Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Beatriz1421 31/10/2022

sem (com) amor
Esse livro foi uma das melhores experiências que eu tive com relação a amizade, amor e viver novas experiências. As amizades desse livro são tão lindas e teve a declaração de amor (não romântica) mais linda q eu já li até hj. Eu tô apaixonada por esses personagens, pela história, por td.

Lika34 30/04/2023

De assexual para uma assexual
Eu demorei muito para terminar esse querido, mas eu amei tanto ele que nem seu explicar. É um livro preferido não porque eu fiquei louca por ele, mas sim por colocar ali duvidas e pensamentos que eu tinha e me identifiquei, se identificar com um livro é melhor do que ele deixar vc delirando kkkk foi muito boa essa experiência. A história, os personagens são demais eu amei cada um deles mesmo com suas chaticizinhas, é um livro meio parado sim, porém eu amo isso, ela foca mais em mostrar os sentimentos e desafios deles nessa nova etapa e eu AMEEEEEIII??? te amo Georgia!!! Amizade tbm é amor
Jaques 30/04/2023minha estante
O melhor dos personagens da Alice é isso, que todos os personagens são chatos em algum ponto, o que deixa eles mais real. Eu amo demais esse livro ?

forbrekker 10/08/2023

É um livro muito gostosinho de se ler, e digo logo, não tem exatamente nada demais nele. Ele é um livro feito pra um público especial, nós pessoas aroaces. Então pra quem é desse público, esse livro é um abraço, é reconfortante saber que alguém nos entende e ver todas as nossas dúvidas ali, sabendo que não estamos sozinhos. Pra mim foi uma leitura emocionante, que me deu esperança.

E pra quem não é do público alvo, bom, não sei se gostariam tanto quanto quem tá vendo suas vivências dúvidas e medos sendo espelhados ali. Mas ainda assim recomendo.

Valéria Medeiros 18/12/2021

Uau!!!
Alice Oseman faz tudo! É um livro sobre uma personagem ae descobrindo assexual arromântica e como ela lida com isso! Gostei de ler sobre o assunto! A amizade é tão bonita nesse livro! Obrigada,Alice! Recomendo pra quem gostaria de ler sobre o assunto ir de mente aberta! :)

_leticiaa_ 26/01/2024

Eu queria um amor para sempre. Eu não queria ficar sem amor.
Porque damos tanta importância para o amor romântico? Porque os amores de amigos ou familiares não parecem ser o bastante? Porque os finais felizes só acontecem quando o protagonista se apaixona?

Esse livro, de certa forma, aborda essa idealização do amor e em como o fato de sermos condicionados a valorizar só o amor romântico afeta aqueles que não são capazes de senti-lo. Os finais felizes são tão atrelados a "encontrar sua tampa da panela" que aquilo que resta para pessoas como a Georgia é o constante medo de nunca atingirem a felicidade.
Não só é uma história de descoberta de assexualidade/arromanticidade, como também é uma história de amizade, do amor entre amigos que é tão forte quanto, ou até mais, que qualquer outro tipo de amor.

cilis 06/05/2022

FINALMENTE UMA REPRESENTATIVIDADE ASSEXUAL DECENTE!! (E ARO)
Eu enrolei muito para ler esse porque tinha certeza que seria meu livro favorito da Alice Oseman.

Assim como em Rádio Silêncio, tiveram momentos em que eu quis socar a protagonista por suas atitudes idiotas, mas no fim eu (meio que) entendi seu lado.

Foi muito legal ver e conhecer um mundo universitário no Osemanverso, com personagens tão diversos em tantos sentidos.

Aprendi muito com a Georgia, principalmente sobre como temos uma visão ridícula do que é o amor, e sobre como ele pode estar em qualquer lugar, em tantas formas. Fez eu me sentir acolhida por ser quem eu sou?

No fim, sendo sincera, não foi o meu favorito, mas com certeza vou guardar pra sempre no coração porque foi uma ótima representatividade aroace? amo as referências de tudo e e amei a leitura!

P.s.: Rooney é minha comfort character suprema!!?

manu13s 24/09/2023

Sem Amor
Não sei nem como dizer o quanto esse livro foi importante pra mim, principalmente pelo fato de que li ele no momento certo. Conhecer a história da Georgia fez eu descobrir tanto sobre mim mesma que meu único arrependimento sobre esse livro é não ter começado antes.

