O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Lima Neto 01/12/2009

o livro é escrito com uma delicadeza impressionante, com uma história que cativa o leitor desde o início.
possui alguns tons de sensualidade, característica de muitos escritores hispano-americanos, mas que não são em momento algum vulgar. também possui passagens de um humor sutil e inteligente.
Marta Skoober 18/01/2014minha estante
além disto o Mário é um personagem bem engraçado, não é?

meetferrão 15/06/2021

Me incomodou um pouco, mas amei
Amei o livro. É curtinho de ler e bem gostosinho.
No começo eu já percebia umas problemáticas no livro, mas relevei. Infelkzmente, com o avanço da leitura já me sentia um pouxo incomodado com algumas passagens, por conta do Mario sexualizar muito a Beatriz, especialmente no começo do relacionamento de ambos. Entendo que é um livro antiga que se passa numa época mais antiga ainda, mas isso não anula o fato de algumas falas, pensamentos e atitudes de Mario - e até a descrição de certos momentos do narrador - me deixaram desconfortável.
Uma coisa que eu recomendo avisar antes de começar a leitura é que se passa na época da Ditadura Chilena, e quando eu comecei não percebi a mesma e ficava um pouco confuso com a questão política do livro.
Deve-se lembrar também que é um livro antigo então o vocabulário é mais culto e já caiu em desuso.
Enfim, o livro é incrivel e é ótimo para dar uma aliviada de livros mais tensos/tristes. Só tome cuidado com o final que ele é bem triste também, então se preparem se forem le-lo.

Andressa Klemberg 11/02/2024

Apenas um muchacho latinoamericano
Era uma vez um cara sem nenhuma grande aspiração, morador de Isla Negra, assim como Pablo Neruda. Intimado pelo pai a conseguir um emprego, ele tem a sorte de conseguir ser carteiro do poeta e a partir disso os amores pela poesia, pelo poeta, pela ilha e por uma certa Beatriz se entrelaçam à vivência política do poeta e do Chile
Indico a leitura para qualquer pessoa, mas em especial aos leitores do livro Memorial de Isla Negra e para quem tenha conhecido a ilha e a casa de Neruda. A leitura também pode despertar o interesse de visitar as casas-museu de Pablo Neruda, em que constam os itens descritos com vivacidade pelo autor e que moldam o temperamento do poeta. Das três, a mais importante é a descrita no livro, pois foi a grande paixão do poeta.

gimafe 04/05/2021

Para mim é um livro simples e ao mesmo tempo refinado. Apaixonante e com toques cômicos. É um livro de 1940, então, com uma linguagem mais culta. Conta a história de Mario, que se torna carteiro do grande poeta Pablo Neruda e se apaixona por Beatriz. Na tentativa de conquistá-la pede ajuda a Pablo e entre entregas de correspondência, tentativas de criar poemas e questões políticas chilenas, nasce uma amizade improvável.
Simples, singelo e cativante.
Ganhei este livro de uma grande amiga. O mesmo acabou ganhando um lugar muito especial na minha estante e em meu coração.

Ana 03/08/2012

O CARTEIRO, O POETA E OS PROFESSORES
Na adolescência, li e me encantei com o livro: "O Carteiro e o Poeta" de Antonio Skármeta, que narra a história de um jovem, morador de uma vila Chilena e que inicia uma bela e frutífera amizade com o Poeta Pablo Neruda e, influenciado por este, descobre o poder das metáforas e se transforma também em um poeta!
Neste ano de 2012, na Escola de Ensino Fundamental Dr. José Adonias Gurgel de Albuquerque onde trabalho como Coordenadora Pedagógica, como parte das atividades do Projeto Escola de Leitores, os professores fizeram a leitura desta obra e em seguida, a escrita da resenha contando a experiência da leitura.
Através deste trabalho, pude fazer uma releitura do livro e aplicá-la ou entendê-la através da metáfora da vida.
O Poeta chileno Pablo Neruda refugiado em uma ilha, conhece o jovem carteiro Mário (sua única forma de contato com o mundo externo),e consegue semear no jovem a vontade de se descobrir poeta.
Analisando a influência do poeta chileno na vida do carteiro, me percebo comparando a influência do poeta na vida do jovem com a influência de nós professores,na vida de nossos alunos.
Maravilhoso seria se os educadores tivessem pela leitura o encantamento que Neruda tem pela poesia e sua capacidade simples e eficaz de influenciar a vida de quem o cerca. Que o exemplo das metáforas e da descoberta delas por parte de Mário possa fazer parte de nossa prática pedagógica e que nós possamos assim como Pablo encantar os outros com nosso encanto, deslumbrar os outros com nosso deslumbre e, principalmente fascinar nossos alunos com o gosto pela leitura que anseio esteja embutido em cada um de nós.
Fabyo silva 15/04/2016minha estante
muito bom parabens

Gustavo603 31/01/2021

O carteiro e o poeta
Livro que dá pra ler em um dia, mas você ficará pensando nele por muito tempo.

