Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Hugo 10/04/2024

Esse livro é bem distópico. Eu gostei mais do começo. Depois a narrativa desanda para um arremedo shakespeariano modorrento. Mas no final as coisas esquentão.

victoria 16/04/2023

Admirável mundo novo, foi um daqueles livros que me fez questionar muitas coisas, vi algumas resenhas para saber melhor o que falar, e só uma pergunta define melhor, "você prefere felicidade ou liberdade?"
5 estrelas, sem dúvidas. ?

Alan kleber 12/01/2021

O Admirável Mundo Novo chegou.
Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de 1984, de George Orwell. Ele mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras ?pai? e ?mãe? produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley. Ao lado de 1984, que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários. Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo".

jamine 31/07/2020

Maravilhoso!
Poucos livros me envolveram de maneira semelhante. Me senti tão absorta à narrativa, que ficava alheia ao mundo ao meu redor. O mundo é bem construído, os personagens surpreendem (não gostei particularmente de nenhum, mas suas atitudes e pensamentos são realistas). Faz-nos refletir sobre um dilema; o que importa mais: liberdade ou felicidade? É possível, verdadeiramente, ter ambas?
Um dos meus livros favoritos.

Diego Ramos 16/06/2021

Surpreendente!
Nesta distopia escrita por Aldous Huxley, publicada em 1932, conheceremos uma Londres, onde a população é gerada através de reprodução artificial e ali a sociedade é dívida por castas, onde os mais limitados são destinados ao trabalho braçal, enquanto que os mais privilegiados são posicionados em serviços de comando.

Tudo é estruturado para formar uma sociedade "perfeita", onde não existe tristeza, nem frustração e com isso todos vivem apenas para o puro prazer e se caso acontecer de alguém sentir alguma aflição, há uma solução bem simples para resolver o problema, basta usarem o SOMA, que nada mais é que um comprimido capaz de reduzir a ansiedade, o estresse e outros sentimentos negativos, deixando a pessoa em um estado de pleno relaxamento e alegria.

Apesar disso, Bernard Marx se sente insatisfeito nesse mundo onde vive, pois devido um erro que aconteceu durante seu processo de gestação, ele acabou por se tornar diferente dos demais integrantes de sua casta e por se sentir excluído dos demais, ele acaba por se rebelar contra o sistema.

Quando Bernard visita uma reserva no Novo México, ele conhece John, O Selvagem e sua mãe, Linda e decide levá-los até à civilização do "Admirável Mundo Novo". A chegada deles à esse novo mundo causa horror e fascínio nos habitantes e John, com sua incrível capacidade crítica, começa a ameaçar a ordem e a estabilidade desse ambiente em que acabara de chegar.

Foi muito interessante acompanhar toda a trajetória dos personagens na trama e achei fascinante, como algumas coisas que Huxley preveu em sua obra, escrita há tanto tempo, de fato, aconteceram nos dias atuais. Recomendo bastante a leitura!

Wynny0 10/11/2021

"Comunidade, identidade e estabilidade"
Admirável Mundo Novo é um livro de distopia/ficção científica que nos traz um modelo de sociedade totalitária. Nessa realidade, as pessoas são geradas e moldadas através de uma engenharia genética chamada Processo Bokanovsky, criação do governo para fecundar dezenas de indivíduos para a estabilidade social e através dessa ectogênese já há uma distinção da classe daquele indivíduo, se contribuirá socialmente através do seu trabalho braçal ou justamente com os grandes comandantes da civilização. E falando sobre a civilização, nada mais é do que um modelo social de manter a estabilidade social, através de controle genético, condicionamento, exclusão de artes, proibição de relacionamentos conjugais e indução à promiscuidade.

Além disso, o livro destaca a hipnopedia para condicionamento dos bebês, jovens e adultos, tudo que é aprendido durante o sono seria a mais 'pura verdade', inibindo o conceito pensante e reflexivo de uma sociedade.

Eu achei o livro de extrema importância, acreditava que seria uma leitura densa ou maçante justamente por se tratar de uma narrativa distópica e com grande influência no campo científico, mas, felizmente foi o contrário. Huxley me deixou intrigada ao escrever tão assiduamente as mazelas que uma sociedade totalitária pode acarretar, fazendo uma forte crítica social, psicológica, histórica e política.

