Sangue fresco

Sangue fresco Sasha Laurens

Resenhas - Youngblood

forbrekker 18/08/2022

to dando uma estrela por pena (linda ella caridosa)
Vamo lá. Esperei esse livro há uns 5 meses, botei até alarme no celular e tudo. Não é como se não fosse me atrair. Digo, um romance lésbico de vampiras que ainda mais é dark academy? Claro que eu estaria batendo ponto assim que lançasse. Vocês não imaginam a minha decepção quando eu terminei de ler. A tristeza. A dor. O filho chorando e a mãe não vendo.

O livro conta a história da comunidade dos vampiros - vampirdom - e as protagonistas, Kat e Taylor, são parte disso. Elas são Youngbloods, vampiros que nascem vampiros por serem filhos e tal. Uma pegada assim. Aí, as duas estudam na escola para Youngbloods, Harcote. Que tem como objetivo de fazer uma lavagem cerebral nessa nova geração e fazer eles pensarem no vampirismo antigo e se espelharem nele. É uma coisa bem clichê e já vista antes várias vezes, mas boa do mesmo jeito.

O problema começa na execução e em como a autora colou esses plots todos. Desde o começo do livro tem uma construção sobre a doença que assola os vampiros e a corrida atrás de uma cura - e coisas suspeitas relacionadas a mãe da Kat. A autora puxou bem as ideias. Porém, quando as histórias começam a intercalar, é aí que o problema aparece. Não há um respeito ao desenrolar das coisas - vários capítulos desenvolvendo um acontecimento pra ele ser usado uma vez e logo depois esquecido como se nada tivesse acontecido. É irritante como a autora faz as coisas acontecerem só por fazer, não há propriamente uma história por a conexão entre tudo ser tão solta e frágil - que não fica algo tragável ou engolível. Os plot twists são fracos, você já sabe de todos 300 páginas antes deles acontecerem (o livro tem 400 páginas), e quando as coisas de fato acontecem, sempre é do jeito mais decepcionante e capenga possível. A única coisa interessante foi um negócio no meio do livro e ainda assim foi bem xoxo. Faltou tempero.

A primeira protagonista, Kat, como irei falar de nossa amiga Kat. Ela me lembra terrivelmente daquelas feministas com o white saviour complex, e tem horas que chega a ser ridículo. O livro usa e abusa de pautas raciais/LGBTQIA+ só pra mostrar como a nossa mocinha é boa olha só como ela é boa. Ficou ridículo. Mais que ridículo. Não sei uma palavra. F1dido. Pronto tome uma. O desenvolvimento dela é uma dívida de jogo por si só, não tem um tato, um senso. Uma hora ela é cachorrinha dos vampirões, outra hora ela é revoltada. E ela fica alternando sem explicação nenhuma - e a babação de ovo dessa bixa com o Victor é estressante a níveis absurdos. Tirando a falta de QI dela pra ver o que tá na cara dela o livro inteiro - eu juro a vocês me estressou tanto porquê tava TUDO na cara delas o livro inteiro e as bixa nao pensaram em bater os neurônios pra ver se fazia a sinapse. Burra demais. Além disso, o arco da sexualidade dela foi péssimo pra dizer o mínimo. Que história é essa de que a gente já nasce sabendo - mirou no fecho e errou o lacre.

Aí temos a pobi da Taylor. Essa aí sofreu mais que a Juliette - não tem desenvolvimento, não tem arco, perdeu tudo tá vivendo de aluguel. Ela e a Kat eram melhores amigas de infância mas a amizade delas acaba por um motivo x, e aí isso faz ela virar fria e calculista tal qual o Thomas Shelby, só que a motivação é tão FRACA e tola que fica cômico. E o jeito que resolvem esse problema é mais engraçado ainda. Aí tem a questão de ela ser a única pessoa queer naquela escola e o desenvolvimento em relação a isso é capenga falando a bons termos. Tenebroso. E quem diabo usa óculos dentro dos lugares mulher tome um rumo.

Sobre o romance: elas nem tem cenas juntas e olha que eu amo uma migalha, mas não tem desenvolvimento, motivação, nada. Um dia acordam e resolvem f0d4-se vou me apaixonar por essa daqui. É ridículo por não ter uma explicação e ficar algo que nem teve tempo de construir a química direito. Ficou péssimo. E o livro foi promovido nisso né.