A Georgia nunca viveu um romance, nem se apaixonou ou teve um crush. Porém, agora que ela está indo para a faculdade com os seus dois melhores amigos, Jason e Pip, ela está determinada a mudar essa situação. E para isso ela pede ajuda à sua colega de quarto, Rooney, que é obcecada por Shakespeare e tem a maior facilidade em relacionamentos.

Mas logo ela percebe que não consegue se apaixonar, o que traz a tona vários questionamentos sobre sua identidade e inseguranças. A Alise Oseman, durante a história, conseguiu representar de uma maneira leve, mas sem tirar a importância do assunto, como é essa experiência de se descobrir aro-ace e todos os medos sobre o futuro e o que os outros vão pensar.

Como eu já disse, esse livro chegou no momento certo pra mim, pois eu pude me identificar muito com a Georgia, mas também perceber que ainda havia diferenças entre nós duas, o que despertou a minha curiosidade para entender melhor como eu me sentia. Além disso, os personagens foram um quentinho no meu coração, e me conquistaram muito (até a Pip, que eu não gostava até quase o final do livro).

Ainda não tenho certeza se foi o meu livro favorito da Alice, mas com certeza foi o que mais me ensinou algo. Sempre vou levar a Georgia comigo e me lembrar dela quando eu sentir medo do futuro mais uma vez.
mari1464 24/09/2023minha estante
??

manu13s 24/09/2023minha estante
obrigada por recomendar o livro, mariii ???

mari1464 24/09/2023minha estante
Imagina ???

Clara 20/02/2022

AMOR
Caros amigos, este livro me fez refletir bastante sobre como valorizamos pouco as amizades colocando amor acima de tudo, quando na verdade a nossa vida não precisa ser baseada na busca por nosso ?par perfeito? nem nada do tipo, não precisamos disso para ser completamente felizes ou ?inteiros? claro que é bom encontrar esse alguém especial mas nem por isso nossa vida é baseada em encontrar essa pessoa, e se a sociedade simplesmente entendesse isso a vida da maioria das pessoas seria bem melhor. Indico muito esse livro para todos:))
Karol Ferreiro 20/02/2022minha estante
claraaaa, resenha que conquistou não só meu like, como meu follow e o livro que já foi pra minha listinha. doces palavras! ??

Annik | @leiturasannik 03/03/2022

Que livro bom!!
Essa é mais uma história incrível da Alice Oseman. Li o livro em um dia, a escrita é fluída e viciante, me prendendo desde o começo. A Georgia é uma ótima personagem principal, com suas dúvidas e incertezas sobre sua sexualidade e sobre o papel do amor nas nossas vidas. Vamos acompanhar toda a sua jornada de autoconhecimento e suas descobertas sobre o que de fato a faz feliz.

Os personagens secundários são bem desenvolvidos, meus favoritos são a Rooney e o Sunil, me diverti muito com os dois e gostei muito de ver a amizade entre eles e a Georgia. A representatividade arromantica e assexual da história é bem feita, a forma como a autora abordou e retratou isso foi perfeita e informativa na medida certa.

Sem Amor é um livro sobre amizades, recomeços e aceitação, e que vai te fazer refletir sobre como às vezes colocamos o amor ideal acima de tudo e não valorizamos tanto o que verdadeiramente importa. Recomendo demais!

Classificação: +14

BTM 31/03/2023

Me apaixonei por este
Eu conheci esse livro da nossa queridissima Alice no tik tok, eu terminei de ler ele ontem as 1:00 da manhã. E eu estou simplesmente apaixonada por ele.. eu sou arromantica e tive uns problemas comigo mesma pra  aceitar esse fato, aceitar que talvez eu n me apaixone e tenha algum tipo de relacionamento com uma mulher, já chorei um tiquinho por isso, e ver essa representação de descoberta e confusão em uma personagem simplesmente me deixou muito feliz de verdade. Eu amei a forma q foi apresentado o amor, n só sendo o romântico, mas sim o platônico. E essa parte tem meu coração, pq meus amigos são tudo o que eu tenho Eu amo eles, e ver esse amor incondicional representado em uma personagem que eu amo é algo sensacional Obrigada por esse livro Alice Oseman, é disparado um dos meus livros favoritos de toda a minha vida

Gramatura Alta 23/12/2021

Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca nem teve um crush. Mas, como uma eterna romântica aficionada por fanfics, ela tem certeza de que vai encontrar sua pessoa um dia. É isso que uma sociedade obcecada por paixão e sexo lhe ensinou.

