Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Naylla 07/01/2024

É Ium livro bom sobre esse universo de vampiros, o motivo das 4 estrelas é pq acho que demorei pra pegar o ritmo e de leitura e de compreensão dos personagens, mas dps de 60% +/- eu peguei a essência do Louis e tudo ficou melhor.

Maharet Sys 06/01/2024

Todo meu amor para essa obra.
Era pra eu ter feito essa resenha quando terminei o livro, mas diante da guerra na Palestina, Sudão e outros países, eu achei no mínimo injusto tratar sobre qualquer outra coisa quando eu deveria dar prioridade e voz para essa causa...
Mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de deixar registrado a leitura.

Definitivamente Entrevista com o Vampiro é um dos livros que mais amo, e a Anne Rice é minha escritora predileta.
É a segunda vez que tenho contato com a obra. A primeira foi a cerca de 10/12 anos atrás, quando eu tinha cerca de onze a treze anos. Confesso que não lembrava muito da história e deixei passar batido muitas questões, então essa releitura foi deliciosa.

Eu amo a forma que a Anne trata os vampiros dela.
Eles são protagonistas de suas próprias histórias, são sentimentais, são vivos de alma; sentem dor, medo, angústia, ansiedade, felicidade, prazer... Eles são dotados de uma profundidade que desde a primeira vez que experenciei foi arrebatadora.

Eu demorei cerca de dois/três meses pra ler, mas não li em dias seguidos. As vezes parava por duas semanas e retomava...
Fui burra. Devia ter baixado no Kindle pra ler fora de casa, mas vida que segue.
Eu terminei, e estou feliz.

Leitura super recomendada.
Dou 5 estrelas porque não posso dar 1000.

Eliane406 01/01/2024

Sedução e traição
?Anne Rice é a verdadeira rainha dos condenados, deu vida a vários personagens profundos destinados a mostrar uma nova perspectiva das histórias vampirescas, uma interioridade rica em questionamentos filosóficos e com uma distinta apreciação artística e estética.

?Em uma noite comum para um ser humano, Daniel tem um encontro inusitado com o sobrenatural e o vampiro Louis narra todo seu nascimento e vida, assim como diz a filosofia "a existência precede a essência", e quando Louis renasceu após um luto traumático se viu condenado a vagar eternamente vendo tudo mudar e ele permanecer, escondido nas sombras, caminhante da noite silente, sentindo aguçadamente a vida que palpita nos caminhantes do dia. Só lhe resta questionar os motivos de ser, enxergando a essência humana e não os traços convencionais usados para estabelecer as relações entre seres humanos normais. A narrativa nos mostra a importância da manifestação contra o preconceito, porque o que vale é a alma, o corpo é apenas um invólucro que nos permite viver em ambientes diferentes.

?"Pois não conseguiria me convencer do contrário do que eu próprio sabia ser verdadeiro: que eu estava condenado em minha própria mente e alma."(pág.312)

Raquel 31/12/2023

Entrevista com o vampiro, de Anne Rice
Releitura no meu projeto de 2023: “Relendo as Crônicas Vampirescas de Anne Rice”.

Dividido em quatro partes, o livro começa Louis de Pointe du Lac conversando com um jovem jornalista que conheceu em um bar. O misterioso e belo homem alega ser um vampiro e o jornalista acredita que pode conseguir uma boa história. Assim ele coloca fitas num gravador e espera que o homem que se diz vampiro comece a falar. Louis é refinado, educado e bastante detalhista ao contar sua história e lembrar sobre a sua juventude em Nova Orleans, desde o momento em que foi transformado, passando por toda a sua desgraça e descrença com a humanidade, até o momento em que se cansou tanto que quer revelar seu segredo para alguém, quer conversar, quer expor o que é, como chegou até ali.
Louis é melancólico, triste, ser vampiro para ele é um fardo maior que para os outros vampiros que conhece. Ele ama a cultura, arte, seus livros, o teatro. De alguma forma, ele acaba se ligando ao mundo que deixou para trás, procurando coisas ao que se apegar. Evita, ao máximo, se alimentar de humanos, e prefere se alimentar dos animais. Louis não é, de forma alguma, o vampiro assassino e sanguinário que costumava fazer parte das histórias de vampiro.
Louis passa uma boa parte do livro falando ao jornalista das atitudes impensadas e terríveis de Lestat, o vampiro que o transformou. Lestat, ao contrário do Louis, está muito mais próximo ao vampiro sem coração de que estamos acostumados. Ele realmente não se importa com matar humanos, as vezes até torturando suas presas ao máximo antes de se alimentar delas. Ele, inclusive, não se importa quem são suas vítimas, se vão suspeitar de algo, se algo vai dar errado. Segundo Louis, tudo que Lestat quer, quando o encontra, é poder manter uma vida que lhe garanta certas facilidades: Louis é dono de terras, tem dinheiro, e Lestat precisa de um local para manter seu pai a salvo, um senhor já cego e com a idade avançada. Louis e Lestat tem uma relação de amor e ódio ao longo da historia.
A propósito sobre os de sua espécie, Louis não conhece ninguém a não ser Lestat, que não parece saber muito ou, pelo menos, esconde as informações. Assim, Louis vai seguindo ao longo de todo o livro caminhos tortuosos em busca de entender o vampirismo, movido por sentimentos de humanidade, bondade e compaixão que chegam a ser depressivos.

