Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Daniel Teles 25/08/2020

Impactado
Sinceramente,acabei de terminar está leitura, e estou impactado. O livro fala sobre tantos assuntos que eu me arrependi de não ter feito marcações nele. Então ele vai para leituras futuras com certeza.
É um livro que todos deveriam ler. Eu não poderia fazer uma resenha a altura deste livro mas gostei demais.
Laura - @lendoplurais 27/08/2020minha estante
Escrevi no meu todinho ??? fiz inúmeras marcações e anotações

Daniel Teles 29/08/2020minha estante
Kkk já até comprei marcadores pra não passar por isso dnovo.

Jorge Luiz da Silva 15/07/2023

Um romance de ficção científica com a assinatura do escritor Aldous Huxley publicado originalmente em 1932.
Ygor Araujo 10/08/2023minha estante
Esse livro é excelente e complexo.

Jorge Luiz da Silva 11/08/2023minha estante
Também gostei.

Gabi 31/03/2013

Apesar da reduzida visão, o autor soube escrever uma ficção científica bem atual. Lançado em 1932, o livro é uma denúncia ao progresso da humanidade.

O homem condicionado a uma existência sem sentimentos. O lema do Estado Mundial: Comunidade, Identidade, Estabilidade. A frieza da Sala de Fecundação, o destino social do condicionamento humano. Alfas (se vestem de roupas cinzentas), Betas, Gamas (se vestem de verde), Deltas (se vestem de cáqui) e Ípsilons (se vestem de preto). Rosas e choques elétricos para bebês. Deus substituído pelo abominável Ford (como isso fosse possível). Soma.

É possível experiências desse nível? Acredito que sim. O homem é capaz de atitudes irracionais. As guerras são prova disso, assim como a violência e a individualidade atual. A falta de amor pode tornar o homem o animal mais vil.
Raul 22/10/2012minha estante
Corrige aí. O livro foi lançado em 1932.

Gabi 22/10/2012minha estante
Valeu a dica!

Matheus.Silva 22/03/2021

Uma boa leitura a respeito de um futuro com semelhanças não muito longe dos dias atuais. Claro que a idéia de se criar inúmeros gêmeos não é realista, mas a crítica a respeita das classes sociais e seu crescimento deixa a se pensar.
Jaine 22/03/2021minha estante
Gosto muito

Jenni 03/05/2021

? A SOCIEDADE PERFEITA EXISTE??

Admirável mundo novo | Adolf Huxley
Editora: Biblioteca Azul
Nota: 3?

Oi oi pessoinhas, tudo bem?

Depois de muito tempo sumida, finalmente estou de volta e trouxe a resenha de um livro que li na LC que organizei com a Anna em março.

Confesso que pensei muito pra fazer essa resenha e nenhuma palavra consegue definir o sentimento que tive ao ler esse livro.

Em "Admirável Mundo Novo" somos apresentados a uma sociedade de Estado Totalitário que preza pelo bem maior.

Os seres humanos são feitos em laboratórios pois, algo tão normal para nós como o conceito de família, é considerado quase um crime nessa sociedade.

Me decepcionei bastante com esse livro, no começo o sentimento que tive era de confusão.

Esperei que o autor fosse me levar a algum lugar, que fosse me mostrar alguma revolução típica de distopias e o que recebi foi bem diferente.

Bernard nos trás expectativas em relação ao mundo em que está vivendo, mas o que tiramos disso é nada mais nada menos do que: O sucesso sempre sobe à cabeça.

Os capítulos são longos, o que não gosto. A narrativa é arrastada e muito detalhada.

O ponto positivo é que somos apresentados a muitas reflexões e é assustador que um livro escrito em 1932 tenha temas e falas tão atuais.