Quando começa a universidade com seus melhores amigos, Pip e Jason, em uma cidade diferente e bem longe de casa, Georgia está pronta para encontrar um grande amor. Com a ajuda de Rooney – sua colega de quarto extrovertida que vive tendo relações casuais e parece não ter problema nenhum com isso – e uma vaga para atuar no grupo de teatro, seu sonho adolescente nunca pareceu tão próximo.

O problema é que, quando seu plano romântico causa uma enorme rixa entre seus amigos, Georgia acaba em uma comédia de erros digna de Shakespeare e começa a questionar como o amor pode parecer tão fácil para outras pessoas, mas tão impossível para ela. É aí que um novo amigo lhe apresenta alguns termos e conceitos – assexualidade, arromanticidade – de que ela nunca ouviu falar, mas que parecem representá-la como Georgia jamais imaginou.

Em SEM AMOR, da amizade entre duas garotas de personalidades opostas, Georgia e Ronney, surgem diferentes sentimentos e emoções, mas acima de tudo uma amizade e um ciclo de descobertas que muda as vidas das duas. O ponto que une as duas, é a paixão por Shakespeare e o lugar onde dormem, um dos quartos conjugados da universidade. Com Rooney, Georgia aprende a identificar as diferenças entre sexo, paixão e amor. E todos os três podem trazer alegrias, satisfação, felicidade, mas também podem trazer tristeza, infelicidade, solidão. Ou mesmo abuso e violência. E Rooney é o exemplo de uma garota presa em um desses relacionamentos abusivos, que busca no sexo e nas ilusões, uma forma de justificar a própria infelicidade.

Georgia sempre acreditou que o amor é algo que pode ser perseguido e alcançado, e que quando isso não acontece, a culpa é da pessoa não ter feito o máximo, ou mesmo se interessado. Ela se vê nessa situação. Até que ela descobre que existem pessoas aromânticas, assexuais. A identificação é imediata, e muitos dos seus bloqueios, das suas desistências frente a rapazes e garotas, ficam totalmente compreensíveis.

SEM AMOR é bastante educativo em demonstrar o quão é saudável a pessoa compreender e aceitar o próprio corpo. Masturbação, sexo descompromissado, não são vergonhas ou motivo de julgamentos ou cobranças. O importante é saber que cada pessoa é diferente da outra, que existem pessoas românticas, pessoas que gostam de solidão, pessoas que amam sexo, pessoas que odeia sexo, pessoas que não querem namorar, ou que não sentiram vontade de beijar. Não existe a idade certa para transar, para namorar, para beijar. Cada pessoa tem seu momento, e todos os momentos são únicos de cada pessoa. Não há comparação possível.

SEM AMOR traz uma mensagem importante, ajuda, e muito, a compreender o que é uma pessoa aromântica assexual, e que isso não torna essas pessoas sem sentimentos, sem amor. O amor existe nas mais diversas formas. O amor entre amigos, por exemplo, o amor fraternal, não é apenas o amor sexual, e em todos eles, o sexo não importa.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/12/23/sem-amor/

mad max 09/01/2022

o nome é sem amor e eu sai apaixonada
Simplesmente perfeito demais, amei cada detalhe do livro, eu como assexual me senti completamente abraçada em vários momentos do livro ai sério a história de todos os personagens, as descobertas, a amizade e tudoo é perfeito ??? Alice oseman arrasou mais uma vez
Kim 09/01/2022minha estante
To louca p ler esse desde radio silence

Isabella658 15/08/2022

Infelizmente, não funcionou pra mim
??Aviso: Antes de explicar essa grande decepção, gostaria de avisar que me identifico como assexual arromantica, assim como a Georgia. Então, por causa disso, muito da minha opinião PESSOAL (ou seja, não é lei, nem a certa ou errada) vai estar nessa resenha.
Além disso, tem muuuitas coisas que não gostei, por isso vai ser meio grande. Então vou dividir em tópicos. SEM SPOILER, confia.

