O Alienista Stephenie Meyer
Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Amanda Cabral 16/09/2024

O que define a "loucura"??
No início me passou uma energia dos livros do George Orwell, colocar muita gente na Casa Verde acabou me transmitindo uma sensação de abusar um pouco do poder que tinha como "médico". Depois eu fui entendendo mais o personagem, quando você entende a linha de raciocínio dele, o final do livro faz muito sentido.
Leitura rápida, te faz pensar. O mais fácil de Machado que li, pelo menos até o momento.

Michela Wakami 15/09/2024

Espetacular
Machado não se cansa de me surpreender, não é à toa que ele é um dos meus autores favoritos e sinto que nunca me cansarei de ler e reler as suas obras.

Narrado em terceira pessoa, o livro revela a dedicação do doutor Simão, na área da psiquiatria, que acaba se tornando uma obsessão.
Com muitas críticas sociais e uma maravilhosa camada de humor, essa obra só confirma o quanto esses gênios literários são importantes para nossa vida de leitores.
Vanessa.Castilhos 16/09/2024minha estante
Bom demais! Muito obrigada pela companhia, amiga!! ????

Michela Wakami 16/09/2024minha estante
Obrigada a você, amiga querida!????

Livia Barini 16/09/2024minha estante

Jessé 15/09/2024

Ótimo ??
Livro muito bom. Ótima leitura, leve e fluida...e com muita loucura, gente alienada , até quem tinha boa saúde mental, era doido...

EvelizeSouza 15/09/2024

O Alienista
"Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, a própria casa, e, não curado, mas os mansos andavam à solta pela rua".

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia é só insânia."

Jacob.Almada 15/09/2024

Um clássico
A escrita é inigualável, quanto a história, percebo que ainda vou ter que digerir melhor pra poder entender, talvez haja uma crítica maior, ou apenas uma simples narrativa?

Gabs 14/09/2024

Todo mundo é louco?
O livro conta a história de um psiquiatra que idealizou um hospital psiquiátrico, chamado Casa Verde, que seria de campo de estudo sobre a loucura. O médico começa a internar os socialmente aceitos como loucos e logo aumenta o número de internações e a população começa ficar amedrontada. A obra traz reflexão sobre colocar interesses individuais acima dos coletivos sob pretexto de um bem maior.

Loliss__ 13/09/2024

Meu primeiro livro do Machado de Assis e superou minhas expectativas. Demorei um pouco pra ler por que estou de ressaca mas não achei a escrita difícil e o tema foi bem interessante e que se dá mto bem com o mundo que vivemos atualmente. O desfecho foi bem legal, mesmo podendo ser esperado já, mas não foi um livro que me causou emoções mais fortes.
Recomendo pra quem quer começar a ler clássicos e pra conhecer a escrita do Machado. ??

Alexandra284 13/09/2024

O que é loucura?
Como definir a loucura?
Em O Alienista é uma crítica bem humorada ao cientificismo, retratando a forma como o cinetificismo foi absorvido pela sociedade.
Felizmente, a leitura foi menos complicada do que o esperado, adorei.

Vitor922 13/09/2024

PLUS ULTRA!
Este livro é "um dos mais belos exemplos de convicção científica e abnegação humana".
Ao longo da história acompanhamos a tenaz missão científica de Simão Bacamarte. Seu objetivo: classificar os "doudos" de Itaguaí e encontrar a verdade maior. Contudo, a persistência científica do doutor é extrema, levando o leitor a pressupor que talvez o alienado seja o alienista.
É o tipo de livro ideal para reler e compreender melhor suas nuances.

MariaPinteiro 13/09/2024

Um livro atemporal. Acho que pros dias atuais que o Brasil vive (2024) o livro casa bem com a situação política, com destaque para aquele que não podemos falar o nome, ?, que é o próprio Dr. Bacamarte do Brasil.

Fabi 11/09/2024

O que é ser louco?
Quem define a loucura? O que é ser doido? O que nos impede de viver em sociedade? Ótima leitura. Uma crítica ao cientificismo com bom humor, leitura dinâmica, com reviravoltas e de fácil entendimento. Adorei todo o enredo.

Mr.FeelCreator 10/09/2024

O Alienista
O livro pode ser resumido como uma crítica humorística ao cientificismo, corrente intelectual que defende a ciência e o método científico como os únicos meios de compreensão da realidade, desconsiderando outros métodos de conhecimento. A leitura se torna mais enriquecedora ao considerar o contexto histórico da Revolução Francesa e os conceitos principais dela. Os paralelos que o autor explicitamente faz entre a obra e esse evento são melhor compreendidos nesse contexto. A análise cientificamente fria do que é loucura e sanidade é uma das críticas centrais do livro. Os personagens são constantemente deslocados entre estados de desequilíbrio mental e sanidade aparentemente patológica pelo personagem principal, onde são tratados de maneira similar. É com essa abordagem relativista que o autor desenvolve a trama. Recomendo a leitura de Machado de Assis usando um dispositivo como o Kindle, que oferece tradução instantânea de termos desconhecidos, pelo menos até a habituação da escrita, pois isso facilitará a compreensão, dado que o livro reflete a linguagem brasileira do século XIX, bem diferente da atual.

maducrzx 09/09/2024

Que q esse homem faz
Resumo de obra: o mais doido de todos é o médico, mas ele acha que é o unico normal da cidade, ou seja em minha conclusão é todo mundo meio louco

karen450 08/09/2024

Minha primeira experiência com Machado de Assis. felizmente a leitura não foi tão complicada como eu achei que seria, apesar de ser preciso pesquisar uma palavra ou outra