Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Maria.Barreto 03/08/2023

Através do espelho
Um livro lindo,cheio de significados religiosos. Também é triste pois trata-se de preparar uma garotinha para a morte.

Maria.Batagin 03/10/2022

Conhecendo outras obras
Leitura sem ânimo algum, como li o outro livro desse escritor ( O mundo de Sofia ) acabei lendo com as expectativas altas porém comigo esse livro não rolou.

Juu 05/05/2021

"Nascer é receber de presente o mundo inteiro"
Essa frase caracteriza muito bem o livro, porque quando comecei a leitura, não tinha muita visão do que o livro poderia trazer de lição e reflexão, porém me surpreendi quando descobri que a história nos faz refletir sobre nossas origens, a criação de tudo e como recebemos o mundo e ele se transforma de acordo com a visão de cada um.
Gostei bastante do livro, é calmo e rápido de ler, traz questões religiosas, entretanto não há uma especificação, é mais aberto para as perguntas da própria criação do mundo, o que é bem interessante na minha visão. Recomendo para quem gosta de fazer reflexões sobre o nosso mundo no geral, desde sua origem a características dos próprios seres humanos.

Raquel.Kirst 29/08/2023

Demorei...
Demorei pra terminar essa leitura porque o livro é muuuuito chato, eu gosto de infantojuvenil, mas isso aqui parece mais um panfleto religioso. Não recomendo.

imurah 08/07/2021

É um bom livro
Como poderia descrever esse livro? Emotivo.
Eu já li alguns livros de Jostein Gaarder e esse não é o melhor, o que não quer dizer que é ruim, já que ele é o meu escritor favorito!

germy 18/01/2021

Sutileza essencial de Gaarder
Como de costume Jostein Gaarder se utilizando de crianças extremamente inteligentes, questionadoras, curiosas e divertidíssimas pra abordar discussões muito interessantes.

Em "Através do Espelho" acompanhamos a viagem de Cecília através desse espelho que chamamos de vida na companhia de Ariel, seu novo amigo que atravessa paredes e que adora vê-la dormir.

Os personagens, como em outras obras do autor, são extremamente cativantes e se desenvolvem nos cenários noruegueses que se encaixam perfeitamente na personalidade de cada um deles.

Confesso que livros que falam sobre a morte me encantam, ainda mais escrito com a genialidade e a rapidez de raciocínio de Gaarder.

O final é sútil, delicado e lindo na medida certa! Gostei demais. Esse é um daqueles livros fininhos mas que são indispensáveis e indescritíveis.

Ibercson 27/04/2020

Muito bom.
É uma boa narrativa, o final bacana e os diálogos e reflexões perfeitos.

Tilim 28/09/2020

Esperava mais desse livro. Como não sou religiosa, as metáforas e analogias não surtiram seu efeito.

sophie 24/04/2021

através do espelho
?O mundo é criado de novo cada vez que uma nova criança vem ao mundo.?
?Vocês, seres humanos, enxergam tudo num espelho, num enigma.?
?É isso que acontece com os meus pensamentos. Eles não precisam de asas para voar pelo mundo afora.?
Através do espelho é um livro escrito por Jostein Gaarder, o mesmo autor do tão conhecido romance O mundo de Sofia. Nascera na Noruega, em 1952. Cursou filosofia, literatura e teologia. Foi também professor por um período de 10 anos. Atualmente mora em Oslo com a família.
Todos as suas obras possuem uma temática mais filosófica, que nos leva a refletir sobre nossas vidas, nossos pensamentos e nosso modo de viver. Com linguagem acessível para jovens, é um autor muito querido por estes. E por outros públicos também, claro.
Nossa protagonista é a garotinha Cecília, que possui uma doença terminal, e que não tem mais forças nem para levantar da cama. Então, na noite de Natal, recebe a visita de um anjo, Ariel, que a auxilia no processo de aceitação da morte e a faz compreender como é o mundo celestial.
No livro todo, passamos por várias reflexões, extremamente tocantes. O anjo mostrará a beleza de um ser humano, já que Cecília certamente não consegue enxergá-la tão claramente mais.
Uma história sobre vida e a morte; sobre morte e vida. Uma história sobre gratidão. Sobre compaixão.

