A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

harumi 11/03/2024

"a inocência das mulheres pertence ao primeiro amor"
A maneira como a narrativa é construída faz a experiência de leitura ser mt mais interessante e deixa o leitor curioso para descobrir o desenrolar da história. é um livro bem dramático, justamente pela relação melosa de armand com marguerite que enfrenta diversos desafios. com um final extremamente triste, essa história não trata apenas de um amor que não deu certo, mas também do papel exercido pela mulher daquela época, levantando várias reflexões acerca do modo de tratamento das chamadas mulheres da vida ou cortesãs e sua explícita exclusão da sociedade até nos dias atuais

Ingrid 25/02/2024

A dama das camelias
É um livro boa mais não é do meu estilo de leitura, é um livro de época muito dramoso não sei se gostei ou odiei por isso dei 2 e é um livro que ela se modela muito.

Vanessa1073 19/02/2024

Essa é uma daquelas obras que todos deveriam ler, tanto para entender o contexto da época, quanto pelas discussões que são feitas ao longo dos diálogos.

É interessante ver o desenvolvimento da relação da protagonista com seu interesse amoroso, enquanto as demais pessoas nem a consideram como um ser humano que também possui sentimentos e desejos "dignos".

O desfecho foi como eu esperava, um ar de romantismo que resolvia certas questões sociais dessa forma, quase como se, assim, tudo de indigno que aconteceu fosse purificado e perdoado.

Yeda.Jesus 13/02/2024

Simplesmente incrível
Essa história despertou em mim alguma coisa que ainda não entendi mas sei que logo decubrirei, esse livro me levou a muitas reflexões que sei que levarei para o resto da vida, foram palavras que me renderão muitas especulações pessoais quanto a vida e ao meu caráter, acho que esse livro leva agente a um nível de amadurecimento que talvez só teríamos no final da vida, o incrível foi como ele mecheu com migo, como me fez sofrer junto, odiar junto e derramar lágrimas junto.
Simplesmente incrível.??

Marília 13/02/2024

Há um bom tempo que queria ler este livro por causa da fama. Gostei bastante, apesar de ser bem triste mesmo não sendo moralista.

Regis 13/02/2024

Um trágico e maravilhoso clássico
A Dama das Camélias se passa em 1847 e foi lançado em 1948, em meados do século XIX, foi escrito pelo francês Alexandre Dumas (filho) baseado na experiência de sua juventude com uma cortesã chamada Marie Duplessis que, muito jovem, morreu de tuberculose impactando Alexandre Dumas (filho) a ponto de inspirá-lo a escrever esse romance de cunho autobiográfico.

A narrativa se inicia com o narrador tomando conhecimento do leilão dos pertences de Marguerite Gautier: uma elegante cortesã francesa que acabara de morrer de tuberculose.
A história vai sendo descortinada aos poucos, no início o personagem que narra a história não causa muita simpatia e sua curiosidade me parece completamente despropositada e sem sentido, mas ao seguir adiante, logo Armand Duval aparece e através de suas lembranças e de seu ponto de vista conhecemos Marguerite e seu destino de sofrimentos.

Armand Duval se apaixona perdidamente por Marguerite na primeira vez que a vê e um tempo depois se declara para ela que aceita tê-lo como amante, correspondendo seu amor em pouquíssimo tempo.
Apesar do pouco tempo de vida que lhe resta Marguerite decide que viverá aquele amor, mesmo que a sociedade ache que uma mulher em sua condição não devesse amar e ser amada.

O livro é cheio de questionamentos sobre a prostituição e o tratamento recebido pelas mulheres que são obrigadas a recorrerem a esse meio de subsistência e também levanta questionamentos acerca da hipocrisia da sociedade machista que inferioriza a mulher, achando-se no direito de possuí-las como um bem que denota status para depois descartá-las para proteger o nome da família e uma falsa honra que só é adquirida através do dinheiro.

A leitura é fluída e em um piscar de olhos as páginas voam enquanto seguimos esses personagens tão distantes de nossa realidade atual, mas mesmo assim com uma história de amor e preconceitos que acontecem até os dias de hoje.

Marguerite é muito inteligente e astuta e lida muito bem com o ciúmes, a possessividade, e as vezes, a imaturidade de Armand, que a ama, mas que exige dela coisas impossíveis para uma mulher em sua condição.
Reconheço que senti certa raiva da imaturidade de Armand, que mesmo tendo conhecimento prévio da vida que Marguerite levava, não consegue se abster de causar rugas infantis enquanto ela está apenas tentando sobreviver da única maneira que pode. Marguerite retribui seu amor, mas parece que apenas isso não basta para satisfazer sua necessidade e a todo tempo fica tentando mudá-la, mesmo ciente de não poder assumí-la completamente. Têm momentos em que ele é totalmente egoísta, mimado e cruel.

