Nana #01

Nana #01 Ai Yazawa

Resenhas - Nana #01

Luuh.Markes 05/04/2024

Hey Nana, do you remember the first time we met??
Ler "Nana" mexe muito com a gente, de um jeito bem pessoal mesmo. O mangá tem um monte de histórias que se cruzam e personagens que parecem reais, cheios de emoção, problemas complicados e coisas sérias que muita gente passa na vida de verdade. Os personagens são tão bem feitos, com seus problemas, erros, sonhos e medos, que a gente consegue se ver neles facilmente.

As duas Nanas são bem diferentes, mas as duas sentem uma solidão por dentro e estão procurando algo ou alguém para preencher esse espaço vazio. A amizade delas é extremamente significativa para a história, mostrando não só o lado bom de ter amigos e amar, mas também o quanto pode ser difícil depender emocionalmente de outra pessoa. A Nana Komatsu, que se apega fácil e depende dos outros para se sentir bem, e a Nana Osaki, que por fora parece toda firme e independente, mas por dentro quer conexão e ser entendida, mostram dois lados da solidão. Elas vivem juntas essa coisa de se sentir menos sozinha, mas ainda assim têm que lidar com seus próprios problemas internos.

"Nana" fala sobre temas atuais e importantes, como abuso (tanto emocional quanto físico), gravidez indesejada, abandono e o quanto relações humanas podem ser complicadas. A autora, Yazawa, não passa pano para essas temáticas; na verdade, ela mostra eles de um jeito bem direto, que pode ser desconfortável, mas também faz a gente pensar. O mangá tem uma olhar real para as consequências emocionais e sociais dessas situações, fazendo a gente refletir sobre elas. Esse jeito sincero de tratar esses assuntos faz com que a gente repense nossas próprias ideias e desenvolva empatia por quem passa por essas situações.

Ler "Nana" pode mesmo mudar como a gente vê o mundo. A história funciona como um espelho, mostrando não só o quanto relações humanas podem ser complicadas, mas também os vários caminhos que a vida pode levar. Pelas histórias de suas personagens, "Nana" ensina sobre a importância de ser resiliente, ter compaixão e conseguir seguir em frente, mesmo quando as coisas estão difíceis. O mangá faz a gente dar valor às conexões humanas e entender que, mesmo que a solidão faça parte da vida, ter alguém que entende e apoia faz toda a diferença.

No fim das contas, "Nana" é muito mais do que só uma história sobre duas jovens enfrentando os altos e baixos da vida adulta; é uma viagem emocional que faz a gente questionar o que significa amar, perder e encontrar quem a gente é num mundo cheio de incertezas. A leitura traz uma lição valiosa sobre as complicações da vida e os laços que nos unem, desafiando-nos a enfrentar nossas próprias inseguranças e achar beleza na imperfeição humana.

OBS: essa resenha é válida para todos os volumes do mangá, pois é a junção deles que constrói toda essa visão final sobre Nana

whoishellen? 04/04/2024

????
é surreal como mesmo após anos desde o primeiro contato com o mangá e o anime, nana ainda continua tendo um significado gigantesco pra mim (apesar de eu não gostar tanto desse volume porque achava a hachi imatura e insuportável demais quando li pela primeira vez).

Mika86 03/04/2024

Já vejo futuramente o tanto de dor e sofrimento que eu terei daqui pros próximos volumes
...se bem que acho que tá longe ainda então
ENFIM, muito bom muito bom.

Laura3770 02/04/2024

É interessante, também é bem introdutório, como o próprio mangá diz "é como se fosse um prólogo", mas, sem dúvida vou continua lendo (o engraçado é que eu quis ler pq tinha colado uma figurinha da obra no meu celular sem nunca ter lido ou assistido o anime, aí me senti na obrigação de conhecer kkkk.)

Mah 30/03/2024

Comecei a ler o manga depois do anime ter partido meu coração de tantas maneiras que nem sei dizer rs
Talvez por não ter um final.. talvez pq ei queria dar uma nas nanas rs
Talvez.. pq é tão bom e não acreditava que eu assisti tudo de uma vez e não tinha mais nenhum anime que me faria sentir oq senti com esse..
Bom aí vim para o Manga sabendo que aqui a história avança mais que o anime mas tb não tem final.. oh céus.. gosto de sofrer rs
Amei o manga ! Pelo menos o 1 volume o anime foi super fiel !
Que obra ??

yasykky 30/03/2024

Nana, volume 1.
Leitura bem rapidinha, pra ler em um dia mesmo. No começo, achei bem chatinho. Mas depois eu fui entendendo a história, a diferença entre as duas Nana, os traumas, etc! Pretendo ler os outros volumes.

the.holy.rose 30/03/2024

Já li faz um tempinho então não lembro dos detalhes, mas vamos lá...
Fofo demais ué, oq eu posso dizer??? Gostei de como a história acontece de maneira descontraída e dos personagens serem de personalidades completamente diferentes umas das outras.
A história flui super bem e a arte é única!!!
É legal ter a msm idade dos personagens e se identificar com essa fase de descobrir como vamos começar a nossa vida adulta. Me apeguei aos personagens como se fossem meus amigos.
Já no primeiro volume da pra ver q a Komatsu vai se apaixonar váriasss vezes e consecutivamente vai acabar sofrendo por ser muito infantil, já por outro lado, a Oosaki vai correr atrás do seu sonho de ser uma cantora profissional independente doq aconteça.

Luíza 28/03/2024

Perfeito!!
O mangá me passou uma primeira impressão muito boa. As nanas são meninas de personalidades muito forte com histórias de vida muito interessantes! Ansiosa pelo volume dois!

Mezy 23/03/2024

Foi o primeiro volume então não sei muito o que dizer, mas gostei mais da Nana n° 2, a Nana n° 1 tem sérios problemas de relacionamento, de se apaixonar de cara e talvez problemas com falta de amor paterno.

clara1900 23/03/2024

Lindinho demais, a arte do mangá é incrível. Comecei a ver o anime e senti vontade de ler o mangá, agora so mais 20 volumes pra serem compradosKKKKKKKKKK

malu999 22/03/2024

Nana é o primeiro mangá que li na minha vida,porém eu devorei o mangá e li tudo em um dia, (o que é muito rápido pra mim que leio devagar) amei as ilustrações e gostei bastante!?

Kivialatuque 19/03/2024

AMO
Finalmente decidir ler o mangá, quando vi o anime na primeira vez me recusei a ler de raiva por não ter final, agora eu li tudo e puts...
Meu anime favorito em todos os tempos.

vAnicius0 17/03/2024

? ??
We didn't say good bye. But we knew it would be the end if we were apart. There was no reason to call or write letters. As it would have been meaningless, if we couldn't hold each other tight.

juh 11/03/2024

Gostei mucho, adoro as nanas e o quão diferentes elas são uma da outra e assim acabam se completando.

emiiosh 04/03/2024

É uma história gostosinha de ler e fácil de entender, tem muito potencial e acho q deve ficar ainda melhor quando elas se encontrarem, eu particularmente gostei mais da nana oosaki e queria q tivesse tido mais dela nesse 1, mas quero continuar sim