Filosofia do Vazio

Filosofia do Vazio Igor Teo

Resenhas - Filosofia do Vazio

Lary 10/10/2021

Quis começar esse livro por conta do tema que ele aborda sobre a psicanálise que me interessa muito. Eu simplesmente amei, ele trouxe certas referências em Freud e Lacan entre outros.. Recomendo muito a leitura desse pequeno livro que vau conseguir te fazer refletir sobre a inquietude que a quarentena trouxe para a nossa vida que era tão ativa como antes. Vale muito a pena.

bru 28/04/2021

?memento mori?
tive uma ótima experiência com essa leitura, acalmou meu dia e me fez muito bem! me fez pensar na vida e no vazio de uma forma que eu nunca imaginei, vou tentar levar para o resto da vida os ensinamentos e por em prática a meditação. portanto, super recomendo, é bem curtinho o livro.

akilaw 28/01/2023

A morte ensina que nenhum personagem é para sempre.
Foi uma recomendação de uma amiga minha, e é um bom livro.

"Antes de existir nosso personagem não éramos nada. Depois voltaremos a ser nada outra vez."

Fiquei pensativo diante vários trechos dessa obra. Sempre me pego olhando pra o nada, pensando sobre vazio da nossa existência. A filosofia que nos acompanha a cada dia que existirmos.

Enfim recomendo esse livro, pode ser a porta para livros que abrangem mais sobre a filosofia.

"Lembre-se de que é mortal."

carol_lp 05/09/2023

Filosofia do Vazio
O livro é bom, mas não me cativou muito. Ela foi bem reflexiva e trouxe inúmeros pontos para se pensar…

julinha_wtf 23/06/2023

Me deu um modo de pensar
A forma como ele mostrou que na pandemia foi um choque em que não tínhamos como sermos produtivos e como o ser humano quer sempre ser produtivo, precisamos aprender a lidar com a calmaria.

Danilo.Sousa 20/02/2024

Vazio....
Um livro muito bom. Iniciei a leitura com poucas expectativas do mesmo. Mas, com o andar da leitura fui notando que o autor foi muito feliz em alguns aspectos e escritos. Além de usar e citar grandes pensadores, como filósofos e psicólogos. Um texto e ao mesmo tempo uma obra de boas reflexões sobre a vida do vazio.

Jothamon 10/12/2022

Quietude
Um livro simples que nos mostra a importância de estarmos quietos e em silêncio com nosso pensamento e existência.
Afinal somos nada comparado a tudo.
Simplicidade. Silêncio. Vazio.

danda 31/10/2023

Não considero um livro devido a quantidade de páginas que é bem pouca (27), mas é uma leitura bem interessante e inquietante sobre nossas necessidades acerca do preenchimento dos nossos vazios internos.
Quando li o prólogo achei que eram inquietações sobre a pandemia, mas se trata das inquietações que surgiram durante a pandemia?

elle carmo 13/11/2020

o inexistente existe
ao terminar esse livro me deu a mesma sensação de quando acabo um da chimamanda. sim, isso é um baita de um elogio.

é aquilo de "leria muito mais páginas se tivesse" ou "poderia ter falado mais, porém nem precisa, foi suficiente".

leituras sucintas e diretas me encantam demais, e o igor conseguiu, não só pela sua forma de se expressar, como também pelo conteúdo.

cheguei a pensar que fosse tratar do vazio existencial de uma forma pessimista ou mórbida, mas, pelo contrário, ele traz a visão a partir de que "ok, existe um vazio, é fato, mas o que podemos fazer com isso?".

é uma obra curta, de rápida leitura e linguagem acessível. recomendo até pra quem não é muito fã de filosofia, vale a reflexão.

(ps: sim, eu grifei quase o livro todo)

Rafa 14/11/2023

Não é só a filosofia do vazio, é o vazio por completo
Honestamente, esse ebook não me pegou.

Talvez se tivesse lido em outro contexto, outra época, a sensação seria diferente.

Mas é simplesmente o autor falando "nada com coisa nenhuma" enquanto cita diversas figuras da psicologia/psicanálise só para dizer que é formado na área.

Cita taoismo e tenta fazer uma reflexão sobre o vazio, da palavra (silêncio), da ação (quietude) e desejo (angústia).

Por fim fecha o livro dizendo que se alguém se sentir frustrado e achar que a leitura foi vazia, ele alcançou o objetivo. Arrogância? Me pareceu.

Enfim, talvez no futuro eu leia novamente e possa até mudar de ideia. Mas no momento, não recomendo a leitura.
SraD 25/11/2023minha estante
O mais engraçado é que ao final o autor já espera por esta sua reação: "(...)se alguém ficar irritado, decepcionado, e achar que a leitura foi vazia e eu não disse nada significativo, ironicamente, talvez tenha conseguido alcançar meu objetivo: falar sobre nada, ou não falar nada."

Rafa 01/01/2024minha estante
Exatamente. O cara escreve uma porcaria de livro, e ainda tem a audácia e a arrogância de dizer que atingiu o objetivo.

LALA LITERARIOS 20/09/2021

"A vida é, em última instância, a história que contamos dela. O que fazemos dessa folha vazia e em que podemos escrever nosso caminho"

Ana Cecilia 16/09/2023

O que comentar sobre um livro que fala do vazio?
Achei que foi uma leitura que teve o que oferecer. Filosofia do vazio foi escrito durante a pandemia e fala exatamente de como é importante aprender a não só conviver como aproveitar os vazios existentes.
Uma das coisas que mais me marcou foi compreender que não é necessário ocupar cada pequena parte de mim, deixar esse espaço vago tira aquele peso de tentar se completar com coisas ou pessoas o tempo inteiro.
É um livro bem pequeno com uma escrita muito tranquila, o que torna possível ler de uma vez, mas acho que aproveitar cada uma das três partes ajuda mais na compreensão.

Ranya. 28/01/2021

Vazio, diferente de nada
Igor Teo, em uma linguagem bem acessível e clara, trás questionamentos sobre o vazio em nós.

"tá, mas que vazio é esse?" - você me pergunta

É esse que tanto fugimos, que tanto queremos colocar algo para tampona-lo, esse vazio que se fez tão prensente nessa pandemia.

O vazio da palavra (silêncio)
O vazio da ação (quietude)
O vazio do desejo (angústia)

Ayumi.kimura 08/12/2022

Breve e básico, por ser um livro bem curto ele passa rapidamente sobre a visão do vazio, o que poderia ser mais amplo, mostrou a filosofia mais pelo lado da psicologia do que o estado espiritual.