Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Naty Alves 20/06/2021

O amor e sua fortaleza
Este livro foi uma caixinha de (boas) surpresas. Num dia de chuva termino outra obra pequena em tamanho mais grandiosa em significado. Será que há algo mais puro, mais difícil, dolorido, magnífico e digno que o amor? Ele nos significa e humaniza.

Aqui é como se Lewis tivesse parado para uma pausa para um café e nos chamasse vamos falar sobre amor leitor? E ele nos conduz por esse caminho, nem sempre bonito pois somos humanos criaturas com lacunas e falhas que só são preenchidas pelo amor e suas ramificações- Afeição, amizade, Eros, (Amor romântico), e Caridade.

A narrativa é inteligente e se propõe a ser a mais simples possível, claro que como já disse acho os livros de Lewis complexos ( As vezes acho difícil acompanha - lo). Mas surpreendente Os quatro amores foi mais fácil e fluiu bem se comparado ao ( Cristianismo puro e simples). Os capítulos correspondem a cada um dos amores, e um é a
continuidade do anterior. ( Não acredito que dê para ler separadamente, a não ser que já se conheça a obra).

Não irei me estender é uma obra sensível, rica, e cheia de aprendizado, fala sobre como o amor é um presente de Deus para nós. ?

Bela santos 09/01/2023

"Eu não sou bom porque amo a Deus, mas Deus me torna bom porque me ama."

Eu amo os livros do Clevi, são simplesmente sensacionais, este livro faz refletir sobre coisas e situações referente a profundos sentimentos.

Naisa Melo 13/07/2021

Maravilhoso
Gente não é bem uma resenha, mas um relato sobre a leitura. O livro inicialmente exigiu muito de mim, pois não tenho costume de leituras mais complexas e com vocabulário mais alto. Ao caminhar na leitura fui crescendo no entendimento e o que posso dizer ao finalizar esse livro é que ele é maravilhoso e o capítulo que mais gostei foi o último, que fala da Caridade: o Amor de Deus - " Fomos feitos para Deus e Deus é a nossas pessoa Amada.

Michele 24/02/2023

?Que nossos afetos não nos matem nem morram?

O livro fala sobre os diferentes tipos de amor: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.

Confesso que não acompanhei tudo que o autor entrega, mas do que compreendi tirei valorosas reflexões.

Evelin Bianca | @paginasete7 18/02/2022

#3 - Criados para amar e ser amados
C. S. Lewis, com sua escrita fascinante, se propõe nesse livro a falar sobre o mais elevado de todos os sentimentos. Afeição, Amizade, Eros e Caridade são Os Quatro Amores descritos pelo autor, que também classifica o amor em Dádiva e Necessidade, e comenta sobre nosso amor pelos sub-humanos, mencionando os prazeres da vida, amor à natureza e patriotismo.

Segundo Lewis, a Afeição é o amor mais natural e familiar do ser humano, enquanto a Amizade é o menos natural e necessário. Lewis comenta sobre os movimentos que surgem de grupos de amigos, e como Deus escolhe unir pessoas através da amizade. Sobre o amor Eros, o autor apresenta sua natureza transitória, apesar de suas promessas de permanência, e o desejo de estar juntos, que considera sofrer com a pessoa amada melhor que estar feliz separados.

Finalmente a Caridade é apresentada como o amor por aqueles que não são amáveis, e como o amor divino transforma nossos amores naturais, e apenas ao serem transformados esses se tornam eternos. Lewis fala do infinito amor de Deus, amor-dádiva sem limites, cria seres humanos unicamente para amá-los.

Com uma linguagem mais simples que outros livros do autor, de uma forma um tanto poética, Os Quatro Amores é um belo livro que vale muito a leitura.

03/26
189 páginas
Lido: de 30/01 a 07/02/22

Thamara 03/02/2022

Incrível
Ao começar leitura, não imaginei o tanto que iria gostar dele! Foi surpreendente e um aprendizado maravilhoso! Lewis é sem dúvidas um grande autor!

