Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1934 encontrados | exibindo 196 a 211

Ana 05/12/2023

Depois de anos tendo O Auto da Compadecida como meu filme favorito e revivendo vários vídeos de Ariano Suassuna, tive, enfim, a oportunidade de ler o livro.
Livro rápido de ler, críticas inteligentíssimas e boas risadas proporcionadas por este livro. Minha admiração por Ariano Suassuna só cresceu após esta leitura.

Peterrsm 02/12/2023

Bem divertido
O livro é quase um manual de como se operar a peça de teatro, mas não deixa de ser bem divertido de ler.

Tamiris Durigan 01/12/2023

Surpresa
Nunca tive interesse nessa história então por ter pego do nada fiquei muito supresa pois eu gostei demais

É uma leitura rápida, é engraçada e traz críticas fáceis de se refletir ao comportamento religioso corrupto e soberbo e a vida simples do povo.

aqueridaleitora 30/11/2023

Ai!
Pensa num livro rápido e bom de ler, é esse! No início, minha cabeça bugou e não estava entendendo nada, mas depois de algumas páginas eu peguei o esquema kkakakakkk

Gostei dmais, mto bom. Um dia quero fazer uma peça desse livro, ou ver uma

Love Book 29/11/2023

É uma leitura rápida, mas boa, não incrível, não sei dizer quantas vezes eu ri ou chorei.

Uma coisa é certa, eu adora as histórias baseadas ou feitas no nordeste.

Não há muito o que falar, porque ele deixa a gente sem palavras.

Cada um entendeu o recado.

Mariana 28/11/2023

Eu gostei demais de ler Auto da Compadecida porque primeiro que é bastante cômico, segundo que é rápido e terceiro que as críticas existentes são completamente atuais e relevantes, demonstradas de uma forma leve e perspicaz.

sarah587 28/11/2023

O auto da compadecida
Um livro excepcional, completamente perfeito. vale destacar que o filme é super fiel a narrativa ao filme.
NathDuda 27/12/2023minha estante
Siiim!! Estou um pouco mais da metade e mdsss, consigo visualizar certinho algumas cenas do filme kkk

Gi Santos 25/11/2023

Esse livro é uma peça teatral que combina comédia e crítica social. Situado no Nordeste brasileiro, apresenta as peripécias de João Grilo e Chicó, dois personagens astutos que buscam sobreviver em um ambiente cheio de desafios. A trama mescla elementos do folclore, da religião e da cultura popular, enquanto satiriza a hipocrisia e a corrupção. Ariano habilmente entrelaça humor e crítica social, criando uma narrativa rica e cativante. É impossível ler e não se divertir com essa história e seus personagens.

Ragazzon 24/11/2023minha estante
É uma peça teatral muito interessante, tem várias cenas igual do filme e está disponível no YouTube, eu recomendo demais o livro e achei bem divertido, recomendo demais por isso dou 5 estrelas (OBS: queria que tivesse a parte onde o Chicó ficasse com a filha de major Antônio de Moraes, mas é uma pena porque não teve igual no filme T_T) mas fora isso é irresistível, a leitura é boa pra caramba????

laurasantana 24/11/2023

Auto da compadecida
O auto da compadecida foi uma das coisas mais deliciosas que tenho lido em vida minha, desde que sei ler.
Victor 24/11/2023minha estante
É tão bom quanto o filme, ou melhor?

laurasantana 24/11/2023minha estante
eu acredito que seja melhor do que o filme, porque o livro tem muitas partes que o filme não mostra

Lethycia 23/11/2023

AUTO DA COMPADECIDA
Auto da compadecida, uma das maiores e mais importantes obras da literatura brasileira. Rica em identidade, humor, crenças e um jeitinho brasileiro. Confesso que me surpreendi com a tamanha riqueza de detalhes do filme em relação ao livro. Acredito que assim como eu, muitos já tenham assistido o filme da adaptação em algum momento de suas vida, e eu, ao ler o livro, não deixei de notar em como o filme adaptado é tão fiel ao livro, com diversos detalhes, por mais menores que sejam, mas mesmo sendo muito parecidos, recomendo que leiam o livro, por que apesar de tudo, ler sempre é uma sensação melhor.

Rafa 22/11/2023

Eu senti algumas diferenças parano filme que é o que eu estava acostumada, mas o livro é tão engraçado e bom quanto e foca mais nos personagens principais até com alguns que não estão no filme, adorei

@laracastrobr 22/11/2023

Leve e divertido
Se levarmos em conta a época em o livro foi publicado, ele é bem descontraído.
Bem leve e crítico ao mesmo tempo, o livro nos faz refletir e nos arranca risadas!
Pra quem viu o filme e gostou, assim como eu, com o livro não vai ser diferente. Muito bom!

Thay262 21/11/2023

Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece: preferi o filme!
Confesso que quando adquiri, já sabia que o texto era em formato de peça. Porém pensava eu que haveria trechos não utilizados no filme, engano, o filme conseguiu construir bem a narrativa, deu vida aos protagonistas e até os fez melhores que no livro, acrescentou novas cenas e personagens brilhantemente, tanto quanto um romance.

Oque salvou minha leitura foi:
1) imaginar os atores enquanto lia, Matheus Nachtergaele (João Grilo) e Selton Mello (Chicó), com todo o tom de voz e o jeitinho que ambos expõe no filme.
2) todo o trecho do julgamento e da compadecida, que é bom no filme, e também interessante no livro, é o ponto alto do livro.

Conclusão: É melhor assistir, que ler essa peça. Mas isso não muda a fato de que Ariano Suassuna criou dois interessantes, e engraçados, trambiqueiros; João Grilo e Chicó. E mesmo que tenha feito isso em 1950, ambos ainda tem apelo, tanto quanto a trama parece simples, é, mas levanta muitos tópicos pra discussão.

Dá pra dar umas boas risadas com o livro, tanto quanto faz refletir em várias partes. O julgamento é sem sombra de dúvidas a melhor parte, e a mais reflexiva, de todo o livro.
É curtinho também, então dá pra ler numa só tardezinha. É pra quem tiver um tempinho livre, prefere ler do que ver, e não quiser se prender ao filme de 1h e 45 min.

Melhores frases:
"Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre".

"Sua obrigação era ser humilde, porque quanto mais alta é a função e o cargo, mais generosidade e virtude requer".

"Você é cheio de preconceitos de raça. Vim hoje assim de propósito, porque sabia que isso ia despertar comentários. Que vergonha! (...) Para mim, tanto faz um branco como um preto!".

"A carne implica essas coisas turvas e mesquinhas. Quase tudo o que eles faziam era por medo. Eu conheço isso, porque convivi com os homens: começam com medo, coitados, e terminam por fazer o que não presta, quase sem querer. É medo".

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

isaabelha 20/11/2023

Só sei que foi assim
O livro mais bonito da literatura brasileira, sem nenhuma dúvida. É impossível ler sem ouvir as vozes dos atores do filme/minissérie da Globo.

1934 encontrados | exibindo 196 a 211