O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Caio 30/03/2024

"A morte é íntima demais para caber num espetáculo".
Pesado, cru, um soco no estômago que é preciso levar. "O avesso da pele" é um daqueles livros que lemos e precisamos de um tempo pra digerir. Não é assim tão fácil sair da história.

Dyego 28/03/2024

Cheguei ao livro pela polêmica e me deparei com uma história forte, pesada, brutal e infelizmente muito real. É envolvente e nos faz refletir sobre o valor da vida. Acho que a censura disfarçada de "leitura imprópria para menores" vai muito além das poucas passagens que trazem relações sexuais. Acho que o conhecimento da dura realidade é muito mais perigoso pro lado de lá, por isso tentaram esconder a obra, mas o efeito da tentativa foi contrário, ainda bem.

fernanda.panetta 27/03/2024

Leitura obrigatória
Que escrita envolvente! Precisa, com detalhes, quase se sente a dor dos personagens
Triste história que se repete com frequência no Brasil.

Vinicius_Alves.45 27/03/2024

No sul do país, um corpo negro será sempre um corpo em risco
Acredito que sempre que um livro é censurado, temos a obrigação de lê-lo. O avesso da pele me desmontou de uma forma que eu não consigo explicar, ainda não digeri a bomba-relógio que é essa obra. Só consigo pensar em uma palavra que a defina: avassaladora. O melhor livro que li esse ano, disparado. Simplesmente incrível, viciante, não dá vontade de parar de ler. Necessário, essencial. Acho que qualquer adjetivo que eu use ainda não seja suficiente. Mas acima de tudo, real. Conhecer a estrutura do nosso país é entender que o racismo estrutural é permanente, e o que mais me pega como pesquisador da literatura afro-brasileira contemporânea é ver que a realidade está sendo cada vez mais exposta na nossa literatura. Embora eles tentem nos calar, estaremos sempre de lutando. A luta não para, nem na morte.

Nathalia759 27/03/2024

Dilacerada
Estou dilacerada, estupefata e sem palavras!

Leitura extremamente necessária, confrontar a realidade racista que vivemos não é fácil mas necessária.

A forma que o racismo e as micro violências diárias sofridas por nós são doloridas e parece que não tem fim. Foi deste jeito que me senti lendo, o autor expõe de forma clara e objetiva uma parte da realidade cruel.

Escrita clara e fácil de entender. Há tempos não lia algo tão bom e doloroso ao mesmo tempo.

Dhalila 26/03/2024

LEITURA OBRIGATÓRIA - Clássico contemporâneo
Confesso que estava protelando ler este livro a tempos. Talvez tenha sido pelo hype q teve quando ganhou o prêmio jabuti, mas após ler EU ENTENDI O PORQUÊ.

Que livro devastador. Doido. Lindo. Bem escrito. Bem narrado. Acho que ainda estou digerindo essa leitura.

O livro é a história de um pai narrada sobre a perspectiva retalhada do filho. Digo retalhada porque o filho cria uma narrativa para si do pai para compreender como chegou naquela situação. Achei isso de um esplendor sem igual.

A questão da cor é muito forte no livro. E não é floreada ou deixado na entrelinhas. É totalmente escancarado (como deve ser) para ser compreendido e sentido. As páginas finais eu não conseguia fazer nada além de chorar e continuar lendo.

Como disse a cima, protelei para ler esta obra. Por favor, não sejam burros que nem fui. Comprem, leiam, absorvam e influenciem outras pessoas a terem esse deleite literário.

Bruna D. 26/03/2024

O avesso da pele
Fiquei curiosa com o conteúdo do livro após a polêmica sobre ele ser trabalhado nas escolas.

Já esperava que fosse um ótimo livro, agora que concluí a leitura, só confirmei. O livro retrata a violência diária que afeta pessoas negras, violência física e mental. Retrata o racismo que está presente no dia a dia, disfarçado de piadinha e afins.
AliJu 26/03/2024minha estante
Eu vi sobre ele no ICL, quero ler também

Bruna D. 28/03/2024minha estante
Vale a pena

Marilia.Soncini 26/03/2024

Decidi ler o livro após a polêmica da censura do mesmo pela secretária de educação do Paraná.
É uma leitura extremamente necessária para todos, principalmente para quem não sofre com o racismo. O livro traz  reflexões importantes sobre como é a vida e o dia a dia de quem sofre preconceito.
E sobre o motivo da censura, totalmente sem sentido, não tem linguajar ou tema que não possa se abordado para adolescentes maiores de 15 anos.

Jão 26/03/2024

Mudou a minha maneira de pensar e me enxergar no mundo.
Definitivamente esse é um livro que todo mundo deveria ler, é uma leitura que precisa ser lida lentamente e que alguns momentos você vai ter que parar de ler pra pensar sobre o que foi dito. Esse livro mudou toda a maneira que eu me enxergo e vejo a sociedade, posso dizer que existe um eu antes e depois desse livro.

laraleiixo 25/03/2024

Livro essencial
Narrativa impactante e envolvente. Com um final de deixar sem palavras.

