Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

Lipe 21/07/2020

A autora é professora da Universidade de São Paulo e neste breve, mas significativo, ensaio ela reflete sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no Brasil considerando também a conjuntura das desigualdades estruturais da sociedade brasileira e o negacionismo científico e histórico durante a tão árdua luta contra essa doença, geradora de uma crise humanitária sem precedentes, que pede tanto a nossa consciência individual, já que a coletiva está difícil, para ver se damos "sorte no azar em que nos encontramos".

annacsfraccaro 20/06/2022

Pandemia, (des)governo, racismo e entre outros
Acho que vou indicar esse livro para todas as pessoas que eu conheço.
É um livro super rápido e fácil.
O tema dessa livro é uma problematização sobre muitas coisas, fala da pandemia e como ela afeta muito mais um determinado grupo do que outro, mas nenhum grupo sai ileso. Fala um pouco do racismo, desenvolvimento da humanidade e entre outros tópicos.
Crítica muito o nosso (des)governo durante a pandemia e como isso prejudicou tudo.
Acho que pre entender tudo só lendo esse livro.
Kleber 20/06/2022minha estante
Já me interessei somente lendo sua resenha, vou incluir na listinha de compras. Rsrs

robespierr3 19/07/2021

Muito bom!
A autora reflete sobre a desigualdade no nosso país, agora cada vez mais latente por causa da pandemia do CORONAVÍRUS. Pandemia esta que, sendo uma catástrofe, um evento que desafia nossas verdades, marca o fim real do século XX. Ótimo ensaio.

huntero 08/01/2024

Neste breve e impactante ensaio, a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz reflete sobre os impactos da pandemia da COVID-19

Luciano 08/02/2022

A essa altura tudo soa tão óbvio. Uma pena perceber que, além das vacinas, pouca coisa mudou desde a publicação do livro até aqui...

Letty 08/08/2020

Quando acaba o século XX é uma leitura rápida e relevante.

“Os séculos não terminam com o virar da folhinha do calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades que já pareciam consolidadas.”

O livro aborda vários temas, dentre eles podemos destacar: racismo, política, a importância do SUS, desigualdade, violência doméstica. Além disso, faz uma análise sobre o modo como olhamos para o passado e como isso pode refletir no presente.

“Negar o passado significa também não aprender com ele — com nossos erros e acertos.”

Vale a pena a leitura!

Thamires Amorim 22/01/2022

Um baita "conto"
Acredito que daqui a alguns anos vamos olhar pra trás e ver títulos como esse, como exemplo de superação do caos que está sendo a pandemia. De forma geral, nesse livro tão curtinho, a autora conseguiu explanar bem e fazer uma comparação com outros momentos históricos que já vivemos. E vamos concordar, ser humano tende a repetir coisas, portanto não aprendemos com os erros. Vale a leitura, vale a excitação e se apegar ou ter empatia com diversos cenários que não temos contato! Vale a pena se aprofundar nessas vivências!
Marlon 30/01/2022minha estante
Acho que esse vale a pena, viu? Detalhe, o difícil fica com o sobrenome da autora, de dificílima pronúncia. Rsrsrs. Uma boa noite e uma ótima semana pra vc, Tuddy.

Jackson 07/01/2022

O século XXI começou esses dias
O texto reflete, de forma direta e fluida as causas da tragédia do novo Corona Vírus. Leio em 2022, Janeiro, e a autora tem toda razão, não aprendemos nada!
O negacionismo do governo, aliado a desigualdade social, de gênero e raça, fez do Brasil o lugar propício para se produzir mais de 600 mil cadáveres em 2 anos!
O século XX acabou e entregou ao século XXI a imensa tarefa de dar respostas à um problema que já enfrentamos, enquanto sociedade, há 100 anos. (Gripe Espanhola aliada as desigualdades)
Nesse momento nossas vidas se modificaram para sempre, as rupturas e continuidades se mostraram de forma abrupta, a descoberta de facetas internas: emocionais, psicológicas, financeiras (e também por causa do isolamento social) antes ignoradas, alforaram e nos fizeram repensar nosso modo de trabalhar, de como nos relacionamos com o outro, do que é necessário e o que é supérfluo. Diante da morte, qual o real valor das coisas? E quais coisas?
Qual a importância das pessoas que amamos?

Luisa 05/06/2021

Leitura rápida em uma madrugada de insônia
É um texto curto, com reflexões breves e não muito aprofundadas sobre a situação de crise econômica/política/social que vivemos, no Brasil.

Dá uma pincelada bem argumentada em questões que envolvem pandemia, racismo estrutural e em várias passagens, sobre as consequências das fake news e a má gestão do atual (des)governo que nega a ciência, promove aglomeração e faz propaganda de medicamento ineficaz como tratamento precoce.

É uma leitura que traz a realidade que já estamos cansados de ver e de viver, nada muito novo - mas que não deixa de ser importante.

Biahhy 21/09/2020

Um breve ensaio impactante
Um breve ensaio e o meu primeiro contato com a autora que já me impactou completamente desde o primeiro parágrafo trazendo verdades, dados, fatos e um lado histórico também que faz o leitor pensar, refletir sobre tudo que estamos vivendo e ainda iremos viver.

Matildes 20/07/2022

Quando alguém tão qualificada como a historiadora brasileira Lilian Schawarcz aponta a ignorância do presidente Bolsonaro. Chamando-o de negacionista, sem medir palavras. Acusando-o de descrente na ciência e em qualquer coisa que não seja em si mesmo. Só confirma que essa não apenas um discurso da esquerda, mas sim que o cara é mesmo um abestado.

O livro é curtíssimo, um ensaio. Mas isso não diminui em nada a importância do mesmo. Reflete a realidade brasileira durante a pandemia do covid 19, escancarando as desigualdades existentes. Não apenas as desigualdades sociais, mas também as de gênero, cor, etnias, crenças...

A leitura vale muito a pena.
GustavoDC 22/07/2022minha estante
Acrescentarei na minha lista de leitura.

Matildes 23/07/2022minha estante
Não vai se arrepender

Adrienne 25/04/2021

Livro excelente
Linguagem simples e direta. O fato do livro ser curto, não significa que seja raso. A autora trouxe questões complexas, como a desigualdade social e de gênero no cenário da pandemia, de forma bem objetiva. Gostei mais desse livro do que achei que pudesse gostar. Recomendo mil vezes.

Karen 10/06/2021

Uma crítica à imobilidade do governo brasileiro e à repetição de erros já cometidos em passados recentes e remotos em relação a epidemias. Reflexões sobre a rotina moderna, vulnerabilidades de mulheres, principalmente negras; aprofundamento da desigualdade social, epidemia como marco do fim do século XX; importância de especialistas e médicos, mais do que apenas de políticos; negacionismo da História; presunção da racionalidade; importância do SUS.

Ge 14/05/2021

Pequeno ensaio que traz uma reflexão importantíssima para mim: estaria o século XX acabando agora com a quebra de ciclo trazida pela pandemia? Em caso afirmativo, o que nos aguarda no século XXI?

Chico Jr 25/02/2021

Militante e Polarizado!
Texto sem pé nem cabeça... está num assunto e do nada engata outro...
Enche o país e o governo de críticas em virtude da pandemia, porém, não apresenta nenhuma solução.
Péssimo! Não recomendo...