O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Martony.Demes 22/02/2022

Que história!
O carteiro e o poeta, de Antonio Skarmeta.

O livro conta uma parte da história de Pablo Neruda, notadamente do período em que ele foi indicado para ser presidente do Chile, mas terminou sendo O Allende (primeiro comunista eleito) o candidato e eleito. Além disso, Neruda ganha o premio Nobel e, como também comunista, ele é indicado como embaixador em Paris. Por fim, ainda como embasamento histórico, o livro apresenta o "suicidio" do Allendi, já como presidente e assim culminar tempos depois na morte do próprio poeta.

Mesmo com todo esse arcabouço histórico vigente, à epoca, o que impressiona na história é a simplicidade das ações do carteiro, de sua relação ingênua de amizade com o grande Poeta. Isso faz conquistar o leitor e a ser conduzido pelo barco da vida remado por Skarmeta!

Nesse ínterim, o carteiro se apaixona e após conquistar a amizade do poeta, ele utiliza de poesias para conquistar Beatriz! Esta por sua vez...[sem spoiler]

É um livro breve! Muito bonito! Ele inspirou um filme homônimo de grande sucesso e indicado a vários oscar's e venceu um!

Ainda não assisti o filme mas pretendo assim que tiver uma lacuna de tempo. Soube que há adaptações.

Thaynao 25/04/2023

Um livro de romance, que conta a história de um jovem ao qual busca pelo amor. O livro um tanto enigmático em seu início, livro simples, mas bem poematizado.
Para falar a verdade não é o estilo em qual eu mais gosto.
Mais é uma história bonita de amor e tbem de amizade.

Maysa 23/08/2023

" - A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa!"

Meu primeiro contato com o autor foi lendo O Carteiro e o poeta, e me apaixonei muito pela escrita e suas histórias. Então, quando vi que esse livro estava entre as escolhas que poderia ser feita, eu logo a escolhi. E não me arrependo.

Eu gostei bastante desse livro, embora ainda o primeiro que li seja meu queridinho. Esse livro assim é muito poético, desde as poesias por si só como os diálogos e narração, gostei muito disso.

Nele conhecemos Mario, um jovem carteiro que recebe apenas uma pessoa para levar as correspondências, o Pablo Neruda, um grande poeta, e logo o jovem se vê encantado por Neruda e suas poesias.

Mario tem um objetivo: ser amigo de Neruda. E com essa tentativa logo ele consegue seu objetivo, e se torna um grande amigo de Neruda e com a ajuda do poeta irá tentar conquistar uma moça por quem se apaixonou.

Por meio de poesias, uma grande amizade e um contexto turbulento da política é que o livro é narrado, o que dá a ele um toque ainda mais especial e real.

Neruda é um grande poeta e conquistou muitas coisas com seu trabalho maravilhoso e ver ele em uma ficção foi muito legal e também foi possível aprender mais sobre a história política do Chile e o Golpe de Estado que ocorreu e o início da ditadura.

Eu gostei muito da leitura e recomendo, mas já deixo avisado, o final é extremamente melancólico. Mas cada página vale a pena ser lida.

Beatriz3695 26/09/2023

? O carteiro e o poeta?
? O carteiro e o poeta? é um livro muito gostoso de se ler. A narrativa é envolvente, a escrita é fácil e os personagens prendem a atenção.

Mari 25/02/2013

Leve e divertido, o livro retrata uma bela história sobre a amizade, um tanto peculiar, entre Mário, um adolescente ingênuo e humilde e o famoso poeta Pablo Neruda.
Mário se aproxima do poeta após conseguir o emprego de carteiro, tendo Neruda como seu único cliente. A admiração do adolescente pelo poeta é visível já no primeiro encontro entre os dois, e com o passar do tempo, Pablo exerce um papel fundamental para que o adolescente conquiste seu primeiro amor, a jovem Beatriz. O livro ainda dá umas pinceladas na história política do Chile, com a eleição do presidente Salvador Allende e posterior golpe militar que o derrubou. Apesar do filme ser bonito, ele não é muito fiel ao livro, já que mudou o lugar onde a história acontece, a época e também a idade de Mario, o que, em minha opinião, estragou bastante a delicadeza da história.

Luciene Txra 20/04/2009

Tocantes o livro e o filme
Uma história para ser lida e contemplada nas telas. Emocionante. Nunca me esquecerei das metáforas.

ÍCARO - http// 11/08/2010

Metáforas e meta foras
Um livro exuberante, gostoso, com sabor de "Ah, já terminou". Skarmeta se dizia um redator de jornal mediocre, mas quem precisa de um redador mediocre se temos um escritor genial?
As palavras usadas de pouco conhecimento do público em geral, e até umas relamente desconhecidas reservadas em rodapé, enriquecem sobremaneira o livro. Algumas tiradas irônicas e outras comicas deixam a obra mais leve.
Um livro para se ter em casa e, sempre que der, ler. Me fez sentir vontade de ler obras de Neruda.

Recomendo.

Camila | @abismos.literarios 19/07/2023

"A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa."
[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

Publicado originalmente em 1985, o livro nos contará a história de Mario Jimenez, jovem que não tinha muita perspectiva pessoal e profissional até se deparar com uma vaga como carteiro. Seu trabalho então será ficar responsável pelas correspondências de um único homem: ninguém menos que o poeta Pablo Neruda.

