O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Camila | @abismos.literarios 19/07/2023

"A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa."
[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

Publicado originalmente em 1985, o livro nos contará a história de Mario Jimenez, jovem que não tinha muita perspectiva pessoal e profissional até se deparar com uma vaga como carteiro. Seu trabalho então será ficar responsável pelas correspondências de um único homem: ninguém menos que o poeta Pablo Neruda.

Com o passar dos dias, uma belíssima relação de amizade vai crescendo entre os dois. Entre reflexões, versos e humor, somos conquistados por esses dois personagens. Uma amizade que encanta e aquece. Entre o desenrolar dessa relação, também vamos acompanhando os acontecimentos da política chilena na época, a disputa entre a esquerda e direita, a ditadura que se instalou contra o governo democrático e os impactos sociais da censura e restrições, impacto comercial e a opressão.

"Poucas vezes em sua vida havia notada que tinha um coração tão violento."

Em meio ao caos, acompanharemos Mario descobrindo os impactos da paixão. Se descobrindo na poesia, e pedindo ajuda a Neruda para conquistar Beatriz. Será possível viver um grande amor nesse cenário?

"Tem que me ajudar porque não sei o que dizer a ela. Vejo-a diante de mim e é como se eu fosse mudo. Não me sai uma única palavra."

Com uma narrativa fluída e poética, esse livro – apesar de curtinho – é repleto de emoções e reflexões. Completo, por assim dizer. Foi uma experiência incrível realizar essa leitura; entre os versos e metáforas, essa história vai marcar o leitor. Terminei esse livro me sentindo desolada, ao mesmo tempo que queria mais dessa história. Vale a pena conferir!

"A única coisa certa é que respiramos e deixamos de respirar."

site: https://www.instagram.com/p/Cu4YiESLGsn/

Luciene Txra 20/04/2009

Tocantes o livro e o filme
Uma história para ser lida e contemplada nas telas. Emocionante. Nunca me esquecerei das metáforas.

Fernanda M. 04/01/2022

Metáforas
A sensível habilidade de encontrar a metáfora certa, para declarar o que se pensa através da poesia, foi plenamente compreendida por Mario Jiménez.

Um homem simples com sua bicicleta, vagando pela pequena ilha chilena, emprega-se na agência dos correios, com a tarefa magnífica de entregar cartas e correspondências para nada mais, nada menos, que Pablo Neruda.

O que se põe após a obrigação diária é uma relação de amizade construída pedra à pedra pelas mãos destes dois homens que entendiam a entediante arte de viver, cada um à seu modo, distintamente.

Quando Mario descobre a poesia de Neruda e as "Odes elementares", cientificamente imerge nas suas entranhas, a paixão o adoece.

Beatriz.
A mulher que produziu um incomensurável amor em Dante, foi também capaz, com seu sorriso, de inebriar o jovem carteiro.

Este amor rendeu-lhes um pequeno raio que atingiu a todos naqueles anos em que Pablo já não habitava a ilha, e nos quais Mario arrastava-se a sustentar a família e os tormentos diários de uma vida nada original.

Um encontro tão magnífico, escrito de forma tão doce, pincelou em mim, cores frias e em tons pastéis, como quando o céu se torna azul e cinza e tudo em volta parece desbotar vagarosamente, deixando um suave cheiro de maresia, com lembranças que preenchem as folhas do meu caderno.

ÍCARO - http// 11/08/2010

Metáforas e meta foras
Um livro exuberante, gostoso, com sabor de "Ah, já terminou". Skarmeta se dizia um redator de jornal mediocre, mas quem precisa de um redador mediocre se temos um escritor genial?
As palavras usadas de pouco conhecimento do público em geral, e até umas relamente desconhecidas reservadas em rodapé, enriquecem sobremaneira o livro. Algumas tiradas irônicas e outras comicas deixam a obra mais leve.
Um livro para se ter em casa e, sempre que der, ler. Me fez sentir vontade de ler obras de Neruda.

