Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1953 encontrados | exibindo 226 a 241

Rafa 22/11/2023

Eu senti algumas diferenças parano filme que é o que eu estava acostumada, mas o livro é tão engraçado e bom quanto e foca mais nos personagens principais até com alguns que não estão no filme, adorei

@laracastrobr 22/11/2023

Leve e divertido
Se levarmos em conta a época em o livro foi publicado, ele é bem descontraído.
Bem leve e crítico ao mesmo tempo, o livro nos faz refletir e nos arranca risadas!
Pra quem viu o filme e gostou, assim como eu, com o livro não vai ser diferente. Muito bom!

Thay262 21/11/2023

Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece: preferi o filme!
Confesso que quando adquiri, já sabia que o texto era em formato de peça. Porém pensava eu que haveria trechos não utilizados no filme, engano, o filme conseguiu construir bem a narrativa, deu vida aos protagonistas e até os fez melhores que no livro, acrescentou novas cenas e personagens brilhantemente, tanto quanto um romance.

Oque salvou minha leitura foi:
1) imaginar os atores enquanto lia, Matheus Nachtergaele (João Grilo) e Selton Mello (Chicó), com todo o tom de voz e o jeitinho que ambos expõe no filme.
2) todo o trecho do julgamento e da compadecida, que é bom no filme, e também interessante no livro, é o ponto alto do livro.

Conclusão: É melhor assistir, que ler essa peça. Mas isso não muda a fato de que Ariano Suassuna criou dois interessantes, e engraçados, trambiqueiros; João Grilo e Chicó. E mesmo que tenha feito isso em 1950, ambos ainda tem apelo, tanto quanto a trama parece simples, é, mas levanta muitos tópicos pra discussão.

Dá pra dar umas boas risadas com o livro, tanto quanto faz refletir em várias partes. O julgamento é sem sombra de dúvidas a melhor parte, e a mais reflexiva, de todo o livro.
É curtinho também, então dá pra ler numa só tardezinha. É pra quem tiver um tempinho livre, prefere ler do que ver, e não quiser se prender ao filme de 1h e 45 min.

Melhores frases:
"Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre".

"Sua obrigação era ser humilde, porque quanto mais alta é a função e o cargo, mais generosidade e virtude requer".

"Você é cheio de preconceitos de raça. Vim hoje assim de propósito, porque sabia que isso ia despertar comentários. Que vergonha! (...) Para mim, tanto faz um branco como um preto!".

"A carne implica essas coisas turvas e mesquinhas. Quase tudo o que eles faziam era por medo. Eu conheço isso, porque convivi com os homens: começam com medo, coitados, e terminam por fazer o que não presta, quase sem querer. É medo".

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

isaabelha 20/11/2023

Só sei que foi assim
O livro mais bonito da literatura brasileira, sem nenhuma dúvida. É impossível ler sem ouvir as vozes dos atores do filme/minissérie da Globo.

Carol M. 20/11/2023

Como todos os outros livro de Ariano, é um livro muito fácil e rápido de ler, marcado por temáticas, palavreado e crenças regionalistas.
É uma peça muito boa, sendo a uma das mais famosas, mas não indicaria este para seu primeiro contato com o autor

andyp16 20/11/2023

?Não sei, só sei que foi assim.?
Perfeito e nada além disso! É com certeza um dos melhores livros que já li, a história me prendeu do início ao fim e o formato que ela é contada deixa tudo melhor ainda. É o primeiro auto que leio e quero ler muitos outros graças a esse, estou apaixonada pelo livro e pela escrita do Ariano Suassuna e não vejo a hora de ler de novo!!

miriamiria 20/11/2023

É inegável a importância do Auto da Compadecida na cultura brasileira. Gosto de como essa história é democrática e atinge qualquer pessoa. Quanto ao fato de Ariano Suassuna ter se inspirado em obras de cordéis para escrever O Auto Da Compadecida, ele tirou o melhor de cada uma dessas histórias e fez uma obra de arte.

banana20 14/11/2023

LINDO LINDO
Eu não sabia que peça brasileira era tão boa até ler uma peça brasileira.
Ainda sou leiga em peças então não posso dizer muito, mas é simplesmente espetacular!
Eu ja tinha visto o filme então nada me surpreendeu, mas a forma que foi escrito, os detalhes que eu não sabia, o cuidado com cada detalhe, tudo fez com que eu me apaixone a cada página.
Recomendo tremendamente, não irão se arrepender!!!

Bernardo156 12/11/2023

Que experiência!!
Sinceramente, uma experiência extremamente boa ao ler este livro. Gostei muito do formato, das críticas expostas pelo autor, revelando a realidade da época e que remanesce até os dias de hoje no sertão brasileiro, do sarcasmo, dos personagens - muito carismáticos e cômicos -, de tudo, simplesmente muito bom.

@deize6 12/11/2023

Fiquei simplesmente encantada, achava que ia estranhar a leitura por conta do formato, mas a narrativa é tão maravilhosa que simplesmente devorei o livro.

andy_Pendiuk 11/11/2023

Auto da Compadecida
Um mergulho na cultura brasileira, representando bem os costumes e crenças principalmente do nordeste do Brasil. O livro uma crítica a quem prega o que não faz, à ganância e ao preconceito. Ariano Suassuna é sempre atual, não importa quantos anos passem. Foi maravilhoso conhecer o livro sendo que já amava o filme.

Não grifei as frases que gostei pelo simples motivo de que teria de grifar o livro de ponta à ponta.

"não sei, só sei que foi assim"

Mayara819 10/11/2023

Me apaixonei ainda mais por essa história depois dessa releitura, Ariano e sua escrita incrível, juntamente com Chicó e João Grilo, cativam o leitor de uma forma brilhante

Sarita 09/11/2023

Num sei, só sei que foi assim
Nesses últimos anos venho consumindo mais a cultura nacional (livros, filmes, séries); raramente ouço um patriota dizer que gosta da cultura brasileira, geralmente dizem que os livros americanos são melhores, que os filmes de Hollywood são melhores. Mas cara, o Brasil também tem suas preciosidades, e Ariano Suassuna é uma pérola única e indescritível.

Já conhecia a história, assisti várias vezes nas "sessões da tarde", e mesmo sendo antigo, é um dos meus favoritos. E hoje, tive a oportunidade de ler o livro que deu origem ao filme.

Essa é a segunda peça que leio, a primeira foi Romeu e Julieta, mas na época não havia gostado do formato. Então, ou minha mentalidade em relação a peças, mudou ao longo dos anos; ou a escrita do Suassuna é tão boa que me fez mudar de ideia.

Creio que a segunda é opção certa.

Mas enfim, a escrita do Suassuna é tão leve e fluida, que eu não consegui parar de ler; e quando percebi, já havia acabado o livro, em 2 horas. Eu ia lendo, e com as vozes dos atores que encenaram no filme, e reconheci várias cenas bem fiéis.

Foi uma das melhores leituras que já fiz, me arrancou várias risadas, me emociono bastante (principalmente no julgamento).

Como é lindo nossa cultura, valorizem os autores nacionais?

kmarti 07/11/2023

A genialidade do Ariano Suassuna é maravilhosa de se ler. no meio da década de 50, sem tecnologias e com recursos limitados, se inspirou em contos e poemas populares e escreveu um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
incrível, incrível e incrível!

Leh 07/11/2023

Amei!
Escutei o audiobook e estava com muito medo de não chegar perto da obra de arte que foi o filme, mas o Ariano Suassuna é um gênio. Ri do início acho fim.

1953 encontrados | exibindo 226 a 241