Só Por um Verão

Só Por um Verão G. B. Baldassari

Resenhas - Só Por um Verão

Banana_jubs 08/05/2024

"Tá tudo bem se não estiver tudo bem"
O que mais me surpreendeu nesse livro foi a narração. Foi super estranho no começo eu não conseguia pegar um ritmo de leitura por sempre estranhar a narração, mas assim que me acostumei não consegui parar de ler até terminar.

Essas irmãs são uns amores e o jeito que as personalidades delas entram em conflito é engraçado. Adorei cada uma delas e o "final" que tiveram, fiquei com vontade de ir acampar e observar o céu estrelado e também com vontade de fazer parte dessa família

Mesmo que o livro fale sobre luto, eu achei que foi raso e não ficou muito em cada uma pra deixar bem trabalhado e certinho, mas não é algo ruim você ainda consegue observar elas se "recuperando" do luto e restabelecendo o laço que unia elas. Um ótimo livro.

May 07/05/2024

Depois de ter lido "A princesa e o cappuccino" e ver muitos comentários positivos sobre as autoras por aí, eu tinha vontade de ler mais livro delas. E, finalmente, veio aí.

Eu amei a narradora ser a mãe das quatro. Foi a primeira coisa que eu achei legal quando o livro começou.

Foi uma leitura legal, mas que engatou de verdade lá pelos 60%, quando eu não consegui parar até ter terminado. Amei cada personagem. Os que não amei, eu amei odiar (oi, Michelle, esse trecho é pra você).

Lerei as continuações, pra ter mais um pouquinho de tempo com a família Lancellotti.

maria 06/05/2024

???????????
Um livro leve e de muito ensinamento, foi lindo ver como cada irmã amadureceu no verão e passou a aproveitar mais a vida e a família. ansiosa pelos próximos

Marian14 05/05/2024

O livro traz uma vibe bem sessão da tarde, as personagens são insuportáveis no início mas são carismáticas e cheias de humor, o que nos faz querer acompanhá-las no decorrer das páginas. Acho que preferia o ponto de vista aos olhos das protagonistas, porém, foi bem interessante ver a histórias aos olhos de outra pessoa.
Acredito que por ser a história de quatro pessoas, a obra tende a iniciar de forma lenta, mas apartir do meio quando engata é bastante divertido.

Gaby.Santos 24/04/2024

Tô encantada com esse livro, muito rápido e perfeito.
amei a escrita e como a história me encantou.
amei esse livro

Cih 23/04/2024

Incrível
É bom ler um livro que retrata tão bem a importância dos nossos laços familiares e o quanto a vida é imprevisível e como precisamos dar valor a cada pessoa importante na nossa vida.
É extremamente leve de ler, tem muitos momentos engraçados, mas também traz ensinamentos e te fazem refletir bastante.

@eve 23/04/2024

Amei
Juro pra vocês que eu não dava nadaaa nesse livro pois estou maratonando sáficos, como foco em casais sáficos mesmo e quando soube que não era esse o foco desse livro e acabei desanimando de ler, mesmo sendo das Baldassari. Porém, tenho que dizer que eu fiquei IMPRESSIONADA!!! Elas não fazem NADA ruim cara!
Como disse anteriormente, o foco não é um casal (e muito menos o sáfico, apesar dele ser bem desenvolvido), a história é sobre união, erros e acertos, amor, carinho, construções e desconstruções, cumplicidade e outras coisas que envolvem a família Lancelotti.
Eu me emocionei em vários momentos nesse livro, só o fato dele ser narrado por uma mulher morta muito bem humorada já me tirou altos risos. A construção desse universo foi feita de uma maneira magnífica e eu jamais cansarei de babar na escrita das lésbicas mais fenomenais existentes! Elas não erram NUNCA!! Apenas LEIAMMMM!!
Lais Ramires 23/04/2024minha estante
Leria até a lista de compras das Baldassari

@eve 24/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUS ME IDENTIFIQUEI LAIS!!! to doida pra assinar aquele negócio literário delas que tem contos mensais

Lima 18/04/2024

Família e relacionamentos
Que livro incrível.
A leitura dele é bem fluida, nem vi o tempo passar quando estava lendo, a tematica é bem simples mas muito bem trabalhada. Cada personagem tem uma personalidade própria e um desenvolvimento muito bom, destacando a Helena, uma personagem muito bem escrita.
Gostei muito da história, ela tem uma pegada que eu particularmente gosto muito, e não tenho nada a reclamar, o casal principal é muito bem desenvolvido, surtei muito durante a leitura.
Muito bom.

brielps 18/04/2024

Mamãe Lancellotti é a melhor personagem
Como sempre as lindas fazendo arte né.
Livro sensacional, muito leve e cheio de piadinhas. Dei várias risadas e derrubei umas lágrimas no epílogo!! Tudo e mais do que eu esperava era esse final.
Eu senti que é mais focado na Luiza e gostaria que os próximos livros focassem mais outras irmãs (o que acho que realmente acontece hihi). De qualquer maneira, eu amei demais, não achei que faltou desenvolvimento com as outras irmãs, achei que está incrível do jeitinho que está.
Não me surpreende esse ser mais um livro ótimo das autoras.