?POR QUE COMPREI O LIVRO:
Primeiro de tudo, a sinopse. Eu, quando descobri esse livro e li a sinopse, tive a sensação de que Sem Amor seria O LIVRO DA MINHA VIDA. Tinha tuuuudo pra ser: uma protagonista aroace que ama romance e fantasia com ele, mas tem problemas com isso na prática. Tá começando na faculdade e vê nisso uma oportunidade pra tentar de novo e fazer algo a respeito sobre não morrer sozinha. Tipo, a história da minha vida. O livro começa bem, vemos ela tendo sua primeira percepção sobre como nunca teve um crush de verdade (acho meio estranho usar a palavra crush, mas ela aparece muito na história kk) e decidida a mudar isso na faculdade.

?A NARRATIVA:
Então começa um arco enorme e com metade dele totalmente desnecessária, ao meu ver, sobre a vida na faculdade. São mais de 200 páginas só nisso, só a Geórgia insistindo em fazer algo que ela claramente odeia enquanto desenrola o evento principal, que é a peça da Sociedade de Shakespeare. Tudo numa enrolação enorme.
E aqui entra minha visão pessoal da coisa, quando parei de me identificar completamente: Georgia totalmente sabe o que tá rolando. Como disse antes, sou exatamente como ela diz ser na sinopse, então passei muito tempo sem entender porque eu amava muito meu amigo, mas quando recebia uma confissão dele, eu rejeitava logo de cara. Afinal, se a gente ama alguém, a gente quer namorar ela, segundo o senso comum. Ou não entendia porque eu era a única da sala que não tava doida pra perder o famoso BV, nem ficava doida pelos meninos nem pelas meninas. Mas sempre entendi pq as pessoas sentem isso, não é difícil, até uma criança sabe e estudando o mínimo de biologia você percebe que a excessão ali é você. Sem falar que, como mulher com um útero produzindo hormônios femininos, todo mês tenho aquele momento de achar que quero muito transar. Mas quando chega na prática, era horrível.
Ou seja: É CONFUSO PRA UM 🤬 #$%!& ESSAS COISAS. Não me admira alguém levar tanto tempo pra descobrir que é assexual. Ainda mais arromanticidade. Só que a Georgia é nem um pouco assim, ela não tem essas dúvidas, ela não tem esses momentos que faz a gente duvidar. A única dúvida dela é que ela quer um romance de fanfic, nada disso envolve pq a ausência de atração física tá ali. Pq ela CLARAMENTE odeia contato físico, até diz ter nojo. O que gerou uma das piores cenas do livro pra mim, ela surtando com uma encenação de teatro que envolvia tocar na mão de outra pessoa. Esses momentos me pareceu meio exagero demais, estereotipado demais, mas entendo que talvez eu esteja sendo meio mente fechada e pode muito bem ter pessoas assim por aí. Minha experiência não é lei e o que entendo hoje com a amplificidade da assexualidade, é como o ser humano diverge muito, ficando difícil de padronizar em poucos rótulos toda experiência no mundo. Mas poxa, querer ser atriz tem que saber encenar algo que você não é, não é como se tivesse que fazer uma cena erótica. E ela o tempo todo tinha pensamentos que deixavam muuuito claro o que ela tava sentindo, por isso não me entra na cabeça a dúvida dela sobre ser hetero ou lésbica. Caramba, só tem essas opções? Sério? Quando você tem uma amiga que é queer, nunca se interessou em saber mais sobre? Nem só pela amiga, mas porque é super claro que tem algo de diferente sobre você. Ela até pesquisa no Google, não é possível que só eu tenha ficado indignada com a demora pra saber que a assexualidade existe. Eu demorei muito, mas porque eu não tinha uma visão clara do que tava acontecendo comigo como a Georgia tinha. Assim que me liguei ?opa, não curto nem homem, nem mulher?, uma pesquisada simples no Google e já tava cheia de informação. Sem falar que hoje em dia a demissexualidade parece até que virou moda, todo mundo diz que se identifica, até quem não. Não é uma informação ultra secreta. E o pior, ela fica essas 200 páginas querendo forçar essas coisas, mas faz nada mesmo, ela ate fica louca e amargurada com isso, achando q uma máquina de lavar com defeito era barulho de gente transando, mas nunca fazia algo a respeito disso. Totalmente diferente da Rooney, que se coloca em situações de autossabotagem real, não só em pensamentos. Tipo, também já pensei essas coisas, mas eu fui lá e paguei pra ver. A Georgia nao, ela sabe claramente que não quer. E isso me irritou muito, ela SABE e ao mesmo tempo diz não saber. Ela NARRA DETALHE POR DETALHE das reações do Jason, aí descobre o motivo e se faz de sonsa. Já que quer fazer o leitor entender o que tá rolando, mas o protagonista não, era melhor ter escrito em 3ª pessoa. Em 1ª pessoa ficou meio confuso assim. E não é por estar em negação, porque depois ela também tem a fase de negação. É só meio confuso mesmo.

