Presentes da Vida

Presentes da Vida Emily Giffin

Resenhas - Presentes da Vida

Gabriele 06/06/2013

Presentes da Vida é uma continuação do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga. Apesar de ser continuação, não é necessário ler o primeiro para entender o segundo.
O livro é narrado por Darcy, ela perdeu seu noivo para sua melhor amiga Rachel e ainda começou a sair – antes do noivado acabar – com o amigo do seu (ex)noivo. Terminado o noivado, Darcy vê sua vida de cabeça para baixo sem ter a mínima ideia do que fazer.
Ela resolve passar uma tempo em Londres com seu amigo de infância para ver se coloca um novo rumo na sua vida.
Darcy é a personagem mais fútil e egocêntrica que eu já li. Ela sempre tem que ser a melhor e sempre tem que ter todos gostando dela e dando atenção a ela. Ela chega até ser injusta criticando a ex-melhor amiga dela, Rachel, quando ela fez exatamente a mesma coisa. Ela se coloca em um pedestal e se faz de vitima quando na verdade, ela não é.
Ok, desabafei minha raiva. As características da personagem foram o que deixou o livro uma leitura não tão prazerosa quanto eu esperava.
Agora tirando a atenção da Darcy, o livro é bem escrito. Emily Giffin sabe escrever um chick-lit. Não cheguei a dar risadas, mas o livro tem todo o humor que um bom chick-lit deve ter. Podemos ver com clareza as características de cada personagem e entender porque cada um faz o que faz na história.

Os acontecimentos também são bem construídos e planejados. É uma leitura muito rápida, quando se percebe já está na metade do livro e depois ele termina.
Adorei a cena quando o Ethan, amigo com quem a Darcy vai morar em Londres, fala para ela o que eu estava falando o livro inteiro. A verdade sobre quem ela é. Foi uma cena que precisava existir e que foi muito bem escrita.
Fiquei com vontade de ler O Noivo da minha melhor amiga para ver o lado de Rachel na história.
4/5

Micaela Ramos 03/06/2013

Presentes da Vida - Emily Giffin
Presentes da Vida é um livro que nos faz pensar acerca da vida, sobre o que acontece dentro de nós mesmos, se as grandes decepções sofridas em nossa vida foram culpa do destino, das outras pessoas ou... de nós mesmos. É uma obra completa, repleta de assuntos dos mais cotidianos aos que mais mexem conosco.

A personagem principal, Darcy Rhone, é uma mulher como muitas na sociedade em que vivemos atualmente, preocupada com a beleza, estereotipada, sempre na moda, superficial, a típica mulher preocupada com a forma acima de tudo. No começo do livro eu não me senti muito à vontade com a personagem, por todas as falhas de personalidade que a mesma apresentava, o que eu jamais estaria disposta a aguentar se tivesse de conviver com uma pessoa assim: mesquinha, gananciosa, invejosa, sagaz, fútil, superficial e o pior, sempre culpa os outros pelo que dá errado em sua vida.

O que me tocou e me deixou muito interessada em continuar a leitura foi o fato da autora colocar na vida de Darcy, provações que a própria achou que nunca ia passar em sua vida. Foi emocionante acompanhar a mudança de uma personagem que achei que realmente nunca fosse mudar e daí veio em minha mente que nunca é tarde para se abrir para o mundo, para aceitar não somente a si mesmo como as pessoas ao nosso redor e a felicidade delas, principalmente as pessoas que amamos.

A leitura me fez analisar várias lembranças da minha vida. "Será que fui a culpada de alguém ter ido embora?", "Será que eu poderia ter evitado tão acontecimento? Será que eu podia ter mudado aquela situação?" e isso foi saudável para a minha pessoa, uma análise interior sempre nos põe de volta nos trilhos, nos caminhos certos. Será que estamos fazendo o certo para nós mesmos? Será que estamos machucando que amamos? Para mim, é sempre importante saber como anda seu relacionamento para com você mesmo e as pessoas ao seu redor.

