Um passo de cada vez

Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

KayFrey 24/02/2023

Depois de muitos passos...
Eu gostaria de ter lido esse livro antes do meu terceiro ano, seria tão necessário.

Dentro desse livro contém fatos não contado sobre os vestibulares, sobre a imensa pressão de fazer uma graduação e simplesmente isso não ser tudo na vida da pessoa.

"Vamos levar daqui muitas histórias, aprendizados e cicatrizes."

Adolescente, leia este livro! A tempestade vai acabar, pode ter certeza!
Santos 13/11/2023minha estante
Comprei hoje, estou louca para ler, tenho a impressão que vou chorar lendo

Priscila 13/01/2023

Livro leve, porém com temas e importantes
O livro me levou de volta a minha adolescência, me fez me lembrar de muitas coisas, mas trouxe assuntos muito atuais e importantes.

carolmndss 04/05/2023

Recomendo muito!
O livro traz assuntos sérios como bullying, assédio e transtorno alimentar com muita delicadeza. uma história muito necessária, principalmente pra quem tá no ensino médio e tem que lidar com as pressões sobre o futuro ? vai encontrar uma amiga na Mariana, a personagem principal.
é uma reescrita de ?confissões on-line? mas com várias mudanças.
recomendo muito!

Yas 27/12/2022

O fim da adolescência é difícil, mas amigas fazem tudo valer
?Um passo de cada vez? é mais que um livro sobre uma fã que consegue ir no show de sua banda favorita. Na verdade, é uma história de superação e a amizade que faz qualquer situação valer a pena.

Mari e Nina são a definição de amor verdadeiro, por mais que não tenham uma relação amorosa. Sabe aquela pessoa que você não se imagina sem e em momentos difíceis é a única que você quer mesmo conversar? Sua alma gêmea, mesmo que platônica.

Mas é óbvio que tudo fica melhor com música. A banda Tempest tem papel fundamental no livro e ler tudo que o fandom posta é uma experiência única. Muitas vezes lendo senti como se ela existisse de verdade, mesmo sem se aprofundar demais nos seus integrantes.

Antes da leitura é preciso prestar atenção nos gatilhos, porém aviso previamente que eles são muito bem trabalhados.

?Amizade é uma partilha entre quem já se completou há muito tempo.?

Para a Mari da minha Nina (e vice-versa) ~
Lua 27/12/2022minha estante
HAHAHAHHAHA MINHA FÃ NÚMERO 1

Yas 27/12/2022minha estante
aff posso nem negar

nabisun 07/02/2023

Quando isso vai passar, não sei, mas a tempestade vai acabar
Mariana esta no último ano do ensino médio, e no mais turbulento da sua vida. Com rumores infundados e maldosos sendo espalhados a seu respeito no colégio, o único lugar onde Mari achou um refúgio foi nas músicas do Tempest, sua banda favorita. E quando o grupo anuncia um show na sua cidade, a única certeza que Mariana tem é que ela não pode perder isso.

Acompanhar a Mari em meio à época de vestibular, fim do ensino médio, a busca pelos ingressos do show do Tempest e até mesmo um romance inesperado no meio do caminho foi incrível! A Iris Figueiredo tem uma facilidade absurda em fazer eu me identificar com seus personagens, e se tem uma coisa que eu amo é essa identificação com os livros que eu leio. Não vou dizer que é um livro leve porque trata de assustos pesados como assédio sexual e transtorno alimentar, mas com uma sensibilidade que só a Iris é capaz de trazer. Uma história de força, superação e recomeço, que toda pessoa que precisou enfrentar momentos difíceis no colégio e achou um conforto na música vai entender e amar.

Lua 26/12/2022

comfort book
Isso aí que tá no título.

"Um Passo de Cada Vez" deixou meu coração quentinho e me fez experiênciar momentos incríveis com a Mari.

O livro trata de assuntos muito sérios, como assédio e transtornos alimentares, mas faz isso de maneira delicada a fim de destrinchar os sentimentos que as personagens sentem ao passar por esses momentos.

Além disso, a história permeia a vida de adolescentes que estão no último ano do ensino médio e o caos por conta dos vestibulares me fez ter um pequeno vislumbre do que me aguarda na minha própria vida ano que vem. Mas eu sei que, enquanto manter o foco e as pessoas certas ao meu lado, vai dar tudo certo.

Mariana é forte e, por mais que seja confusa e indecisa, mostra que a vida deve ser vivida com tranquilidade e boas decisões tomadas na hora certa.

*Nota de desculpas públicas a minha melhor amiga: peço mil perdões por ter terminado o livro sem você. Vou te recompensar por isso.*
- Para a Nina da minha Mari (e vice-versa).
Yas 26/12/2022minha estante
bela resenha, aceito as desculpas, mas cadê a foto do pau que me prometeram.

Lua 26/12/2022minha estante
nao prometi nada sua perversa

23/12/2022

Me senti abraçada!
Sabe quando você começa um livro e descobre que ele é exatamente o que você estava precisando?

Foi o que aconteceu comigo lendo Um Passo de Cada Vez!

O que eu achei:

Logo de início me apeguei a Mari pois me identifiquei com algumas das dores que ela estava vivendo. E conforme você avança na história e descobre a verdade de tudo, vê o quanto as pessoas foram injustas e cruéis com ela.

