Criança 44

Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Nu e As 1001 Nuccias 23/08/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
A história impactante desse livro começa na década de 30, em uma aldeia bem ao norte da União Soviética. A fome e o frio imperam. Muitas das aldeias se tornaram lembranças na história do país, as pessoas morrendo de fome, trancadas em casa. E nesse contexto que conhecemos dois irmãos com cerca de 10 anos e 8 anos, respectivamente, tentando caçar um gato, o último vivo da região, para não morrerem de fome como o resto da aldeia. Uma caçada que termina mal, com o mais velho sendo capturado por um andarilho faminto.

"A voz de Pavel sumiu quando o homem apareceu em meio às árvores, levantando o galho. Só então, ao ver o rosto magro do homem e o olhar agressivo, Pavel percebeu que o homem não queria o gato. Queria ele."

Então, o livro dá um salto de 20 anos. Saímos da aldeia de Chevoy e vamos para Moscou, conhecer Liev, um importante e fiel agente da polícia soviética, que caça traidores da Revolução. A forma como conhecemos Liev é impactante. Convocado pelo seu superior, é obrigado a ir à casa de uma família de um de seus subordinados para calar o furor que envolve a morte do filho caçula.

"Não existe crimes no país, isso é coisa do capitalismo". Esse é o mantra do governo ditador.

Em seguida, Liev é obrigado a caçar um suposto traidor. E descobre que a política e a diretriz do governo não são tão infalíveis e corretas como ele acreditava piamente. Por se recusar a interrogar (sob tortura, é óbvio) o veterinário que capturou como traidor e espião, sua esposa passa a ser alvo da polícia soviética e seu superior obriga Liev a descobrir a traição e delatá-la.

"Era a segunda vez em dois dias que uma idosa o enfrentava, o desprezava abertamente. Aquelas mulheres tinham alguma coisa que as tornava intocáveis, a autoridade dele não era nada para elas."

A vida de Liev, sua esposa e seus pais muda da noite para o dia. Perdeu o posto, a dignidade, o amor da sua mulher, o conforto que podia dar aos pais, sua casa, sua credibilidade. Perdeu tudo. E foi enviado para o norte, para trabalhar subordinado à polícia de pequeno escalão.

E então, se depara com corpos largados de forma estranha na floresta. Barbantes nos tornozelos, boca cheia de terra. Crianças nuas, largadas, esquecidas. Começa então uma caçada a esse assassino serial que o governo soviético exige anunciar que não existe. E a verdade... nada dói tanto quanto a verdade.

"O superior deles pediu que corressem na neve sem abrigos, mas não se incomodou nem em examinar o corpo do filho morto do colega deles. A morte de um menino tinha sido considerada bobagem."

Eu ganhei esse livro em um sorteio no ano passado e fiquei curiosa com sua história, foi bem recomendado, mas não li logo por ter uma pilha de livros na frente. Como esse ano eu estou no sistema de sorteio, ele entrou na meta. E caramba, eu devia ter lido logo! Que impactante!

Dei uma pesquisada e descobri que o livro é baseado na história real do assassino em série russo Andrei Chikatilo, conhecido como o Estripador de Rostov, responsável por 52 assassinatos na União Soviética.

O contexto histórico foi descrito com tanta precisão que fiquei chocada. Só lendo os agradecimentos do autor para entender que a pesquisa dele foi muito bem feita, por isso a gente se sente tão mal com algumas descrições, como a forma de educar crianças, como eram os orfanatos públicos, como se tratava homossexualidade. Não conheço nenhuma ditadura que tenha feito coisas boas para a população mais pobre.

"Liev tinha ouvido falar em presos que ficaram semanas abandonados e médicos cuja única função era estudar a dor. Ele passou a acreditar que coisas assim não existiam por acaso. Existiam por alguma razão, por um bem maior. Existiam para aterrorizar. O terror era necessário. Protegia a Revolução."

Com o decorrer da leitura é que se entende porque dar uma volta tão imensa entre o caso apartado por Liev no começo do livro e os assassinatos que ele passa a investigar quando é rebaixado. A criança de seu subalterno foi assassinada, e era a número 44. E o final? Surpreendente e muito bem encaixado. Não houve ponto sem nó.

Cada detalhe do começo do livro é importante para se entender o fim. Cada ação, cada nome, cada sobrevivente. E é por isso que o livro ganhou o status de best-seller.

"Se ia morrer numa cidade que odiava, para onde foi transferida por ordem do Estado, a 1.700 quilômetros de sua família, então morreria arrancando os olhos daquele filho da puta."

Cabe informar que este é só o volume 1 de uma trilogia. O volume 2 também tem os personagens Liev Demidov e sua esposa, Raíssa Demidova. Apesar disso, são histórias independentes, então você até pode ler uma sem obrigatoriamente ler a anterior, mas, cá entre nós, vai perder um livraço!