Achei interessante as colocações de fuga da solidão, tristeza ou qualquer pensamento crítico que pode induzir uma revolta social, então, para que isso não ocorra, eles têm o "soma", uma substância para deixarem todos felizes (inclusive esta é uma das frases mais hipnopedicas na civilização). A repúdia aos livros, ao casamento e ao amor são outros pontos que me fizeram pensar quão perturbador poderia ser uma sociedade assim, embora para eles seja sinônimo de felicidade.

O Bernard foi um personagem que me chamou a atenção inicialmente, sua conduta contra o comportamento automático fez com que eu criasse um certo interesse nas atitudes que levariam um desconforto, mas, posteriormente, eu o achei bem supérfluo. A Lenina é uma mulher que é totalmente crente e levada a seguir tudo o que o Centro de Condicionamento lhe propõe. E o Selvagem é um personagem que realmente chama a atenção desde sua aparição no livro, suas vivências indígenas, sua cultura e comportamento não são modificados, o que espanta os bokanovsky e o torna uma objeto de estudo e observação. O diálogo do Selvagem com o Administrador foi bem intenso e crucial para o livro, confesso que me marcou bastante.

Gostei muito desse livro, e me deixou a conclusão sobre como nós, indiretamente (ou até diretamente), estamos sendo moldados a certos tipos de comportamentos e pensamentos, e precisamos urgentemente abrir os nossos olhos para nos revolucionarmos contra qualquer conduta do totalitarismo.

"Toda a ordem social ficaria desorganizada se os homens se pusessem a fazer as coisas por iniciativa própria." p. 282

Victoria1022 23/01/2021

Não quero o conforto. Quero a minha humanidade e a minha individualidade.
Em 2540, as guerras acabaram e ninguém sente medo, tristeza ou raiva. Isso porque todas pessoas são geneticamente modificadas para cumprir seus papéis sociais e condicionadas para manter "a grande engrenagem girando", com a ajuda de entretenimento barato, drogas e relacionamentos íntimos sem amor. O governo não precisa usar métodos violentos de controle, pois a sociedade ama a sua servidão. Viva ao consumismo, ao autoritarismo, à opressão e à desumanidade. As pessoas não tem amizades, famílias, sentimentos ou desejos próprios além de sexo.

Huxley critica o capitalismo, o consumismo e o fato de estarmos nos distanciando de nossas emoções. As similaridades entre a distopia que parecia tão distante em 1932 e a vida que levamos no século XXI são inúmeras.

Definitivamente recomendo a leitura para quem já tem um hábito de leitura e quer diversificar. Como primeira leitura pode ser pesado demais.

Letty 24/06/2021

Gostei, é uma leitura boa, com muitas reflexões, mas confesso que coloquei muitas expetativas e não me agradou tanto. Esperava mais...
Qlucas 25/06/2021minha estante
Ainda tenho que lê esse. Eu tive o mesmo pensamento de fahrenheit 451...

Gabriel 29/08/2020

"Oh, admirável mundo novo"
Sem sombra de dúvidas, Admirável Mundo Novo é uma leitura de partir o cérebro ao meio devido à complexidade e profundidade da obra.
Comecei o livro tendo muita dificuldade no entendimento do mundo tão distópico (será?) e tecnicamente científico criado por Aldous Huxley.
Em uma sociedade perfeita, as pessoas são geradas através da manipulação genética, e não através da reprodução sexuada (o que é indecente e proibido), e são desde as suas primeiras divisões celulares destinadas a serem e pertencerem à alguma casta social.
Os mais bem providos de inteligência, conforto e importância, os Alfas, são também os mais infelizes, já que são responsáveis por pensar, raciocinar e ter de lidar com as questões que gerem a sociedade, diferente dos membros das classes mais baixas que são utilizados como "burros de carga".
A história "engata" no capítulo em que um jovem Alfa (com aparência de Gama) viaja até uma reserva indígena onde as pessoas mantêm as antigas tradições de séculos atrás. Lá, o rapaz conhecerá um indígena que se sente deslocado dos outros moradores da reserva (não posso dizer o porquê, pois essa é uma das partes mais empolgantes do livro) e que acaba sendo levado para o mundo civilizado para servir como objeto de estudo.