Além disso, eu gostei de acompanhar a sua amizade com a Nina (fiquei desejando ter uma assim), seus sentimentos surgindo em relação ao Arthur, a evolução do seu relacionamento familiar. Mas o principal foi ver ela seguindo em frente, enfrentando seus traumas e começando a olhar para si com mais carinho.

É um livro que você acompanha o amadurecimento da protagonista, ela faz várias reflexões de assuntos importantes mas de uma maneira leve, e eu amei a sua evolução da forma de lidar com as coisas e enxergar o mundo!

Foi uma história aconchego e que apareceu no momento que eu estava precisando. Me senti abraçada durante toda a leitura, terminei com aquela sensação gostosa e ciente de que não estamos limitados ao passado, a vida é cheia de surpresas e tudo é possível desde que se dê um passo de cada vez.

Recomendo para todos esse livro, tenho certeza que assim como eu, irão se apaixonar!

Camily 11/01/2023

simplesmente uma história muito linda, que mostra o amadurecimento, a superação e como que é bom sim ter pessoas do seu lado. eu diria que a história da Mari é muito real ao que acontece nos dias de hoje, com algumas pessoas. além dela estar em um momento tão difícil da vida dela, após passar por algo traumático enquanto estava no último ano da escola, sendo julgada por algo que ela não fez no lugar que ela passa a maior parte do tempo. mas o melhor é perceber que aquilo passa, e melhora, e ela venceu.

?quando isso vai passar, não sei, mas a tempestade vai acabar? = resumo do livro

uma leitura rápida e boa de ler, com nós surtando com a personagem e ficando cada vez mais feliz com ela?

Faragao 25/01/2023

Que leitura fofaaaaaa
Eu amei tanto esse livro!
Ele é fofo num nível que não dá pra explicar.
Primeiro que rolou um sentimento nostálgico imenso; o amor da Mari pelo Tempest e sua aventura pra ir no show com a melhor amiga, me fez lembrar da minha época no ensino médio e todas as loucuras que fiz pra ver minha banda preferida.
Quando li na entrevista com a autora que a Fresno foi uma das bandas que inspirou na criação do Tempest, tive um pequeno surto.
Também amei a referência às revistas teen porque realmente eu ficava ansiosa pra virar o mês e ir até a banca de jornal comprar a edição do mês.
Foi muito bom ler algo assim leve, que mostra a realidade da adolescência, principalmente as angústias em relação ao futuro e os dramas familiares, mas também toda a parte boa, de se apaixonar, de ter uma melhor amiga o tempo todo ao seu lado, de curtir como se não houvesse amanhã.
O livro também trás temas mais sérios, como transtornos alimentares e assédio sexual no ambiente escolar, além de trazer uma protagonista gorda que se ama do jeitinho que é.
Não tinha como não dar 5 estrelas! Super recomendo.

Pri 06/01/2023

Um passo de cada vez...
O livro aborda muitos temas sensíveis mas escritos com um cuidado e uma leveza que já me fizeram admirar a escrita da Íris de cara.

A Mari é uma personagem real, no auge dos seus 17 anos e tinham momentos que eu queria abraçar ela e outros que queria chacoalhar ela e isso foi uma das coisas que mais gostei no livro.

É um livro jovem mas que tem muito pra agregar pra todos os leitores.

Karol 13/11/2022

Mais uma perfeição da Iris
Iris, você é uma escritora incrível.

Eu já tinha amado Céu Sem Estrelas, mas consegui me conectar ainda mais com esse. Me vi na Mari em muitos detalhes, me conectei com ela desde as primeiras páginas e, no fim das contas, aprendi muito com ela.

Esse livro foi um abraço e uma aula, mas também uma diversão. Me apaixonei pelo Arthur, vibrei com as conquistas da Mari, me preocupei com a Nina, senti raiva do Leandro... tantas emoções em menos de dois dias de leitura.

Uma obra que devorei e recomendo a todos.

Gee 05/05/2024

Perfeito
Eu simplesmente amo qualquer livro da Iris! ela é uma escritora incrível e a escrita dela te mantém preso no desenvolver do livro!! muito bom, recomendo!!!

MãeLiteratura 01/12/2022

Delícia de livro!
Que delícia de livro! Eu precisava exatamente deste tipo de leitura hoje. Leve, fluido e envolvente.

Mari é uma jovem de 17 anos às voltas com Enem, vestibular, último ano do colégio, formatura. Tem que lidar com seus colegas, após uma situação difícil e absurda.

Ainda bem que tem show da Tempest, banda preferida dela e da sua amiga Nina. Para completar, aparece um gatinho dono de uma covinha única para mexer com o coração da nossa amiga!

A autora consegue trabalhar temas complicados, como distúrbios alimentares e assédio, de uma forma sensível.

Eu adorei a escrita da Iris. Ela já estava no meu radar e a oportunidade da leitura chegou junto com o convite para participar da Cabine de leitura da Editora Seguinte.

Devorei o livro em um dia e meio. Foi uma das leituras mais gostosas dos últimos tempos.

Li a versão em e-book disponibilizada para os parceiros da Companhia das Letras, pela Plataforma @netgalley. Recomendo muito.

site: https://www.maeliteratura.com/2022/12/resenha-um-passo-de-cada-vez-iris.html

JAlia372 12/08/2023

Não sei muito bem o que achei do livro... ao mesmo tempo que gostei da história passei o livro inteiro pensando que teria gostado mais se tivesse lido um pouco mais nova(além do fato que eu li por causa da escola, o que dificulta um pouco gostar do livro).
E eu acho que um livro da banda seria incriveeeell!!!