Adorei o projeto gráfico do livro, não poderia ser mais perfeito o contraste de tantas cores que se combinam e deixam a capa tão perfeita. Desde o azul constante presente, representando o céu e o "algo azul" na vida da personagem, citado no livro, até mesmo o belo parque, cercado de árvores, com um banco solitário e um buquê jogado ao relento, a fonte vermelha representando a vida, a paixão, etc. com certeza me chamou bastante atenção. O papel do miolo é pólen, um amigo da leitura rápida, pois reflete menos luz, o que não cansa tanto a vista e nos permite ler mais rápido e melhor. A fonte do miolo é espaçada, de tamanho médio, torna a leitura bem clara, sem erros, apesar de ter notado alguns erros de edição.

Os personagens são definidos pelas suas relações, amigos em comum, dispostos a ajudar, sempre presentes, apesar da personagem principal ter de passar por várias perdas e lições para aprender a valorizá-los.

Emily Giffin é uma ótima escritora, ela põe questões do nosso dia, do nosso viver, das nossas relações, vivências. Faz-nos pensar em nós mesmos como pensar, faz-nos analisar se o que vemos que está acontecendo a nós é a realidade ou se estamos desenhando a mesma ao nosso favor, para que possamos sentir pena de nós mesmos e culpar a todos em nossa volta, menos nós mesmos.

Surpreendi-me verdadeiramente com essa trama tão vívida e verdadeira. Emocionei-me com o final e realmente ansiei de verdade que isso acontecesse com todas as pessoas, que pudessem aprender com seus erros, que pudessem ver que sempre há margens para erros e acertos, que podemos fazer a diferença, que podemos tentar mais uma vez e acertar, vencer.

Aprovo e recomendo. Leiam e sitam-se abraçados pela linda escrita de Emily Giffin.

Trechos:

"Enquanto eu me virava no meu colchão para olhar para a janela, voltei a ouvir as palavras de Ethan: a parte que dizia que eu era uma amiga ruim, egoísta, egocêntrica e superficial. Fiquei com vergonha ao reconhecer que havia um pouco de verdade nessas acusações. E encarei os fatos: eu não tinha médico, nenhuma fonte de renda, nenhuma amiga íntima, nenhuma contato com a família. Eu já havia gastado quase todo o meu dinheiro, e tudo o que eu tinha para mostrar era um guarda-roupa cheio de roupas maravilhosas, muitas delas que não me serviam mais. Eu me mudei para Londres para tentar mudar de vida, mas e não havia mudado nada. Minha vida estava estagnada. Eu precisava fazer alguma coisa. Por mim e pelo meu bebê."

"Mas eu não o amava. Era simples. A ideia de ficar com um homem somente por amor parecia ingênua e excêntrica, era o tipo de coisa que eu sempre criticava na Rachel, mas agora eu pensava da mesma maneira. Então, me forcei para fazer a coisa certa."

"Enquanto todos aplaudem e bebem champanhe, eu sorrio para Rachel, pensando que ela dito a coisa certa. Amor e amizade. São eles que nos fazem ser quem somos e podem nos mudar, se deixarmos."

30/05/2013

Leitura fácil e instigante. Dá para ler em um dia.

Virgínia Macêdo 19/05/2013

Emily Giffin, maravilhosa como sempre...
Este é o terceiro livro que leio da Emily Giffin. Já li "Questões do Coração" e "Ame o que é seu" e honestamente, até a página 200 eu não tinha conseguido gostar da personagem principal do "Presentes da Vida". Talvez a futilidade e infantilidade dela tenham me irritado um pouco, mas conhecendo o talento da Emily Giffin para desenvolver os personagens, eu insisti e não me arrependo. Este livro, assim como os outros dela, é surpreendentemente apaixonante!
A forma como ela amadurece a personagem é significativa, é tocante. Me emocionei várias vezes enquanto lia sobre a mudança de comportamento, ideais e personalidade da personagem principal.
Enfim, sou suspeita prá falar pois me considero fã de carteirinha da Emily.
Este livro é um PRESENTE que eu daria para as pessoas que estimo. Vale muito a pena ler e insistir, caso, assim como eu, você não se identifique com a personagem logo de cara, rs...

