadia de um personagem, Bernard, que na busca por tentar sentir algo com intensidade, acaba por desafiar a lógica imposta e descobre uma outra realidade.

Nesse sentido, Bernard cumpre o papel de mensageiro da esperança para aqueles que não estão dispostos a aceitar sem questionar, para os subversivos e para os revolucionários.
Particularmente, confesso que me perdi algumas vezes durante a leitura e senti falta de um detalhamento mais preciso sobre os ambientes e os processos descritos no livro, mas não discordo da relevância da obra e do valor atribuído às questões levantadas por ela.

Por esse motivo, indico a leitura a todas e todos que desejem enveredar por esses dilemas e questionar-se sobre o status quo ao qual estamos submetidos.

E você, já leu Admirável Mundo Novo? O que achou?

site: @clube.vento
Rosane 22/04/2021minha estante
Li esse livro há muitos anos e até hoje, qdo vejo algumas características novas q vão aparecendo por aí, lembro-me dele.

cami s2 27/05/2024minha estante
Está no meu top 10 de livros favoritos.

Davyd 01/02/2021

Enfadonho
Talvez Huxley se demore demais nos introduzindo no mundo distópico que criou e na apresentação das personagens nas primeiras páginas do livro. A impressão que tive foi que ele "viajou" demais na ambientação e quase perdeu o rumo da história alongando demais a introdução. Não sou crítico literário, mas como leitor, a história de modo geral não me agradou. Talvez as últimas páginas salvem o livro mas está longe de competir com 1984 e merecer fazer parte da tríade distópica. Talvez se eu não tivesse tantas expectativas quanto a leitura deste livro eu poderia tê-lo apreciado mais. Não recomendo.
Karin 20/08/2021minha estante
Puxa...um dos meus livros favoritos. O início é chato. Mas o tema abordado é totalmente diferente dos demais de sua época.

Barbara 05/03/2021

A história é boa, mas...
O livro é incrívelmente arrastado e eu acabei levando o dobro o tempo para terminar a leitura. Huxley tem uma boa visão crítica da sociedade e trás uma realidade com elementos parecidos ao que vivemos, porém a forma que é apresenrada algumas críticas acabaram me incomodando. Também não consegui criar simpatia (ou seria empatia?) por nenhuma das personagens, o que atrasou ainda mais a leitura.
De qualquer forma, esse livro é, com toda a certeza do mundo, uma das leituras obrigatórias durante a vida, junto com outras distopias.
luisa_hrl 05/03/2021minha estante
senti o exatamente o mesmo

Noronha 14/02/2013

Incrivelmente Incrivel
Pensar no futuro ou tentar mudar o presente?

Eu li esse livro deve ter uns dois meses. Fiquei impressionado com a riqueza do conhecimento, das palavras e de como o tema futurista é bem elaborado por Huxley.

Bem o século XX, de acordo com alguns historiadores, é considerado o mais terrível século de toda nossa história. Guerras, sofrimento, catastrofes, fome, precocneito. Admiravel mundo novo é simplesmente um arquétipo de Londres que, nos 30, ele tentou prever, baseado nas direções cientifícas e sociais de sua época.

No livro vemos o ano de ''our Ford 632'', algo por volta de 2540 no calendario gregoriano. A maioria da população é unificada sob os principios do E.M (Estado Mundial); Que é uma sociedade global proveniente de recursos abundantes e seu ideal é elevar e alcançar um felicidade plena para todos.

Imagina uma sociedade dividida em castas? ops nós vivemos isso hoje em dia! Só que de uma forma menos explicita da mostrada no livro. Isso mesmo existe uma divisão discarada na sociedade, são os Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Épsolons(ou Ípsolons) cada uma destas castas possui suas caracteristicas e defeitos próprios. Um exemplo disso são os Alfas que tem ainda divisão em Alfa Dois Mais, ou Alfa Menos. Estes grupos possuem funções sociais importantes dentro da sociedade e ja recebem essas funções no inicio da vida, dentro de um Centro de Incubação e Condicionamento de Londres, um laboratório tipo os usados em inceminações artificiais.

Temos como protagonista Bernar Marx, um homen insatisfeito com o mundo onde vive, por que é fisicamente diferente dos integrantes da sua Casta. Onde vivem varias pessoas condicionadas a viver de uma unica maneira a vida toda ele se sente infeliz e dentro dos moldes do passado, onde vivem pessoas como indigenas chamadas de ''Selvagens'' por apenas ter os costumes antigos, Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda e o filho dela John. Ali Bernard se encontra e ve a grande chance de ter o respespeito social, mesmo vivendo no meio dos vulgos selvagens e vendo-os como uma sociedade civilizada.

Eram considerados slevagens apenas por terem um filho (que era considerado uma atitude impensada e obsceno na civilização comun), ter uma crença religiosa ( um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade comum).