Lana 17/04/2024

Um verão
O livro pertence a uma trilogia, na verdade é o primeiro. A história inicia com uma notícia triste, a morte da mãe das protagonistas da história...
A narrativa da história, espantem, é feita pela falecida, que propõe algo inusitado as filhas para que possam usufruir da herança.
As quatro filhas, com personalidades bem distintas uma das outras, são obrigadas a conviverem por 30 dias juntas, trabalhando no acampamento da família.
Enfim, a história é super bacana, bem redigida. Diagramação incrível.

Eu li, eu recomendo ?

costamaria 14/04/2024

O final deixou a desejar
Eu amei a história e já sabia de algumas coisas, fora o que a gente vai deduzindo conforme o passar do livro, mas acho que o final da Helena (não dizendo mais para não dar spoiler), deveria ter sido mais elaborado, pelo menos mostrar ela contando o que iria fazer, mesmo que não mostrasse acontecendo, eu senti falta disso porque quase chorei em alguns momentos envolvendo eles e queria ter visto mais.

Acho também que em alguns momentos não parecia que estava sendo narrado pela mãe, já que estava sem sentimentos em momentos que deveriam ter, ao meu ver. Se você tem uma filha e depois de morta descobre ela fazendo coisas que você não aprova, você não vai ficar imparcial. A maior parte é narrada com a emoção dela, mas acho que em momentos cruciais ficou faltando essa pitada de revolta e mágoa, talvez.

De todo é uma boa história e me arrancou boas risadas.

Maria.Paula 12/04/2024

1.000.000/10
Que livro perfeito meu deus ?? amo a escrita delas, e amo o fato de ter continuação, me lembrou muito o estilo de delilah green ??

ShirlCrain 11/04/2024

As irmãs Lancellotti
Admito que comecei o livro pela Helena, pois já li "de repente, namoradas" e me apaixonei por ela, mas eu fiquei por todas as irmãs, que história encantadora, divertida e animada! Eu amei a Mila, a Luísa e a Lara TANTO.
Foi lindo ver o amor da Helena pelos gêmeos nascer e a "proximidade" dela com a Pati antes de tudo!
O romance Sofia e Luísa também me encantou, elas são fofas, divertidas e se ajudam de uma forma tão fofa!
A narração da mãe também é surpreendente BOA, eu estava achando estranho no começo mas amei no final.
te amo Bruna te amo Gisele
"Às vezes, você tem que deixar o racional guiar seus padsos parar curar o emocional fragilizado"

Nicole764 11/04/2024

Eu estava em paz quando você chegou.
Preciso confessar que no capítulo 22, tive um tipo de epifania. Fiquei louca, maluca, energizada e definitivamente obcecada. Tive que parar a leitura para pegar um caderno e escrever o que estava sentindo, se não, era capaz de explodir com tanto sentimento aflorando meu coração e a minha cabeça. E que só algumas taças de vinho e uma boa conversa sobre tudo e nada, foram suficientes para me acalmar. É impressionante como as Baldassari conseguem colocar tanto sentimento em palavras, em cenas tão descritivas que me teletransportam para o local. O tempo inteiro nesse livro, me senti como se estivesse sentada ao lado da narradora, assistindo cada cena que ocorria, cada momento, cada capítulo, de camarote, como se fizesse parte da história.
Isso fez com que uma coisa acendesse na minha cabeça quando a Luiza e a Helena tocam Relicário. Toda aquela áurea, todas aquelas pessoas, essa música! Me senti flutuando em um mar de sensações, de opções, de possibilidades e ao mesmo tempo que parecia grande, me sentia pequena perto dessa imensidão. Uma formiguinha olhando para o horizonte.

A paixão vivida ali me trouxe muitas memórias boas e respostas para dúvidas que a muito tempo me acompanham.

Eu estaria mentindo se dissesse que esse livro não me fez sentir saudade, saudade de tempos que não voltam mais, saudades de pessoas que não estão mais aqui, saudades de coisas que até mesmo nunca tive! Mas também me trouxe reflexões sobre o tipo de tratamento que damos às pessoas, às coisas, à natureza e aos momentos em que vivemos todos os dias.

Acompanhar a família Lancellotti nessa jornada de encontros e desencontros mexeu bastante comigo, a forma como aos poucos elas vão se lembrando de como a aliança familiar faz falta na vida de cada uma das irmãs e de como esse laço precisa sim de um nó forte. É uma mescla entre o drama trágico e a comédia.

Pensar sobre a morte, destino e vida me deixam emocionada, e de certa forma, me ajudou a trazer um sentido diferente pra isso tudo.

“E você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?” - João e Maria
Lari 26/04/2024minha estante

gabesreadings 09/04/2024

Foi uma leitura muito especial, dinâmica. a escrita das autoras é bem desenvolvida, simples, gostosa de ler e que nos gera interesse. a história é linda, com um ponto de vista narrativo diferente dos que eu já li, o que tornou tudo muito bonito e reflexivo. a história fala sobre as irmãs Lancellotti (Helena, Luísa, Mila e Lara) que se veem no que parecia uma enrascada, colocando em jogo muitos planos, convicções, egoísmos e sentimentos adormecidos. cada uma delas tem seu momento de aparecer e "contar" suas histórias e desenvolvimentos. me apaguei a história e me emocionei em vários momentos; me irritei em outros. um livro extremamente confortável de se ler.