Conta a história do amor de um carteiro e uma garçonete, apadrinhado pelo poeta.

@andressamreis 08/12/2020

Poético, mas com ressalva
O autor chileno Antônio Skármeta criou uma narrativa poética, em cenário paradisíaco, costurando fatos verídicos e outros nem tanto referentes ao poeta Pablo Neruda e a nação chilena para nos apresentar ao protagonista Mario Jimenez, filho de pescador, morador na Ilha Negra e por almejar algo diferente da profissão de seu pai, tornou-se carteiro, tendo como principal destinatário Neruda.

Ouso dividir a obra em 4 grandes temas, que me despertaram sentimentos bem distintos.

1) É a própria busca da personagem Mario Jimenez por algo mais, por aprender. Não é ambicioso, mas há um instinto por viver experiências sublimes, viver de paixão, a forma sem pudores como se apresenta a Pablo Neruda e ansia por sua amizade. Tive momentos de "vergonha alheia" com a maneira invasiva que torna-se amigo de Neruda. Mas é uma vergonha gostosa, é poético ver sua insistência e sua lealdade até o fim.

2) A poesia é praticamente uma personagem nesta obra. Ela nos é apresentada, mostrada nos detalhes do dia a dia, no poder da linguagem de nos comunicar, de nos expressar e compreender sentimentos e emoções. A cena clássica do gravador que Mario usa para presentear Neruda com sons da IIha é um encanto, é como se estivesse extraindo a seiva do poético e presenteando o amigo. É o ponto alto da obra.

3) A objetificação e erotização da personagem Beatriz, par romântico de Mário. Esta obra foi escrita em 1984, neste ponto é bem datada, até porque o próprio Neruda tinha um vocabulário bem de "macho alfa" para descrever suas mulheres. Pra mim não desceu! Incomodou bastante a apatia de Beatriz restrira ao ambiente doméstico, sem grandes anseios. Mesmo com os alertas de sua mãe, viúva e proprietária de um restaurante, sobre os dizeres galantes da poesia de Neruda e do seu aprendiz Mario. Mas sua fala na narrativa é apenas um ruído chato, estraga prazeres.

4) O contexto histórico entre o final da década de 60 e início da década de 70. Neruda ganha o Nobel, é comunista envolvido fortemente com a política, indo da apoteose ao inferno ao se ver perseguido após o golpe militar que culminou na morte de Salvador Alende e 12 dias depois na sua própria morte
O restaurante da sogra de Mario vive um período de grande prosperidade com o início do governo de Alende, mas em sequência sofre os efeitos da grande greve de caminhoneiros. O Chile por ser um país dentro da Cordilheira dos Andes é muito dependente de suas perigosas rodovias. Bloqueá-las é parar tudo! Tudo mesmo! Sabe-se hoje que o golpe militar começou aí nas greves de caminhoneiro por gerar uma grande pressão no governo socialista de Alende Conhece esta história?
Esta reconstrução histórica do golpe militar que culminou com o governo genocida de Augusto Pinochet e a morte de Alende e Neruda é muito bem construída. Não se aprofunda em detalhes, mas é sentida nas dores e dúvidas de Mario.

??Pesquisem mais sobre este tema, por favor! Ou podem me perguntar, fiquem a vontade!

??esta obra foi adaptada para o cinema, com várias alterações, tendo recebido muitos prêmios. Talvez este seja um raríssimo caso de filme melhor que o livro.

Lorayne.Stinguel 29/05/2022

Além de engrandecer belos trechos de Neruda, também contou uma linda história de amizade. Achei graça em alguns trechos e me identifiquei bastante com o Neruda do livro. Foi um livro bem legal, mas não entendi o final. Vou assistir ao filme para tentar entender, rs.

Thaynao 25/04/2023

Um livro de romance, que conta a história de um jovem ao qual busca pelo amor. O livro um tanto enigmático em seu início, livro simples, mas bem poematizado.
Para falar a verdade não é o estilo em qual eu mais gosto.
Mais é uma história bonita de amor e tbem de amizade.

Maysa 23/08/2023

" - A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa!"

