Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo

Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo Pedro Salomão

Resenhas - Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo

Joy 18/03/2023

Destaquei vários trechos, printei várias páginas, maravilhoso demais. Eu amo esse gênero de livro, me faz refletir demais.

Luiza 04/12/2022

eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo
Fazia um tempo que não lia poesia e esse livro apareceu na hora certa.
Consegui sentir os poemas escritos (fator que eu considero muito na hora de avaliar esse gênero), várias partes do livro me tocaram bastante.
A escrita desse autor é linda e gostei bastante dos assuntos abordados no livro.
Recomendo!

"O controle da sua vida
nunca estará em suas mãos.
O volante,
sim."

"Eu busco um amor
Que bagunce minha idealização.
Porque o inesperado
É apaixonante."

Iammanugons 21/08/2023

Autocura, aceitação e terapia após.
Finalizei esse livro com lágrimas nos olhos por ter refletido muito sobre o que foi expresso ao longo dos poemas, dando ênfase ao último na qual entitula-se como ?Querida esperança, entre fique a vontade? que me fez chorar colo criança (além de outros) por demonstrar bastante o que estou vivendo.
Bem, o livro em si é uma composição de poesias na qual acabam se misturando, não seguindo exatamente uma linha tênue das ideias porém, que no final você acaba compreendendo.
Fiz reflexões importantes a cada poesia que passei, chorei, sorri, senti a esperança de possíveis recomeços e me senti acolhida nas palavras que ele usou. Alguns dos trechos são bem genéricos, realmente usados por diversos poetas, mas como ele mesmo utilizou em uma das frases ?todos nós somos bem parecidos no fim das contas? e isso se replica ao livro também.
Irei deixar 5 estrelas. Foi o primeiro livro de poesias que eu cheguei a concluir e me senti muito acolhida por ele.
Inclusive, obrigada por tantas reflexões necessárias, Pedro, sem dúvidas entendi que tenho MUITO a falar com a minha psicóloga a partir de agora.
anna_tavora 21/08/2023minha estante
esse autor eh mtooo pfto

Iammanugons 22/08/2023minha estante
Simmm, super concordo! Pretendo, em um momento em que eu esteja com a saúde mental um pouco melhor, voltar a ler outros títulos dele porque apenas descobri que haviam outros no fim do livro. Muito maravilhoso ?

lililu 09/06/2023

Novamente a mesma história
Que leitura maçante.
Muito cansativo e repetitivo.
No final tiveram poemas mais pertinentes e interessantes, mas até que eu gostei ?

Lavinia234 06/01/2024

O livro começou a ficar repetitivo e chato no final, embora o começo fosse interessante e legal, dei 3 estrelas por isso.

Lary 31/08/2021

Confesso que sou apaixonada pelo escritor, porém demorei uma eternidade para ler esse livro porque a principio não consegui me conectar, o que ele escreveu não trouxe tanta identificação, como aconteceu com seus dois livros anteriores. Mas é uma sensação minha, eu super indico para quem gosta de poesia.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Reflexivo, fofo, sentimentalista: poemas e pequenos textos
O Pedro Salomão me ganhou desde o primeiro livro, então sempre que pego um livro do escritor para ler já tenho expectativas bem elevadas e com EU MESMO SOFRO, EU MESMO ME DOU COLO as expectativas estavam elevadas, no entanto, o volume não superou meus anseios, muito embora também não tenha me frustrado. Definitivamente, os escritos do autor me trazem emoções e boas sensações, mesmo quando ele escreve duras verdades.

Esse livro em especial parece muito com um livro casa, mas a casa do Eu lírico que se abre para nós, leitores, e mostra suas dores, suas experiências e mostra que pode se machucar, machucar outras pessoas e cicatrizar, porque todas essas etapas fazem parte da vida e são necessárias para nos tornarmos fortes.

