O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Daniele.Couto 14/12/2020

Já tinha assistido o filme antes de ler o livro. O livro é bom, mas gostei mais do filme.

Tânia 02/08/2012

Foi uma bela forma que o autor encontrou de mostrar a importância de uma grande amizade.O livro aborda várias reflexões interessantes, mas dentre todas a que mais me chamou atenção foi a persistência de Mário ( o carteiro)para conquistar a amizade de Pablo Neruda. Pois foi a partir dessa relação entre eles que a vida de Mario tomou novo rumo.
O carteiro usando a imaginação e utilizando metáforas conseguiu conquistar o seu grande amor(Beatriz Gonzalez).
O tempo todo ele tenta conquistar a sogra, mas ela sempre trata de deixá-lo triste.Certo dia, a sogra fica a repetir “o pássaro comeu e foi embora“ Querendo dizer que Neruda aproveitou-se dele enquanto lhe foi útil. Então, Mário lhe diz que se alguém fora útil ao outro, esse alguém fora Neruda a ele. Ele sim aproveitara aquela convivência. Aprendera muito de si mesmo com o poeta.Claro que para ambos, carteiro e poeta, não houve uma materialidade nessa convivência, mas sim uma troca saudável, prazerosa e que preencheu a vida deles naquele período. Houve carinho, respeito e apreço naquela amizade. Mesmo que por pouco tempo, foi marcante. E ele não foi apenas um cumpridor do seu dever - o de entregar carta.
Enfim, temos aqui uma linda história de amizade!

Ailame 08/08/2012

Amizade entre o Carteiro e o Poeta
Vale ressaltar que o livro o carteiro e o poeta repassam algumas concepções importantes sobre a trajetória da vida através das metáforas. No entanto, é um romance que narra a inusitada amizade entre um carteiro e um poeta de romance internacional e ganhador do prêmio Nobel de Literatura: Pablo Neruda. Pois pressionado pelo pai para conseguir um trabalho, Mário Jiménez um jovem morador da pequena Ilha Negra no litoral do Chile, emprega-se como carteiro da agência de correios local. Pablo Neruda mostra ao carteiro argumentos para que ele não se torne um poeta, pois todos são poetas no Chile. E seria mais conveniente que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Sendo assim todos os poetas aqui no Chile são gorduchos. Seu único cliente é o famoso poeta chileno Pablo Neruda, neste contexto leva-se em consideração a afetividade já que os dois pertencem á classe social diferente. Apaixonado por Beatriz González Mário usa a poesia aprendida com dom Pablo para conquistá-la. Com o apoio do poeta finalmente casar-se com Beatriz com quem tem um filho. Após eleição de Salvador Allende como presidente da República e a nomeação de Neruda para embaixador do Chile na França, há um afastamento dos amigos.

Erika 24/11/2012

O livro conta a história de um rapaz fictício que interage com momentos históricos reais e com o grande poeta Neruda. Neste processo ele passa de adolescente vazio a rapaz apaixonado a carteiro a poeta a pai e a trabalhador...muito interessante!

Wilton 19/09/2013

Pequeno grande livro
Um livro de poucas páginas, mas de grande conteúdo. O autor trabalha alegremente as metáforas de Neruda. Ri bastante apesar do tema trágico. A leveza da narrativa torna o livro inesquecível. Esta obra é uma prova inequívoca de que não é necessário sisudez para demonstrar seriedade. Adorei.

Roseli 24/09/2013

'''http://blogdarakky.wordpress.com/2012/02/04/resenha-o-carteiro-e-o-poeta/
O livro conta a história do jovem Mario, morador de uma vila interiorana do Chile que se faz carteiro pressionado pelo pai a arrumar um emprego. Logo, Mario descobre que teria de atender apenas um cliente, e este era nada mais nada menos que o poeta Pablo Neruda. Pobre, com pouca cultura e muita curiosidade, Mario começa a se aventurar nas histórias do poeta com base num velho livro que seu pai tinha em casa na esperança de fazer com que algum dia, de alguma forma, o famoso o autografasse.

A história começa a ficar interessante quando Mario e Pablo se tornam amigos, inexplicavelmente, e o poeta começa a ajudar o carteiro a lidar com sua paixão desenfreada por Beatriz, uma menina que trabalhava com a mãe numa espécie de bar da região. A história dos dois se mescla de uma forma confusa e original e o amor e consideração de um pelo outro dura até o dia da morte do poeta.

gaby 17/03/2014

o carteiro e poeta
o livro conta a historia deumcarteiro e as aventuras que ele ver e passa na vida dele,juntamente com um poeta novo mas com bastante agilidade.

Luciane.Gunji 29/09/2017

Mais do que uma história de amor entre Mario e Beatriz, O Carteiro e o Poeta é uma narrativa sobre a amizade, que geralmente nasce de forma estranha, mas tão natural. Vi algumas críticas sobre a forma que Mario idealiza e trata Beatriz, pois há uma evidência muito grande de poder sexual, só que acho que não deveriam se preocupar com isso. A delicadeza com que Skármeta relata as angústias de um jovem apaixonado e sua amizade com um homem já nos últimos anos de sua vida valem por todo o incômodo!