Meu primeiro contato com o autor foi lendo O Carteiro e o poeta, e me apaixonei muito pela escrita e suas histórias. Então, quando vi que esse livro estava entre as escolhas que poderia ser feita, eu logo a escolhi. E não me arrependo.

Eu gostei bastante desse livro, embora ainda o primeiro que li seja meu queridinho. Esse livro assim é muito poético, desde as poesias por si só como os diálogos e narração, gostei muito disso.

Nele conhecemos Mario, um jovem carteiro que recebe apenas uma pessoa para levar as correspondências, o Pablo Neruda, um grande poeta, e logo o jovem se vê encantado por Neruda e suas poesias.

Mario tem um objetivo: ser amigo de Neruda. E com essa tentativa logo ele consegue seu objetivo, e se torna um grande amigo de Neruda e com a ajuda do poeta irá tentar conquistar uma moça por quem se apaixonou.

Por meio de poesias, uma grande amizade e um contexto turbulento da política é que o livro é narrado, o que dá a ele um toque ainda mais especial e real.

Neruda é um grande poeta e conquistou muitas coisas com seu trabalho maravilhoso e ver ele em uma ficção foi muito legal e também foi possível aprender mais sobre a história política do Chile e o Golpe de Estado que ocorreu e o início da ditadura.

Eu gostei muito da leitura e recomendo, mas já deixo avisado, o final é extremamente melancólico. Mas cada página vale a pena ser lida.

Léo 25/05/2023

Essa amizade improvável numa escrita meio prosa cômica, meio biográfica vê-se um neruda bonachão, mas recluso. Ajudando um jovem que sonha em viver fora da casa dos pais, casar com uma linda jovem e viver a sua vidinha pacata. Mas nada disso sai conforme o esperado, neruda é um político (sen querer querendo) e o jovem o idolatra! Daí vem o sumo dessa história...

Jessy 27/07/2023

? ?Quero que você vá com este gravador passeando pela Ilha Negra e grave todos os sons e ruídos que vá encontrando. Preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa.?

O carteiro e o poeta é um livro curto, de 174 páginas, que fala do envolvimento entre um poeta simples e um dos mais famosos e queridos poetas chilenos, Pablo Neruda. A história se desenvolve quando Mario se torna o carteiro pessoal de Neruda, uma vez que o poeta mora em uma casa com uma longa subida e todos os dias recebe muitas e muitas cartas.

Mario fica então encantado com a grande sorte que tem, e decide se aproximar aos poucos do escritor, até que possa finalmente receber um livro com uma dedicatória calorosa, algo como ?para meu grande amigo Mario?. Eis então que Mario se apaixona à primeira vista por uma garçonete, e quem vai ser o seu confidente amoroso? Pablo Neruda.

Além de trazer as expectativas nacionais e internacionais que existiam no período para uma possível indicação e nomeação do Prêmio Nobel de Literatura à Pablo Neruda, Antonio Skármeta também aborda uma época bastante conturbada e triste do país, a época pré-golpe militar. Essa é uma história fluida, recheada de poesia, mas não é apenas isso, ?O carteiro e o poeta? é uma grande carta de amor dedicada a Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, ou como nós conhecemos: Pablo Neruda.

Beatriz3695 26/09/2023

? O carteiro e o poeta?
? O carteiro e o poeta? é um livro muito gostoso de se ler. A narrativa é envolvente, a escrita é fácil e os personagens prendem a atenção.

Martony.Demes 22/02/2022

Que história!
O carteiro e o poeta, de Antonio Skarmeta.

O livro conta uma parte da história de Pablo Neruda, notadamente do período em que ele foi indicado para ser presidente do Chile, mas terminou sendo O Allende (primeiro comunista eleito) o candidato e eleito. Além disso, Neruda ganha o premio Nobel e, como também comunista, ele é indicado como embaixador em Paris. Por fim, ainda como embasamento histórico, o livro apresenta o "suicidio" do Allendi, já como presidente e assim culminar tempos depois na morte do próprio poeta.

Mesmo com todo esse arcabouço histórico vigente, à epoca, o que impressiona na história é a simplicidade das ações do carteiro, de sua relação ingênua de amizade com o grande Poeta. Isso faz conquistar o leitor e a ser conduzido pelo barco da vida remado por Skarmeta!

Nesse ínterim, o carteiro se apaixona e após conquistar a amizade do poeta, ele utiliza de poesias para conquistar Beatriz! Esta por sua vez...[sem spoiler]

É um livro breve! Muito bonito! Ele inspirou um filme homônimo de grande sucesso e indicado a vários oscar's e venceu um!

Ainda não assisti o filme mas pretendo assim que tiver uma lacuna de tempo. Soube que há adaptações.