Filosofia do Vazio Igor Teo

Resenhas - Filosofia do Vazio

Ana Cecilia 16/09/2023

O que comentar sobre um livro que fala do vazio?
Achei que foi uma leitura que teve o que oferecer. Filosofia do vazio foi escrito durante a pandemia e fala exatamente de como é importante aprender a não só conviver como aproveitar os vazios existentes.
Uma das coisas que mais me marcou foi compreender que não é necessário ocupar cada pequena parte de mim, deixar esse espaço vago tira aquele peso de tentar se completar com coisas ou pessoas o tempo inteiro.
É um livro bem pequeno com uma escrita muito tranquila, o que torna possível ler de uma vez, mas acho que aproveitar cada uma das três partes ajuda mais na compreensão.

Marco Oliveira 21/02/2023

Filosofia do Vazio
"O silêncio e a quietude não podem ser forçados. Não podem ser controlados. Apenas devem ser permitidos"

Um Livro Curto e Reflexivo sobre o Vazio e o Silêncio. Trás consigo novas perspectivas sobre o assunto e também com a relação a Morte.
Super Indico ?

"Nós tendemos a valorizar as coisas que existem porque nos são úteis em alguma medida. Mas a verdadeira utilidade delas, segundo os taoistas, está justamente naquilo em que elas faltam. No vazio. Pois um vaso pode ser feito de muitas formas e ter muitas cores diferentes. Mas é o vazio do seu interior que lhe dá utilidade. Já imaginou um vaso completamente preenchido? O que você faria com ele?"

SraD 25/11/2023

Maravilhoso
O livro trás uma breve, bem leve, introdução a temas da filosofia e da psicanálise sobre o vazio. O vazio das palavras, vazio do desejo e o vazio da ação.

Adorei a leitura. Não dei 5 estrelas porque me deixou com vontade de quero mais, mais páginas. O livro poderia ser maior, mas seria o oposto do vazio.

Michaely1 01/10/2021

Meditação, simplicidade, aceitação e silêncio
Com essas 4 palavras, resumo a proposta do livro. Escrito em meio à pandemia da Covid-19, o autor traz reflexões com referências filosóficas sobre aceitar estar sozinho, viver o silêncio e apreciar a simplicidade das coisas. Apesar de trazer uma boa mensagem, achei pouco aprofundado.

Trovador Solitário 11/03/2022

Necessário
Um livro de extremo valor para uma sociedade que, até hoje, enfrenta uma mudança de comportamento causado pelo covid.

Esdras 28/06/2023

Recomendo
"Na transcendência do contato com a Natureza maior de nossa existência, talvez você pudesse olhar para si mesmo e à sua história, ver o seu personagem existencial como apenas mais um dentre tantos outros que fazem parte da história do universo".

Dominique65 03/11/2023

Filosofia do Vazio
O Vazio não precisa ser preenchido, e não pode ser evitado, precisa apenas ser reconhecido, e por sua vez, bem recebido.

Charles Raphael 23/07/2021

Livro de extrema utilidade pública.
Um livro enraizado no taoismo com pequenos enlaces no estoicismo. Os amantes de filosofia vão gostar e conhecer a filosofia do vazio como Ego.

Para os que nunca leram filosofia, leiam esse livro. É curto e muito profundo, vai te tocar no fundo da alma e te fazer perceber que está vivendo a vida de uma maneira totalmente errada.

Verissimo 23/05/2022

Reflexivo
Gostaria de ter lido um ano atrás, quando a pandemia ainda me posicionava em reflexão com o tempo, o vazio e práticas meditativas eram frequentes no meu dia a dia.

Simone361 25/04/2021

Um minuto de vazio
Uma leitura curta, simples e muito boa. Você percebe o quanto é importante alguns minutos de silêncio em sua vida e entende também, pelo menos eu, percebi o quanto é valioso aquele momento de paz.
Não vai significar que você é acomodado(a), preguiço(a), o significado é o seu reconhecimento pessoal.
Tenha uns minutos de vazio, silêncio todos os dias, olhe para o nada e curta seu ócio, você está se auto-analisando, se perceba.

L. Vertuan 27/09/2021

Me fez rever minha própria necessidade de sempre estar produzindo como o problema que é. A gente precisa do vazio, é pausa, é resignificação, é levantar da mesa de trabalho e desligar a mente, é a vida parando pra esticar as pernas e respirar.

Que nos sintamos confortáveis com nossos vazios.

evvvv!! 08/04/2023

Adoro livros que dão um tapa na minha cara.

uma leitura bem rápida e é bem levinha, li só pq o ebook tava de graça no kindle e gostei bastante

alguns quotes q eu AMEI

?Mas há vezes que a mente continua presa ao que já aconteceu?ou que ainda pode acontecer?e este eterno retorno ao doloroso gera o que chamamos de sofrimento secundário. Sofremos por ressentimento do passado ou antecipação de um futuro desconhecido.?

?O que nos leva a entender que aquilo que no fundo desejamos é o próprio desejo. Precisamos seguir desejando.?

Anay 04/03/2023

Uma catarse durante a pandemia
É um texto de psicanálise sobre desejo, luto e melancolia. Uma catarse durante a pandemia. Vale a pena ser lido.