O amor dos dois, apesar do que citei acima, é um amor verdadeiro, mas, como acontece em muitos clássicos, esse amor terá objeções por parte da família e da sociedade tendo então um fim trágico que já está prenunciado no início do livro.

Magistralmente Alexandre Dumas (filho) soube colocar suas críticas e reflexões sobre a sociedade da época tocando o leitor profundamente com sua autobiografia e a tragicidade do que se passou.

A narrativa da parte final do livro é tão intensa e tocante que é impossível passar por ela sem verter uma lágrima se quer.

Apreciei muito a leitura desse romance histórico, que ainda diz muito sobre as relações de amor e do preconceito da sociedade que, por vezes, ainda parecem os mesmos de séculos atrás.
Recomendo para todos esse grande clássico.
Cleber 13/02/2024minha estante
Linda resenha, Régis! Tenho que parar de passar por aqui, minha lista de 20 livros para 2024 já está ficando com 200 livros :)
Adoro suas dicas de leitura??????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Ela estava ótima...aí surgiu como por encanto...."VERTER"...... aí se tornou esplendorosa.... VER sua resenha e TER esta experiência foi inenarrável......

Regis 13/02/2024minha estante
Muito obrigada, Cleber! É sempre bom quando encontramos dicas de bons livros, minha lista desse ano também está crescendo astronomicamente. ??

Regis 13/02/2024minha estante
Agradeço imensamente a você, Cassius, por sempre estar prestigiando minhas resenhas e tecendo elogiosos comentários. ??

CPF1964 13/02/2024minha estante
Me sinto um privilegiado em poder ler as suas resenhas, amiga Regis. Que a sua paixão pela literatura seja eterna. Estarei sempre por aqui lendo e aprendendo com você. Obrigado de ??.

Fabio 13/02/2024minha estante
Essa muié é uma maquina de resenhar!
Que, isso!!! ???
Regis, minha querida, encontrar, adjetivos para as sua resenhas, são uma tarefa o tanto quanto trabalhosa, porque se não caio em vícios de repetição!!!!
Resenha, maravilhosa, e nesse skoob, ninguém resenha, tão bem como você!????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Suas resenhas são impecáveis, Fabio.

Regis 13/02/2024minha estante
Também pretendo estar sempre aqui, Cassius, apaixonada por livros. E eu que agradeço de ?.

Regis 13/02/2024minha estante
Você foi bem lisonjeiro, Fábio, mas suas resenhas são sublimes e eu adoro lê-las. ???

Regis 13/02/2024minha estante
Vocês também sentem como é maravilhoso termos a oportunidade de ter essas interações com pessoas que compartilham do mesmo amor que nós?
Me sinto privilegiada de ter conhecido essa rede e poder compartilhar e receber dicas e saber da opinião de outros leitores. Vocês são muito queridos. ??

?????

Carol Abrantes 14/02/2024minha estante
Muito bom esse livrooooo

asisoynara 16/02/2024minha estante
Sempre quis encontrar alguém que tivesse lido esse clássico que eu tanto amo! Concordo com absolutamente toda sua resenha. Esse livro é muito marcante e deveria ter mais reconhecimento.

asisoynara 16/02/2024minha estante

Regis 17/02/2024minha estante
Tem razão, ele é marcante e maravilhoso, Nara. Ainda não consegui esquecer a profundidade de tudo que Marguerite passou, aquele relato final do diário dela não sai da minha cabeça.

HenryClerval 17/02/2024minha estante
Resenha perfeita, minha querida Régis! ??????

Regis 17/02/2024minha estante
Obrigada, Leandro querido! ??

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2024

Publicado em 1848, a dama das camélias ao lado de romeu e julieta , de shakespeare é provavelmente , uma das mais sensíveis histórias de amor da literatura .A obra que consagrou Alexandre Dumas Filho como grande escritor apresenta traços do romantismo ao abordar a temática da elevação da alma pelo amor , e também do realismo , ao descrever os costumes de uma época .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574921600

Julia.Martins 04/02/2024

Gostei bastante da história, narrativa fluida e trama envolvente. Trata-se de história de amor trágica que deixa como pano de fundo os valores da sociedade burguesa francesa. Penso que Armand é a representação do amante burguês e Margarite Guatier representa a antiga ordem, o Ancien Régime que precisa ser extirpada daquela sociedade. Não é toa que ela representa o que há de mais vil e indecoroso na Paris daquele século, uma cortesã, o que explica o motivo da personagem ser chamada de amante e cortesã durante toda a narrativa, até mesmo pelo próprio Armand que a amava. Os dois personagens parecem movidos pelas convenções da sociedade daquele contexto, por isso a dinâmica do relacionamento se apresenta de forma mesquinha, violenta, passional e por vezes repugnante. Livro com várias camadas. Recomendo este clássico.