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/09/26/o-carteiro-e-o-poeta-skarmeta-antonio/

Luiza.Thereza 02/11/2017

O Carteiro e o Poeta
A literatura chilena é uma das mais respeitadas da América Latina. Sendo leiga no assunto, aproveitei o embalo e escolhi um dos livros disponíveis de Antonio Skármeta nos lançamentos de Agosto e escolhi O Carteiro e o Poeta, que, de uma maneira ou de outra, possui as bençãos do Premio Nobel Pablo Neruda.

Mario Jimenez é um rapaz de dezessete anos que constantemente inventa resfriados para não seguir o pai em seu ofício de pescador, preferindo muitas vezes ir à cidade para ver filmes ou folear revistas de celebridades.

Em uma tarde, depois de receber um pito do pai por não ter ocupação, ele vê o anuncio de emprego na agência dos correios para o ofício de carteiro. A perspectiva de passar o dia pedalando o atrai, e ele se candidata ao cargo. O trabalho é, unicamente, entregar a correspondência diária ao único letrado na Ilha Negra: o poeta Pablo Neruda.

A aproximação entre esses dois personagens, começa tímida, mas aos poucos se converte em uma inusitada amizade, em que os dois trocam considerações sobre a poesia, Mario busca conselhos sobre como conquistar o coração da garçonete Beatriz e Neruda pede, em seu papel de diplomata da França, que o carteiro grave os sons de sua terra para aplacar a saudade de Ilha Negra.

A história de O Carteiro e o Poeta é suave como a vida no interior, sem acontecimentos abruptos ou grandes reviravoltas do destino, mas é marcante no sentido de mostrar o quanto uma pessoa pode influenciar a outra somente por ele ser a pessoa que é, e o quanto a amizade e a poesia podem modificar os rumos de uma vida.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/11/o-carteiro-e-o-poeta-antonio-skarmeta.html

Biahhy 24/02/2018

Que livro encantador!
Sabe aquele tipo de livro que nunca você ouviu ninguém recomendando, até sua professora te pedir para ler e te indicar varias vezes; você simplesmente não dá nada para a historia e depois se encanta, se apaixona, ama e só quer recomendar a todos que simplesmente leiam: é O carteiro e o poeta livro escrito por um escritor Chileno pouco falado e lido que neste livro narra a historia de amizade, companherismo entre Mário e Pablo Neruda.

Um carteiro e um poeta que junto se encontram e se estabelecem um no outro, com as suas ideias, metáforas e passando por situações difíceis estão juntos até o fim de um dos dois. Uma escrita linda, poética sem igual e minha maior felicidade é de o livro ter sido republicado pelo Grupo Editorial Record, com uma edição simplória que dá oportunidade de todos sem excesao ler.

Jefferson Vianna 04/08/2018

Um livro que escorre poesia da primeira até a última palavra...
Em lágrimas, é assim que me encontro após a leitura de “O carteiro e o poeta”, do autor chileno Antonio Skármeta. Este é sem dúvidas uma das melhores histórias que já li! Trata-se de um livro que escorre poesia da primeira até a última palavra... Publicado em 1985 e adaptado ao cinema em 1994, o livro narra à história de Mário, um adolescente que pressionado pelo pai, candidata-se a uma vaga de carteiro, tendo como cliente exclusivo o poeta, Pablo Neruda. Desta interação, após muito esforço e persistência do carteiro, nasce assim uma bela e verdadeira amizade entre os dois. O jovem carteiro, admirador de Neruda e de sua poesia, aprende com o poeta a arte de sentir a vida e desfrutar de seus acontecimentos de forma poética, fazendo uso de metáforas capazes de aquecer o coração. A cumplicidade entre os dois é tanta que é também com a ajuda do poeta que Mário conquista definitivamente o coração de sua amada. A leitura é prazerosa, divertida e emocionante, uma verdadeira prosa repleta de metáforas. Um livro fantástico que vai muito além do nosso mero entendimento, que sem dúvidas merece ser relido, pois leva-nos a reflexão sobre a importância da amizade e de como a poesia pode transformar as nossas vidas... Após fechar o livro, completamente enternecido, resolvi assistir o filme e não há palavras para expressar a mescla de sentimentos que foram avivados dentro de mim, no momento satisfaço-me apenas em senti-los. Leitura mais do que recomendada!

Nanda Ferreira 28/01/2019

Comentário Singelo
Livro: O CARTEITO O O POETA, ed. 27
Autor: ANTONIO SKÁRMETA
Idioma: Português
Eu sempre fui apaixonada por dois poemas intitulados "Saudade" e "Te amo" (o primeiro eu pensei ser de Neruda - descobri que não -, mas o segundo é sim).
E em meio as pesquisas sobre o poeta chileno, descobri esse livro. Ou melhor, ele me descobriu. Não foi escrito pelo próprio Pablo, mas o traz como um dos personagens da história. Como o cupido de Mário Jiménez e Beatriz González. Mostra um lado amigo e cúmplice que minha cabeça tem convicção de ser dele por inteiro.
"Está história se inicia entusiasta e termina sob efeito de uma profunda depressão." Mas te enche de poesia; te faz gargalhar e transbordar amor.??
Intagram: @SoMaisDuasPaginas ?

ninobellieny 29/01/2009

descoberta
Li antes de ser levado às telas e tinha inclusive outro nome.Descobri por acaso na biblioteca do meu irmão.E que descoberta!Mais tarde,não decepcionei-me com o filme,era bem coincidente com a minha imaginação.

Márcio 11/07/2019

Excelente
Um história singela e o filme também é muito bom