Sim, pretendo procurar os demais livros do autor. Gostei do modo como ele escreve, é intrigante e envolvente. Quem curte thriller policial, vai se amarrar.

Ah, sim!!! O livro virou filme em 2015!

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/08/resenha-livro-crianca-44.html

LuCoury 22/05/2019

Comprei esse livro há muitos anos e nunca cheguei a finalizar a leitura. O começo do livro é um pouco enrolado, mas depois de um tempo a leitura te prende muito. A história se passa na Rússia Stalinista, uma época em que não eram necessárias muitas provas para se prender alguém e o medo corria solto. O protagonista é um militar de um alto cargo de confiança e se vê em conflito quando percebe que o governo não se importa com a verdade dos casos. Principalmente em um caso que indicava ser o de um serial killer. O final é muito interessante, mas o ponto alto do livro são os personagens! Começam muito fiéis às suas verdades e, ao longo do livro, vão mudando e se conhecendo. Também foi muito interessante aprender mais sobre esse país durante esse período.

Bianca 03/02/2019

Fascinante
Uma das tramas melhor elaboradas que já li. Tem como pano de fundo um contexto histórico - a Rússia de Stálin - e faz o leitor mergulhar na mentalidade predominante da sociedade da época, que mesmo em meio à repressão e ao terror praticados pelo governo contra a própria população acredita estar caminhando para um paraíso na Terra onde não haverá miséria ou sofrimento. O personagem central, um militar condecorado e de alta patente, depara-se com um possível assassino de crianças, e precisa escolher entre buscar a verdade e investigar os homicídios ou se manter na fantasia em que vive, aceitando justificativas pouco convincentes para as mortes e repetindo aquilo que o sistema diz: que a criminalidade é uma doença capitalista e não existe na união soviética.

Na época em que li esse livro eu tinha 16 anos e estava trabalhando em um emprego de verão que me deixava sempre exausta, de forma que eu costumava dormir em quase todo o tempo em que estava em casa. Esse livro me prendeu tanto que virei a noite pra saber o desfecho da trama, e fui trabalhar só semi-acordada no dia seguinte.

A narrativa não é simplista nem superficial e não trata de clichês. Ela fala sobre busca pela verdade, sobre honra, integridade, sobre as mentiras que contamos aos outros e a nós mesmos pra mantermos nossos confortos ou até mesmo nossa sanidade.

Recomendo muito!

Felipe 26/12/2018

Imã textual
Já faz algum tempo que li "criança 44" mas vi que estava sem resenha e decidi fazer. Me lembro que à época a leitura foi muito rápida, pois o texto é muito bem escrito, com aquele "imã" que te faz querer sempre ler mais e saber mais e ver a próxima página etc. Claro que há todo um "horror" por trás da história, mas um suspense muito bem feito. O final? Surpreendente! Chega a dar uma "raivinha" rs. Recomendadíssimo!

Lisandra.Maria 13/12/2018

Suspense histórico
Liev percorre a Rússia soviética de Stálin para desvendar misteriosos assassinatos de crianças menosprezados pelo sistema como crimes comuns. As motivações dele vão sendo desvendadas ao longo da trama que é super detalhista e traz percepções incríveis sobre as sensações dos personagens. Adorei!

Luiz Rossetto 30/06/2018

Livro espetacular. Um thriller policial com um fundo histórico interessante: a União Soviética sob a mão de ferro de Stalin, em que se tenta a todo custo incutir na mente das pessoas que a sociedade comunista é uma sociedade perfeita em que todos trabalham para o bom desenvolvimento do Estado, e que por isso, não pode haver crimes, já que eles são consequências das aberrações e distorções da sociedade ocidental burguesa.
Interessante notar que o autor descreve muito bem o como é um sistema sem relações humanas, já que tudo é baseado em denúncias, e qualquer coisa pode ser motivo de denúncia, e por isso, motivo de investigação e se é investigado, necessariamente é suspeito e seguindo a lógica stalinista de que é "preferível condenar 10 inocentes do que inocentar 1 culpado" já se percebe o como a desconfiança é reinante, mesmo entre os familiares.

A lista de livros que o autor faz, no final do livro sobre a pesquisa que fez para adentrar nos mecanismos e o estilo de vida dentro do sistema soviético é primorosa, dentre eles incluído o "O arquipélago Gulag" de Aleksandr Solzhenitsyn, dentre outros, que já está na minha lista de leitura futura.

A história em si é muito bem feita, bem montada, com uma boa narrativa que não te deixa largar o livro, logo desde o começo da narrativa. Uma boa sugestão para quem quer uma leitura de fôlego, com muito suspense do começo ao fim.

Luciana.Paiva 09/06/2018

Criança 44
A herança stalinista de uma vida miséria e sem esperança num país com uma população completamente devastada e submissa ao estado e a base desse suspense policial incrível! Personagens fortes e uma trama envolvente fazem com que o leitor se surpreenda com os acontecimentos ! Se prepare para não conseguir parar de ler! Super recomendo, não é à toa que o escritor recebeu o prêmio de melhor livro suspense de 2008.