O avesso da pele é um livro que descreve sobre realidades que nem sempre vemos. Relacionamentos frustrados, famílias em ruínas e o ponto alvo, o racismo.

Esse livro é como uma denuncia de uma realidade pouco falada mas muito vivida, "pequenos" racismos que são levados pela sociedade como normalidade, e "incorporados na cultura". E o autor expõe como ela se apresenta em diversos pontos, e a maneira que a história é conduzida, enlaça o leitor e faz com que isso se torne muito vívido.

É um livro que estava na minha lista de leitura, mas que dei prioridade por conta da polêmica da censura. Agora, lendo o livro, posso dizer que realmente foi uma censura, principalmente pelo fato de que se passa no Sul do país, onde tem grandes casos e testemunhos de racismo, e coincidentemente, local onde o livro foi censurado pela primeira vez (coincidência?)

Sim, é um livro deveria sim ser trabalhado em escolas, porém, vejo que seria um público de uns 15/16 anos, por conta do conteúdo.

Recomendo!

MahCordeiro*.* 25/03/2024

A crueldade da indiferença
Uma narrativa triste e transparente sobre a situação da população negra no Brasil.

As dores impungidas pela cor da pele, a ausência de afeto das famílias desestruturadas e o vazio das profissões

Um livro que grita pela mudança de uma sociedade antes que seja muito tarde

carolmureb 25/03/2024

Decidi ler o livro depois que a secretária de educação de 3 estados do Brasil decidiu recolher os exemplares destinados às escolas públicas desses estados. Como é possível um livro premiado e que está no mercado há 4 anos seja censurado? A fragilidade dos argumentos é confirmada na leitura. O livro, de leitura fácil e fluida, toca em temas como racismo estrutural, violência policial e a fetichização dos corpos negros. Por ser um livro curto, com linguagem acessível e narrativa bem construída prende a atenção do leitor e sim, faz pensar. Entretanto, não há novidade para qualquer pessoa que acompanhe, minimamente, as notícias do Brasil no que diz respeito à racismo e violência policial. Vale sim, e MUITO, a leitura dos estudantes e nossa.

"Pessoas brancas nunca pensam que um menino negro e pobre possa ter outros problemas além da fome e das drogas" p. 79.

"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sobre esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende?" p. 56.

"A infância nos fornece certas mágoas e é com elas que lutamos" p. 34.
flaviasilva1 25/03/2024minha estante
Já tinha uma vontade imensa de ler, depois dessa polêmica envolvendo a censura me deu mais vontade ainda. Censurar para que as pessoas não leiam nunca resolve, dá mais vontade ainda

Jessica 24/03/2024

Choque de realidade
Terminei o livro com um nó na garganta, sabia que seria difícil a leitura por conta do tema, a história me prendeu e não consegui parar de ler, um livro que traz reflexões sobre racismo e trás o quanto isso faz parte da nossa realidade e como as pessoas sofrem por conta do preconceito, alem do racismo o tras o tema de como a educacao e os professores sofrem com um pais que não dá valor o abandono das escolas e como é difícil dar aulas nos dias de hoje.
Um livro que merece uma releitura muito bem escrito e gostei do formado em forma de memórias.

Danuzia.Tatiane 22/03/2024

Uma leitura profunda que nos transporta para o ponto de vista de quem sofre discriminação diariamente nas mais diversas situações nos levando a refletir sobre nossas atitudes mas principalmente sobre o que achamos que entendemos sobre certo e errado.

Day 22/03/2024

Vai te deixar com um nó na garganta? Vai, mas leia
Definitivamente é uma leitura que recomendo! Ela prende, cativa, tem momentos fofos, engraçados, porém, em sua maior parte, com uma certa "poesia" e sem tirar a sua força, é contada uma realidade brutal vivida por muitos, seja aqui no BR, ou mundialmente. Fato este, ignorado e silenciado por tantos. Pegando o gancho sobre o "silenciado", é simplesmente isto que a ala conservadora do Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná conseguiram fazer ao retirar o livro das escolas estaduais de ensino médio. Uma pena (entenda que estou sendo irônica) que as coisas estão tomando o rumo contrário e o livro tá viralizando. Eu por exemplo, descobri essa maravilhosa história por conta da repercussão.

Vale deixar registrado aqui, que o livro venceu o Prêmio Jabuti em 2021, simplesmente a principal premiação literária do país.

Abaixo transcrevo um dos trechos que deixa explícito um dos motivo de quererem censurar a obra:

"...o professor Henrique Nunes não morreu por mera circunstância da vida, morreu porque era alvo de uma política de Estado. Uma política que persegue e mata homens negros e mulheres negras há séculos."
Day 22/03/2024minha estante
Uma coisa nada haver, é que antes de ler esse livro, li "Crime e castigo". Achei irônico o personagem principal gostar tanto desse livro e que ele tenha uma significância na história