O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

triz 02/05/2024

"após uma tragédia, nada fica como antes"
Não é difícil compreender o motivo pra tentarem censurar esse livro: escancara o racismo na sociedade e a violência policial. apesar de não ter me prendido, o livro é muito interessante e bem escrito

Alex 01/05/2024

Um triste para se identificar nos cenários, identificar a família nele. Um livro que mostra a realidade angustiante que vivemos.

Debora.Olindina 28/04/2024

A Carne Mais Barata do Mercado é a Carne Negra
Eu fiquei profundamente comovida com o pesar realístico contado no livro. Senti a familiaridade do não pertencimento e desprazer em conviver com certas comunidades.

O livro é narrado por Pedro, jovem negro que passa pelo luto da perda recente de seu pai, Henrique Nunes, morto em uma abordagem policial. Durante todo o esclarecer de suas memórias e temores, Pedro evidência o quão absurdo é viver em uma sociedade de julgamentos e desprazeres racial.

De todos os momentos lidos entre páginas ler ?A única coisa que você fez foi tentar mostrar a eles algo que valesse a pena. E foi só isso. Vinte anos.? foi a mais dolorosa, e saber que esses foram seus últimos momentos de felicidades, momentos esses que poderiam ser contados nos dedos das mãos.

Te índico essa leitura de coração pelo prazer da escrita, o conhecimento dos dias árduos de pessoas negras e pela valorização da literatura brasileira, que é uma preciosidade!

Jose 28/04/2024

Esse livro não está sendo censurado por causa de palavrões é porque ele foi escrito pra incomodar mesmo, a narrativa machuca de todas as formas possíveis e a gente termina com um nó de angústia. É isso, recomendo que se leia!

Di Morais 28/04/2024

O avesso da pele
Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".

Beatriz2501 27/04/2024

Um. Tapa. Na. Cara.
Caramba. Esse foi um daqueles que te acorda para você perceber a realidade bruta e crua que vivemos no nosso país. A história que inicia colocando o leitor na posição de atuante das ações, impacta aquele que lê. Foi com certeza um dos livros mais impactantes que eu li neste ano. Todos deveríamos ler essa obra.

Fagner 23/04/2024

O avesso da pele
Apesar de curto, esse livro foi desafiador. Fui lendo a conta gotas e absorvendo o que me era mostrado.
Acompanhar a vida e a morte de Henrique e as vidas que por ele passaram e foram influenciadas. Deparar-se com a realidade do racismo no Brasil (especialmente no RS que é onde a história se passa) e como as diferentes pessoas lidam com esse preconceito em seu cotidiano.
Eu comecei essa leitura por conta do burburinho e saio dela com a mente em ebulição.

Lara 21/04/2024

Devastador e imprescindível
Deveria ser uma leitura obrigatória do ensino médio um adolescente de 16 anos tem a capacidade de digerir essa história, a escola não é apenas uma instituição de âmbito acadêmico, mas humanitário e a consciência racial deve ser construída desde cedo.

Caroline.Rodrigues 19/04/2024

Que livro!!!!
Eu amo esse tipo de narrativa, definitivamente é meu gênero junto com suspense, me agrada sentir os impactos numa narrativa de vivência, extrair os detalhes das situações.

Em o avesso da pele você sente como a vida molda as pessoas, como somos culpados e vítimas ao mesmo tempo, isso é uma loucura muito grande. Como um sistema de sociedade sustentado por pilares de injustiça e preconceitos adoecem as pessoas.

O avesso da pele é doloroso e dilacerante, ao passo que te entrega vidas e te faz sentir compaixão e raiva na mesma intensidade.

Excelente

Ronan.Azarias 16/04/2024

Não sei se gostei
O estilo literário não é do meu gosto. O livro é bem escrito e sim levanta questões e até mesmo sentimento de injustiça para quem vive a realidade tratada no livro, mas não é o tipo de livro que me atrai. Houve passagens interessantes, frases marcantes e outras desnecessárias. No final das contas é sim um ótimo livro, mas não é pra mim. Sobre a treta que obl livro causou eu concordo em partes porque este livro seria, pelo menos um PG16 se fosse filme... Mas enfim, não acho que precisava do alvoroço todo que foi causado.

Brenda.David 15/04/2024

Uma observação precária sobre a vida
O livro vencedor do prêmio Jabuti 2021 me trouxe a sensação de ter sido escrito por um autor negro para leitores brancos. Contemplando certa parte da narrativa do filme American Fiction (2023).

Apesar disso, a obra certamente tem sua beleza. Jeferson Tenório escreve lindamente, e não foram poucos os trechos os quais grifei por aqui.

Não recomendo para pessoas pretas nem para graduandos em alguma licenciatura.

Certamente uma obra que revisitaria.

sabren 13/04/2024

Livro 3/5 da disciplina de literatura brasileira iv. eu me emocionei do início ao fim. é o relato de um filho, que tenta, aflitamente, reconstruir a história de seu pai, com as dores, angústias e ideais.

Karolina 11/04/2024

"As pessoas que te mataram ainda estão soltas. E não sei por quanto tempo elas continuarão livres. Mas elas nunca saberão nada sobre o que você tinha antes da pele. Jamais saberão o que você carregava para além de uma ameaça. Por isso, sigo recontando a tua vida, que também é um pouco da minha."