Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial Cassandra Clare

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Jessika 03/06/2023

Belo encerramento!
Inicialmente, o livro não me prendeu muito. Até chegar lá no meio, achei um pouco arrastado. E então, tudo explodiu. Foram tantas informações difíceis de digerir.

O que rolou com o Simon me deixou bem surpresa. E partiu ainda mais meu coração ver a reação da Izzy com tudo o que rolou.

Depois de tantas emoções, todas as perguntas foram resolvidas e conseguiram dar um encerramento muito bonito.

Torcendo os dedos para que as histórias descontinuadas de alguns personagens sejam resolvidas e terminem com um final feliz.
Bianca 03/06/2023minha estante
Eu amo muito essa série.
Já li As peças infernais e hoje comecei o primeiro de os artifícios das trevas.

Felipe G. | @Felipee_gomees 12/09/2020

UM FINAL DIGNAMENTE BEM ESCRITO PARA ESSE UNIVERSO!
Em seu último volume, Cassandra Clare nos traz todas as respostas a cerca de todo esse universo que criou com seus 5 livros anteriores. Com uma escrita altamente pontual e sentimental, a autora nos leva a ver como foi o final engenhoso, dessa fantasia urbana intitulada de instrumentos mortais.

Começamos o livro com apresentação de novos personagens. Com 2 novas famílias sendo apresentadas, e com mais crianças sendo reveladas no decorrer do prólogo do livro. É quase inegável de como a Cassandra consegue encontrar ótimos nomes para novas famílias introduzidas, e de que como essas famílias já tem laços muito forte, nas primeiras eras dos caçadores das sombras.

Os institutos, aliás todos estão sendo atacados pelo o antagonista vilão “Sebastian” com a desculpa de poder transforma os Caçadores das sombras em seus serviçais a fazer parte do seu exército. E é em um desses institutos que as crianças Blackthorn e Carstairs estão morando. Emma e Julian são os que presenciam todo o ataque e ver os planos em que Sebastian está querendo propor para o fim da era dos caçadores das sombras. Com a inteligência e forca de vontade as crianças todas são levadas para idris a cuidado da clave, exceto Max um dos irmãos de Julian que acaba sendo pego, pelo o exército de Sebastian.
Logo a notícia dos ataques chega ao instituto onde nossos queridos personagens estão hospedados, fazendo assim tomarem um comportamento emergencial que o de seguir para idris, pois somente lá e seguro para eles. Simom e Magnus e Raphel não vão, pois são mebros do submundo. Só em ocasiões em que a clave solicite suas presenças. Quando chegam lá muitos eventos acontecem. Jace agora sendo o centro das atenções por possui o fogo celestial, Clare por fazer parte de toda trama entre ele e Sebastian, e os irmãos lightwood como sempre fortes e determinados. Em uma das reuniões da clave, Clare conhece Emma, que gera assim um encontro e tanto.

Os eventos no decorrer do livro são muito os eventos, intrigas sendo desfeitas, os povos fadas revelados quem de fato são, personagens que outrora não tinham seu devido espaço, todos nesse volume ganham espaço, em especial Maia, Raphael, e o brilhantíssimo Magnus Bane que creio eu, foi um dos personagens mais divertidos que já conheci como leitor. E os eventos continuam a todo vapor, muitas mortes de personagens importantes, vemos agora uma Cassandra sem sentimento, e sim determinada a choca seu público. Sebastian foi é um dos melhores vilões que também já conheci como leitor. E nesse último volume, vemos ele com sua verdadeira face.

Em um ato de desespero, com tantos eventos que acontecem, Clare, Jace, Isabelle, Alec, Simon partem para Edom onde possivelmente Sebastian pode estar localizado, Cidade aonde também já tinham ouvido falar porem não deram muita importância. Emma os ajuda com informações necessárias para poderem ir. Eles acabem indo em uma missão com muito pouco probabilidade de voltarem. Alguns personagens são raptados também, tudo isso acontecendo de maneira frenética.

Nos últimos capítulos vemos o final dos personagens, de todos. Cassandra Clare soube detalhadamente dar o devido espaço para todos ganharem seu espaço. Clare como sempre com uma carta na manga, Jace como sempre determinado a tudo, e Simon que outrora era um ninguém aqui se torna peça fundamental para o final, Alec e Isabelle sempre deslumbrantes em tudo. São muitos os eventos que compilam esse livro belíssimo escrito.

