Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Gabriela 27/06/2013

Genial
Tudo o que consigo dizer desse livro: genial. John Green nunca decepciona. No começo, você acha que o livro vai ser apenas mais uma história de um romance adolescente, mas é muito mais que isso. Te faz pensar sobre a vida, religião, origens, existência, tudo. Te ensina muita coisa e quando terminar de ler o livro vai ver a vida com outros olhos. Melhor livro que eu li em muito tempo.

Gabi 30/06/2013

Não sei se a capa me influenciou, mas a Alasca da capa é a mesma que eu imaginei!
A história é surpreendente, as lições que o livro passa são incríveis e quanto a narrativa só posso dizer: John Green sendo John Green!

Vitória 03/07/2013

Looking for
Milles decide que deve estudar no internato que seu pai estudava. Lá ele gostaria de mudar a imagem que tinha na antiga escola. Chegando lá, fez logo amizade com seu colega de quarto, o Coronel e com os amigos dele: Takumi e Alasca. Eles o apelidaram de Gordo, justo por ser magrelo e fraco demais. Enfim... tudo que eu posso falar de Looking for Alaska é que mudou minha vida. O que o Gordo mais queria era achar o Grande Talvez e a saída do labirinto, mas, no final, eu que fiquei em dúvida se quero continuar nesse labirinto. Gordo também tinha uma hobby estranho: ele colecionava últimas palavras. John Green mais uma ve me fez rir, chorar, ter vontade de me matar. Alaska agora é meu livro favorito, eu recomendo

Rafa Précoma 07/07/2013

Espero conseguir fazer uma resenha à altura deste livro...vamos lá!

Gordo, Coronel , Alasca e Takumi (e futuramente Lara) me acompanharam durante várias noites – que por sinal não conseguia dormir por conta do livro.
Eles representaram para mim tudo o que fui e/ou não fui e tudo o que fiz e/ou deixei de fazer - e gostaria de ter feito! Jovens que tinham sonhos, anseios, medos, angústias e alegrias como nós.
E assim como disse na resenha de “A culpa é das estrelas”, para esses jovens a vida não bastava. Era pouca para tudo o que desejavam.

Ri muito, me emocionei e também me “desbundei “ de tanto chorar! Quando no finzinho não queria terminar, porque tinha receio de sentir aquele tal vazio após o término de alguns livros...e é o que estou sentindo nesse exato momento!

“Quem é você, Alasca?”, deixou saudades e um gostinho de quero mais! Recomendadíssimo para ler e reler =)

Ramix 14/07/2013

Livros e seus níveis
Pretensão nunca foi visto por mim como um problema. Acredito em expor meus pensamentos, ser franco, mas comedido. Eis que creio em uma classificação dos livros, como níveis de qualidade, 'imaginação':

1. Existem obras presunçosas, que não passam de amontoados de palavras; à essas vale mais o desprezo;
2. Estão presentes aqueles comuns, mais uma história: passam em branco, nada de especial;
3. Livros que viajam pela sua mente, contando o mais belo dos segredos, como um filme em sua mente, puro; à esses deve crédito, ocupam um pequeno local em sues corações, mas nenhum espaço muito relevante;
4. Já esses -como o livro em questão- são diferentes, são algo a mais; não precisam de palavras, já são grandes sem precisarmos falar. Livros assim não ocupam um pequeno espaço em nossos corações. Eles nos modificam por completo. Poucos conseguem, mas John Green provou que ainda há livros que podem, sim, Marcar Uma Geração.

Victoria (Vic) 15/07/2013

Em Busca do Grande Talvez
Terminei Quem é você, Alasca? com o coração na boca. Depois de ter detestado A Culpa é das Estrelas, admirado Teorema Katherine por seus gráficos e rindo de Hassan, embarquei para a Creek, o colégio interno, em busca do Grande Talvez. Digamos que Miles não é o melhor protagonista do mundo. Quem rouba a cena é Alasca. Ah, querida Alasca. Uma garota espirituosa, impulsiva, sedutora, engraçada, criativa e apaixonante. Uma garota tão real que nos conquista em sua primeira aparição. Nos apaixonamos por Alasca. Queremos ela como amiga, como prima, como irmã. Ela tenta, a todo momento, sair de seu labirinto de sofrimento, disfarçando tudo com um sorriso gigante no rosto e maços de cigarro. Alasca é uma personagem forte. Nos arrebata. Nos assusta. Nos impressiona. Você vai virando as páginas sem saber o que Alasca Young vai aprontar dessa vez. Looking for Alaska. Quem é ela? Conhecemos Alasca tão bem, mas tão pouco. Sabemos de tudo, mas não sabemos de nada. Alasca, furacão no meio da chuva? Alasca tem um quarto só pra ela.
Conhecemos também Chip. Ele é homem de beliche de cima. É o Coronel. Ele manda. Aquele cara infalível, com os melhores planos. Inteligentissimo, e bad boy disfarçado. Coronel me arrebatou. Amei ele, torci por ele, ri com ele. Rouba a cena, o
melhor amigo clichê, mas tão único. Tão amável. Tão diferente e tão igual.
E como sairemos desse labirinto? Iremos rir, chorar, querer devorar o livro, abraçar John Green e perguntar "por que?" "Como?". Mas Alasca não gosta desse tipo de pergunta.
Obrigada, John Green. Obrigada por me cativar com seus personagens maravilhosos. Obrigada por me fazer refletir, tanto sobre a vida quanto sobre a morte. Obrigada por pegar meu coração, quebrar em mil pedacinhos, e depois devolvê-lo, arrasado, confuso e triste. E ao mesmo tempo feliz e apaixonado.
Obrigada Alasca Young. Obrigada Miles. Obrigada Coronel. Obrigada Águia. Obrigada Takumi. Obrigada Lara. Obrigada até Dolores. Personagens chamosos, reais, apaixonantes e maravilhosos.
Livro simples, profundo e sensacional.
5 estrelas. Recomendo muito.