Carina28 19/02/2023

Escrita complexa
O conteúdo do livro é excelente, mas fiquei muito confusa no contexto geral. É o primeiro livro que leio do C.S Lewis e já tinha lido comentários que a escrita dele é complexa.
Em alguns pontos consegui entender a ideia e colocação do autor, mas na maior parte me perdi.
Vou precisar ler novamente, para quem sabe absorver melhor a ideia dele.

mariahlemos 17/07/2020

!!!
Gente eu bem que queria falar alguma coisa que definisse esse livro.. mas eu acho que não consigo!
Somente leiam esse livro, ele é sensacional!

Deyzelena.Moreira 11/03/2022

Amores
Os amores que tomam o lugar de Deus não são amores de verdade, mas sim demônios. O amor deve nos levar a Deus. Recomendo muito a leitura

Pedro H CrisS 20/02/2023

Dos amores ao Amor
Em "Os Quatro Amores" o autor traz justamente quatro concepções e expressões de amores: 1) Afeição (gr. storge); 2) Amizade (philia); 3) Paixão (eros) e Sexualidade (vênus), e por fim, 4) Caridade (ágape). Lewis é sempre um bálsamo de intelectualidade e piedade.
Livro super recomendado para todos aqueles que amam e são amados, tanto pelo Amor quanto pelos amores.

"Apenas aqueles nos quais o amor de Deus entrou vão acender ao amor de Deus, e estes poderão ser ressuscitados com ele somente se tiverem compartilhado de sua morte em algum grau e de alguma forma, ou seja, se o elemento natural neles se submeteu à transmutação - ano a ano, ou em alguma agonia repentina. Aquilo que é próprio desse mundo passará. O próprio nome da natureza implica transitoriedade. Os amores naturais podem ter esperança para eternidade, somente na proporção em que permitirem a si ser tomados pela eternidade da Caridade, tendo pelo menos permitido que o processo começasse aqui no mundo, antes que vem à noite quando ninguém trabalha." (p. 183)

Teté 26/02/2022

É, não deu pra ler dois de uma vez
Então escolhi esse e foquei.
Maravilhoso. Só não dei cinco estrelas porque enrolei um pouco no início e a leitura ficou arrastada e cansativa, mas da metade pra frente me empolguei e acabei amando, são muitos ensinamentos e muitos tapas na cara? ótimo!

Cass 20/02/2023

?Que nossos afetos não nos matem nem morram?
A escrita de Lewis é única, e tenho aos poucos me habituado com ela, algo que não é fácil.
São poucas páginas para tratar de cada amor, mas C.S. Lewis diz o que precisa dizer e o próprio diz que não poderia prosseguir.
Esses últimos dias de leitura do livro me fizeram pensar mais sobre os amores, os objetos de amor nesse mundo e aquela pessoa Amada.
Poderia retirar, e retirei certamente, vários trechos úteis desse livro.

Marina 19/10/2021

"O melhor dos amores nunca é cego."
"Desde que na verdade precisamos uns dos outros ("não é bom que o homem esteja só"), então o fato de este sentimento não surgir como amor-Necessidade no consciente (em outras palavras, o sentimento ilusório de que é bom para nós ficarmos sós) é um sintoma espiritual nega tivo, da mesma forma que a falta de apetite é um sintoma médico negativo porque os homens precisam de alimento."
Em poucas páginas grandes revelações e reflexões são feitas, foi meu primeiro contato coma obra de C. S. Lewis e eu amei, fiquei em êxtase e admirada com a forma que ele escreve e explica o seu ponto de vista. É um livro profundo, marcante e com certeza irei reler.
"Não existe um investimento seguro. Amar é ser vulnerável. Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal."

Maninha 26/02/2021

Os Quatro Amores
É um livro INCRÍVEL que fala sobre os quatro amores naturais: afeição, amizade, eros e a caridade.
Lewis é muito feliz em suas colocações, abrindo a mente do leitor inúmeras vezes. Porém, como todo livro dele, tem a escrita complexa, dificultando o entendimento.
Para compreender melhor, recomendo que leia com calma e vontade.