Como disse Ana Brison, participante da LC:
"Queria pensar fora da caixa, mas não queria largar a caixa"

? Você já se decepcionou com algum livro que estava ansioso(a) pra ler?
Naiara.Queiroz 05/05/2021minha estante
Um curioso olhar do autor para o futuro, não simplesmente quais avances tecnológicos a humanidade conquistaria, mas com um enfoque na administração de pessoas como seres desenvolvidos geneticamente hábeis para satisfazer a administração da nova era Fordiana.
Uma visão um tanto sombria (não muito longe do atual andar da carruagem ) de um futuro Distópico.

namaria 29/04/2021

Final me decepcionou
Personagens bem construídos em uma sociedade ?utópica?, gostei bastante mas confesso que esperava mais do final
Tiago.Boaventura 29/04/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler essa distopia também. Comecei nas distopias pelo 1984 e lá também tem um final que muitos não gostam mas que eu, depois de refletir acabei entendendo os motivos que levaram o autor a fechar a trama daquela forma. Recomendo muito a leitura de 1984 inclusive.

Nath 23/03/2021

Ótimas reflexões, pouca fluidez na leitura
Diante 1984, a revolução dos bichos, laranja mecânica e fahrenheit 451 ( todos clássicos distópicos) este livro foi a leitura mais densa que ja realizei.
Toda a história se mantém com 2 a 3 diálogos que ocorrem sincronizados sem nenhum tipo de sinalização ou descrição, o que te deixa confuso.
A ideia principal de como a sociedade é, foi "quebrada" e se encontra em momentos apenas no começo e no final do livro. Até chegar nessa "base" do que esperar, o leitor apenas presencia situações.
No entanto, é um livro com boas reflexões sobre como corriqueiramente naturalizamos a ausência de sentimentos, mas como ocorreria isso em sociedade caso toda a política e um governo ditatorial utilizasse isso para seu próprio desenvolvimento.
alittlejonas 25/03/2021minha estante
Simmm, tive a mesma experiência com essa leitura. Apesar de ser um bom livro para refletir achei que a história em si não foi uma história que prendeu, que se diferenciou ou que gerou alguma surpresa

Arthur 19/04/2021

Distopia ou realidade?
Tentarei ser bem sucinto nessa resenha. A que ponto a alienação pode chegar? Que ela funcione como forma de controle social, já sabemos. Mas romper a barreira da alienação deveria ser assim tão difícil?
Por vários momentos enquanto lia Admirável Mundo Novo eu lembrava de Theodor Adorno e de sua formulação sobre a "indústria cultural". Como educador sei bem de como um processo de alienação articulado por diversos sujeitos, sobretudo com uma fluidez tão grande de informações, causa impactos na formação, aliena e, de fato, promove controle. É notório também o espanto que causam aqueles que ousam contestar toda essa "indústria", em analogia clara ao mito da caverna de Platão. Que isso já transpôs o campo das distopias e assumiu um estado de realidade é um fato tão consolidado que já nem sei desde quando. Nessa representação o livro é muito fiel (ou seria premonitório? Nem sei...)
O que me causou muito incômodo, sobretudo até metade do livro mais ou menos, foi o sexismo e o racismo. Fiquei intrigado sem discernir se aquelas descrições entravam no campo das tantas críticas presentes no livro, ou se podiam ser posições do autor. Por isso, durante a leitura, fiz uma rápida pesquisa sobre Huxley e, como não encontrei nenhuma relação controversa do autor com essas categorias, conclui que se tratavam de mais elementos da sociedade sendo criticados.
Um destaque a parte para o prefácio dessa edição.
Kamyla.Maciel 19/04/2021minha estante
Concordo com tudo. O que me deixou mais perplexa foi pensar em como Huxley descrevia muitos aspectos da nossa sociedade hoje num livro escrito na década de 30. E não só em relação a alienação, mas na crítica a uma sociedade que necessita ser produtiva sabe, na superficialidade das relações... sei la, sinto que esse livro é daqueles que alguém sempre terá uma visão nova, uma crítica que não havíamos pensado...

João Bruno 15/03/2021

Vivemos nesse mundo novo, o sistema impõe o que devemos consumir, como devemos nos vestir, como devemos nos divertir. Famílias não são mais necessárias, apego, afeto, nada disso. E no fim de semana podemos ter nossa dose de felicidade com variados tipos de entorpecentes, não necessariamente químicos.
Pra que saber que a Terra é redonda, pra que reconhecer o que foi o holocausto, pra que acreditar na ciência, se o sucesso está em estudar, trabalhar e enriquecer?
Até mesmo nosso conhecimento, nossas informações adquiridas, os gostos musicais e culturais são os mesmos, não precisamos nos esforçar para encontra-los
Sartre disse que a dúvida é o preço da pureza, não concordo com esse pensamento, mas nesse contexto do mundo novo, sim.
É um enredo que gera muita reflexão, resenhei aqui apenas o básico, embora, achei uma história um pouco chata, sei lá, muita enrolação, mas o teor sem dúvida alguma é mais atual que nunca, e afinal é um clássico.
Tiago.Boaventura 17/03/2021minha estante
Provavelmente será a minha próxima distopia. Obrigado por compartilhar sua experiência.

