O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Eliane 08/05/2019

A vida é uma metáfora.
Livro poético, melódico e apaixonante. Sabe uma leitura que vc faz com borboletas nos lábios? É esse. Amo Neruda e esse livro faz jus a magnitude desse poeta chileno extraordinário. Amei!!!

Márcio 11/07/2019

Excelente
Um história singela e o filme também é muito bom

Cami 04/09/2020

O título que eu queria ter criado
Soube da existência desse livro graças à uma colega querida. Já tinha ouvido falar do filme homônimo, mas nunca assisti. Ao saber da existência do livro, corri pra encontrá-lo.
Leitura rápida, uma das primeiras desse ano, se não me engano. É gostoso acompanhar as descobertas de Mário e seus encantamentos pela linguagem, causados pelos diálogos com o poeta Pablo Neruda.
O que considero o ponto problemático da obra é a forma que as mulheres são representadas. Falta profundidade. Mais de uma vez me incomodei com olhares objetificantes de certos personagens.
Para encerrar, não pretendo dar spoilers, mas o final da história ficou comigo por alguns dias.

Daniele.Couto 14/12/2020

Já tinha assistido o filme antes de ler o livro. O livro é bom, mas gostei mais do filme.

mrsnone 06/02/2021

Amor pela poesia.
Esse livro é a mistura entre ficção e realidade. Conta a história de um carteiro que fica encarregado de entregar cartas ao famoso poeta chileno Pablo Neruda. O carteiro se apaixona pela poesia e pede ajuda a Pablo para conquistar sua amada. Que texto belo! Entre o caos do mundo ? o golpe militar que estava acontecendo na época no Chile ? conseguimos adentrar a um mundo alheio a esse que a realidade estava dando: o mundo da poesia.

bia 15/11/2021

Leitura leve, rápida e bem tranquila. Apesar disso, a metafórica do livro me incomodou um pouco, por dificultar a leitura. Porém, mesmo assim é uma narrativa muito interessante de ler, que mistura realidade com ficção e apresenta uma amizade muito bonita e especial.

Jh_modos 01/01/2023

O carteiro
Livro bem curtinho,li para um trabalho da escola, nos mostra muito do contexto histórico da época e explora muito bem os personagens

Gabriela Freitas 19/02/2023

Livro viajante da Mestra Dea.

Viajei com o livro, fiz anotações pertinentes, fiz gracinhas e criei um ?Lexa Dici? para palavras de dicionário.

Espero que gostem tanto quanto eu, pois acredito ter sido releitura, uma vez que devo ter lido na época da escola (e tenho uma versão mais antiga dele em casa!).

eupoetizo 29/09/2023

Indicação do professor de introdução aos estudos literários, super amei. Leitura curtinha, mas muito interessante ??

Juno.Cruvinel 01/10/2023

Leitura curta, mas gostosa!
Achei interessante conhecer um pouco mais sobre o Chile e sobre Pablo Neruda. O livro tem uma linguagem simples e é bem rápido de ler, mas traz algo bacana pra gente!

Wanessa Braga 17/02/2024

O carteiro do Neruda
é um romance curtinho, engraçado e apaixonante. Mário não quer seguir o mesmo caminho do seu pai e se tornar um pescador. então, ele se agarra a primeira oportunidade que aparece e começa a pedalar com uma bolsa cheia de cartas para entregar a um único destinatário. o poeta Pablo Neruda.
o carteiro, agora tão próximo do poeta, passa a pedir que o ajude a usar as metáforas, a fim de conquistar Beatriz, seu amor até então, platônico.
tem todo um contexto histórico no plano de fundo. um momento político conturbado do país o que torna tudo ainda melhor.
adorei. :)

Patrícia 02/03/2024

Belíssimo
Leitura leve, rápida, fluida. Verdadeira poesia que encanta, característica presente na escrita de Skarmeta. Personagens que cativam em poucas páginas, pura beleza e poesia.

Jhosi 05/03/2024

Uma das mais inesquecíveis amizades...
Sobre as quais já tive a oportunidade de ler.

Um livro tão curtinho e tão repleto de sentimentos!

A inocência de Mário ao travar com Neruda logo que se conhecem é deliciosa de ler.
Nos faz enxergar em sua imatura intensidade, algo do que todos fomos quando muito jovens: mais sonhadores do que realizadores.

A maturidade, o humor agridoce, a experiência traduzida nas falas de Neruda pelo contrário, são capazes de nos fazer ansiar pela sabedoria que vem com o passar dos anos.

A amizade que nasce, se constrói e se solidifica entre ambos tem um tom quase lírico. Quanta diferença, quanta esperança...

Ardente paciência. A necessidade de, acima de tudo, aprender a esperar e fazer da espera momento de crescimento, conhecimento, construção.

Uma obra incrivelmente bela!