Com o passar dos dias, uma belíssima relação de amizade vai crescendo entre os dois. Entre reflexões, versos e humor, somos conquistados por esses dois personagens. Uma amizade que encanta e aquece. Entre o desenrolar dessa relação, também vamos acompanhando os acontecimentos da política chilena na época, a disputa entre a esquerda e direita, a ditadura que se instalou contra o governo democrático e os impactos sociais da censura e restrições, impacto comercial e a opressão.

"Poucas vezes em sua vida havia notada que tinha um coração tão violento."

Em meio ao caos, acompanharemos Mario descobrindo os impactos da paixão. Se descobrindo na poesia, e pedindo ajuda a Neruda para conquistar Beatriz. Será possível viver um grande amor nesse cenário?

"Tem que me ajudar porque não sei o que dizer a ela. Vejo-a diante de mim e é como se eu fosse mudo. Não me sai uma única palavra."

Com uma narrativa fluída e poética, esse livro – apesar de curtinho – é repleto de emoções e reflexões. Completo, por assim dizer. Foi uma experiência incrível realizar essa leitura; entre os versos e metáforas, essa história vai marcar o leitor. Terminei esse livro me sentindo desolada, ao mesmo tempo que queria mais dessa história. Vale a pena conferir!

"A única coisa certa é que respiramos e deixamos de respirar."

site: https://www.instagram.com/p/Cu4YiESLGsn/

Pedro3906 28/04/2024

Sei lá quê.
Vou logo acusando a capa de relançamento como enganosa: multicolorida de diferentes sabores e delicadeza, oposta ao abordado aqui. E acuso sem excedentes ou contrariedades.

A verdade é que não gostei desse livro e argumentarei pouco. A relação carteiro-vate me pareceu maçã em maionese, cebola na farofa: olhos alertas e mãos se livrando do infortúnio. Essa escrita robusta mais irrita que ensina. Cenas de amor sensuais me deram a vertigem de ir assistir uma peça teatral, ouvir crianças chorando ao fundo e o ator ? inocente ? descer o verbo em atrocidades não recomendadas na pedagogia.

Não levem suas crianças para assistir Navalha na Carne.

O socialismo ficou insosso. Assinado: subversivo de Os ásperos tempos.

Sou ignorante de Neruda, mas suas respostas práticas fora da ficção me parecem melhores.

José Cláudio 19/11/2021

Não vi o filme inspirado nesse livro, mas gostei bastante do clima da narrativa, além de falar do Neruda ele fala muito da poesia em si mesma, e do carteiro Mário que não quis ser pescador como seu pai. Sem contar que o livro retrata o Chile dos tempos de Allende até o furibundo golpe militar de 1973.

Fernanda M. 04/01/2022

Metáforas
A sensível habilidade de encontrar a metáfora certa, para declarar o que se pensa através da poesia, foi plenamente compreendida por Mario Jiménez.

Um homem simples com sua bicicleta, vagando pela pequena ilha chilena, emprega-se na agência dos correios, com a tarefa magnífica de entregar cartas e correspondências para nada mais, nada menos, que Pablo Neruda.

O que se põe após a obrigação diária é uma relação de amizade construída pedra à pedra pelas mãos destes dois homens que entendiam a entediante arte de viver, cada um à seu modo, distintamente.

Quando Mario descobre a poesia de Neruda e as "Odes elementares", cientificamente imerge nas suas entranhas, a paixão o adoece.

Beatriz.
A mulher que produziu um incomensurável amor em Dante, foi também capaz, com seu sorriso, de inebriar o jovem carteiro.

Este amor rendeu-lhes um pequeno raio que atingiu a todos naqueles anos em que Pablo já não habitava a ilha, e nos quais Mario arrastava-se a sustentar a família e os tormentos diários de uma vida nada original.

Um encontro tão magnífico, escrito de forma tão doce, pincelou em mim, cores frias e em tons pastéis, como quando o céu se torna azul e cinza e tudo em volta parece desbotar vagarosamente, deixando um suave cheiro de maresia, com lembranças que preenchem as folhas do meu caderno.

Ju Ragni 11/03/2022

Um amigo me indicou esse livro e falou tão bem dele que fui ler para ver se era verdade mesmo. E é, que livrinho gostoso de ler! Falo livrinho porque é curto, tem 175 páginas, a gente lê de uma vez, mas não é livrinho na história não. A história é imaginária, mas é saborosa, tem o fundo histórico da eleição e queda de Allende, e o poeta Neruda sempre presente. A prosa do autor é de uma simplicidade tão tocante, que me peguei rindo várias vezes, pela inocência e pureza das personagens. Muito bom mesmo.

garrido79 23/03/2021

Pra não conseguir parar de ler
Narrativa maravilhosa de um filho de pescador que não quer seguir a profissão do pai e se encontra ao virar um carteiro, responsável por entregar as correspondências de Pablo Neruda pré-eleição de Salvador Allende.
O relacionamento do carteiro e o é demonstrado de uma forma simples mas cativante, cercada de romance e da política que envolvida o cenário político chileno da época.
Um livro curto mas envolvente que te faz querer ler sem parar!
Recomendo demais à todos, agora quero ver o filme...