Por fim, o livro traz a curiosa figura de Cláudia, uma garotinha vampira que vai encarnar a dualidade de sentimentos. Maldade e bondade, Lestat e Louis. É a partir dessa personagem que a história vai ganhar seus contornos de aventura por outros países e uma busca desenfreada por grupos de vampiros que possam esclarecer as dúvidas que pairam sobre Louis. É o encontro com outros vampiros que vai desencadear os momentos mais sanguinolentos do livro, modificando em parte um pouco da essência de Louis que, ali, vai viver e provocar uma intensa tragédia.
Entrevista com o Vampiro pode ser vista como uma enorme reflexão de Louis sobre sua própria vida, sobre tudo que fez e tudo que passou, com seus comentários, percebendo que não adiantou tudo que passou, ainda é demasiadamente humano, e sente como os humanos, tanto a perda quanto a morte.

Essa foi minha terceira leitura do livro e continua entre meus favoritos. Com certeza lerei novamente no futuro

Thiago 30/12/2023

O maior clássico moderno de criaturas imortais
Se Bram Stoker é o "pai dos vampiros" com seu Drácula, Anne Rice com certeza é a "mãe" com suas Crônicas Vampirescas, e tudo começa aqui em Entrevista com o Vampiro! A narrativa intensa e profunda desperta sentimento e percepções diferentes de acordo com a maturidade de cada leitor.
Quando jovens ficamos fascinados com as descrições e a beleza vampírica, seduzidos pela imortalidade e experiências dessas criaturas descritas de maneira tão bela. Mas com o passar do tempo somos envolvidos pelas suas dúvidas, desejos e culpas humanas, mesmo que maximizadas pela maldição da eternidade. Os dramas e conflitos que colocam em cheque temas como vida e morte, violência e perdão, e como tudo isso se justifica, ou não, dentro da perspectiva de um julgamento cristão.
Uma obra atemporal e magistralmente traduzida por Clarice Lispector que eu tenho o prazer de reler de tempos em tempos. Fascinante sempre.

Mina 28/12/2023

Acho que o fato de eu gostar muito do filme e da série me fizeram acreditar que eu gostaria do livro, mas eu demorei quase 1 ano pra terminar por que continuava ficando entediada. a história é boa, criativa e dá início ao que vai icônico na literatura de vampiros. mas a escrita me cansou um pouco, com certeza não é o que estou acostumada.

aprilseas 27/12/2023

EU AMEI ESSE LIVRO.

Demorei muito pra ler, não costumo demorar meses pra acabar um livro. Mas enfim, aconteceu porque fiquei realmente muito tempo sem pegar em nada pra ler, e a escolha de voltar pra leitura com esse livro foi a melhor que eu pude fazer. É maravilhoso, de uma escrita impecável, de uma história envolvente e de personagens complexos. Traz uma bela reflexão sobre a vida, a morte e a paixão, palavras bonitas e verdades duras de se aceitar. O final é perfeito, não o vejo sendo diferente.
Enfim, um livro que valeu super a pena me esforçar pra terminar.