Mas o que aconteceu em EU MESMO SOFRO, EU MESMO ME DOU COLO para mim foi que mesmo apreciando muito as palavras de Pedro Salomão, aquilo que ele escreveu não trouxe tanta identificação, como aconteceu com seus dois livros anteriores (que eu senti que ele estava escrevendo para mim!), aqui eu senti as palavras e emoções, mas nem tudo no volume conversou comigo, com minhas experiências. Acho que o eu lírico colocou muito de si e isso não me permitiu ver um pouco de mim nas suas palavras.

Mas sem dúvida o livro versa sobre penúrias, recomeços, lutas, amor, amizade, família, tudo o que encontramos no dia a dia, mas de uma forma particular, uma forma Pedro Salomão de escrever, então para quem já conhece o escritor e é fã, com certeza é uma boa pedida, porém, de antemão já aviso que neste volume vamos encontrar bem mais textos curtos do que poemas - creio que isso também me incomodou, eu amo poesia, e não queria encontrar no volume muitas crônicas, então houve sim um choque de expectativas, mas a leitura em si foi super válida e fechei o volume com o coração quentinho.

site: www.delivroemlivro.com.br

Andreina 04/08/2021

Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo
O Pedro já havia dito que esse seria o último livro da trilogia "Eu tenho sérios poemas mentais", triste porque eu amava. Eu sou apaixonada pelo primeiro livro é o meu favorito de todos, no segundo livro deixou um pouco a desejar mas também é bom, porém no terceiro no caso nesse, não funcionou muito para mim... Eu sempre gostei da escrita do Pedro só que com o tempo parece que os livros veio se degradando, eu entendo que poesia é algo para ser sentido e que varia a opiniões de diferente pessoas, mas eu esperava bem mais desse último livro, principalmente porque é o último da série... Eu entendo que ele precisa fechar esse ciclo de poesia/poema e tudo mas, só que eu estava esperando uma coisa bem diferente !!!

Sollyane 30/06/2021

Mais ideia do que conteúdo
Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo. A partir dessa premissa, os poemas da obra literária de Pedro Salomão são construídos com o foco temático no autoconhecimento e no amadurecimento. De certo modo, o objetivo deste livro, que finaliza a trilogia "Eu Tenho Sérios Poemas Mentais", é transmitir palavras paliativas, nas quais emanam um efeito terapêutico, e, sobretudo, inspiracional para com os problemas da vida.

Nessa diretriz, o escritor, na tentativa de fazer com que o seu último livro encerrasse a série com uma mensagem de superação, mostrando que a vida pode ser bela, transmite, ao invés, a sensação de que os poemas foram escritos para ele apenas. Como se fosse um lembrete ao autor de que ele sobreviveu, além de avisar a si próprio de que precisa começar a viver. Assim, enquanto a evolução da vida de Pedro Salomão é ?relatada? nos poemas, o leitor assiste a isso, de forma que, se conectar com o livro torna-se difícil, uma vez que os poemas são maiormente pessoais e excludentes a terceiros - nesse caso, o próprio leitor. Com essa margem limitada de destinatários, a poesia não é acolhedora, mas sim intimidadora e, em certo nível, acusatória. Composta de forma imperativa, as lições de moral do escritor submetem as pessoas que ainda persistem na vereda sombria da vida a um nível inferior. Como se fosse um regresso ter dúvidas quanto às ideias motivacionais transmitidas na narrativa. Em um dos poemas, é aconselhável o descanso para quando se está cansado. Para validar isso, o autor argumenta que você ?tem direito de se retirar e cuidar de você?. Seria útil se fosse prático assim. Podemos ter o direito, mas nem todos temos a oportunidade, o que remete os poemas à realidade do próprio autor. Isso delimita a recepção dos poemas ao leitor, já que há pouco espaço para interpretações próprias, visto que, sendo vários excertos extremamente pessoais, não englobam, dessa forma, todos as pessoas. Não tendo abertura para isso, compromete, dessa maneira, a relevância de certos assuntos retratados no livro. De forma despretensiosa, o "eu" do título diz respeito a uma única pessoa, na qual faz a leitura desse livro ser indiferente pra quem leu, já que, acredito que o intuito de quem comprou este livro não era de ler uma autobiografia de Pedro Salomão em versos.

