Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Tau 13/05/2020

Um livro maravilhoso! Com certeza, um dos melhores que já li.

Rodrigo.Romanus 05/07/2020

Interessante e reflexivo
Achei a leitura no início um tanto cansativa, arrastada. Da metade em diante o livro ganha ritmo, fica interessante, os três últimos capítulos são excelentes, prendem a atenção. Obra que leva a uma profunda reflexão sobre o mundo, a sociedade, os relacionamentos.

hércules 09/07/2023

Somos todos Selvagens!
O mundo distópico criado po Aldous Huxley foi um dos mais bem embasados que já li; provavelmente surgiu depois de uma longa noite solitária ou durante um acesso de tristeza. O mundo estável e ideal, construído com bases científicas muito bem explicadas, serve como fundo para uma história intrigante e, acima de tudo, esperançosa. Alfous nos leva, várias vezes, a nos questionarmos sobre os custos que teríamos que pagar para um mundo sem guerras, sem fome, sem tristeza.
Como em todo livro distópico sobre sociedades cujo organismo sofreu alterações de alguma forma, é difícil construir personagens. Porém, em Admirável Mundo Novo, essa linha de emoções suprimidas é bem fina, e desde o começo temos personagens com traços marcantes. A forma como o autor segue a sua narrativa é inusitada, nunca perdendo o teor emocional, apesar das circunstâncias. Uma narrativa única, inteligente, bem construída e com páginas muito bem aproveitadas. A ficção de Huxley é assustadoramente atual desde a sua publicação, e o mundo construído é perigosamente ideal.

Heley 06/07/2023

Não rolou!
Tava numa expectativa enorme quando iniciei a leitura e nas primeiras páginas percebi que seria uma livro difícil. Voltei várias vezes, achando que estava lendo rápido, e por isso não estava compreendendo. Lendo de forma lenta eu vi que continuava não entendendo o enredo. Não me chamou atenção, achei a história arrastada, uns pedaços pareciam estar descolado da história... Enfim! Compreendi a ideia principal de um "Mundo Novo", alguns personagens que questionaram esse forma de sociedade e tal. Mas não me agradou!

Leones Amorim 18/11/2020

Uma "distopia" muito bem construída, que faz refletir sobre diversos temas da sociedade, porém peca com os personagens que são extremamente sem sal e isso acabou influenciando negativamente na minha leitura

Diego Ramos 16/06/2021

Surpreendente!
Nesta distopia escrita por Aldous Huxley, publicada em 1932, conheceremos uma Londres, onde a população é gerada através de reprodução artificial e ali a sociedade é dívida por castas, onde os mais limitados são destinados ao trabalho braçal, enquanto que os mais privilegiados são posicionados em serviços de comando.

Tudo é estruturado para formar uma sociedade "perfeita", onde não existe tristeza, nem frustração e com isso todos vivem apenas para o puro prazer e se caso acontecer de alguém sentir alguma aflição, há uma solução bem simples para resolver o problema, basta usarem o SOMA, que nada mais é que um comprimido capaz de reduzir a ansiedade, o estresse e outros sentimentos negativos, deixando a pessoa em um estado de pleno relaxamento e alegria.

Apesar disso, Bernard Marx se sente insatisfeito nesse mundo onde vive, pois devido um erro que aconteceu durante seu processo de gestação, ele acabou por se tornar diferente dos demais integrantes de sua casta e por se sentir excluído dos demais, ele acaba por se rebelar contra o sistema.

Quando Bernard visita uma reserva no Novo México, ele conhece John, O Selvagem e sua mãe, Linda e decide levá-los até à civilização do "Admirável Mundo Novo". A chegada deles à esse novo mundo causa horror e fascínio nos habitantes e John, com sua incrível capacidade crítica, começa a ameaçar a ordem e a estabilidade desse ambiente em que acabara de chegar.

Foi muito interessante acompanhar toda a trajetória dos personagens na trama e achei fascinante, como algumas coisas que Huxley preveu em sua obra, escrita há tanto tempo, de fato, aconteceram nos dias atuais. Recomendo bastante a leitura!

Karol 02/02/2021

O mundo que o Huxley criou é muito interessante, a sociedade dominada pelo regime totalitarista pacifico (sem uso de violência). A soma como uma pílula de controle de emoções, divisões de classes ainda existentes (Épsilons, Alfas, Gamas e Beta), humanos criados e desenvolvidos sem pais, nascido com empregos e classe já estabelecidos, sem possibilidade de mudança. Não gostei da estória e personagens, o Bernard o protagonista no início, começou bem contestando todo o sistema, Huxley o transforma em um cusão. Lenina personagem feminina rasa, podre, só pensa em macho. John muito chato, ou seja, não tem um personagem que nos prenda, ou faça sentir empatia.
Carolina.Gomes 02/02/2021minha estante
Eu adoro esse livro. Preciso reler.

