Vanessa França 26/08/2017https://www.facebook.com/geeklivroseresenhas/Nos últimos sete anos, poderia ter sido muito fácil chorar a perda de Craig Thompson, o escritor e ilustrador do brilhante Adeus, Chunky Rice e Blankets. Sete anos é um longo, longo tempo para desaparecer do olho do público, especialmente após uma enorme aclamação da crítica. No entanto, Craig Thompson está de volta com um novo livro, e não importa o quanto você deseje, o épico de 672 páginas que é Habibi não pode deixar de te deliciar.
Habibi é um clássico escrito por toda parte. É um triunfo literário moderno, um livro tão amplo e mágico em seu escopo, que apenas um mestre poderia faze-lo. Este não é um quadrinho comum, é uma obra de arte completa.
A história rastreia as vidas de Dodola e Zam, dois órfãos que escapam do comércio de escravos e criam uma casa para eles em um barco que encontram, preso no meio do deserto. Dodola tem nove anos de idade a mais que o bebê Zam, então ela o alimenta e ensina.
No entanto, sem renda e sem suprimentos, ela encontra-se tendo que trocar o corpo por comida. A escravidão sexual é um dos vários temas que correm ao longo do livro, e Thompson não se esquiva de descrever o horror que isso significa. Um dia, Dodola não volta, e Zam tem que trilhar seu próprio caminho no mundo. Envolto com a culpa sobre o que Dodola teve que passar, e muito imaturo e perdido para lidar com os predadores do mundo, ele faz algumas decisões ruins por puro desespero.
Ambos os personagens passam por vários mundos e experiências. Um dos pontos fortes literários do livro é a justaposição do primeiro e terceiro mundos, e o moderno com o aparentemente antigo ou clássico. Colocar o livro no espaço e no tempo é complicado. A configuração é do Oriente Médio, mas os temas e experiências dos personagens, enquanto infundidos com mistério e dificuldades exóticas, têm muito do universal sobre eles.
Dodola ensina Zam a ler e escrever, e lhe conta histórias do Alcorão. O livro está cheio de caligrafia árabe, belos padrões geométricos e fundos deslumbrantes, misturando-se uns aos outros em verticilos. Há histórias dentro de histórias, que expandem a narrativa e conectam o livro juntos. Esta não é uma mera decoração. Tudo se sente meticulosamente planejado e cuidadosamente colocado, cada palavra e toda linha ilustrativa, uma parte do todo abrangente.
A história retrocede e avança no tempo, revelando mais a história dos personagens enquanto exploramos suas vidas. É um crédito para a claridade de visão de Thompson que, através das 672 páginas, há apenas um momento em que o leitor pode se perder. Há um certo realismo mágico sobre o livro e um espiritualismo profundo, fundado sobre o Islã, mas também trazendo elementos das próprias vidas e ambientes dos personagens.
Eu poderia continuar e continuar sobre a história, tendo apenas arranhado a superfície aqui, mas eu quero que você a desvende, como eu fiz, uma página de cada vez, em toda sua maravilha majestosa.