Kelly 31/01/2024

Sobre A dama das camélias
Um clássico para encerrar o mês!
A dama das Camélias é um lindo romance com uma escrita impecável e uma história muito bonita. Clássico aprovado! ??
#livrosemaislivros #leitura #livrosvidaelar #classicos #leiaclassicos #literaturaclassica #adamadascamelias #alexandredumasfilho

Eulália Vitória 21/01/2024

"É sempre difícil consolar-se uma dor que não se conhece."
Gostei bastante, ações do Armand me tiraram do sério umas 92379128 vezes durante a leitura, mas enfim. Tenho a leve impressão de que uma conversa poderia ter resolvido algumas coisas, já desconfiava do plot e achei meio injusto a Marguerite ter que sacrificar a própria felicidade por conta de outra mulher, mass fazer o quê né?!
P.s: Prudence você não vale o pão que come.

yas201 16/01/2024

Não sei o que aconteceu aqui
Esse livro me trouxe tantas emoções que eu não consigo nem entender. Não considero ?amor? nada do que li nessas páginas. Tudo foi extremamente abusivo, tóxico e doentio. Mas, como é baseado em fatos reais e o autor conseguiu trazer todos os fatos de forma clara e objetiva, dei três estrelas. A escrita é ótima, mas não posso dar mais do que isso considerando a história.

Micah635 11/01/2024

A dama das camelias
"A Dama das Camélias" é um romance clássico escrito por Alexandre Dumas Filho. Publicado pela primeira vez em 1848, o livro narra a trágica história de amor entre Armand Duval e Marguerite Gautier, uma cortesã parisiense. A trama explora temas como o conflito entre o amor e as convenções sociais, além de abordar a fragilidade da saúde de Marguerite. Com uma prosa envolvente, Dumas constrói personagens complexos e desenha um retrato impactante da sociedade parisiense do século XIX. A narrativa intensa e emocional de "A Dama das Camélias" continua a cativar leitores ao longo do tempo, deixando uma marca duradoura na literatura romântica.

Uma história que há 10 anos atrás quando eu li, achei que era de amor mas vendo com os olhos de hj vejo o quão abusivo era esse relacionamento, Armand só fez a Marguerite sofrer sendo que, ele sabia muito bem o que ela era antes de se envolver.

Keell 10/01/2024

Triste e apaixonante
Se perguntassem para a Kezia de 15 anos atrás qual seu livro favorito, ela com certeza responderia Crepúsculo, Harry Potter ou Arthur e os Minimoys, mas hoje, a Kezia coloca mais uma obra prima da literatura francesa na lista de favoritos. Por favor, nunca reprima uma criança ou adolescente que lê livros ditos por aí como fútil kkkk

Cara, eu não tenho palavras para descrever a experiência que foi ler esse livro. Comprei esse Livro graças a incrível história de O conde de Monte Cristo e só depois percebi que esse na verdade foi escrito pelo filho dele, mas a escrita, a história é tão impecável quanto o do pai.

Vamos lá...

O livro narra a história de amor impossível entre Armand e Marguerite, ela, uma cortesã que vive a vida com noitadas e amantes e ele, um homem que se apaixona a 1° vista por ela, mas o ciúmes não permite aceitar a vida na qual ela vive. Com uma saúde frágil, Marguerite também acaba se apaixonando por Armand e cedendo as suas súplicas para viverem uma vida juntos e longe da vida em Paris, mas por diversas complicações, o relacionamento deles acaba sendo interrompido e após meses sem se verem, têm um último encontro antes da prematura morte de Marguerite.

O livro em si, é escrito como Armand contando sua triste história para um amigo e são esses pequenos detalhes que me pegou de jeito. Novamente, não tenho palavras para descrever o quão incrível e sensível foi essa história, principalmente as cartas de Marguerite para Armand já nos seus últimos dias de vida. Confesso que chorei lendo as últimas páginas, como uma amante de histórias de romance, torcia a todo momento para que os dois ao menos tivessem uma vida juntos, mas infelizmente nem tudo são flores e Marguerite teve uma vida solitária, triste mesmo. Isso me fez pensar em como deveria ou até mesmo é, a vida das mulheres que precisam desse estilo de vida para sobreviver, que nem todas estão ali porque querem, mas sim por falta de alternativas, opções e também sobre o preconceito da nossa sociedade que acaba impedindo que elas tenham a possibilidade de mudarem de vida.

Fiquei com o coração apertado lendo esse livro, mas com a certeza de que tenho nas mãos uma história incrível que merece muito reconhecimento.