Seríamos capazes de viver em um mundo totalmente diferente do que estamos habituados? Seria a "evolução tecnológica" um bem que alguém deveria compartilhar com o restante do mundo (mesmo que contra a vontade do mesmo)?
Huxley é muito inteligente na forma como critica as civilizações "avançadas", mostrando que um choque cultural pode gerar conflitos, uma vez que moral e ética são valores pessoais e que variam conforme as sociedades e indivíduos.
Os capítulos finais do livro me fizeram refletir muito sobre o sentimento e a realidade dos africanos que tiveram o seu continente invadido pelos europeus durante o período do neocolonialismo (séculos XIX e XX) e sobre os grupos indígenas que viviam nas América durante a colonização espanhola e portuguesa (e também em relação aos poucos que restaram). Os mesmos, na maioria das ocasiões, tiveram sua cultura, soberania e territorialidade contestada pelo "homem branco", onde o mesmo tentou (e ainda tenta) diversas vezes empurrar à força uma forma de vida e comportamento aos povos originários. Este último deixa muito evidente a importância do papel de preservação da soberania dos povos sobre a própria intelectualidade e sobre os seus domínios.
Suh 29/08/2020minha estante
Posso dizer que não é o tipo de história que me chamaria a atenção, mas as tuas resenhas são as melhores e está dando vontade sim de ler! ??

Gabriel 29/08/2020minha estante
Obrigado! Livro top!

Jess 29/08/2020minha estante
Olha , vou te dizer, todo mundo que leu este livro, deve colocá-lo como favorito, porque sério se não fizer isso, é porque não entendeu o mesmo. Livro perfeito, sem defeitos . Ótima sua resenha.

Gabriel 29/08/2020minha estante
Eu coloquei como favorito pois achei ótimo. A leitura é desafiadora, mas a recompensa do final do livro é gigantesca

Giulia Ficarelli 27/06/2020

Recomendo!
Um dos livros mais populares de ficção científica , que lendo entendi o porque.
Sem spoilers, mas é um soco no estômago para qualquer pessoa que enxerga nossa sociedade de uma maneira crítica e analítica.

Lela 13/07/2021

Envolvente
O livro tem uma escrita bastante complexa (para mim pelo menos) quase cheguei a desistir porém, tinha que ser dessa forma já que se faz necessário introduzir essa história de forma completa.

Explicando cada detalhe de como esse novo mundo funciona, como os bebês são projetados, como ser humano não tem mais uma família, como os relacionamentos são somente e só relações líquidas e voltadas para o prazer da carne, como não existe dor e sofrimento na perda de alguém, enfim são muitas coisas.

Fico muito feliz por ter insistido porque o livro logo começa a andar a história toma forma e você não consegue parar de ler.

Andressa 04/07/2021

Realidade
Quando se termina de ler ele, você enxerga toda a semelhança com o que vivemos hoje. Nos faz pensar sobre tudo, sobre exposição, sobre o diferente. E sobre a necessidade de nos dedicarmos pra poder se encaixar em uma realidade socialmente aceitável..

Rodrigo.Romanus 05/07/2020

Interessante e reflexivo
Achei a leitura no início um tanto cansativa, arrastada. Da metade em diante o livro ganha ritmo, fica interessante, os três últimos capítulos são excelentes, prendem a atenção. Obra que leva a uma profunda reflexão sobre o mundo, a sociedade, os relacionamentos.

Isis.Borges 07/07/2020

Cada um pertence a todos
Nessa distopia abrimos mão de tudo o que nos torna humanos em troca de uma vida plena de felicidade, beleza e satisfação. Para que esse "paraíso" seja possível a sociedade se reorganizou e vive de forma totalmente diferente.
Começando pela reprodução, que é realizada somente em laboratórios de fecundação, cada feto é manipulado de acordo com a pré destinação social (castas: Alfa, Beta, Gama, Delta e Y) e ao longo de seu crescimento condicionados a muitas horas de hipnopedia (lavagem cerebral durante o sono). Somos todos gêmeos, pq ser diferente é considerado ruim.
Não existe mais vínculos afetivos, para tonar a vida emocionalmente fácil. Cada um pertence a todos, por isso a promiscuidade é incentivada, na verdade é quase regra.

As pessoas agem de acordo com o que o governo espera, porque o que se deve fazer é tão agradável! fomos todos adestrados.
Todos tomam Soma, uma droga que trás satisfação imediata, além de cuidar de nossas rugas.
Mas sempre há aqueles que insistem em pensar por si próprios, mesmo sendo contra seus impulsos naturais programados pelo sistema. Esses são isolados em ilhas por serem considerados conspiradores contra a civilização, não servem para conviver no admirável mundo novo.

Que livro complexo e maravilhoso. Muito bem explicado, não deixa pontas soltas.