Recomendo.

Marina Novaes 14/01/2010

Publicado originalmente em http://www.lerdeviaserproibido.com.br
O Carteiro e o Poeta, de Antônio Skármeta é um romance que narra uma linda e inusitada amizade entre um carteiro e o poeta Pablo Neruda. Na verdade, o livro acaba sendo uma espécie de biografia, ensaio, diário e romance, já que o próprio autor fala que ”Concretamente, devo a Neruda a perda da minha inocência”, num dos muitos momentos em que expressa sua admiração pelo poeta.

Mário Jimenez é um jovem morador da Ilha Negra, litoral do Chile, filho de um pobre pescador, mas que desde cedo demonstra sua inaptidão para esse tipo de trabalho, para dissabor de seu pai. Contudo, apaixonado por filmes, é o único morador letrado da ilha, e por isso, um dia toma a iniciativa de se oferecer para carteiro de sua localidade. Numa ilhota, povoada por pescadores analfabetos, o único cliente de Mário é o famoso poeta, que recebe uma enorme quantidade de cartas diariamente.

A relação entre os dois começa, por insistência de Mário, devido a uma admiração curiosa e pela insistência de que Neruda lhe dedique um livro. Com o decorrer do tempo, a interação entre os dois vai aumentando à medida que o poeta passa a dar conselhos amorosos e sobre a arte poética para que o jovem conquiste a mulher por quem é apaixonado.

Em minha opinião, há dois grandes momentos no livro. Quando Neruda explica ao carteiro o que é uma metáfora, e ao fazer isso, convida os leitores a ver poesia, beleza e, acima de tudo metáforas, em todos os lugares, até mesmo nos mais simples detalhes da vida. E, principalmente, quando Neruda pede ao amigo que grave os sons da ilha, para que o poeta mate a saudade durante sua estada na França. “Preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa. A minha saúde não anda nada bem. Sinto falta do mar. Sinto falta dos pássaros. Mande para mim os sons da minha casa.”

É um livro belíssimo que fala sobre o amor e, principalmente, sobre a amizade. “O Carteiro e o Poeta” agrada pela sutileza das palavras e pela beleza da história. Vale a pena ler e a compreender o mundo com outros olhos, olhos cheios de poesia.

Para quem gosta de cinema, foi lançado em 1994 o filme nos cinemas. Não assisti, mas soube que é muito bom também.

Juliana.Pegoraro 25/01/2024

O carteiro e o poeta
Sugiro para quem quer ler um romance em que o amor romântico não é o mais importante.

É um livro dinâmico, do jeito que gosto. A leitura é rápida, são poucos personagens, situações bem narradas mas não cansativas com detalhes excessivos.
Comecei a ler porque amo o filme inspirado no livro. Apesar do final triste do filme, me surpreendi com o livro que é igualmente envolvente.

Muito interessante a forma como o autor aborda o momento político do Chile durante os acontecimentos do livro. Realmente admirável a forma leve como foi abordado um momento tão horrível.

Daniel 13/03/2015

A vida do poeta!
Um livro sensacional, em que narra um pouco da vida do poeta chileno Pablo Neruda e seu exílio e como o carteiro se engrandece com seus ensinamentos. Muito me chamou a atenção em como gente simples pode ser um poeta de primeira, e com bastante atenção ao que existe ao redor de si, pode compor versos, amar a natureza, amar a vida que possui, assim como os semelhantes. Um livro romântico! E, ao ler o livro resolvi também me aventurar na escrita e aconselho isso a todos os leitores!
Vivi Martins 13/03/2015minha estante
Este livro deve ser uma excelente inspiração!

José Cláudio 19/11/2021

Não vi o filme inspirado nesse livro, mas gostei bastante do clima da narrativa, além de falar do Neruda ele fala muito da poesia em si mesma, e do carteiro Mário que não quis ser pescador como seu pai. Sem contar que o livro retrata o Chile dos tempos de Allende até o furibundo golpe militar de 1973.