Por fim, vemos um casamento no final, vemos personagens antigo falando de tempos vindouros, vemos o final de todos devidamente ao que parece concluído, vemos Clare descobrindo melhor o significado do seu nome. E o mais importante, uma pontinha de ao que parece haver mais do que uma simples criança chamada Emma e Julian, sem sobra de duvidas a mais a ser explorado para esses 2, o plost do final justifica isso, e será a deixa da autora para sua trilogia intitulada de “ Os artifícios das Trevas” que certamente explorara mais desse universo incrível e muito bem-criado em que Cassandra Clare criou para marca a vida de qualquer leitor.

Felipe Gomes.
12/09/2020

elisa.andrade 23/10/2020

Esplêndido.
?Existem cem trilhões de células no corpo humano ? falou. ? E cada uma das minhas células te ama. Nossas células morrem, e novas células nascem, e minhas células novas te amam mais que as antigas, e por isso te amo cada dia mais.?
Incrível, não teria final melhor, gritei (literalmente) e chorei. Vou sentir saudades desse arco. Perfeito.

Naiara Heres 24/05/2021

Conclusão de saga mais do que excelente
É impressionante o quanto a Cassandra Clare conseguiu a fazer uma saga tão INCRÍVEL de estreia!!!
Demorei muito para concluir esse livro porque não queria MESMO que acabasse, me apaguei demais aos personagens e às suas vivências, mais pra adiante certeza que vou reler.
Pra todo mundo que ainda não leu, tem todo meu incentivo pra começar, vale muito a pena!!!

FatimaApSilva 23/12/2021

Maravilhoso!!!
Eu comecei Instrumentos pensando que realmente não gostaria, ou que seria levemente indiferente. No começo fui um pouco indiferente mesmo, ainda mais por realmente não gostar do livro 2. E depois eu odiei o livro 4 mais do que tudo. Só que 5 e 6 chegaram e com toda certeza são meus favoritos. Eu indico demais a série toda ainda mais pelos livros finais ?
Tai Costa 23/12/2021minha estante
Perfeito né?
O Seb deu um banho no Valentim como vilão!

Amandagjs 23/12/2021minha estante
Cassandra é maravilhosa!

Júnior 21/11/2020

CIDADE DO FOGO CELESTIAL
Uma conclusão digna à saga... Achei incrível o final do livro e me comovi com ele, várias reviravoltas e foi incrível! A cada página que eu lia eu ia querendo mais e mais! Devorando o livro...
Ainda preferi a primeira trilogia, mas, de alguma forma senti que essa me envolveu mais...
Cara que saga de livros incrível! Pretendo ler mais livros da Cassandra e espero que sejam tão bons quanto os instrumentos mortais!

Marcos 26/01/2023

Nunca é um adeus
É um turbilhão de emoções ao se terminar uma saga. Conheci esses personagens há muito tempo atrás e só agora tive a oportunidade de finalizar. Os personagens são a melhor parte para mim. Clary que começou tão fraca e imatura, terminou forte e madura. Jace não era um personagem fácil, era denso e terminou leve. Simon é o verdadeiro protagonista da saga, sobre o seu fim: amei e odiei. Izzy teve um ótimo desenvolvimento, mas meu sonho é um livro só dela. Male. é tudo para mim. E Maia foi uma surpresa agradável.

Me senti grato e feliz por não ser parecido com o fim desastroso da série, foi muito mais impactante e concreto. Eu amei os novos personagens e fiquei triste pela morte de alguns. O Sebastian teve o fim que mereceu.

Não é um adeus, é um até logo, pois o Mundo das Sombras não deixa você - pelo menos não verdadeiramente.

Gabriel 23/11/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Preparada, né, gata? Sempre com camisinha no bolso.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rafa 23/11/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK melhor prevenir do que remediar.

Lolo 30/11/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk pensei a mesma coisa.