May 08/05/2013

Uma história muito envolvente, nunca havia conhecido uma personagem assim como Darcy, uma mulher linda, sedutora e materialista tem e consegue tudo com seu charme e "glamour", mas a história inverteu e ela está passando por sérias dificuldades, após trair seu futuro ex-noivo (Dex) com um amigo dele (Marcus), Darcy descobre que também foi traída por ele e por sua melhor amiga (Rachel), e descobre ainda que está grávida de seu amante (Marcus) que a abandona. Darcy decide se mudar para Londres e morar com um amigo de infância para recomeçar sua vida, e muitas coisas inesperadas acontecem a partir daí... #SUPER RECOMENDO!
Rodrigo Soares 15/08/2013minha estante
Que bom que tenha gostado do livro! Fico feliz! =D

May 17/08/2013minha estante
Acertou em cheio na escola, super amei c:

Rodrigo Soares 17/08/2013minha estante
Haha espero acertar ano que vem denovo! =D

May 24/08/2013minha estante
*escolha kk

MiCandeloro 16/04/2013

Emocionante e inspirador
ATENÇÃO. Presentes da Vida é a continuação do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga. Se você não leu o primeiro livro, CUIDADO, porque essa resenha pode conter spoilers sobre o livro O Noivo da Minha Melhor Amiga.

Não deixe de ler a resenha sobre o livro O Noivo da Minha Melhor Amiga.

O que você faria se nas vésperas do seu tão sonhado casamento você fosse traída pelo seu noivo e pela sua melhor amiga? O que você faria se flagrasse os dois juntos? Perdoaria? Cancelaria ou daria prosseguimento ao casamento? Nunca mais os veria na frente? Ou se vingaria? E se depois disso tudo a vida continuasse lhe pregando peças?

Darcy é aquela típica mulher irritante. Linda, fútil, egoísta, mimada, que já nasceu com sorte na vida. Ela sempre teve tudo o que quis, e o que não tinha, corria atrás para conseguir, independente de quem ou o que estivesse no caminho dela, ela estava disposta a passar por cima de tudo e de todos se fosse preciso. Darcy nunca refletiu sobre suas atitudes. Sempre agiu de forma impulsiva e agressiva e quando as coisas não davam muito certo, tratava de culpar alguém ao invés de enxergar a si mesma e pensar se ela fora a razão do seu insucesso.

Ela estava noiva de Dex, mas pouco antes do casamento, ela descobriu que estava sendo traída por seu noivo e por Rachel, sua melhor amiga e madrinha. Darcy ficou indignada, não só pela traição em si, mas por ter sido trocada por uma mulher "insignificante" como Rachel. Como Dex pôde trocá-la e cancelar o casamento?

Só que Darcy não era nenhuma santa. Ela também estava traindo Dex com Marcus, amigo de Dex e padrinho de seu casamento. Ela não só se apaixonou por Marcus como engravidou dele. Por causa disso sentiu um enorme alivío quando Dex disse que tudo estava acabado entre eles. Mas esses "pequenos" fatos sobre sua traição foram omitidos da família e dos amigos para que Darcy preservasse a sua postura de vítima.

Darcy estava convencida de que no final daria tudo certo, de que ela se casaria com Marcus e sairia triunfante na história, enquanto Dex terminaria com Rachel e rastejaria novamente aos seus pés. Mas a vida resolveu lhe pregar mais peças e mostrar que nem tudo gira em torno do umbigo dela. Marcus desistiu de casar e deixou claro que não assumiria o filho. Brigada com os pais, com Rachel, sem ter para onde ir e com quem contar, Darcy resolve fugir para Londres e passar um tempo no apartamento de Ethan, seu amigo de infância.

O problema é que Ethan e Darcy nunca se deram exatamente bem. Ele só concorda em recebê-la porque ela está grávida e ele não quer deixá-la desamparada. Darcy imaginava que viver em Londres seria um grande recomeço, que ela conheceria um ricaço que cairia aos seus pés e assumiria seu filho e todos os seus problemas estariam resolvidos. Mas Londres não é o que ela imaginava.

Será que Darcy irá sobreviver sozinha numa cidade estranha? Será que ela levará sua gravidez até o fim? Será que ela irá aprender alguma lição depois de tudo o que fez e passou? Leiam e descubram!

***

Gente, preciso repetir, a Emily arrasa. Ela conseguiu fazer com que esse livro fosse ainda melhor que o primeiro. Quando li O Noivo da Minha Melhor Amiga odiei Darcy com todas as minhas forças. Quando descobri que havia um livro contando o ponto de vista da Darcy tremi nas bases achando que ia detestar a história, achando que não conseguiria suportar um livro todinho narrado pela irritante Darcy. Mas a Emily simplesmente me deixou de joelhos. Eu amei Presentes da Vida e amei muito mais a Darcy do que a Rachel no final das contas, justamente porque a Darcy nos provoca muito mais emoções do que a Rachel, que a vida toda foi certinha.

