Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

minusculebee 19/01/2024

Leitura essencial para amantes góticos
Entrevista com vampiro é uma obra prima cult, sendo ele um fenômeno mundialmente conhecido. Amantes da literatura gótica com certeza precisam ter esse livro em sua estante.
Não achei uma leitura fácil, ela envolve muita densidade emocional e intelectual dos leitores. O personagem passa por diversos questionamentos sobre o seu ser, o que é e o que representa.
O livro é dividido em 4 partes, cada uma delas mostra o avanço da maturidade e estágio emocional de Louis de Pointe du Lac, o vampiro que está sendo entrevistado.
Confesso que algumas partes me deixaram confusa, pois como é, basicamente, a narração de Louis para o entrevistador, ocorreram momentos em que eu não sabia quem estava falando.
No mais, é uma obra que precisa ser lida por todos, pois ela faz você refletir sobre amor, pertencimento e entendimento humano.

Leonardo 18/01/2024

Crepúsculo é melhor
Livro foi mega carregado no início com excesso de floreios pra falar das coisas mais simples. Era legal e bonito uma parte ou outra, mas nada muito uau.

Anne coloca pedofilia na história por motivos de nada mesmo. Existe uma lógica por trás de um vampiro criança, seria a maior corrupção de um vampiro, mas não existe nenhum motivo pra romantizar a relação do Louis com sua filha/amante/vítima.

A única coisa boa nessa história é a reflexão dos seres imortais sobre a imortalidade, é um ponto existencial muito legal de se explorar. Louis é mega confuso sobre sua existência e a nega mil vezes, enquanto Lestat a aceita de primeira. Claudia por sua vez fica ali num meio termo, odiando a sua existência, mas aceitando-a/buscando respostas. Ver como suas visões existenciais se desenrolam com o passar do tempo é a única coisa que vale a pena nesse livro, por isso as duas estrelas.

Sei lá, se você não ligar para os gatilhos o livro fica bom pra servir de carvão pra churrasco.
Lysiane.Correa 19/01/2024minha estante
Ainda bem que a gente tem 2 ?

David Marinho 18/01/2024

O verdadeiro equilíbrio de sedução e morte no universo vampíro
Louis é o senhor de Point Du Lac, uma fazenda em Nova Orleans que abriga ele e sua família. O rapaz de ar melancólico vaga pelas noites em sua cidade conversando com as angústias provindas de um vazio existencial presente em todos nós, angústias essas que se acentuam ainda mais quando Lestat entra em sua vida.
Não demora muito para Louis descobrir que Lestat é um vampiro, assim como sua transformação também se dá de maneira repentina. Os debates que permeavam até então apenas questões “mortais” agora são encimados também pelas questões vampíricas, a moral de Louis posta em cheque por sua necessidade de sobreviver talvez seja a coisa que mais lhe atormente, enquanto isso, Lestat o puxa para uma diversão sádica, cruel e estranhamente excitante que é se alimentar de sangue humano, mais que isso, tirar a vida humana.
Os conflitos familiares, se é que podemos dizer isso, se salientam com a transformação de Claudia, uma garotinha de dez anos que sendo salva da morte eminente, torna-se uma espécie de filha de Louis e Lestat, após a chegada de Claudia, nada será como era antes.
Entrevista com um vampiro tem um ritmo que não agrada todos os tipos de leitores (em especial os mais modernos), entretanto, é uma das obras mais belas e delicadas que já li, Anne Rice nos entrega pura alma em seres desalmados e cruéis, aliás, como é bom ler sobre vampiros que só são cintilantes no quesito beleza.
A aventura gótica de Louis, Lestat e Claudia é marcada por uma série de acontecimentos fantásticos que me fizeram terminar o livro e simplesmente correr para o próximo como se eu mesmo fosse o entrevistador de Louis pensando “não pode terminar assim!”

Lysiane.Correa 18/01/2024

Estou triste por não ter gostado desse livro, mas minhas impressões são basicamente:

- as primeiras 150 páginas são incríveis, eu amei amei amei amei;

- quando a Claudia aparece a história desanda. Anne romantiza a pedofilia e ninguém vai me provar o contrário (é a minha interpretação);

- as partes 3 e 4 são prolixas e enfadonhas, nem parece o mesmo livro incrível das primeiras páginas.

É isso! Valeu muito a experiência, mas não sinto vontade alguma de ler outros livros da autora.

Catharina 17/01/2024

Realização de um sonho
Desde que me entendo por gente, sou louca pra ler esse livro. Nunca tinha rolado, e rolou agora. Em dois dias!!!
Eu gostei, é bem envolvente, ela escreve bem
Super recomendo!
Só um pequeno comentário que é: quem reclama do Edward (de crepúsculo claro) ser sofrido, não vai aguentar com o Louis não.

Séh 17/01/2024

Sobre conflitos filosóficos e existenciais (e vampiros)
Um excelente livro que gostei particularmente porque mostra outro viés dessa temática, traz conflitos filosóficos e existenciais da figura mitológica do vampito.

Há perfis diversos de personagens e discorre bem sobre as minúcias da angústia de tentar viver seguindo o que se acha moralmente correto em conjunto com uma imortalidade intríseca a subtração da vida se outrem e sobre razão e motivação de uma existência eterna sob as mais diversas circunstâncias.

Recomento a leitura resaltando que existem algumas posturas e relações entre personagens principais e coadjuvantes que me geraram certo desconforto.

