O Grande Gatsby

Resenhas - O Grande Gatsby

MaGiaC 11/01/2024

Daisy muito 🤬 #$%!&
gatsby o último romântico

"No crepúsculo encantado da metrópole, por vezes eu sentia uma solidão fantasmagórica, e sentia o mesmo em outros"

Ingrid1047 10/01/2024

Esperava mais
Ou talvez eu seja só burra e não tenha entendido metade da história rs.

?Tenho trinta anos (?) já faz cinco anos que passei da idade de mentir para mim mesmo e chamar isso de honra?

Gatsby é um homem peculiar. Com uma fortuna imensa que ninguém sabe ao certo de onde veio, ele passa seus dias e noites dando festas em sua mansão para pessoas que não o conhecem.

Nick Carraway, seu vizinho, se aproxima do anfitrião e descobre alguns de seus segredos, dentre eles uma paixão antiga que está prestes a voltar à tona.

O livro é repleto de traição, luxo, fofocas e, claro, tragedias. O final é muito bom, mas o começo e o meio deixaram a desejar. Achei a escrita muito aleatoria, os fatos eram narrados de uma ordem não cronológica e isso dificultou a interpretação em alguns momentos. No geral eu gostei, valeu pela experiência, mas sinto que preciso assistir o filme pra tudo fazer sentido na minha cabeça.

?Uma coisa é verdade e jamais sai dos trilhos: os ricos ganham dinheiro e os pobres ganham filhos?

Fiuza 10/01/2024

Vale a pena
Honestamente não sei muito o que falar dessa obra
É um livro rápido, simples, fácil de se ler e que vale a pena.
No começo a historia é um pouco tediosa, mas com o desenrolar dos eventos a trama ganha corpo e prende a atenção.

LuizaSH 09/01/2024

Não sei o que ando tendo com os ditos clássicos, mas muitos que leio não consigo curtir.
Não assisti às adaptações cinematográficas ainda, então fui pra leitura sabendo pouco ou quase nada.
O porém é que a edição que eu peguei contém um prefácio, eu imaginei que seria só uma introdução, um breve relato sobre o autor e a obra, mas na verdade foi quase um ensaio, acabei até lendo um importante spoiler, acabou estragando a experiência pra mim.
Enfim, a história é narrada em primeira pessoa pelo personagem Nick, o Gatsby é quase um coadjuvante, mas que vira o principal personagem alvo dos relatos, acaba que gira tudo em torno dele. Mas achei um dramalhão meio chatinho, o romance não romance, enfim sei lá, no geral não foi uma leitura que gostei.

artemisia0 09/01/2024

Desculpa por isso, sei que o livro é muito aclamado mas não achei tudo isso não.
Pode ser que algo tenha me escapado e não consegui ver seu brilho, quem sabe algum dia em uma possibilidade de releitura minha opinião mude.

Ykke 09/01/2024

Mais um sonho americano!
"O Grande Gatsby" é um romance clássico escrito por F. Scott Fitzgerald, publicado em 1925. Ambientado na década de 1920, durante a era do jazz nos Estados Unidos, o livro explora temas como a busca do sonho americano, a decadência moral e a ilusão do sucesso.

A narrativa é centrada em Nick Carraway, que se muda para Long Island e se torna vizinho de Jay Gatsby, um homem misterioso e rico que organiza festas extravagantes em busca do reavivamento de um antigo romance com Daisy Buchanan. Daisy, no entanto, é casada com Tom Buchanan, um homem rico e arrogante. O enredo desenrola-se em torno dos relacionamentos complexos e das aspirações inatingíveis dos personagens.

Fitzgerald critica a sociedade americana da época, destacando a superficialidade, a obsessão pelo dinheiro e o consumismo desenfreado. A prosa elegante do autor, permeada por simbolismo e metáforas, contribui para a profundidade da narrativa.

"Sempre que sentir vontade de criticar alguém, lembre que nem todo mundo teve os mesmos privilégios que você."

"As melhores pessoas... são aquelas que estão cientes de suas falhas."