Tem outras problemáticas terríveis em relação a descendência do Galen, que é retratado de forma péssima e desrespeitosa. Falando no Galen, ele é um dos principais, e tem mais desenvolvimento que uma poça de água porém menos que uma lata de ketchup. Ele tem um conflito, some e aparece com tudo resolvido. Na realidade, ele foi um plot device pra poder resolver as coisas que a autora tinha preguiça de fazer, péssimo. A Evangeline é a personagem que mais tem chão nesse livro (ela tem uma lajota de piso) e mesmo assim não faz sentido nenhum, inclusive do nada ela se apaixona e eu fiquei gente que isso? E ainda assim foi mais plausível que o casal principal. Vejam só. A Lucy só aparecia pra ser malvada e incitar drama quando não tinha, mas tem um total de 0 de arco desenvolvimento ou relevância. Nosso recorde é 0.

Conclusão pois eu já estou cansada (já é minha segunda resenha nesse pedaço): o livro tem uma premissa boa, uma incapacidade de desenvolver plots e personagens, precisa apelar pra recursos ridículos e batidos; deixar personagens burros pro enredo não sair antes do planejado e claro - a conclusão de centavos que pareceu mais um daqueles filmes onde a amizade resolve tudo. Eu riria se não tivesse perdido dias nisso. Boa noite.
notmuchcompany 18/08/2022minha estante
Ohgod. Minhas expectativas caindo uma a uma ?

Mariana113 29/11/2022minha estante
Mds tava doida pra ler, n acredito q é uma bomba ?

Moni 27/04/2023minha estante
Vim aqui procurar uma migalha de resenha pra decidir se lia ou não e vc me entregou um banquete, obrigada!

vinci 01/06/2023minha estante
obg vc expressou tudo que senti lendo esse livro! sinceramente parece que n teve uma revisão ou uma leitura crítica antes de publicarem ??

Enny Silva 01/10/2023minha estante
Eu tô rindo tanto do título. Queria ler pela capa e pelo casal safico, mas toda a sua revolta e reclamação com propriedade me fez já desistir. Obrigada pela resenha lindíssima eu ri muito.

Andy 09/10/2023minha estante
Obgda, e isso que senti lendo essa bomba .. péssimo, no próprio agradecimento a autora disse q queria escrever um livro de fantasia e ficou com preguiça de pensar em algo melhor q vampiros e pasmem , que não bebiam sangue .. deveria ter começado a leitura pelo agradecimento ?

ceci12 14/10/2023minha estante
eu tava com o dedo apotando para o "quero ler". cancela kkk

J Sergio Dantas 25/10/2023minha estante
Nossa, ruim se decepcionar com livro ne.... Tenho sugestão: talvez não seja sua linha literária mas, acabei de ler: a empregada. Valeu cada sentavo. Thriller incrível. Quem já lê esse nicho pode sacar muitas coisas até metade, quem não tem tanto costume, vai se surpreender muito.

Michelle Pagura Festa 29/10/2023minha estante
muito obrigada pelo aviso, não vou mais colocar na minha lista de desejos kkkkkkkk

ShirlCrain 29/10/2023minha estante
aqui vc foi gigante

Manju@_@ 10/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa!!! Acho válido todo mundo que leu esse livro procurar uma terapia pq depois dessa bomba é a coisa mais certa a se fazer kkkkk

Anabelle.piassi 20/11/2023minha estante
Pessoa eu te amo, nunca ri tanto numa resenha

victAria.vaneska 11/12/2023minha estante
que pena ??? só queria um romancezinho sáfico vampiresco ?? mas sua resenha me fez rir tanto que amenizou meu sofrimento kkkkk o livro tá no valor de 60 pila na amazon, talvez se fosse de graça eu leria, mas não vou gastar meu suado dinheirinho com uma bomba dessas

Sofia_sm 28/12/2023minha estante
Estava querendo tanto ler mas confesso que essa resenha foi um balde de água fria. Pelo menos eu ri lendo kkkkkkk

MarcelineVotica 26/04/2024minha estante
Estou na pagina 70, e nunca vi uma explicação sobre a Katherine tão perfeita, obrigada pelo banquete em forma de resenha

taliterando 26/04/2024minha estante
Eu tô tão apaixonada por essa resenha aqui. Juro. As analogias foram perfeitas.