Karol 02/02/2021minha estante
Acho que li no momento errado kk futuramente pretendo reler

J. Macleam 03/02/2021minha estante
concordo mt!!

Karol 03/02/2021minha estante
Que bom que não é so eu kkkk

andrade 22/12/2021

as primeiras 50 páginas foram legais e instigantes, mas quando o foco saiu da explicação de mundo, ficou chato pra mim.

Alessandro.Aguilera 24/12/2021

Tinha tudo para ser um boa leitura, mas comigo não funcionou. Não gostei das personagens, muito mal desenvolvidas. A história tinha uma boa premissa, mas o desenvolvimento foi cansativo.

July 14/07/2020

Admirável mundo novo
"Nossa civilização escolheu as máquinas, a medicina e a felicidade" p. 280.

Um mundo onde as pessoas são programadas em laboratórios e condicionadas a fazer apenas o papel que lhe é definido por casta, já no seu nascimento. Não existe dor, sofrimento, infelicidade, doença ou velhice, graças ao soma, uma droga que inibe todos esses sentimentos e não deixa você indisposto após o efeito.

Um mundo maravilhoso não é mesmo?

Mas esse mundo também não tem arte, poesia, liberdade, livros e Deus. Será que é tão admirável assim?

Um mundo baseado no que uma pessoa acredita (Henry Ford) que é o melhor para todos, mas ninguém é capaz de mesurar o que as pessoas sentem e pensam em seu inconsciente.

Apesar de ser novo e admirável, esse mundo carrega muito do antigo.
- Uma sociedade escrava do consumismo e capitalismo;
- Conhecimento não é para todo mundo: "a ciência é perigosa, temos de mantê-la cuidadosamente acorrentada e amordaçada" p. 270;
- Não existem livros, arte ou Deus;
- Censura;
- Os padrões de beleza que são impostos hoje pela sociedade, também são no Admirável mundo novo. Eram repugnantes e causavam náuseas pessoas baixas, gordas, mestiças, velhas, com seios grandes e caídos, com roupas fora de moda ou do padrão.

Ordem social (estabilização), civilização, consumo e obediência = felicidade. É tudo que importa e se prega no Admirável Mundo Novo.
------
Quando um Selvagem (pessoa que não faz parte da civilização) é apresentado as ideias que são pregadas nesse novo mundo: p. 287.
- Jonh!
Do banheiro veio um ruído desagradável e característico.
- Comeu alguma coisa que não lhe fez bem? - perguntou Bernard.
O Selvagem fez um sinal afirmativo.
- Comi a civilização.
-----
PS: Ou você se acostuma a conviver dentro do sistema, mesmo contra as coisas que você acredita, ou o sistema te mata.

Pati 04/12/2022

????
Queria gritar um palavrão!!!!
?A felicidade real sempre parece bastante sórdida em comparação com as supercompensações do sofrimento. E, por certo, a estabilidade não é, nem de longe, tão espetacular como a instabilidade. E o fato de estar satisfeito nada tem da fascinação de uma boa luta contra a desgraça, nada do pitoresco de um combate contra a tentação, ou de uma derrota fatal sob os golpes da paixão ou da dúvida. A felicidade nunca é grandiosa.?
Vanessa 04/12/2022minha estante
Comecei, mas parei. Confesso que não me sentia e continuo a não sentir que tenho estômago pra ler esse livro.l, mas tenho total consciência de que é necessário à humanidade.

João 22/12/2020

Distopia Fantástica
Parte do trio distópico acompanhado pelas obras ?Fahrenheit 451? e ?1984?. ?Admirável Mundo? faz jus à fama. Livro essencial e necessário, uma grande metáfora filosófica e simplesmente imperdível para quem se interessa pelo comportamento social.
Não existe resenha capaz de expressar a necessidade de que leiam esse livro. Apenas deixo a recomendação. Leiam e estudem essa obra!!

Ribeiro 26/05/2021

É...
Esperava mais desse livro e apesar de ele ter algumas partes com reflexões muito interessantes, no geral não me agradou muito. A escrita do autor é detalhista de mais em certos momentos deixando a sensação de só estar preenchendo espaço em vez de agregar aos acontecimentos, as personagens são interessantes e por se tratar de uma distopia muito famosa, vale a pena dar uma conferida.

Andressa 04/07/2021

Realidade
Quando se termina de ler ele, você enxerga toda a semelhança com o que vivemos hoje. Nos faz pensar sobre tudo, sobre exposição, sobre o diferente. E sobre a necessidade de nos dedicarmos pra poder se encaixar em uma realidade socialmente aceitável..