"Então continuamos, barcos contra a corrente, impelidos incessantemente de volta ao passado."

Marcos943 08/01/2024

Uma lição sobre perseverança e humildade
Confesso que tive certa dificuldade em me acostumar com a escrita do autor, o ritmo foi um pouco lento, mas como já tinha assistido o filme, consegui me adaptar. A história do cavalheiro rejeitado pela dama de uma família rica devido à falta de riqueza é uma narrativa que já conhecemos, mas a forma como o narrador explora a alta sociedade norte-americana, seus sentimentos e profundezas, realmente me pegou. A esperança no amor e a humildade que Gatsby exalava também me cativaram desde o início. Também gostaria de ressaltar que o posfácio desse livro é maravilhoso!

Felipe 08/01/2024

Sentimentos conflituosos
Sinceramente, não compreendi o hype.
Sei que isso é uma frase bem controversa para abrir uma resenha de um grande clássico, porém Fitzgerald não verdadeiramente me tocou com sua história sobre a decadência moral e psicológica da burguesia nova-iorquina dos anos 20. Sinto que mesmo que maravilhosamente bem representada na falsidade das pessoas e em seus olhos cheios de desespero em conjunto com suas bocas demonstrando sorrisos escancarados, a narrativa não me prendeu tanto quanto imaginei. Ainda sim, me diverti infinitamente mais com o livro do que com o filme de 2013.
O Sr. Gatsby é ao mesmo tempo amável e deplorável, assim como grande parte dos outros personagens, porém ao contrário de Jazz, aqui o gosto amargo das ações dos personagens perdura muito mais do que seus carismas.
Por mim que todos morram.

And0304 08/01/2024

Cativante
Como uma amante do filme de 2013, foi uma bela experiência ler esse livro. A escrita, apesar de bem floreada, é de fácil entendimento, cativante e você não percebe que o tempo passa. O glamour das festas e a trilha sonora fazem falta, mas são compensadas por podermos ver o ponto de vista dos pensamentos do Nick.

Cams 07/01/2024

O ritmo do livro é um pouco lento e, na minha opinião, demora um pouco pra envolver o leitor com os personagens mas é uma grande história e traz uma grande reflexão sobre dinheiro/bens materiais e sobre relações humanas

Giovana Nobre Netto 07/01/2024

Clássico e atemporal!
O Grande Gatsby foi uma grata leitura pra começar o ano.

Livro clássico que retrata os loucos anos entre o pós guerra e anterior à quebra da bolsa de valores e grande depressão, descrevendo sobre a alta sociedade americana, riqueza, ostentação e relações superficiais entre os personagens. O livro tem uma história curta, de ritmo mais lento, porém bem ambientado e bem retratado, trazendo ao leitor não só uma ótima visualização dos fatos, como também transportado a uma época bastante diferente, porém com fatos que podem ser vivenciados até os tempos atuais, tornando-o assim um livro clássico, com uma história atemporal que sobrevive ao longos dos anos.

Embora tenha sido uma boa leitura, sinto ser uma história esquecível pra mim ao longo do tempo, visto que não me apeguei efetivamente a nenhum personagem e nem muito com a história em si. Mas, ainda sim, recomendo a leitura, principalmente por se tratar de um livro clássico que trata sobre comportamento humano, ostentação, fofocas, amor, paixão e lealdade.

Caroline1430 07/01/2024

Vale a pena ler!!
Uma leitura rápida e deliciosa! Gostei do cenário e da época em que esse livro foi retratado. Um romance bem feito que retrata a realidade daquele tempo, em que o interesse era crescer financeiramente para alcançar seus objetivos de vida. Fico feliz em ter conhecido esse clássico de que tanto falam!

gabicss 07/01/2024

Bonzinho, mas nada demais
Fiquei em dúvida entre marcar como "razoável" ou "bom", mas sei que, pela fama, esperava muuuito mais. não merece o título de maior clássico dos eua.

Bia 06/01/2024

"E eu gosto de festas grandes. Elas são tão íntimas! Nas pequenas reuniões não há isolamento algum."