Ana 08/03/2021

Admirável!!
Atemporal e fascinante, essa narrativa se enquadra em tudo o que estamos vivendo hoje, do que vivemos alguns anos atrás e reflete sim um futuro próximo! O que é a felicidade??? O que é ser livre??? São temas tão profundos e essa obra nos faz repensar nossos conceitos!
Caio.Cesar 09/03/2021minha estante
Apesar de discordar da sua opinião, fiquei intrigado. Para você, o que é a felicidade? O que é ser livre? Não seriam muitas metáforas para tratar, justamente como você diz, da realidade?

Nanda 04/04/2021

Admirável mundo novo
É um livro com uma leitura mais complexa. Algumas vezes me parecia fluida, outras arrastada e até mesmo de difícil compreensão. Mas sem dúvidas é uma obra de muito valor e críticas relevantes.
Gabi.Madeira 30/04/2022minha estante
Buddy poke ferramenta de alienação!!!

Gabis 07/04/2021minha estante
Resumiu!!

Bernardo.Mucelini 29/04/2021

Apenas mais um
Louco. É assim que me defino ao escrever essa crítica. Isso porque faço ela diante do Admirável Mundo Novo, um livro que não me agradou. Sim, o clássico renomado, acolhido pelos 4 pontos cardeais desse planeta terra, é uma decepção total. Aqui repousa minha loucura: a de desaprovar um tradicional exemplar da literatura distópica.

Porém, antes de avançar na opinião, é necessário esclarecer a história do livro. O autor Aldous Huxley publicou Admirável Mundo Novo no ano de 1932. A trama se passa na Inglaterra e detalha uma sociedade futurista tecnocrática em que os indivíduos não mais nascem do ventre de uma mulher, mas são concebidos por verdadeiras máquinas, programadas para tal. Desse modo, o universo criado por Aldous conflita reiteradamente com o que chamamos hoje de Bioética, uma vez que todo humano envolto por aquela sociedade é pré-condicionado biologicamente e psicologicamente a viverem em harmonia com as leis sociais, determinados pelo sistema de castas. Assim sendo, o objetivo maior é manter a ordem, mesmo que para isso todos passem por uma grande lavagem cerebral, eliminando qualquer senso de individualidade ou de consciência sobre a realidade.

O Estado Totalitário do livro surge na medida em que suprime as características particulares de cada cidadão por meio de uma felicidade teórica e, por isso, opressiva. Aboliu-se a religião, os conflitos, a família, a infelicidade, e deram lugar às manipulações genéticas e drogas dos mais variados tipos, tudo em nome de uma suposta estabilidade e progresso social.

Entretanto, por mais que eu reconheça a genialidade que é projetar um mundo desses ainda em 1932, a execução de toda essa engrenagem literária é simplesmente péssima. Entendo quem é fã da história, é sim um enredo ambicioso, todavia, o livro em si é chato e cansativo; mal escrito, com o enredo todo quebrado. Uma bagunça! A trama não é bem contada, não prende a atenção de modo que devoremos o livro em uma tacada só.

Infelizmente, a história é confusa e não cativa o leitor em nenhum momento. O ponto que cheguei com esse livro foi a de me arrastar na leitura, de tão chato que estava. Os debates filosóficos são forçados, e existem momentos que é bem difícil achar lógica para incluí-los em determinadas cenas. O autor falha em criar expectativas, tão importante para jornadas como esta. Os personagens não são nada carismáticos e nenhum deles é interessante. Por essa razão, não me envolvi com ninguém, tampouco com o enredo. Não sei se era a intenção do autor, mas alguns trechos são patéticos, com o surgimento de amizades aleatórias e romances escandalosamente artificiosos. Fora do seu tempo, Admirável Mundo Novo é apenas mais uma ficção científica, e o título de “clássico” não exime a obra de ser decepcionante em certos aspectos.