O livro se desenvolve a partir dos contrapontos entre as hipotéticas visões da nova e ultra-estruturada civilizção criada pelo E.M e as impressões humanas e sensíveis dos ''Selvagens'', criando um grande fascinio aos leitores do livro. Aldous acaba deixando em nossas mentes algumas duvidas sobre o nosso futuro e o que esperar da nossa atual sociedade.

Um mundo onde uma droga te leva ao extase maximo, um lugar onde a divisão social é uma obra-prima e onde ter uma crença, esperança, poder viver e curtir as coisas boas da vida, emfim ser você é um ato desrespeitose e obsceno, seria essa a evolução do mundo? Ou ficaremos presos na ficção?
Pedro Yukari 14/02/2013minha estante
Acho que esse livro trata principalmente das "barreiras" que criamos para nos proteger dos outros. Como seria maravilhoso se nós vivêssemos num mundo onde a dor de perder alguém para algo inevitável como a morte ou não sentir as marcas que um coração partido deixa com apenas uma droga (Deus como isso é convidativo!)? Mas sem as "cicatrizes", como cresceríamos? Será que é realmente algo tão positivo ser para sempre infantil? Admirável mundo novo é um livro tão essencial quanto aprender a criticar o que nos é imposto como certo ou errado.

Nath 23/03/2021

Ótimas reflexões, pouca fluidez na leitura
Diante 1984, a revolução dos bichos, laranja mecânica e fahrenheit 451 ( todos clássicos distópicos) este livro foi a leitura mais densa que ja realizei.
Toda a história se mantém com 2 a 3 diálogos que ocorrem sincronizados sem nenhum tipo de sinalização ou descrição, o que te deixa confuso.
A ideia principal de como a sociedade é, foi "quebrada" e se encontra em momentos apenas no começo e no final do livro. Até chegar nessa "base" do que esperar, o leitor apenas presencia situações.
No entanto, é um livro com boas reflexões sobre como corriqueiramente naturalizamos a ausência de sentimentos, mas como ocorreria isso em sociedade caso toda a política e um governo ditatorial utilizasse isso para seu próprio desenvolvimento.
alittlejonas 25/03/2021minha estante
Simmm, tive a mesma experiência com essa leitura. Apesar de ser um bom livro para refletir achei que a história em si não foi uma história que prendeu, que se diferenciou ou que gerou alguma surpresa

João Bruno 15/03/2021

Vivemos nesse mundo novo, o sistema impõe o que devemos consumir, como devemos nos vestir, como devemos nos divertir. Famílias não são mais necessárias, apego, afeto, nada disso. E no fim de semana podemos ter nossa dose de felicidade com variados tipos de entorpecentes, não necessariamente químicos.
Pra que saber que a Terra é redonda, pra que reconhecer o que foi o holocausto, pra que acreditar na ciência, se o sucesso está em estudar, trabalhar e enriquecer?
Até mesmo nosso conhecimento, nossas informações adquiridas, os gostos musicais e culturais são os mesmos, não precisamos nos esforçar para encontra-los
Sartre disse que a dúvida é o preço da pureza, não concordo com esse pensamento, mas nesse contexto do mundo novo, sim.
É um enredo que gera muita reflexão, resenhei aqui apenas o básico, embora, achei uma história um pouco chata, sei lá, muita enrolação, mas o teor sem dúvida alguma é mais atual que nunca, e afinal é um clássico.
Tiago.Boaventura 17/03/2021minha estante
Provavelmente será a minha próxima distopia. Obrigado por compartilhar sua experiência.

giovana 10/04/2021

olha, o livro é interessante e legal, mas acho que nem o autor entendia o que ele escreveu porque ele viajou muito. apesar de não fazer muito sentido, é uma leitura boa e fluída. esperava algo diferente da história e o final me deixou um pouco chocada.
Isaac Eullen 18/04/2021minha estante
Pelo enredo eu também muitas reviravoltas e coisas do gênero, mas é uma viagem bem longa do começo ao fim, o final... meu gosto por ação esperava que o selvagem fosse explodir tudo e começar a vida do 0

Ana 08/03/2021

Admirável!!
Atemporal e fascinante, essa narrativa se enquadra em tudo o que estamos vivendo hoje, do que vivemos alguns anos atrás e reflete sim um futuro próximo! O que é a felicidade??? O que é ser livre??? São temas tão profundos e essa obra nos faz repensar nossos conceitos!
Caio.Cesar 09/03/2021minha estante
Apesar de discordar da sua opinião, fiquei intrigado. Para você, o que é a felicidade? O que é ser livre? Não seriam muitas metáforas para tratar, justamente como você diz, da realidade?

Victor Costa 16/01/2021

Sei nem oque dizer
Olha eu literalmente não sei oque dizer porque eu não sei oque eu entendi, e isso.
mauricio 16/01/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK garoto