Ademais, ainda que alguns poemas sejam melhores estruturados, e até passíveis de serem considerados realmente bons, como os poemas vistos nos livros anteriores da série, são insuficientes para salvar a experiência de leitura. Inúmeros poemas são rasos, mal desenvolvidos e repetitivos. Contudo, ressaltou várias vezes, o autor, que sua poesia é uma arte que lhe concerne apenas. Sob esse prisma, de que não é necessário adequar a poesia a uma padrão, seja para mostrar e marcar a identidade literária do escritor aos leitores ou simplesmente porque os poemas são resguardados na licença poética, o conteúdo fica à mercê do relaxo. Assegurado por essas justificativas, razoável, se não medíocre, é a escrita do autor, na medida em que o cuidado para com ela foi progressivamente regredindo desde o livro um. Acerca disso, aparenta ser mais um livro de auto ajuda, só que com um arranjo de palavras mais cativantes e suaves, bem como contendo também uma estruturação mais leve. Por fim, para encher o enredo, as histórias por trás dos poemas são as mesmas, apesar de serem mascaradas com diferentes elementos, por exemplo, os poemas repetidos que falam sobre sementes e plantações.

Além disso, controversamente, o livro que tecnicamente era para ser de poemas é composto , se não em maioria, por inúmeros ensaios. Esses que contém os mesmos problemas estruturais já supracitados. Embora o livro seja de poemas, não seria um problema tão acentuado caso o restante do livro fosse bom. Porém, se nem os poemas entregam o que é prometido, isto é, um conteúdo de qualidade, quem dirá os ensaios! No entanto, é evidente que os ensaios demandam menos trabalho e são mais rápidos frente ao processo criativo e desolador que um poema pode exigir. Ainda, em uma passagem, o escritor escreveu: ? Eu estou escrevendo esta carta ?? . Talvez ele tenha se esquecido do gênero do próprio livro, o que passa de hilário para um desapontamento notório de quem leu. Analisando a finco os problemas do livro, os ensaios até que ajudam a encher as páginas, caso o objetivo fosse mais uma publicação lucrativa de um autor consideravelmente conhecido ao público.

Portanto, certamente "Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo" é órfão de dedicação e de cuidado por parte do autor. É mais alcançável a ideia que o autor quis transmitir, de superação e felicidade, do que o conteúdo em si. Em ?Eu tenho sérios poemas mentais? a desordem e inconstância dos sentimentos evoluem para, em ? Se você me entende, por favor me explica?, a possibilidade de se conhecer e aceitar os problemas que são presentes, com o objetivo de em ?Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo? conseguir praticar a auto aceitação, o perdão quanto a incompreensão da fase anterior e, finalmente, a aprender a viver o máximo que a vida pode dar, da melhor forma. Infelizmente, o último livro faz jus à trilogia no que tange ao potencial do autor, e não propriamente ao produto final.

Isabela Di Ãngelo 14/12/2022

Muito bom ?
Eu li muito rápido!!!! Eu adorei a maioria dos poemas. É um autor que tem ganhado um espaço no meu coração. Vale a pena a leitura.

Andressa Klemberg 17/04/2021

Sentir
Feliz por ter lido toda a trilogia, por ver a poesia tendo destaque nesse nosso Brasil e por esse livro trazer os temas da ansiedade, solidão, autoamor, a importância de nos autoconhecermos e respeitarmos nossas escolhas e momentos

rafa 12/12/2023

? Todos os amores que vivi foram de verdade.
Todas as verdades que vivi foram temporárias.?
&
? O vazio da identidade faz parte do processo de amadurecimento da alma.?

Atlasantos 17/09/2022

Poemas com gostinho de casa
Os poemas do Pedro Salomão são simples e aconchegantes, a forma como ele se entende e parece me entender, faz eu me sentir em casa com a poesia.