?O PORQUÊ DE EU TER IDO ATÉ O FINAL E AS COISAS BOAS DO LIVRO:
Então entra aqui o que me fez terminar o livro, porque a vontade de abandonar era grande, acontecia nada, não tinha uma reflexãozinha, só a Georgia se forçando a querer sexo. Por 200 páginas. Até que começa o drama de Rooney e Pip e mds, como eu queria que o livro fosse só sobre elas. Jason também é um amigo maravilhoso e preciso nem falar do Sunil. Maravilhosos demais, também super leria um livro sobre o Sunil. Só o Jason não me interessou muito. E o única coisa que me incomodou com as duas foi a Pip, uma garota super bem resolvida com a sua sexualidade, informada, frequentadora da Sociedade do Orgulho, ter um crush em outra menina e assumir que ela é hetero por ver ela beijando um cara. Tipo, Bi e Pan, oi? Será que existe? Jkk mas tudo bem, entendo que foi um mecanismo de defesa depois de tantas decepções com crush em hetero. Pip é um anjo por perdoar a Georgia tão rápido, então eu também vou fingir que não vi.

?O SUPER DECEPCIONANTE PLOT (?) DA HISTÓRIA (sem spoiler):
Por falar em perdoar Georgia, se tiver lendo até aqui, lembra que o livro acontecia nada além da Georgia querer se forçar a sexo? Bem, nisso, ela toma as 2 piores decisões que alguém pode tomar. Bebida e dúvida nenhuma justifica, então eu não entendo e nunca vou entender porque pessoas tomam atitudes assim. A única justificativa, pra mim, é ser mau caráter e mega egoísta. Pareceu mais que a autora tava querendo forçar um drama e um acontecimento pra animar a história.

?O QUE EU ESPERAVA DE UM LIVRO SOBRE ASSEXUALIDADE e CONCLUSÃO:
Por fim, sobre a minha decepção. Eu não esperava muita coisa não. Eu só imaginei que seria um livro mais reflexivo e filosófico. Todos os outros arcos foram um bônus que salvaram a leitura pra mim, tava super determinada a gostar do livro de qualquer jeito, então li até o final e ainda bem que teve esses arcos. E olha que eu tava super mente aberta a ter romance e drama nenhum, já que é justamente sobre o oposto disso. Pq se fosse depender da Georgia, teria abandonado. Eu queria que tivesse mais reflexões sobre sonhar em ter um romance e não querer ao mesmo tempo, ser impossível viver nossa maior fantasia. Tô longe de ser uma pessoa bem resolvida com a minha sexualidade pq essas são minhas maiores dúvidas da vida: não querer morrer sozinha e ter uma família, mas também não querer na prática conhecer alguém romanticamente. É tipo querer ganhar na loteria, mas não querer compre o bilhete pra apostar. Os pensamentos sobre falar com os amigos a respeito da assexualidade arromantica também foi algo positivo, porque o medo de se ver invalidada como algo que ?não existe?, a ?internet que inventou? é real. Felizmente tive boas experiências com isso, só uma foi uma dor de cabeça, mas faz parte.
Gostei muito da conclusão sobre as amizades no sentido de ser bonitinho, faz a gente ter mais esperança de achar amigos assim. Porque até agr, na realidade, amigos não substituem uma relação amorosa. Pra mim sim, amo eles tanto quanto, mas nunca vou ser prioridade na vida de alguém ou poder contar 100% com alguém, como seria numa relação amorosa e romântica. Meus amigos vão ter a família deles e vou acabar de lado. Era sobre isso que queria ler, sobre pensamentos assim, reflexões sobre a assexualidade mesmo. Então achei mega superficial e bobo ter sido apenas sobre ?quero transar pq é o que esperam de mim, mds como quero namorar e transar com meu namorado pq nas fanfic é assim, me odeio por não conseguir fazer isso na prática?. É assim que resumo todas as 300 páginas de reflexões da Geogia, com apenas poucas sobre o que realmente importa: ser sozinha e aceitar isso. Ser sem amor, como ela diz, e aprender a viver com isso, aceitar e ser autossuficiente. O que não rola, já que ela acha uma solução diferente pros questionamentos acerca da assexualidade. E me pareceu meio fantasioso demais kk ou eu que sou muito pessimista.