Donelli 29/04/2024minha estante
Eu tô morrendo de ir com essa sinopse, concordo com tudo!!

Let 25/01/2024

Dark academia com migalhas de romance
? ?Sangue fresco? vai acompanhar 2 vampiras: Kat, que viveu sua vida toda entre humanos, e a Taylor, que vive em meio à nata do mundo vampírico, mas está cansada do seu conservadorismo. Quando Taylor tropeça no cadáver de um vampiro, e Kat faz uma descoberta chocante nos arquivos da escola, elas decidem se unir para investigar.

? Eu adorei a escrita da autora. O fato de tanto a Kat quanto a Taylor narrarem deixou mais dinâmico e divertido.

? Eu AMO dark academia, internato, colegas de quarto e essa pegada de mistério. Então realmente me envolvi na história e me peguei viciada na leitura para descobrir como terminaria.

? Outra coisa que amo: haters to lovers. Acompanhar essas duas se implicando e negando a tensão IMENSA entre elas foi bem divertido.

? Apesar de muitos terem odiado, eu adorei a construção de mundo aqui. Um vírus que torna o sangue humano letal para vampiros? Sim! Eles são obrigados a tomar sangue sintético e isso é importante pra trama. Achei bem diferente de tudo que já li sobre vampiros.

? Apesar do mistério ser bem previsível, eu gostei de como a autora amarrou tudo no final. É resolvido tudo nas últimas páginas? Sim. Mas eu achei divertido ver as personagens investigando e descobrindo tudo, apesar delas serem bem lerdinhas viu. Se prepare para passar raiva.

? Eu tive dificuldade de gostar da Kat. Além dela ser irritante e MUITO ingênua, ela ainda incorporava o Adm do Quebrando o Tabu DO NADA. Eram umas militâncias sobre r4cismo, homofobi4 e transf0bia que eram só jogadas, até por ela ser uma personagem branca e cis. Sabe aquele complexo de branca salvadora? Então, foi bem incômodo. A autora quis trazer críticas sociais, mas algumas ficaram TOO MUCH.

? Se você quer um romance entre vampiras, não é esse livro. Sangue fresco é um slow burn BEEM slow mesmo. A Kat está num processo de autodescoberta e a Taylor não toma iniciativa por medo de ter seu coração partido. Apesar de eu ter entendido a dinâmica delas e ter achado justificável, o casal só vai acontecer no final do livro (FINAL MESMO TÁ). O romance não é o foco da autora e essas 2 demoram meses só para resolver o problema do passado delas. É bem enrolado.

willowlov3 25/11/2023

Senhor em ti confio ?
Marcando como lido só pra finalmente comentar que abandonei esse troço porque minha nossa senhora, como o livro enrola pra ter um acontecimento legal ou alguma coisa que tenha um plot bom de verdade. estava a dois passos de largar mas me fiz continuar lendo na esperança de melhorar, e advinhem? não melhorou ?? parei na página 250 depois de ficar me arrastando pra ler só que agora não me aguentei e abandonei. quem sabe um dia eu pegue pra ler de novo, né galerinha.

Thaynná 10/04/2024

O livro une duas coisas que mais amo: leitura sáfica e o mundo vampírico. Dito isso, estava muito animada pra ler.

A premissa é bem interessante mas sinto que a história não foi tão bem desenvolvida.

A ideia de ter uma doença que acomete a raça humana e automaticamente faz com que a tomada de sangue humano seja letal aos vampiros é genial. Ao mesmo tempo, minha sensação é que após os dez primeiros capítulos o plot fica bem previsível.

Há vários mistérios que não sustentam o suspense por mais de um capítulo, o que deixa a história rápida e muito previsível.

Senti que pautas como a homofobia e o racismo poderiam ter sido aprofundadas (já que elas são brevemente citadas).

