O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Marcos.Rocha 19/12/2020

Me divertir com essa dupla e suas histórias ! Quem nunca viveu suas histórias fantasiosas quando criança?

Daniele 25/05/2022

Nunca pensei que ia rir tanto
Comecei a ler dom Quixote influenciada por uma novela, mas nunca pensei que fosse gostar tanto.
Amei a inocência do Sancho, amei a bravura e loucura do fidalgo Dom Quixote.
Como li uma edição que tem as duas partes juntas, acabei cansando um pouco da história, pois vai ficando um pouco repetitivo.
Mas valeu super a pena o tempo investido.

Danielle 06/04/2020

O Cavaleiro da Triste Figura
Achei o livro super divertido, mas bem enfadonho em alguns momentos. A sensação que tive é que o autor queria produzir conteúdo pra aumentar o número de páginas. Sem dúvidas, a amizade entre Sancho e Dom Quixote é o melhor do livro e o que o fez eterno.

Thiago Ernesto 09/08/2015

La Vida Es Sueño
Cada livro é uma peregrinação. O que define o tamanho da caminhada não é sua espessura, mas a grandeza do que suas páginas carregam. Porém, quando é grande a mensagem que essa mesma obra encerra e muitas são as páginas que abriga, o caminho se torna mais longo e a chegada muito mais gratificante. Assim é com Dom Quixote de Cervantes.
“Os homens são anjos nascidos sem asas, o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer”. Acredito que essa frase, do grande mestre Saramago, ajuda a compreender o sentido da obra do também ibérico Miguel de Cervantes. Calderón de La Barca já pontuou: la vida es sueño y los sueños, sueños son. Dom Quixote, sobretudo, é sobre os sonhos, sobre a fantasia, sobre a beleza. A personagem principal do épico vive em um mundo próprio que, a princípio, parece fazer sentido somente para si mas que, nas últimas páginas, dá sinais de que é muito mais universal que aparentava.
Não falta quem julgue o fidalgo Dom Quixote de La Mancha louco, desvairado. Muito mais seleto é o grupo daqueles capazes de enxergar na figura do cavaleiro alguém com ânsia de ver o mundo de forma muito mais fantástica que o padrão. Quando os olhos humanos passam a ser também olhos literários, poéticos, moinhos de ventos são gigantes, camponesas são princesas, bacias são elmos.
Muito embora Quixote possuísse de fato algum tipo de problema mental, o que o próprio autor não nega, somos levados pelo mesmo a refletir sobre os limites da loucura e da sabedoria. Sancho Pança que, não só para mim mas para muitos, é a personagem de maior graça da obra, embora camponês e analfabeto, protagoniza os momentos de maior lucidez. Seu amo não fica atrás, mesmo tido como doido, Quixote se mostra muito mais sábio do que os que gozam de si.
Finalmente entendo o porquê dessa obra ter influenciado grandes artistas posteriores como Dostoiévski e Suassuna. Facilmente se notam características do Quixote em livros como A Pedra do Reino e O Idiota. A loucura sonhadora de Quaderna e a bondade do príncipe Michkin, motivo de zombaria por parte daqueles à sua volta, muito refletem o Quixote de Cervantes. O mundo está preparado para crucificar aqueles que se dispõe a serem bons.
Como qualquer grande clássico, o final não poderia ser menos emocionante: o fidalgo cai doente em sua casa. O que adoeceu Quixote, me parece, foi a realidade seca, crua, sem fantasia, sem beleza. Quando recupera sua “lucidez”, perde aquilo que lhe tornava D. Quixote, perde o sentido de sua vida. Aqueles que desejam persuadi-lo a desistir da cavalaria, quando se deparam com aquele novo homem, desiludido, tentam, em vão, reanima-lo para mais uma andança. D. Quixote, ou melhor dizendo, Alonso Quixada, morre completamente fora de seu alter ego, no mundo que chamam real. Me parece que aqui está o maior legado da literatura: a vida, vivida como um sonho vale muito mais a pena.

Gabriela 06/12/2023

Dom Quixote
Dom Quixote é um dos Clássicos popular acredito que puxa um pouco do romance,ação e fantasia.
(O romance não necessariamente de amor como todos acham quando escutam o genêro)

O livro conta a história de Dom Quixote que tem loucura na cabeça,mas apesar de tudo mostra diversas mensagens no enredo como por exemplo
que para a vida ser perfeita é necessário pelo menos a pessoa certa do seu lado como o Sancho Pança.

- Faz tempo que li o livro, só que quiz pontuar a resenha.

Filipe.Endler 18/04/2020

Um clássico e um clássico
Apesar da leitura pesada devido a escrita coloquial da época, o livro envolve enquanto te leva a conhecer o mundo europeu do século XVII.
Uma sátira bem feita ao modelo de. Ida da época, deixando bem claro o contraste entre o personagem principal é seu fiel escudeiro.

Sara25 11/07/2020

No mundo da imaginação
Dom Quixote, de Manoel de Cervantes, é um livro extremamente necessário para leitura de cada ser humano. Além de ter inspirado novelas de cavalaria da época, e ser considerado a ficção mais importante de todos os tempos, nos faz pensar em como os livros podem influenciar em nossas vidas, tanto no hábito da leitura, como num "escape" para um lugar mágico e lúdico. Foi publicado em 1606, e considero-o à frente de seu tempo. Leitura rápida e gostosa. Recomendo!

Mari 02/09/2021

Resenha mari pascutti
Bom eu nao gostei muito desse livro, acho muito lebta a historia, eu nao gosto muito de classicos, se vc gostar acho bem legal voce ler, Fiquei bem triste pelo final, porem o livro em si tem uma historia legal, se vc gosta de classicos aconselho mto a ler ele.

Mada 10/07/2020

Sonhar é talento e destino
O lugar do sonho na nossa vida é o de combustível de luta. Dom Quixote não pode ser vencido porque acredita no seu sonho independente do que dita o mundo. Lindo e triste pensar no lugar destinado aos nossos sonhadores. Ri muito, chorei demais, amei profundamente. Pronta para a segunda parte que dizem ser ainda melhor.

A.G. Deuner 12/09/2021

Dom Quixote.
Esse clássico é incrível, para ter a real compreensão da mensagem que Miguel de Cervantes nos passa através de seus personagens precisamos entende o contexto no qual o livro foi escrito.

Em 1605 estava na moda os livros de cavalaria, que trazia aqueles heróis clássicos, que matam dragões e salvam donzelas, personagens de honra e moral inabaláveis, longe de qualquer realidade, isso incomodava muito o autor, então ele criuo Dom Quixote, um homem que de tanto ler tais livros enlouqueceu e acreditou ser um desses cavaleiros andantes, e junto de seu fiel escudeiro tenta retratar o que lia nos livros, claro que não dá certo e tudo acaba de forma cômica.

Durante a história os defeitos de ambos são revelados a cada instante, defeitos esses que os tornam humanos, muito diferente daqueles supostos heróis dos livros de cavalaria.
Existem muitos outros fatores que tornam Dom Quixote em livro único e espetacular, seriam necessários varias parágrafos para mostrar todos os motivos que fazem desse livro uma leitura "obrigatório " .

A.G.Deuner

yumi. 17/04/2021

dom quixote sempre vai ter um lugar no meu coração
gostei muito desse aqui, o jeito como retrata ele e Sancho, é um livro muito gostoso de ler, e bem rápido, bom para quem quer ler um clássico ou sair da ressaca