Enfim, é isso, meio um desabafo, mas caso interesse alguém, foi essa minha experiência. Não digo que não recomendo, porque somos diferentes e pode ser que seja uma descoberta maravilhosa pra outras pessoas. Ainda não vi outra pessoa que também não tenha gostado, então é cada um na sua. Como disse antes, não existe certo ou errado em questão de gostos pessoais, toda leitura importa e traz algo novo pra gente ??

Obs.: Curti MUITO os links deixados no final pras pessoas irem atrás de mais informações. Não só em inglês, mas em português também ?
Palavras da Jessie 26/08/2022minha estante
Sou apenas ace, li com uma amiga que é demi e nós duas queríamos atravessar o livro e dar na cara da Georgia. Foi uma personagem que irritou profundamente porque como você disse, ela SABIA, já tinha concluído as peças na cabeça dela e ela foi lá pro Jason (o que eu achei terrível aquela cena), depois com a Rooney, sabendo que a amiga gostava dela???? Não é sobre sexualidade, teve uma pitada de caráter mesmo.

Acontece na vida real? Acontece, mas não ter sido conversado e tratado abertamente essas dores e mágoas, me deixaram triste. Sem mencionar que não pareciam questões mais jovem adulto da faculdade e sim jovens de ensino médio

Isabella658 05/09/2022minha estante
Fico feliz de ter mais pessoas que perceberam esses problemas kkkk assexualidade ainda é um assunto novo pra mim, então tava preocupada de estar falando bobeira
Mas não tem como não ficar triste mesmo, quando é raro protagonistas ace e/ou aro, aí a gente acha (de uma autora bem popular ultimamente) e ela ainda tem um caráter duvidoso ?

Palavras da Jessie 05/09/2022minha estante
Também é algo novo pra mim, mas as atitudes da Georgia não tinham, a meu ver, com a sexualidade dela. Eu me irritei com tantas coisas que nem sei. E aquela declaração no final???? Parecia que a Pipi era um objeto de consolação pra Rooney. Fala sério! Eu esperava muito desse livro, mas achei decepcionante. Só salvou mesmo por causa da representatividade

Isabella658 06/09/2022minha estante
Sim, também acho que seja pela personalidade dela. Eu quero nem lembrar do final, pareceu um delírio coletivo lkkkk não esperava mto, mas tb esperava que fosse minimamente bom

Lucas 17/06/2022

Esse livro sempre vai ter um lugar muito especial no meu coração. Passei anos e anos da minha vida sem conseguir entender minha sexualidade, me achava estranho, que tinha algum defeito. E com esse livro eu finalmente entendi que eu sou um gay assexual, vou ser eternamente grato por essa obra linda e delicada. Os personagens são espetaculares, principalmente Georgia, Rooney e o amigo de faculdade que a Georgia faz que não recordo o nome agora. Por poucos momentos a história deu uma empacada, mas como resultado final, um dos meus livros favoritos da vida
sophia1126 18/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?? Tô louca pra ler!!

Lucas 18/06/2022minha estante
Imagino que seja em torno de 12~14. Ele é bem tranquilo e jovem, tem poucos gatilhos. Aborda mais amizade e sexualidade