Yara Andrade 16/01/2024

Ao dar a nota para esse livro, fiquei meio conflituosa no começo porque eu amei a história e os personagens mas a experiência de leitura, por vezes, foi bem difícil MASS mesmo com toda a narrativa cansativa em certos momentos, eu me sinto muito feliz e grata por agora conhecer essa história e posso dizer que adorei!
Toda a melancolia e complexidade dos personagens exigiram muito de mim mas acredito que cada momento valeu a pena.
É um livro muito sedutor, assim como alguns de seus personagens e traz uma abordagem tão interessante sobre vampiros que fiquei encantada.

vl2905 15/01/2024

Lestat avisa que terá tortura psicológica mais tarde
algumas frases estranhas mas no geral o livro incrível, a atmosfera criada e muito boa viajei muito lendo apesar de demorar bastante pra terminar

Conclusões finais Lestat is camp and cùnt

Jade 14/01/2024

Maravilhoso
Fiquei pirada a primeira vez que li. Apesar da escrita ser um pouco difícil para os que não têm o hábito de ler, é justamente a abundância de detalhes tão íntimos que torna o livro tão cativante. A sensualidade que isso aqui tem não tá escrito (na verdade, tá sim)

eloiza56 12/01/2024

O lestat inventou ser malewife, inventou ser gado pelo marido, inventou ser 🤬 #$%!& manso
louis inventou a s/n das fanfics, inventou a culpa católica
claudia inventou a criança encapetada, inventou o complexo de electra
armand inventou ser comedor de casados

E EU AMEI ELES DEMAIS, QUE LIVRO INCRÍVEL PQP

Æon 12/01/2024

2009 vs 2024

Essa resenha foi particularmente difícil de se materializar – tratando-se de um fruto de uma releitura do primeiro livro de uma saga que tem o meu coração desde o final da minha adolescência, relê-lo com a mente adulta trás às palavras da Anne Rice uma carga que é absorvida de maneira totalmente diferente.

Dividido em quatro partes, e, apesar da segunda parte ser curta e conseguir ser o trecho mais penoso de se acompanhar, o livro continuará 5 estrelas na minha opinião já que muitos dos problemas que tive com o ritmo do texto se deve mais à tradução da Clarice Lispector do que às palavras da Anne Rice. Aproveitando, fica a dica: se você tem domínio o suficiente da língua inglesa para aventurar-se no original, faça-o, a versão da escritora brasileira nascida na Ucrânia foi o revés mais aparente e persistente durante a minha experiência agora que posso fazer comparações.

Embora possua cerca de 300 páginas é um livro denso, sendo impossível lê-lo com rapidez e realmente conseguir aproveitar seu conteúdo, porém, aos novos leitores, não deixe isso desmotiva-los, garanto que vale a pena. Entrevista Com O Vampiro não é apenas uma das grandes obras sobre vampiros para fãs do gênero, como também é um livro que reflete sobre a própria natureza de ser humano, mantendo-se fresco mesmo aproximando-se de seu aniversário de 50 anos.

Sobre as adaptações, serei concisa: mudanças são inevitáveis e por mais fiel que seja a tradução para outra mídia, sempre vai ter algo que ficou diferente. O que pra mim torna uma adaptação eficiente é se os temas, o sentido, o coração e a natureza se mantêm. Levando isso em consideração, o filme de 94 estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt consegue adequar-se bem ao material e manter o espírito do livro apesar das alterações, requisito que lamentavelmente a série de 2022 da AMC foi incapaz de replicar pois, ao meu ver, as modificações realizadas foram mais estéticas do que uma evolução ou uma releitura sincera do material original – infelizmente a condução do showrunner (Rolin Jones) não faz jus às excelentes atuações de Sam Reid e Jacob Anderson, entretanto, ainda aconselho a consumir para tirar suas próprias opiniões.

15 anos após minha primeira leitura, revisitar esse clássico e relembrar-me porque sou tão apaixonada pelo Lestat e Armand foi uma delícia. Estou na torcida para que esse sentimento se mantenha nas próximas releituras da saga!

DomeniqueAlioth 11/01/2024

Uma leitura de altos e baixos
Sempre tive muita dificuldade para prosseguir na leitura desse livro, mas agora que finalizei acho que esse era o momento perfeito para.
Foram várias emoções nessa leitura, mas a maior parte dos sentimentos são boas. Estou voltando com alguns hábitos de leitura e sinto que esse livro e essa série poderá ser capaz de me trazer de volta esse hábito.

Estou ansiosa para ler os outros livros da série!!

Silas 08/01/2024

Demorei terminar
Demorei a terminar de ler, não me prendeu muito a atenção, mas é sim legal, tem uns momenros legais, mas na maioria eu não tava tão curioso, acho que nem vou ler os outros livros da história.

Klx_ 08/01/2024

Começo bom, meio arrastado, e final okay
Sinceramente achei um livro okay, teria dado uma nota 7,5 solida, se literalmente nao tivesse falas *pedófilas* em relação ao louis com a claudia, frases como ?ela era sensual? ou ?seus olhos eram olhos de mulher? entre outras *diversas* situações e falas que me incomodaram, alem da escrita fetichista da autora com mulheres e crianças (porque sim, teve outra cena com outros dois menininhos pequenos em que o lestat acariciou o corpo deles de forma MUITO desconfortável, quase erotica antes de mata-los) que simplesmente me enojou, e me fez pensar se eu nao deveria abandonar o livro, por isso, dou uma no 4, o livro termina com um engato pra outro livro, mas sinceramente, nao sinto vontade de ler nada mais da anne rice, e triste que um bom livro foi arruinado para mim por tudo isso que citei acima (alem da dinamica de relacionamento extremamente suspeita entre o louis e a claudia, que em varios momentos deixava coisas bem subtendidas