Manô 18/01/2012

Esperava mais.
Eu não sei que tipo de relação tenho com os livros do Gaarder. Eu li 4 livros dele, mas mesmo quando ele me decepciona eu ainda compro mais um. Gostei muito da história de Sofia, até me encantei com O dia do Curinga, aliás, gostei mais do fim deste. Mas quando li Através do espelho, gostei de algumas reflexões, como as que a avó fazia. Porém isso de anjos de deus me perturbou um pouco. Não gosto dessas fantasias, de anjinho, de coisas tão fofinhas... Uma boa leitura pra uma criança, até. Ah, e ela anotava reflexões no agendinha dela como sendo dela, mas as reflexões nem vieram de sua mente, e sim das pessoas e do tal anjo.

Enfim, dê este livro de presente ao seu filho, sua priminha, irmãzinha...

Lorena Braga 25/03/2021

Doce e poético
O Jostein Gaarder realmente gosta do Vedanta kkkkk
Que livro mais lindo, inspirador e poético!!! A escrita dele se tornou uma das minha favoritas.

Kívia 07/02/2013

Doce e encantador
Eu amei esse livro. Lie, reli e vou continuar relendo. É um livro infanto-juvenil que encanta até um adulto. Até porque literatura voltada pra o público infantil, quando é boa mesmo, presta para toda faixa etária. Estão aí O MENINO DO DEDO VERDE e O PEQUENO PRÍNCIPE para nos mostrar isso. Voltando ao livro: A morte aparece de forma muito delicada. Cecília é uma menininha com câncer, em fase terminal, que recebe a visita de um anjo que vem ajudá-la a partir. Alias, não só partir, mas fazê-la refletir sobre a vida. Tudo isso apoiado na filosofia (como é bem típico de Jostein Gaader).Por incrível que pareça, este não é o livro que vai fazer alguém chorar. Apenas refletir. O autor é muito sensível e gentil com as palavras. A gente percebe a saúde da menina se deteriorando no decorrer do enredo, mas essas passagens não nos chocam.

"Rasgou o papel e abriu uma caixinha amarela. Pousada num pedacinho de algodão uma borboletinha vermelha, um broche... Cecília tirou-a da caixa, mas assim que a tocou, a borboleta mudou de cor, passando de vermelha para verde. Logo em seguida ficou azul e roxa.
'Uma borboleta mágica!'
'... que muda de cor conforme a temperatura', acrescentou o pai.
Todos quiseram segurá-la. Quando a apertavam com força na palma da mão ela ficava azul e verde, mas só na mão de Cecília ficava roxa.
'É uma borboleta de febre', disse Lars, mas os outros fingiram não ouvir."

Karol 02/05/2021

Simplesmente emocionante!
Como não se emocionar com a história de Cecília? Uma criança esperta que está doente e não viverá muito tempo.
O cenário em que tudo se passa também nos deixa mais emotivos: é Natal!
Ariel, seu anjo e companheiro desses último dias, tem conversas incríveis com ela e que nos faz refletir muito sobre a vida. Cecília anota tudo num caderninho que esconde em baixo da cama.
Ela passa boa parte do tempo em seu quarto, mas com Ariel é possível fazer viagens incríveis mesmo doente e sem poder sair. Aproveitar, por exemplo, o inverno e os presentes que ganhou no Natal e estavam guardados esperando ela se recuperar.

O livro é incrível e me peguei chorando diversas vezes durante a leitura.

Leiam! ??

Maria 23/03/2021

É inacreditável a forma que o autor trouxe a atmosfera de ?O Mundo de Sofia? pra minha casa, depois de anos sem ler esse livro. Bom, essa história foi lida de uma vez e chorada de muitas vezes. Emocionante e lindo! Marquei o livro inteiro com postits e com um lápis (sim, às vezes eu não aguento e sou um monstro). As pessoas precisam saber sobre esse livro. ?Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos.?. Maravilhoso!