Mari 25/02/2013

Leve e divertido, o livro retrata uma bela história sobre a amizade, um tanto peculiar, entre Mário, um adolescente ingênuo e humilde e o famoso poeta Pablo Neruda.
Mário se aproxima do poeta após conseguir o emprego de carteiro, tendo Neruda como seu único cliente. A admiração do adolescente pelo poeta é visível já no primeiro encontro entre os dois, e com o passar do tempo, Pablo exerce um papel fundamental para que o adolescente conquiste seu primeiro amor, a jovem Beatriz. O livro ainda dá umas pinceladas na história política do Chile, com a eleição do presidente Salvador Allende e posterior golpe militar que o derrubou. Apesar do filme ser bonito, ele não é muito fiel ao livro, já que mudou o lugar onde a história acontece, a época e também a idade de Mario, o que, em minha opinião, estragou bastante a delicadeza da história.

Ju Ragni 11/03/2022

Um amigo me indicou esse livro e falou tão bem dele que fui ler para ver se era verdade mesmo. E é, que livrinho gostoso de ler! Falo livrinho porque é curto, tem 175 páginas, a gente lê de uma vez, mas não é livrinho na história não. A história é imaginária, mas é saborosa, tem o fundo histórico da eleição e queda de Allende, e o poeta Neruda sempre presente. A prosa do autor é de uma simplicidade tão tocante, que me peguei rindo várias vezes, pela inocência e pureza das personagens. Muito bom mesmo.

Keka 28/09/2014

machismo nosso de cada dia
o livro ia bem, conseguia sorrir com o humor do autor. mas, na parte em que se começa a descrever a paixão do carteiro fiquei um pouco aborrecida. primeiro porque ele se apaixona pelo corpo, pela aparência, e todas as descrições são referentes a sua forma física. Ela não tem ideias, opiniões, complexidade, é um corpo.
a outra personagem feminina é a sogra, sempre nomeada como viúva. é cricri, materialista e machista.
da Matilde, esposa do Neruda, oportunidade para suavizar a misoginia explicita do autor, nada se fala.
em suma, tirando todo machismo do livro, se alva seu contexto político social.

Sally.Rosalin 15/02/2012

Sobre o carteiro e sobre o poeta
O carteiro e o poeta é um livro de leitura rápida, ainda que seu autor confesse que levou 14 anos para terminá-lo.
O livro é sobre a relação do poeta chileno Pablo Neruda e um carteiro. Contrariando a tradição de se tornar pescador assim como seu pai, Mario consegue um trabalho de carteiro particular do poeta Pablo Neruda. Sua curiosidade pela poesia de Neruda e a paixão avassaladora por Beatriz, vai ser os motivos de aproximação do carteiro ao mundo poético de Neruda.
Neruda vai auxiliar Mário a conquistar Beatriz e a enfrentar a fúria da futura sogra. Ao receber o pedido de ajuda de Mario, Neruda responde "Filho, eu sou só um poeta, mais nada. Não domino a exímia arte de destripar sogras".
Então o carteiro usa os próprios versos de Neruda para convencê-lo: O senhor tem de me ajudar, porque o senhor mesmo escreveu "Não gosto da casa sem telhado, a janela sem vidros. Não gosto do dia sem trabalho e da noite sem sono. Não gosto do homem sem mulher, nem da mulher sem homem. Eu quero que as vidas se integrem, acendendo os beijos até agora apagados. Eu sou um poeta casamenteiro". Obviamente, o carteiro deixou o poeta sem alternativa.
Além de conter uma linguagem poética e cheia de metáforas, há um fundo histórico do Chile, da quase eleição de Neruda e o golpe militar que tirou Salvador Allende da presidência e subjugou o país a uma ausência da democracia e dos direitos de uma nação.