Laura 03/12/2014

O problema de não conseguir desapegar de seus personagens
Cidade do Fogo Celestial para mim coroou a sensação que eu tive desde Cidade dos Anjos Caídos, o 4o. livro da Série Instrumentos Mortais. No segunda parte da sexalogia, faltaram motivos razoáveis para se continuar escrevendo e sobraram aberturas para mais livros e crossovers com a outra série da autora, As Peças Infernais. Clare não precisava ter escrito mais que os três primeiros, principalmente por que não conseguiu arranjar um vilão suficientemente bom para a segunda parte. Sebastian é fraquíssimo, não tendo nem de longe a profundidade de motivos que Valentim possuía - e fico por aqui para não dar spoilers.
Além disso, Clare não tem coragem suficiente ou não tem ideia do que quer escrever, por que mata personagens que teoricamente eram importantes, para dar aquele impacto, para depois tentar amenizar a morte deles, tirando o peso da perda. Aplica sacrifícios a personagens importantes, de forma teoricamente irreversível, para depois aparecer uma solução mágica, literalmente, que salva tudo e deixa tudo bem. Não é assim que funciona. Se você quer deixar a história mais real, mais adulta, precisa ter alguns sacrifícios de verdade. Além disso, é preocupante quando personagens que tem vida sexual ativa mantém diálogos iguais ao do Percy Jackson quando tinha 12 anos, e olha que o Percy é o Percy em termos de infantilidade. Clare não consegue resolver o que quer, se um romance mais adulto ou mais infantil. É complicado. O que salva o livro, claro, são os personagens e a habilidade que Claro tem de deixar o ritmo eletrizante. Felizmente, nenhum personagem saiu muito prejudicado pelas indecisões da autora, embora eles estariam muito bem com apenas os três livros.
Mas o que é mais preocupante de tudo é a inserção deliberada de personagens desde o início do 6o. livro, os quais são praticamente desnecessários durante toda a história, e que ao fim desta fica claro que são apenas um gancho para as novas futuras histórias, além de outros ganchos que surgiram com o fim do problema do sexto livro. De toda forma, é desanimador ver que Clare não consegue largar de seus personagens. Claro que para alguns fãs isso tudo é ótimo, por que significa que não precisarão abandonar o Universo tão cedo. Mas para mim, que não me considero uma fã fervorosa, é apenas uma possibilidade enorme de estragar o universo muito bom que ela criou, simplesmente por que não consegue largar dele. Espero pelo menos que, se ela resolver continuar, não se utilize dos personagens antigos juntos com os novos, que use pelo menos um ou outro, por que não vejo como juntar adultos e crianças vá dar certo, a não ser que ela continue nessa indecisão sobre que tipo de literatura escreve, o que prejudica demais o livro. Enfim, que os personagens maravilhosos de Jace, Alec, Isabelle, Simon, Magnus e a boa personagem da Clare permaneçam a salvo.
Lucas 08/02/2015minha estante
Eu sempre falo isso (sobre o universo que ela construiu ser muito bom, mas ela se perder dentro dele mesmo). Pra mim a série acabou depois do 3º livro, os outros são todos fracos e com MUITA encheção desnecessária, só pra preencher páginas. Sem falar que nem se compara o fim do 3º livro com o fim desse.

Lu_Rigoni 13/02/2015minha estante
Concordo plenamente com você!
Adoro os 3 primeiros livros, a história é incrível, mas já estou um pouco cansada de ler sempre a mesma coisa a cada trilogia da autora, um triângulo amoroso, uma guerra impossível de vencer, mortes e ressucitações milagrosas e o bem vencendo sem perdas relevantes.
Gostaria de ter visto mais coragem da escritora, ter lido sobre uma guerra mais realista, com perdas reais e não fórmulas mágicas que fazem tudo ficar bem no final.
Faz com que perca a credibilidade.

Victor Moreira 02/11/2021

Queima quengaral IIIIEEEHHH
Cassandra abalou na criação do vilão nesse livro (finalmente) e ele é muito bom em ser mal, eu amo kkkkkk a motivação é meio fraca e clichê mas num todo é bom.

Em resumo, o livro todo é isso, muito bom mas com algumas coisas meios fracas. Agora o fode tudo, é as conveniências que a Cassandra usa nesse livro. Chega a passar do limite. Isso me incomodou d++++ principalmente no final. Mas ainda assim, acho q merece um 4,5 por ele e por toda a série até aqui, q teve momentos muito baixos e o ápice q é esse livro.

ACABEI ESSA SÉRIE KRALHHOOOOO!!!!!!