Phelipe.Pompilio 19/03/2018

Rússia, Stalin, MGB, assassinatos e muito mais!
Encarei Criança 44 sem expectativa nenhuma, pensando que seria mais do mesmo: um policial que tem um vício e problemas pessoais que é atormentado pelos fantasmas do passado. Vou dizer que não é assim? Não, pois até uma certa parte ainda notamos o estereótipo utilizado por inúmeros autores de livros do gênero. Mas Tom Rob Smith consegue se desvencilhar disso com muito talento e imprime sua marca na obra.

É um livro ambientado na Rússia Stalinista, quando a coisa era à ferro e fogo. O autor tomou todo o cuidado possível para transmitir o que era a tirania de Stalin, como as pessoas eram obrigadas a ser submissas ao Estado e como qualquer olhadinha de canto era motivo para uma acusação de traição (o que, certamente, levaria a morte).

Me surpreendeu? Não muito, mas pouco que surpreendeu foi o suficiente para fazer com que eu devoradas a última metade do livro em apenas 1 dia

Camila.Ribeiro 22/01/2018

Um livro intrigante...
O livro conta a história de um agente russo que luta contra o sistema para investigar uma série de assassinatos de crianças. A princípio confesso que a leitura não me chamou atenção, porém como sou teimosa resolvi continuar e não me arrependo. No decorrer do livro a história passa a se tornar interessantíssima. A cada corpo encontrado o protagonista da história passa mais dificuldades para continuar a investigação e isso torna o livro instigante. Embora algumas partes da história não fiquem muito claras a leitura é interessante.

Tay 19/01/2018

Fascinante
Inicialmente me perdir na história, mas logo deu para começar a entender. Tom Jobb ( autor), tratar muito bem sobre os acontecimentos durante a União Soviética - Stalin - conta sobre a forma que os presos eram tratados, o medo da população estampado na face. Eu particulamente, não diria que o livro é somente um romance, mais um enigma para se solucionar um caso. Misturas de sentimentos, amor com raiva, saudade e esquecimento, indignação do povo com vantagens para outros. Em suma, posso falar que o livro é incrível, sentir uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo medo e raiva e depois o sentimento de perdar.
Acabamos nos envolvendo demais na história. Indico a qualquer pessoas essa leitura.
No meu caso, sou até suspeita de colocar aqui minha resenha, já que sou uma grande admiradora das histórias do Holocausto, seus protagonistas são imensuravéis, você senti o que cada um passou e imaginar se conseguiria passar por aquilo ou viver essas situações. Leitura para nos fazer refletir.

Renatita 08/02/2017

Me surpreendeu, apesar do começo monótono.
O livro começa meio desconexo nos inserindo a uma história que já está acontecendo. É fragmentado como se fosse um diário, seguindo uma ordem cronológica. Da metade para o final, o enredo toma corpo e exige mais fôlego! O desfecho é surpreendente e inesperado até finamente o autor nos dar mais pistas, quando faltam menos de 50 páginas para terminar.

Mazzola 21/01/2017

Leitura Surpreendente!
O que falar de um livro que você ganhou no amigo secreto? Foi uma leitura sem precedente e ainda estou chocado com ele, afinal parecia uma versão da história do serial killer mais famoso na Rússia, e sem dúvida eu li ele inteirinho. Eu jamais pensei em ler um livro sobre a Rússia, já tinha ouvido falar demais desse país. Agora ler que realmente foi verdade que certas coisas foram acobertadas pelo governo na época é de se ficar completamente chocado!E está confirmado, o romance é baseado na história do dito serial killer mais famoso da Rússia, Andrei Chikatilo.
É de se imaginar que cada país tem o seu modo de governar, mas a Rússia foi a primeira que eu descubro coisas macabras. É como dizer que o governo não se importava com as pessoas assassinadas, principalmente as crianças. E eu gostei inteiramente desse livro e sinceramente que lerei os outros livros para acompanhar os casos que Liev Demidov terá pela frente.
Até mesmo a história do protagonista do livro é um pouco chocante, ele pelo menos sobreviveu àquela época estranha, onde todos praticamente morriam de fome, no começo eu pensei que ele também tinha sido assassinado, virado comida de um senhor que esperava sobreviver, mas ele sido poupado por assim dizer. O menino poderia voltar para sua família, mas ele decidiu que queria mudar de ares e foi feliz em sua nova vida por assim dizer.
Gosto desses tipos de leituras que prende o leitor, espero que prenda vocês que estão começando a ler o livro.

site: https://refugiodomazzola.wordpress.com/2017/01/21/crianca-44/
Jussara Marcossi 12/11/2017minha estante
Pesquise sobre o Holodomor, época retratada no início do livro, 1932-1933 na Ucrânia.