Rakky 04/02/2012

Uma história de amizade
Eu sempre ouvi falarem bem desse livro, mas nunca tinha entendido muito o porquê. Aí peguei pra ler.

O livro conta a história do jovem Mario, morador de uma vila interiorana do Chile que se faz carteiro pressionado pelo pai a arrumar um emprego. Logo, Mario descobre que teria de atender apenas um cliente, e este era nada mais nada menos que o poeta Pablo Neruda. Pobre, com pouca cultura e muita curiosidade, Mario começa a se aventurar nas histórias do poeta com base num velho livro que seu pai tinha em casa na esperança de fazer com que algum dia, de alguma forma, o famoso o autografasse.

A história começa a ficar interessante quando Mario e Pablo se tornam amigos, inexplicavelmente, e o poeta começa a ajudar o carteiro a lidar com sua paixão desenfreada por Beatriz, uma menina que trabalhava com a mãe numa espécie de bar da região. A história dos dois se mescla de uma forma confusa e original e o amor e consideração de um pelo outro dura até o dia da morte do poeta.

É um livro curto e direto, que fala da importância da amizade. E merece muito ser lido.

O carteiro e o poeta
Autor: Antônio Skármeta
Editora: Record
Ano: 1985
Páginas: 127
Nota: 8,5

Tânia 02/08/2012

Foi uma bela forma que o autor encontrou de mostrar a importância de uma grande amizade.O livro aborda várias reflexões interessantes, mas dentre todas a que mais me chamou atenção foi a persistência de Mário ( o carteiro)para conquistar a amizade de Pablo Neruda. Pois foi a partir dessa relação entre eles que a vida de Mario tomou novo rumo.
O carteiro usando a imaginação e utilizando metáforas conseguiu conquistar o seu grande amor(Beatriz Gonzalez).
O tempo todo ele tenta conquistar a sogra, mas ela sempre trata de deixá-lo triste.Certo dia, a sogra fica a repetir “o pássaro comeu e foi embora“ Querendo dizer que Neruda aproveitou-se dele enquanto lhe foi útil. Então, Mário lhe diz que se alguém fora útil ao outro, esse alguém fora Neruda a ele. Ele sim aproveitara aquela convivência. Aprendera muito de si mesmo com o poeta.Claro que para ambos, carteiro e poeta, não houve uma materialidade nessa convivência, mas sim uma troca saudável, prazerosa e que preencheu a vida deles naquele período. Houve carinho, respeito e apreço naquela amizade. Mesmo que por pouco tempo, foi marcante. E ele não foi apenas um cumpridor do seu dever - o de entregar carta.
Enfim, temos aqui uma linda história de amizade!

Ailame 08/08/2012

Amizade entre o Carteiro e o Poeta
Vale ressaltar que o livro o carteiro e o poeta repassam algumas concepções importantes sobre a trajetória da vida através das metáforas. No entanto, é um romance que narra a inusitada amizade entre um carteiro e um poeta de romance internacional e ganhador do prêmio Nobel de Literatura: Pablo Neruda. Pois pressionado pelo pai para conseguir um trabalho, Mário Jiménez um jovem morador da pequena Ilha Negra no litoral do Chile, emprega-se como carteiro da agência de correios local. Pablo Neruda mostra ao carteiro argumentos para que ele não se torne um poeta, pois todos são poetas no Chile. E seria mais conveniente que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Sendo assim todos os poetas aqui no Chile são gorduchos. Seu único cliente é o famoso poeta chileno Pablo Neruda, neste contexto leva-se em consideração a afetividade já que os dois pertencem á classe social diferente. Apaixonado por Beatriz González Mário usa a poesia aprendida com dom Pablo para conquistá-la. Com o apoio do poeta finalmente casar-se com Beatriz com quem tem um filho. Após eleição de Salvador Allende como presidente da República e a nomeação de Neruda para embaixador do Chile na França, há um afastamento dos amigos.