Embora a Kat tenha me irritado a maior parte do tempo, Taylor tem todo o meu amor e acho que poderia ter sido melhor desenvolvida.

beca 08/11/2022

tosqueira de alta qualidade
acho que esse foi um dos livros mais estúpidos que eu li esse ano. ele é bem fraco na questão do enredo e na construção de personagens e em diversos momentos da leitura eu tive que dar uma respirada forte porque as falas eram altamente cafonas e forçada, além do que demora até quase metade do livro para as coisas engatarem e a história ir pra frente. dito tudo isso, esse livro também foi uma grande fonte de entretenimento.

talvez eu esteja me deixando levar pelo fato de que esse livro seja inspirado (em partes) em carry on, mas a realidade é que eu sou uma grande otária por criaturas místicas sendo boiolas em colégios internos enquanto desvendam planos de controle populacional de alguma figura de autoridade da sociedade a qual eles pertencem.

provavelmente o único motivo pelo qual eu tenha conseguido engolir tanta baboseira se deve ao fato de que esse livro cumpriu o que me foi prometido, que eram vampiras lésbicas. tudo bem que foi realmente um luta ter que lidar a kat fazendo a linha adm do quebrando o tabu em 2018, com as duas fazendo burrada atrás de burrada atrás de MAIS BURRADA e com todo cool doce que elas faziam pra não admitir que gostavam uma da outra, mas sendo bem sincera, todo drama tosco no maior estilo gossip girl encontra riverdale me fez fechar os olhos pra tudo isso.

a única coisa para qual eu não consegui fechar os olhos (e o que me levou a dar 4 estrelas no lugar de 5) foi o fato de que a autora escolheu fazer com que a maioria dos vampiros desse universo fossem homofóbicos, o que honestamente não faz o menor dos sentidos.

então sim, talvez esse livro seja um grande emaranhado de nada com coisíssima nenhuma, mas as vezes é disso que a gente precisa.

Gi_Lua 12/01/2024

Sangue fresco
Sei lá, não sei se gostei muito, acho que não faz meu tipo, as protagonistas não me cativaram, a história também não me cativou.
Mas o livro entrega o que promete.

dudaoliv 19/10/2023

Vampiros, antigas amigas de infância e mt mais
🤬 #$%!& , eu tô sem palavras até agora. Pra começo de conversa, eu sempre tive muito preconceito com tudo que envolvia vampiros (sinto mt, fãs de TVD e Crepúsculo), mas eu vi esse livro na livraria e pensei "por que não?" e comprei. Posso dizer q foi um dos melhores livros que eu já li. Tem tudo que eu gosto: antigas amigas de infância que se separaram e agora se odeiam, mistério, descobertas e, o mais importante, na minha opinião: representatividade e descoberta de sexualidade. Eu acho muito importante pontuar que, além da história e personagens bem escritos, a descoberta da sexualidade de uma das protagonistas é muito importante e muito bem escrita e desenvolvida, eu me vi nela. Na minha opinião, esse livro deveria ser lido por todos, porque ele te acolhe e te dá segurança, além de você poder se conectar com as personagens de uma que é de outro mundo.

Laris | @larislendo 16/06/2023

Tinha muito potencial, mas não precisava ser tão longo, o plot twist é muito óbvio, os personagens são burros até pros padrões de protagonista de YA, tem umas falas bem problemáticas que eu fiquei bombastic side eye, enfim é isto, fica com deus.

lala monts 16/01/2024

A escritora tinha um plot tão bom e fez merda esse livro tinha tudo para ser promissor porem a história ficou super arrastada e jogada para ser concluída nas ultimas paginas