Lendo Presentes da Vida percebi o quão importante é conhecermos os dois lados de uma história, o quanto não devemos julgar uma pessoa pela primeira impressão que ela nos deixa e que todos, absolutamente todos podem crescer, amadurecer e se tornarem pessoas melhores desde que realmente queiram!!

Desde o primeiro livro, quando descobri que Darcy estava grávida, jurei que ela fosse abortar. Ser mãe simplesmente não se encaixa no perfil de vida dela. Ela não nasceu para cuidar e amar outra pessoa que não fosse ela, e posso dizer que não poderia ter acontecido coisa melhor na vida de Darcy do que engravidar.

Presentes da Vida arrancou muitas lágrimas dos meus olhos e apertou forte minha garganta. Me emocionei tanto com o crescimento de Darcy, sua fragilidade e insegurança e sua força e determinação que fiquei absurdamente triste quando a história acabou, sabendo que eu não encontraria Darcy no dia seguinte e não saberia o que aconteceu dali para a frente. O final do livro não poderia ter sido mais perfeito. Amei, amei, amei! Super recomendo!

Originalmente publicado em: http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-presentes-da-vida.html
Manuella 30/07/2013minha estante
Amei a resenha, li esse livro e senti exatamente isso sobre Darcy rs mas não sabia que era uma continuação do "O noivo da minha melhor amiga", pois agora estou curiosissima pra lê-lo hahaha

MiCandeloro 31/07/2013minha estante
Manu, então leia urgentemente, porque você terá uma outra visão sobre a Darcy. Foi lindo ver o crescimento dela de um livro para o outro. Depois me conte o que achou, ok. Beijão

Leandro 12/04/2013

Primeiro Livro de Emily Giffin que eu li.

Achei a leitura bacana. Narrativa fácil. Bem açucaradinho, mas demonstra o quanto uma pessoa aprende com seus erros e pode mudar, basta querer como Darcy, que é uma personagem fútil e chata.

Interessante como a autora te faz gostar dela e prende a atenção para o desenrolar da história que tem um final previsível.

Bom. 3 Estrelas.

Kah Cruz 05/04/2013

Um belo PRESENTE ;)
Comprei esse livro por engano... Como estava com um preço bom, não me importei muito!
Foi o primeiro livro que li da Emily Giffin... E simplesmente AMEI!!
A Darcy é uma pessoa insuportável!! Alguém de quem eu jamais conseguiria ser amiga...
Depois de todas as reviravoltas iniciais, qdo enfim ela já está com o Marcus, por diversas vezes eu me perguntava : Será que algum homem suportaria isso?!? Uma mulher obcecada pelo ex?? Eu já teria mandado ela calar a boca e "ralar peito" rsrsrs.
Isso tudo no começo...
No desenrolar da história eu passei a desprezá-la e concordei com tudo que o Ethan disse (e eu, comigo mesma, falando com o Ethan: Isso mesmo garoto!! Fala tudo pra ela!! Essa irritante!!)
Depois fiquei com dó... Passei a admirá-la e por fim: me encantei!!
De uma maneira gostosa, simples e objetiva, Emily nos mostra um amadurecer surpreendente, uma história linda e um amor tão natural que nos faz acreditar nas coisas simples da vida!!
Uma leitura que vale cada instante... Recomendo!!

Larissa Barbosa 22/03/2013

Eu gostei do estilo da Emily, esse é o primeiro livro que leio dela e, embora seja uma leitura leve, não é uma obra superficial. Perdi as contas de todas as passagens que encheram meus olhos de lágrimas e vou logo avisando que a partir da pág. 273, torna-se impossível parar ou abandonar esse livro. :)

Manteiguisses à parte, seja por ele ter vindo parar em minhas mãos no momento certo ou por a história ser bem montada (ainda que previsível), Presentes da Vida é um enredo pelo qual adquiri um extremo carinho. Recomendo.

Saleitura 14/03/2013

"Nem sempre o que queremos é o que realmente precisamos."
Presentes da Vida narra a história de Darcy Rhone uma jovem que sempre teve tudo na vida além de ser bonita e super mimada. No colégio sua melhor amiga Rachel com quem sempre vivia competindo, era também sua confidente.