Fernanda1156 26/12/2023

Certificando com esta releitura que realmente AMO
Já li tem muito tempo e como ganhei os livros que continuam a história resolvi comprar este para reler e certamente não me arrependi. Estou reafirmando com esta releitura que realmente os vampiros criados por Anne Rice, estes são de longe os melhores sem sombra de dúvidas.
Esta é uma daquelas histórias que prendem do início ao final é incrível como criador e criatura são tão diferentes e como que em anos vivendo neste "submundo" o meu querido Louis não havia perdido a sua humanidade, mesmo quando teria que proteger o seu pequeno demônio Claudia que roubou seu coração. E Lestat, a Lestat é encantador mesma sendo estremamente perverso em toda a história, mas ainda sim me comovi com o que ocorreu com ele, enfim agora é continuar a leitura nos próximos livros e desvendar ainda mais estas personalidades únicas e extremamente antigas.

@viajeira.literaria

Purishira 23/12/2023

A melhor abordagem de vampiros que já li, o livro é ótimo!

Louis narra com riqueza de detalhes sua experiência após a ser transformado em vampiro.

Thaís Brito 22/12/2023

Não rolou pra mim
Eu tentei acompanhar na leitura coletiva do Skoob. Geralmente, ler com outras pessoas me leva a descobrir obras que eu não escolheria sozinha. Eu acompanho por causa da experiência em grupo, me empolgo pra comentar, pra trocar impressões. Mas infelizmente, esse não deu certo pra mim. Eu definitivamente não me dou com literatura fantástica, não curto nem vejo muita graça nesse universo de vampiros e me arrastei demaaais até me forçar a terminar. Não deu pra seguir o cronograma e discutir a tempo com o grupo porque foi uma leitura que não me prendia mesmo. Acabei terminando mais por obrigação. Ou pela esperança de que, em algum ponto, a leitura iria me empolgar. Mas não deu mesmo. E tá tudo bem, sei que muita gente adorou e curte demais. Assim como amo algumas coisas que outras pessoas não iriam curtir. Ainda quero fazer outras leituras coletivas e espero ter mais sorte nas próximas!

Daniela 22/12/2023

Resenha de Entrevista com o Vampiro
Tive um primeiro contato com essa história pelo filme, não tinha ideia de que era baseado em um livro. Pelo que me lembro o filme é muito bom e agora vejo que é graças ao material de origem.

Entrevista com o Vampiro é uma narrativa muito rica, que tem como protagonista um vampiro diferente de outros da sua raça. Louis depois de transformado, se apega muito a sua essência humana, ele sente com muita intensidade, paixões, curiosidade pela vida, empatia... o que não condiz com sua nova vida (ou morte) como vampiro.

Louis é profundamente afetado com ser vampiro e precisa lidar com suas questões éticas e morais, trás questões filosóficas e até religiosas.

Gostei muito da experiência de ter lido esse livro, principalmente pois desenvolve muito os personagens. Ficamos páginas e páginas aprendendo sobre Louis, Lestat e Claudia. São personagens vivos, completos. Eu apreciei muito esse aspecto da história.

O fator de suspense também achei muito bom, pois junto com o protagonista, não sabemos as regras que regem aquele mundo com criaturas sobrenaturais.

A autora não tem medo de fazer reviravoltas na narrativa, gostei dessa assertividade que não vemos muito em literatura moderna fantástica.

Não gostei tanto do formato de Entrevista pois não tinha capítulos e a leitura ficou massante depois de um tempo :(

Recomendo a leitura para quem gosta de clássicos ?

Kezia 18/12/2023

Achei o livro interessante, no começo não me atraiu muito, a leitura era muito lenta mas quando chegou na metade do livro eu finalmente comecei a gostar dele e há compreender os personagens.

Millss 17/12/2023

Morte e Vida
Eu amei como a história traz questionamentos muito válidos sobre a vida e morte pela perspectiva de um vampiro imortal.
Foi muito bom poder acompanhar toda a trajetória de Louis, histórias vampirescas me atraem demais e todos os detalhes presentes na narrativa serviram pra enriquecer ainda mais a imaginação do leitor.
Senti algumas partes um pouco confusas, mas nada que atrapalhasse o entendimento geral da leitura, serviu pra deixar alguns questionamentos e com certeza tentarei seguir o restante da série para acompanhar as histórias de mais vampiros.