“Vá embora, últimas palavras são para bobos que nunca disseram o suficiente.” -Karl Marx

site: http://youtube.com/mucioporto1

sahturada 21/07/2013

Fantástico - http://adoravelsasarete.blogspot.com.br/
Passei um tempo me indagando se leria ou não "Quem é você, Alasca?" porque, confesso, li críticas negativas em relação ao livro e desanimei muitas vezes.

"Quem é você, Alasca?" é narrado por Miles Halter, um garoto comum que se vê cansado da vida sem amigos e medíocre que leva. Halter coleciona as últimas palavras das pessoas, pergunte a ele qual foi a última frase/palavra/sentença de alguém e ele te responderá. Devido ao hobbie, ele decide mudar para Culver Creek em busca do "Grande Talvez" que o poeta François Rabelais citou quando estava prester a morrer. Nela, ele conhece Alasca Young, ela o mudará e o lançará para seu misterioso labirinto.

Não sei como vou começar a resenha da obra do John Green pelo simples fato dela ser complexa e ao mesmo tempo tão simples. Os recursos, as passagens, a narrativa do autor te cativam logo nas primeiras páginas e chega uma hora o livro te prende de tal maneira e você pensa: "Cara, eu preciso terminar esse livro!".

A personagem principal, Miles, é um garoto, como eu disse antes, comum. Ele é fofo e tímido, mas também tem seus momentos egoístas e idiotas. Ele diz que ouvir em silêncio era seu modo de conviver com a sociedade. Após conhecer Alasca, uma garota com uma bipolaridade explosiva, autodestrutiva, engraçada, problemática e inteligente, que está em busca da saída do Labirinto assim como Miles está com o "Grande Talvez". Mas Alasca é apaixonada pelo Jake, seu namorado (palavras de muito uso dela ao decorrer do livro...). Em Culver Creek, Halter também conhece Chip, mas ele prefere ser chamado de Coronel, Takumi e Lara.

Na minha opinião, o livro é engraçado e triste, bem a la John Green (bom, se você leu "A Culpa é das Estrelas" sabe bem essa definição). Há vários momentos de reflexão e frases marcantes como: "...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, em furacão." que se encontra na contracapa.

As personagens te envolvem de tal modo que você chora, ri e compreende seus problemas e começamos a nos perguntar quem realmente Alasca é. E talvez, você até encontre a saída do seu Labirinto.

Se eu recomendo? É claro, aliás, como eu já disse antes, eu leria até a lista de compras do John Green.

site: http://adoravelsasarete.blogspot.com.br/2013/05/vinteepoucos.html

Felipe silva 24/07/2013

Mais um livro que comecei às cegas e posso dizer que foi mais um que me surpreendeu. Meu primeiro contato com John Green foi a partir desse livro, o autor realmente me surpreendeu com sua escrita objetiva e ao mesmo tempo profunda.

O livro conta a história de Miles Halter, que resolveu sair de casa para ir à escola preparatória de Culver Creek, justificando a sua ida com as últimas palavras de François Rabelai "Eu vou procurar um Grande Talvez". O garoto coleciona ultimas palavras, ele lê as biografias de figuras famosas e decora suas ultimas palavras.

Chegando a Culver Creek Miles conhece Chip, que tem como apelido Coronel. Os dois dividem quarto, o que acaba tornando-os próximo. É possível ver o desenvolvimento dessa amizade no decorrer do livro. Lá ele também conhece Alasca Young, uma garota selvagem, misteriosa e completamente apaixonante (confesso que me apaixonei por ela).

O livro segue muito dos clichês que vemos por aí, porém a maneira como o John Green levou a história é que o torna único. O decorrer dos fatos são completamente envolventes e em algumas passagens te deixa sem fôlego de tanto rir ou chorar. Confesso que não chorei, mas quase derramei lágrimas com o rumo que história levou.

Um livro lindo, único, instigante e emocionante. Após lê-lo você, com certeza, entrará em um choque emocional com o desfecho.