Muitos podem não concordar comigo, mas quis ser sincero com a experiência de leitura que tive. Nunca dê esse livro de presente para iniciantes em gêneros distópicos. É capaz do desinteresse gerado por ele afastar leitores de outras grandes obras, tais como 1984 e Fahrenheit 451.
Douglas 30/04/2021minha estante
Cara, você conseguiu exemplificar o que penso desse livro. Estou na metade do caminho mas não tenho um pingo de vontade de acabar

Albuquerque 03/01/2011

Felicidade?
Livro realmente excelente! A proposta do autor foi muito bem desenvolvida. Mostra um mundo onde o condicionamento mental e biológico e a divisão dos seres humanos em castas garante a estabilidade social. Chega a ser perturbador pensar no modelo de vida em que todos são "felizes", uma vez que são predestinados a uma função ainda na fase fetal e durante toda a infância e adolescência.

Com certeza influenciou várias outras obras e a que me veio mais a cabeça foi o filme "Matrix". Não é uma mera obra de ficção científica como pensei a primeira vista. É, principalmente, um tratado filosófico que nos faz pensar: o que é a felicidade? Que preço estaríamos dispostos a pagar por um mundo sem conflitos?

Com certeza um livro que vale demais a pena ler. O único porém do livro vai para as últimas páginas, onde achei que o final poderia ter sido um pouco melhor na explicação do fim das personagens.
Lu 23/02/2011minha estante
Vc comentou comigo em casa, só que esses livros deixam minha cabeça um tanto quanto pertubada...rs. Imagina se fosse por aí...que loucura!!!

Maria 22/04/2021

Quais são as nossas "somas"?
1932 / 306 páginas / 4⭐

A distopia, do inglês Aldous Huxley, é uma crítica ao autoritarismo e à manipulação midiática e estatal que conserva sua relevância mesmo em 2021.

O clássico da ficção científica retrata uma realidade paralela, cujo lema é “comunidade, identidade e estabilidade", onde a Terra é dividida em dez regiões e a população de seres humanos é formada por castas com hierarquias e funções distintas.

A obra traz dilemas bioéticos e existenciais, fomentados pela engenharia genética que determina que as pessoas, com seus genes modificados em laboratórios, terão seus sentimentos anulados e servirão ao Estado resignadas em suas funções, pois são condicionadas a “amar” aquilo que são obrigadas a fazer.

Desse modo, o leitor é envolvido em um impasse entre uma vida sem tristeza, porém sem liberdade.

Além disso, os humanos são condicionados por técnicas de repetição e a obra traz ainda uma droga, conhecida como soma, cuja função é apaziguar sentimentos ocasionados por situações adversas as quais os humanos são expostos ao longo da narrativa.

Ou seja, a soma leva o indivíduo a um estado de letargia frente a tudo que acontece ao seu redor, inclusive à falta de liberdade que os assola.

O que traz mais uma reflexão a respeito de quais possíveis elementos cumprem esse papel atualmente. Quais seriam as nossas “somas”?

Finalmente, destaca-se a ousadia de um personagem, Bernard, que na busca por tentar sentir algo com intensidade, acaba por desafiar a lógica imposta e descobre uma outra realidade.

Nesse sentido, Bernard cumpre o papel de mensageiro da esperança para aqueles que não estão dispostos a aceitar sem questionar, para os subversivos e para os revolucionários.
Particularmente, confesso que me perdi algumas vezes durante a leitura e senti falta de um detalhamento mais preciso sobre os ambientes e os processos descritos no livro, mas não discordo da relevância da obra e do valor atribuído às questões levantadas por ela.

Por esse motivo, indico a leitura a todas e todos que desejem enveredar por esses dilemas e questionar-se sobre o status quo ao qual estamos submetidos.

E você, já leu Admirável Mundo Novo? O que achou?

site: @clube.vento
Rosane 22/04/2021minha estante
Li esse livro há muitos anos e até hoje, qdo vejo algumas características novas q vão aparecendo por aí, lembro-me dele.