A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Elyoliveira 09/01/2024

Digno!
Tal pai, tal filho... Alexandre Dumas Filho, emprega suas palavras e sentimentos com maestria, assim como seu pai Alexandre Dumas. Meu Deus, que enredo triste e profundamente lindo!

Quando comprei, não me atentei ao fato de que a Dama era uma prostituta. No decorrer da leitura, descobri isso, e fiquei mais interessada ainda! Rs
É realmente uma obra prima, que descreve o amor mais puro e verdadeiro entre um homem e uma mulher. Um amor que não mede esforços para ser vivido, que não se importa com o que a sociedade vai falar!
O autor da cada tapa na nossa cara, com descrições de alguns sentimentos, que nos faz refletir nossas ações. Se eu te amo e você me ama, porque não viver este amor? Pra que adiar esta alegria? Estamos vivos, pra que deixar de viver este sentimento? Se adiado, quando enfim decidirmos vivê-lo, pode ser tarde demais, pode um ou outro, ter morrido. E então, de que adiantou não viver a alegria de amar e ser amado, só por medo do que a sociedade iria dizer sobre? De nada adianta, privar-se de ser feliz, para seguir as regras de uma sociedade que só sabe julgar.

Foi o livro mais lindo que já li! Não tenho nem tantas palavras, para elaborar a resenha, pois a vontade é de escrever aqui cada palavra que nele está escrito.

Sobre a edição:
Capa dura, tamanho um pouco menor que um pop chic, contém fitilho, leve, páginas amarelas, ótima diagramação e papel agradável.

Fiquei com sede de ler mais obras do autor.

Hellen 07/01/2024

Ao ler a sinopse do livro, podemos ter a impressão que iremos ler uma história de uma paixão avassaladora e picante entre um jovem estudante burguês e uma cortesã, com momentos idílicos cheios de paixão. Mas no decorrer da história nos deparamos com narrativa de um amor verdadeiro permeado de preconceitos, desencontros e inveja.
O autor nos faz sentir dentro da história, torcendo pelo amor de Marguerite e Armand, que eles possam atravessar toda a crueldade e deveres sociais, com o seu amor, curar a doença juntos.

Ju 07/01/2024

Clássico
Sempre ouvi falar deste livro, já conhecia a ópera Lá Traviata e de fato existem várias similaridades entre os textos.

solares0 06/01/2024

Vale a pena conhecer Marguerite
Marguerite carrega essa história nas costas. Dona de falas marcantes que revelam as suas nuances pessoais e aquelas atreladas ao ofício de cortesã. Marguerite me fez, assim, refletir e admirar a profundidade de seus pensamentos e o desejo de se afirmar como uma mulher além do que era categorizada devido a seu ofício. Vale ressaltar que o livro não é uma história de amor, concordando com umas das resenhas publicadas anteriormente! Pelo menos, não para os tempos atuais em que aprendemos mais, e ainda estamos aprendendo , sobre um amor saudável e livre de dependências afetivas. Em inúmeros momentos me senti desconfortável com falas de Armand e de outros personagens, muito envolvidos em seus próprios egos feridos e preconceitos insustentáveis disfarçados em juras de amor. Em resumo, é uma leitura que provoca pensamentos e inquietações que considero interessantes, indicaria a leitura como um mecanismo de reflexão e não de inspiração!

tici 04/01/2024

Adorei essa leitura!
Foi meu primeiro livro francês, fiquei encantada com a escrita do autor. Adorei a história também, só não achei perfeito porque um dos personagens me irritou com tanto melodrama, mas Margarida é uma diva.
No mais, me interessei em ler Luciola, obra brasileira baseada nesse livro e estou ansiosa por ler Madame Bovary e conhecer mais um pouco da literatura francesa.

julianii 28/12/2023

Um livro definitivamente bem escrito, a personagem de Marguerite é incrível! já o Armand é um chato, apesar de que até eu me tornaria obcecada pela Marguerite se tivesse a chance kkkk. o romance em si não é muito saudável, Marguerite era uma mulher que, desacostumada com um afeto real, iludiu-se com uma obsessão que não lhe fazia o valor que merecia. as cartas no final foram devastadoras...

