Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Glaucia Maria 15/08/2020

Vocês sempre vem e vão!
Cecília é uma criança muito resignada apesar dos momentos de raiva por estar passando por uma doença terminal. O melhor a dizer é que espero que um anjo como Ariel também venha a mim ao final dos meus dias para me amparar e consolar diante de momento tão confuso e triste.

Mannu_B 17/09/2023

Para o livro que me tornou leitora
?Todas as estrelas um dia acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.?

Li pela primeira vez quando tinha 14 anos e foi o que me trouxe o amor pela leitura, por toda magia que os livros são capazes de transmitir... Hoje 16 anos depois, reler me fez voltar aquela mesma sensação de descobrir um mundo novo e ser grata por existir tantas histórias capazes de nos fazer viajar e se desconectar do mundo

BeatrizTrombeta 04/08/2023

Um dos livros mais bonitos que já li
A história é tão delicada, é como se tivesse sido escrita do modo mais gentil e carinho do mundo. Embora o final seja melancólico, ele não deixa de ser um livro lindo. Jostein Gaarder sabe muito bem como trazer pensamentos filosóficos dentro de histórias.

Maria 23/03/2021

É inacreditável a forma que o autor trouxe a atmosfera de ?O Mundo de Sofia? pra minha casa, depois de anos sem ler esse livro. Bom, essa história foi lida de uma vez e chorada de muitas vezes. Emocionante e lindo! Marquei o livro inteiro com postits e com um lápis (sim, às vezes eu não aguento e sou um monstro). As pessoas precisam saber sobre esse livro. ?Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos.?. Maravilhoso!

Kívia 07/02/2013

Doce e encantador
Eu amei esse livro. Lie, reli e vou continuar relendo. É um livro infanto-juvenil que encanta até um adulto. Até porque literatura voltada pra o público infantil, quando é boa mesmo, presta para toda faixa etária. Estão aí O MENINO DO DEDO VERDE e O PEQUENO PRÍNCIPE para nos mostrar isso. Voltando ao livro: A morte aparece de forma muito delicada. Cecília é uma menininha com câncer, em fase terminal, que recebe a visita de um anjo que vem ajudá-la a partir. Alias, não só partir, mas fazê-la refletir sobre a vida. Tudo isso apoiado na filosofia (como é bem típico de Jostein Gaader).Por incrível que pareça, este não é o livro que vai fazer alguém chorar. Apenas refletir. O autor é muito sensível e gentil com as palavras. A gente percebe a saúde da menina se deteriorando no decorrer do enredo, mas essas passagens não nos chocam.

"Rasgou o papel e abriu uma caixinha amarela. Pousada num pedacinho de algodão uma borboletinha vermelha, um broche... Cecília tirou-a da caixa, mas assim que a tocou, a borboleta mudou de cor, passando de vermelha para verde. Logo em seguida ficou azul e roxa.
'Uma borboleta mágica!'
'... que muda de cor conforme a temperatura', acrescentou o pai.
Todos quiseram segurá-la. Quando a apertavam com força na palma da mão ela ficava azul e verde, mas só na mão de Cecília ficava roxa.
'É uma borboleta de febre', disse Lars, mas os outros fingiram não ouvir."

Furlan 05/11/2009

Filosofia pura
Recebi este livro como presente de minha tia. Imagino que ela tenha comprado só porque estava em promoção ou algo assim e que nem tenha prestado atenção no assunto do livro. No começo não me interessei mas quando comecei a ler, não consegui mais parar. Foi o primeiro livro pelo qual eu realmente me interessei. Ele conta os últimos dias de uma criança em época de Natal com uma doença incurável. Poucos dias antes de morrer, ela conhece um anjo. Mas esse anjo não é nada parecido com o que nós imaginamos: não tem asas brancas, caichinhos e auréola na cabeça. Assim como ela aprende com ele, ele aprende com ela. Durante esse aprendizado podemos refletir sobre o que é a vida e sobre coisas que normalmente não valorizamos. O título do livro se refere à morte, que nada mais é do que a travessia pelo espelho, pois quando estamos vivos é como se olhássemos a morte como um espelho, onde não podemos ver o que tem além até que o atravessemos.

lionreadgram 21/12/2020

"Nós enxergamos tudo num espelho,obscuramente"
"Você poderia se dar parabéns porque você é um ser humano que vem fazendo parte de uma viagem extraordinária pelo firmamento, em torno de um sol de fogo. Aqui você experimentou uma fração da eternidade. Você viu o universo, Cecília!"
Ariel é um anjinho muito curioso que é enviado até Cecília, uma menina que passa quase o tempo todo em seu quarto deitada em uma cama, pois está muito doente. Ariel mostra diferentes perspectivas sobre o mundo para Cecília e a prepara para atravessar o outro lado do espelho.

Angelica 20/07/2020

Conhecer o universo de uma criança é maravilhoso. A doçura e imaginação que há nelas nos leva a sensações incríveis.

Kaory 17/10/2020

N entendi muito bem para que direção estava indo. Mas achei a perspectiva tratada pela.protgaonista (uma criança) sobre a morte tão delicada e sensível q fiquei dias impactada pelo final.

Sofia750 25/08/2022

Depois de muito tempo sem ler, finalmente terminei ?
Gostei do livro, mas é muito enrolado e entediante

Laura.Rafaela 26/08/2020

Singelamente intenso
Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.

O mundo está repleto de estrelas, que possamos brilhar e através do espelho da alma enxergar luz no mundo e se essa luz vier a apagar, que possamos reacende-la infinitamente assim como são infinitas as estrelas no céu.

Carolina.Perdigão 20/07/2022

Livro lindo, bastante poético, daqueles que emocionam. Cada página é uma reflexão que nos traz. Fui tocada pela história.
Ahna Jehsk 20/07/2022minha estante
Coloquei na minha lista de quero ler pelo seu comentário sobre ele?

Kimberly70 12/11/2022

Muito fofo e tristinho, as frases ficam na mente pra reflexão, li ele em um clube de leitura que minha irmã me levou uma vez, e tive que comprar

Beatriz 05/01/2021

Sobre Através do Espelho de Jostein Gaarder
Conta a história de uma criança chamada Cecília que está nos últimos dias de vida. Com isso, passa a receber a visita de um anjo do Senhor, que passa a ser seu companheiro e professor celestial. Cecília começa a ter mais visitas em seu quarto de seus familiares mas quando sente falta do anjo, faz questão de se manter sozinha para que o mesmo se revelasse para ela. É uma história leve e muito sentimental, faz refletir sobre ciência, teologia, cosmologia, e até umas dúvidas a mais. Muito bom, chorei bastante.

Taynara.Seabra 20/03/2021

A história em clima de natal, nos envolve na magia e também as dificuldades e questionamentos.
Cecilia está doente e se encontra limitada a fazer atividades das quais sempre fez como criança.
Ariel consegue mistificar diversas dúvidas que Cecília tem, mas também consegue plantar várias dúvidas na cabeça da pequenina.
O autor consegue tratar os desafios que Cecília e a família enfrenta, de maneira muito tranquila.
Mais uma vez Jostein me fez chorar em um livro.