manuela.vargasr 17/10/2023

Algo merecido
Eu discordo da maioria dos comentários que vi nessa plataforma sobre esse livro. Ele entrega exatamente o que propõe um romance queer com vampiros. E se você conhece qualquer mídia do século 21 com vampiros sabe muito bem que isso não significa que esse livro é uma obra prima da literatura, muito pelo contrário, mídias com vampiro geralmente são fracas mas prendem as pessoas, e é assim que esse livro é.
A protagonista é confusa e teimosa, em muitos momentos fez eu ficar tão frustrada que tive que fazer uma pausa, enquanto a segunda protagonista é, na falta de uma palavra melhor, cringe, e eu amei isso nela! Ela a versão feminina do personagem moreno sarcástico que existe em 80% dos livros heteros.
Apesar de ter dado 3 estrelas para o livro eu não irei critica-lo, nós sáficas precisamos de leituras bobas e fora da realidade com vampiras, héteros tem diário de um vampiro e crepúsculo, nós tínhamos apenas carmilla (a série do youtube, claro) e agora temos esse livro. Nem tudo precisa ser uma obra de arte, às vezes é apenas divertido.
adp_amanda 21/11/2023minha estante
amei seu comentário do início ao fim, é exatamente o que penso sobre o livro.
"Nem tudo precisa ser uma obra de arte, às vezes é apenas divertido."

Jamille.Priscila 22/10/2023

Uma farofada vampírica
Esse livro é muito bom! O começo é um pouco lento e isso acabou influenciando na minha nota, mas depois que engrena na leitura você não quer parar mais. O livro tem vampiros (de uma forma que nunca vi: Presancestral, DFaC, Dentescendentes). tem representatividade, tem mistério (fácil de resolver, mas tem), tem descoberta da sexualidade, tem gente insuportável e escrota e tem mais uma porção de farofa.

Enfim, é um livro leve e é ótimo tanto para leitura temática de halloween ou não. Encaixaria muito bem em uma bela sessão da tarde. Recomendo demais!!

Carol 16/10/2023

Desenvolvimento preguiçoso e final infantil
A autora trouxe algumas premissa legais durante a narrativa, que podiam ser desenvolvidas de forma bem interessante, mas na hora crucial de amarrar todos os pontos e finalizar a história, parece que a autora desistiu do livro rs ou, sei lá, parece que deram 24h pra ela terminar e aí deu nisso, porque sério????
É óbvio que esse livro não se propõe a ser algo grandioso, mas a resolução da história é quase uma piada, parece o tipo de final que eu dava pras minhas redações quando tinha 10 anos e já tinha cansado de escrever alguma história mirabolante, ou então aqueles finais de novela infantil mexicana, que, num passe de mágica, sem muita explicação e sem nenhum aprofundamento sobre todo o universo criado, a história acaba e tá tudo bem, porque as mocinhas estão felizes!!
Fiquei triste porque até chegar mais ou menos nos 80% do livro eu tava gostando do universo do livro e tudo mais...

julianii 17/12/2023

Nossa juro por deus que livrinho capenga kkkkkkk a história muito fraquinha, o romance bem mais ou menos. podia ter se proposto a ser só um clichezinho fofo e feito isso direito ou elaborado uma história que prestasse, mas simplesmente n fez nenhum dos dois?

dany 20/10/2023

Fui com uma expectativa baixa pra esse livro, oq acho q foi bom pq podia ter me decepcionado se estivesse esperando mais.

o livro tem uma temática bem interessante e o ritmo da história é bom. é uma leitura engraçadinha, boa se vc não quiser pensar muito, embora algumas partes deem bastante vergonha alheia (ênfase no bastante).

confesso que esperava bem mais do romance. o desenvolvimento foi super enrolado, ficava indo e voltando pro mesmo lugar o tempo todo, o que levou a não me conectar com as protagonistas tanto quanto esperava. o final foi fofo, mas não me senti torcendo tanto por elas no desenrolar da trama.

além do romance achei o desenvolvimento dos personagens bem fraquinho. tanto o das protagonistas, que não se decidiam sobre oq queriam (principalmente a Kat), quanto o dos personagens secundários, que muitas vezes eram jogados lá é deixados de lado, sem desenvolvimento nenhum.

senti algo semelhante em relação a história do livro, meio que não chegava a lugar nenhum, algumas partes ficavam meio jogadas, sem sentido. o final, no entanto, achei até meio apressado poderia ter sido mais desenvolvido. os plots, em maioria, não foram muito surpreendentes.

enfim, é uma boa leitura pra se fazer sem pensar. pra mim, q estava de ressaca literária, foi interessante já que a leitura fluiu bem (mesmo q oq me mantivesse motivada, muitas das vezes, era o ódio por algumas atitudes das protagonistas KKKK) e que consegui ler bem rápido.