Laura.Julia 27/12/2023

A Dama das Camélias em Teatro
Esta é uma versão em teatro de A Dama das Camélias, mesmo assim não deixa de ser maravilhoso. Amo a história, já havia lido ela antes em uma edição para adolescentes e amei ler novamente. É um romance muito bem escrito, seus personagens são muito interessantes. No entanto indico mais que leia a versão integral e em prosa.

Morienti 27/12/2023

É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado.
Arrebatadora em emoções, épica em seu conto e íntima na narração, não poderíamos esperar menos do filho de Alexandre Dumas.

A estória conta o desenlaço entre Marguerite e Armand.
Divididos pela barreira social, ela, como uma cortesã e ele, como um jovem burguês que deve prezar pela reputação de sua família, se envolvem em um tumultuado e errôneo relacionamento.

Com dolorosos rompimentos e esforços calorosos para reatar, essa ultrarromântica história pode ser categorizada mais como uma tragédia do que como romance. Relações deturpadas, desencontros e sofrimentos é o que o livro vende como o percalço natural do amor.

"É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado."
"Não sou nem rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para amá-la como você gostaria."

@Estantedelivrosdamylla 26/12/2023

Amor trágico
A dama das camélias sempre foi um romance que tive curiosidade em ler, e esse desejo foi em razão do autor ser Dumas filho, além da história ser um clássico extremamente conhecido e reproduzido.

Desde o início eu me encantei com a escrita do autor, adorei as referências literárias que eu já conhecia (como é o caso de Manon Lescaut), e a história não me decepcionou.

Como um belo romance dramático, A dama das camélias traz a história de Margerite e Armand, uma cortesã e um jovem provinciano de família estável, porém simples. Esse amor se dá de uma maneira rápida e muito intensa.

Em razão dos valores morais da época, essa aproximação não seria vista como aceitável, já que as regras sociais da época não permitiam que um homem "de bem" se envolvesse por amor com uma cortesã, mas apenas de maneira carnal (quanta hipocrisia, não é?).

Adorei o fato do autor criticar a sociedade parisiense e seus luxos e hipocrisias, discorrer sobre a vida das cortesãs e principalmente trazer à tona questões como amizade e amor verdadeiros.

Enfim, diante de tudo isso, posso dizer que gostei da obra, e que, apesar de Armand ser mt infantil, e os acontecimentos serem um tanto previsíveis, eu recomendo bastante pela escrita do autor.

Erica.Barone 25/12/2023

Romance romântico de leitura simples e agradável. Uma obra marcante, que se opôs abertamente ao preconceito, narrando uma história de amor entre uma cortesã e um jovem de classe média. Imagino o quanto foi polemizada na sua publicação.

Magda14 20/12/2023

Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 14 anos. Lendo agora, 15 anos depois, reconheço que "A dama das camélias" tem uma profundidade que eu não havia percebido quando adolescente. Agora fico imaginando o choque que deve ter sido a publicação do amor de uma cortesã com um rapaz "de boa família". Agora, também, reconheço as semelhanças (para não dizer "cópia") de Lucíola (J. Alencar) com esse livro. Mas, como estou aqui para fazer uma resenha, devo ser sincera: é uma história para quem gosta de ler clássicos e não se importa com o fato de que eles são por vezes enfadonhos. Enfadonhos e prolixos. Sem contar que esse livro ratifica a ideia de que a mulher pecadora, ainda que redimida, deve morrer no final. Como se esse fosse o único destino possível a ela, como uma forma de valorizar a moral burguesa da época. Enfim, como eu gosto dos clássicos, recomendo a leitura.

Lucy.nee 10/12/2023

PERFEITO
Tô apaixonada, revoltada e muito triste, virou um dos meus favoritos Marguerite era um ícone

Vitória 07/12/2023

Relembrei a leitura do meu enem hehe mesmo com uma linguagem mais complexa é uma história muito bonita e com personagens marcantes.

Isabelly661 05/12/2023

Esse livro é sem dúvidas um dos melhores q já lir, ele é tão romântico e melancólico ao msm tempo, amo os personagens ea história deles e saber q eles foram pessoas reais e tão maravilho mas tmb tão doloroso pq e um romance com um final trágico, mas ele é tão encantador e envolvente q dps q você começa a ler, não quer mais para de ler.