Acostumada a ter tudo - é só querer e está lá a sua disposição - assim foi também com os homens mais cobiçados. Traçou o seu destino tendo como espelho a sua mãe que conheceu seu pai – dentista – e nem precisou concluir a faculdade. Casaria com um homem bem sucedido e levaria uma vida de princesa.

Ela e a Rachel foram para Nova York onde Darcy conseguiu um emprego, fez amizades com um grupo de amigos seletos e procurava manter um padrão de vida só para inglês ver. Ficou noiva de Dexter Thaler o cara que sonhara. Tudo estava dando certo em sua vida até se envolver com Marcus, amigo de Dex e um dos padrinhos de seu casamento e ficando grávida dele.

Resolveu então terminar o noivado, mas o destino nos prega peças e Dex acaba terminando o noivado antes e Darcy descobre que ele estava de caso com sua melhor amiga - Rachel.

Achando que nada pode derrubá-la e sempre sem se preocupar com as consequências de seus atos acha que tudo vai ficar bem. Vai se casar com Marcus e será muito feliz é o que pensava, mas não durou muito tempo e acabou ficando sozinha, grávida e sem saber o que fazer.

Incapaz de tomar suas próprias decisões decide ir para Londres para morar, com um amigo de infância - Ethan - e tentar conseguir um bom partido que lhe daria a vida de luxo que sempre sonhou e claro com o conforto a que sempre foi acostumada.

Só que a vida vai mostrar o quanto estava errada e que vai ter que mudar muito para conseguir ser feliz.

É uma ótima leitura apesar de ter momentos que nutri um ódio intenso pela protagonista Darcy.

A Emily Giffin nos conquista com sua narrativa nesta história cativante provando que as pessoas podem mudar é só querer e aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece.

Leitura e resenha por Vivian Pereira

Postagem Saleta de Leitura

Juliana ;* 08/03/2013

Irritante e bom. Pode?
Antes de falar sobre as minhas impressões sobre o livro, eu quero deixar bem claro que eu acabei de lê-lo e estou bem irritada com ele.

Quando eu decidi ler Presentes da vida, eu já tinha em mente que talvez não gostasse tanto. Justamente por conta da personagem, que eu já sabia, pela sinopse, que seria mimada. Mas eu imaginei que durante o decorrer da história ela fosse se tornar mais humana, menos boneca, e isso não aconteceu.

É claro que as situações que ela passou surtiram algum efeito em suas atitudes, mas, pelo menos pra mim, Darcy continuou manipuladora e infantil até o final.

Talvez seja por causa da minha implicância com a personagem, mas todas as mudanças dela me pareceram meio forçadas e certamente bem convenientes. Se é que me entendem.

Apesar disso, a autora escreve muito bem, constrói bem seus personagens e te prende, de certa forma, a leitura.

Eu tenho que confessar que terminei de ler o livro só pra saber o final de Rachel e Dex, pouco me interessei pela Darcy. kkkkkk'

Recomendo pra quem gosta de romance e pra quem tem paciência com protagonistas irritantes.

Franciane 20/02/2013

BEM MAIS OU MENOS
O LIVRO É INTERESSANTE E TEM UM FINAL GOSTOSINHO, MAS AS PRIMEIRAS 150 PAGINAS SÃO CANSATIVAS E REPETITIVAS!!!!!

stéh 19/02/2013

O livro me surpreendeu, creio porque não esperava muito dele.
É o primeiro da autora que leio, e adorei como ela desenvolveu o enredo, apesar de ter achado que a história demorou um pouco para se desenvolver, mas isso apenas nas primeiras 50 páginas, creio que eu tive esta sensação porque a protagonista é uma pessoa muito difícil de gostar no início, muito egoísta e vive em um mundo aparte, não espere uma típica mocinha perfeita que vemos em romances e chick lits. Pelo contrário, ela é cheia de defeitos, e com o tempo acaba se tornando uma personagem interessante de se ler.
Mas ao se mudar para Londres a visão dela sobre a vida começa a mudar, e ela começa a evoluir como ser humano, e acompanhar essa evolução, as mudanças na vida e personalidade da personagem. No fim acabei me envolvendo com o enredo, e me apaixonando pelos personagens muito bem construídos.