O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Di Morais 28/04/2024

O avesso da pele
Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".

Beatriz2501 27/04/2024

Um. Tapa. Na. Cara.
Caramba. Esse foi um daqueles que te acorda para você perceber a realidade bruta e crua que vivemos no nosso país. A história que inicia colocando o leitor na posição de atuante das ações, impacta aquele que lê. Foi com certeza um dos livros mais impactantes que eu li neste ano. Todos deveríamos ler essa obra.

Fagner 23/04/2024

O avesso da pele
Apesar de curto, esse livro foi desafiador. Fui lendo a conta gotas e absorvendo o que me era mostrado.
Acompanhar a vida e a morte de Henrique e as vidas que por ele passaram e foram influenciadas. Deparar-se com a realidade do racismo no Brasil (especialmente no RS que é onde a história se passa) e como as diferentes pessoas lidam com esse preconceito em seu cotidiano.
Eu comecei essa leitura por conta do burburinho e saio dela com a mente em ebulição.

Lara 21/04/2024

Devastador e imprescindível
Deveria ser uma leitura obrigatória do ensino médio um adolescente de 16 anos tem a capacidade de digerir essa história, a escola não é apenas uma instituição de âmbito acadêmico, mas humanitário e a consciência racial deve ser construída desde cedo.

Caroline.Rodrigues 19/04/2024

Que livro!!!!
Eu amo esse tipo de narrativa, definitivamente é meu gênero junto com suspense, me agrada sentir os impactos numa narrativa de vivência, extrair os detalhes das situações.

Em o avesso da pele você sente como a vida molda as pessoas, como somos culpados e vítimas ao mesmo tempo, isso é uma loucura muito grande. Como um sistema de sociedade sustentado por pilares de injustiça e preconceitos adoecem as pessoas.

O avesso da pele é doloroso e dilacerante, ao passo que te entrega vidas e te faz sentir compaixão e raiva na mesma intensidade.

Excelente

Ronan.Azarias 16/04/2024

Não sei se gostei
O estilo literário não é do meu gosto. O livro é bem escrito e sim levanta questões e até mesmo sentimento de injustiça para quem vive a realidade tratada no livro, mas não é o tipo de livro que me atrai. Houve passagens interessantes, frases marcantes e outras desnecessárias. No final das contas é sim um ótimo livro, mas não é pra mim. Sobre a treta que obl livro causou eu concordo em partes porque este livro seria, pelo menos um PG16 se fosse filme... Mas enfim, não acho que precisava do alvoroço todo que foi causado.

Brenda.David 15/04/2024

Uma observação precária sobre a vida
O livro vencedor do prêmio Jabuti 2021 me trouxe a sensação de ter sido escrito por um autor negro para leitores brancos. Contemplando certa parte da narrativa do filme American Fiction (2023).

Apesar disso, a obra certamente tem sua beleza. Jeferson Tenório escreve lindamente, e não foram poucos os trechos os quais grifei por aqui.

Não recomendo para pessoas pretas nem para graduandos em alguma licenciatura.

Certamente uma obra que revisitaria.

sabren 13/04/2024

Livro 3/5 da disciplina de literatura brasileira iv. eu me emocionei do início ao fim. é o relato de um filho, que tenta, aflitamente, reconstruir a história de seu pai, com as dores, angústias e ideais.

Karolina 11/04/2024

"As pessoas que te mataram ainda estão soltas. E não sei por quanto tempo elas continuarão livres. Mas elas nunca saberão nada sobre o que você tinha antes da pele. Jamais saberão o que você carregava para além de uma ameaça. Por isso, sigo recontando a tua vida, que também é um pouco da minha."

Alice.Alves 10/04/2024

Tive mais interesse em ler esse livro depois de toda a polêmica em relação a censura como leitura obrigatória em escolas.

É um livro extremamente necessário e importante. Infelizmente ele não tem um final definido e entendo que seja porque o racismo estrutural esteja ainda muito presente na nossa cultura.

Ainda bem que por conta de toda a polêmica, muitas pessoas tiveram interesse em ler e conhecer um pouco mais do que infelizmente é realidade e o livro pôde ser ainda mais notado.

Franciele.Cirino 10/04/2024

Um livro necessário
Esse livro atinge lugares em nossa mente sobre racismo estrutural que nos faz refletir sobre nossas atitudes, principalmente pessoas brancas como eu que nunca vão passar por essas situações. Todas as pessoas deveriam ler!

Cayo.Fellype 10/04/2024

?Vocês não eram equilibrados o suficiente. Vocês eram equilibristas. A corda bamba como terreno dos afetos.?

Fico pensando como uma diretora qualquer teve a capacidade de fazer uma crítica tão superficial sobre esse livro, que tem uma discussão tão profunda e atual, por simplesmente o livro ter algumas palavras explícitas. Me pergunto se ela é tão inocente ou só ignorante por achar que adolescente nunca falou na vida palavras como p** e b*****.

Tão triste que temas que deveria ter ficado no século passado, ainda ser tão atual e forte. Se você leu esse livro e não conseguiu refletir ou sentir algo sobre a gravidade das coisas que ainda acontecem no nosso país, me desculpa, mas tem algo de errado.

Um livro essencial e necessário, uma leitura fundamental para discussão da sociedade brasileira e uma oportunidade de aproximação com o racismo que tantas vezes é colocado de lado e uma obra linda, emocionante e potente. Não é uma leitura leve, apesar de extremamente fluida.

Geovana.Gomes 10/04/2024

Foi uma experiência completamente nova ler esse livro, não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas depois de toda censura que o livro sofreu, já quis logo ler esse livro, já que ele estava no meu radar.
A leitura desse livro foi diferente do que eu achei que seria, acredito que por conta do estilo de escrita, que não me pegou muito, apesar de ter gostado da história no geral, mas em alguns momentos eu me perdia um pouco sem saber o que aconteceu com qual personagem.
Mas o fato é que é impossível ler esse livro e não ser arrebatado pela história. Sou uma pessoa branca, que tenta ao máximo não ser racista e ser anti racista, e digo que tento pq apesar de toda a luta que as pessoas negras já enfrentaram, o racismo ainda é estrutural e está intrínseco na sociedade, infelizmente. Entretanto, ao ler algumas passagens desse livro é impossível não me lembrar de todas as vezes em que pessoas negras foram mortas em abordagens policiais, e os culpados por essas mortes não foram punidas por usarem a cartada da "legítima defesa", quando na verdade eles nem estavam em situações de perigo. Moro no Rio de Janeiro e, infelizmente, situações assim são muito comuns.
Tirar esse livro das escolas é CENSURA sim, uma vez que com ele pessoas negras podem ter suas vozes ouvidas e pessoas brancas podem ver o quanto são privilegiadas.
Um trecho do livro me trouxe bastante reflexão "Você dizia que os negros tinham de lutar, pois o mundo branco havia nos tirado quase tudo e que pensar era o que nos restava", pois entendi que tirar esse livros das escolas é mais uma vez o mundo branco tirando mais uma coisa dos negros.
Então, apesar de ter sido uma leitura difícil, pra mim, não tem como não me sensibilizar com toda a história que foi contada no livro, afinal ela é realidade de muitas pessoas.