Mais um livro que me deixa completamente com depressão pós-livro, quase uma ressaca literária. Mas, como me apaixonei pela escrita do John, acabei por começar “A Culpa é das Estrelas”.

A nota não podia ser diferente, são cinco estrelas vezes cinco para esse livro maravilhoso. Não vejo a hora de ler todos os livros desse autor que eu considero um gênio.

site: http://resenhasemuitomais.blogspot.com.br/2013/07/resenha-quem-e-voce-alasca-john-green.html

Caverna 24/07/2013

"Quem é você, Alasca" Fala sobre Miles Halter e sua paixão por últimas palavras e a procura pelo Grande Talvez, disposto a mudar a forma em que vive, e como é visto, decide ir estudar em Culver Creek, a antiga escola do seu pai. Ao chegar nesse novo universo é apresentado a Chip e, claro, Alasca. A partir desse ponto a história é claramente muito bem dividida, de uma vida tranquila de adolescente; Gordo (Miles recebe esse apelido) passa a viver temas típicos de adolescentes cada vez mais frequentes.
No decorrer do livro consegui me identificar muito com os personagens, por exemplo, todo mundo aqui já teve uma fase da adolescência que preferia ficar em casa ouvindo música e lendo do que sair com os amigos ou a família, assim como Miles que no começo do livro não tinha amigos e teve uma festa no mínimo frustrante.
O Coronel (novamente um apelido, dessa vez do Chip), aos meus olhos é tudo que uma pessoa deve ser: desencanada, que acredita na lealdade e na honra como ninguém e que luta pelos seus objetivos como toda garra possível, nem que a ideia final seja acabar com os Guerreiros de Dia da Semana – pessoas ricas.
E o que dizer da nossa personagem principal? Alasca é claramente o que todos nós somos, cheia de mistérios, segredos, páginas ocultas de um livro... mas a conclusão é que Alasca Young apenas quer encontrar uma saída do seu imenso labirinto interior. O final dela é chocante, mas não vou falar pra não perder a cereja do bolo!

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/07/rapidinhas-quem-e-voce-alasca.html

Yanne 25/07/2013

Como iniciei este livro logo após terminar "A culpa é das estrelas", que na minha opinião foi a obra prima do autor, me decepcionei um pouco. Creio que esperei profundidade de um livro juvenil. Não é ruim, mas também não é empolgante. Indico pra os iniciantes no mundo literário.

Líbia 26/07/2013

Um dos melhores livros que já li... Até agora.
O personagem principal é o Miles, um garoto que é colecionador de últimas palavras (as palavras que as pessoas falam antes de morrer) e por incrível que pareça, não tinha amigos! (Como assim?) E cansado da sua vida medíocre, pede para seus pais para ir pra um internato no Alabama, onde seu pai havia estudado em busca do seu “Grande Talvez” (outras últimas palavras) e lá nesse internato acaba fazendo amigos e até uma namorada (com quem dá seu primeiro beijo com 16 anos), e conhece a intrigante Alasca…

O livro é dividido em antes e depois, Antes: quando ele vai pro internato, faz amigos e tudo e Depois: bom, se eu falar o depois é spoiler… A única coisa que posso falar a respeito desse livro é que eu AMEI ele, o Miles é apaixonante, e o livro é perfeito, o livro foi lançado em 2005, mas os assuntos que ele trata é bem atual. Eu já entendi o porque da fama do John Green. Ele retrata várias coisas da adolescencia (amores, bebidas, escola, cigarros…) COMPREM esse livro, aposto que não vão se arrepender, do mesmo jeito que eu não me arrependi, e acho que deveriam fazer um filme. Sério, seria muito bom um filme desse livro perfeito.

site: http://estantevintage.wordpress.com/

Aline Barizi 26/07/2013

Quem é você, Alasca?
O primeiro livro que li do John Green foi 'A Culpa é das Estrelas', mas foi por todo bafafá ocorrido e pela recomendação de Markus Zusak na capa, tipo aquele de livro do momento, sabe? Quando terminei de ler eu achei muito, mas muito fraco mesmo. A história me decepcionou, mas o jeito que o John Green escreve me agradou bastante. Então eu, insistente que sou, comprei mais dois livros do John. Eis que 'Quem é você, Alasca?' me surpreendeu bastante. Após a leitura dele passei a ver botar fé nos livros desse homem, haha!
'Quem é você, Alasca?' é um livro bastante engraçado, mas acaba por ser triste. É legal ver como o Miles se desenvolve perto de amigos e as histórias dos outros personagens são muito boas, principalmente a da Alasca e do Coronel.
O livro se divide em duas partes, a primeira é muito legal. Apesar do livro ser muito bom, a segunda parte enrola um pouquinho num assunto que não surpreende muito, mas que consegue dar uma puxadinha pro lado emotivo.
Achei bem fácil de ler e bem gostoso, daqueles que quanto mais você lê mais você quer ler, e foi deprimente me despedir dos personagens, acho que dava pra se aprofundar um pouco mais neles.

site: http://porquealine.com/2013/07/19/quem-e-voce-alasca/